Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 25 de abril de 2024

Afogamento de aluno da Unimontes: "...o local apresenta baixa visibilidade, forte correnteza, locas submersas e formações rochosas (pedras) e profundidade que chega a mais de 7 metros...". (Corpo foi localizado às 14h10m de segunda)

Segunda 24/10/22 - 6h29



Divulgação dos Bombeiros:

Por volta das 16h50min do último sábado (22), o 8° pelotão de Bombeiros Militar, em Januaria, foi acionado via 193 por uma testemunha, para atendimento de suposta vítima de afogamento, em um local conhecido como “1ª Cachoeira." , aproximadamente 52 km da cidade de Januária.

De acordo com as informações repassadas por um funcionário da base do IEF local, na tarde do sábado, o jovem S.F.R., de 20 anos, morador da cidade Montes Claros-MG, estava junto com uma turma de aproximadamente 30 alunos do curso de geografia da Unimontes, a fim de realizarem estudos acadêmicos.

No final da tarde, alguns jovens adentraram na cachoeira, sendo que um deles começou a se afogar, momento em que o jovem S.F.R., entrou na água para ajudar, vindo a submergir e desaparecer.

Diante do exposto, uma guarnição de Bombeiros deslocou até o local, onde testemunhas confirmaram os fatos.

Os militares realizaram buscas no local até às 20h, porém não obtiveram êxito.

Em virtude ao período noturno e o alto risco, em função da baixa visibilidade os trabalhos foram encerrados e reiniciados 05h deste Domingo (23) onde foram realizados vários mergulhos com equipamentos e vareduas visuais, porém sem êxito na localização da vítima.

Os trabalhos foram encerrados por volta das 19h20min e serão reiniciados na manhã da próxima segunda-feira (24).

Ressalta-se que o local apresenta baixa visibilidade, forte correnteza, locas submersas e formações rochosas (pedras) e profundidade que chega a mais de 7 metros, tais fatores tem dificultado a localização da vítima.

***

Divulgado pela Unimontes:

"A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros lamenta profundamente fato triste ocorrido neste sábado (22/10), quando, durante trabalho de campo de uma turma do sétimo período do curso de Geografia, em uma cachoeira no Rio Pandeiros, na região de Januária, um aluno tentou socorrer um colega que estava se afogando e se afundou nas águas do rio, e segue desaparecido. Nesse momento, equipes do Corpo de Bombeiros fazem as buscas, na tentativa de localizar a vítima. A Universidade está dando todo o suporte a familia, a qual presta solidariedade."

***

Jornal Estado de Minas, de BH:

Estudante desaparece no Rio Pandeiros durante trabalho de campo

Vítima, de 20 anos, tentou ajudar colega que começou a se afogar depois de entrar no rio, próximo a uma cachoeira

Luiz Ribeiro

Um estudante de geografia, de 20 anos, desapareceu nas águas do Rio Pandeiros, em Januária, no Norte de Minas, na tarde desse sábado (22/10). Uma equipe do Corpo de Bombeiros realiza as buscas, na tentativa de localizar a vítima.

O jovem, identificado pelas iniciais S.F.R, se deslocou para a região, junto com um grupo de aproximadamente 25 alunos do curso de geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para fazer um “trabalho de campo” na Área de Presevação Ambiental (APA) do Rio Pandeiros, afluente do Rio São Francisco.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, um grupo de estudantes entrou no rio, junto a uma cachoeira, local conhecido como “Primeira Cachoeira”. Em determinado momento, um dos universitários começou a se afogar.


O jovem S. saltou na água para ajudar o colega e acabou afundando e desaparecendo nas águas. O universitário que tinha começado afogar se salvou.

Por meio de nota, a reitoria da Unimontes confirmou a ocorrência do fato e divulgou que está prestando “todo o suporte” à família, que mora em Montes Claros, distante 210 quilômetros da área de preservação ambiental em Januária.

O trabalho dos bombeiros no rio, que tinha sido suspenso no início da noite de sábado, foi reiniciado na manhã deste domingo.<


***


ENCONTRADO


O corpo foi localizado na tarde desta segunda-feira.


***

Divulgação do Corpo de Bombeiros às 19h54m:

Por volta das 05H30 da manhã dessa segunda feira (24/10//2022), Militares do 8° Pelotão de Bombeiros, em Januaria, deu continuidade as buscas pelo jovem S.F.R, de 20 anos de idade, que estava desaparecido desde o último sábado (22/11/2022) em um local conhecido como "1° Cachoeira do rio Pandeiros", cerca de 52 quilômetros da cidade de Januária

Face disso, nesse terceiro dia de trabalho , por volta das 14H10 min, enquanto a equipe realizava uma varredura submersa no local, o corpo da vítima emergiu na base da queda da cachoeira, cerca de uns 30 metros do ponto onde os militares estavam.

Prontamente equipados com materiais de Salvamento Aquático, os bombeiros nadaram até a vítima e a rebocou para as margens.

O corpo foi reconhecido por familiares como sendo o do S.R.F, e após a perícia da polícia civil o mesmo foi liberado para a funerária para ser levado ao IML da cidade de Montes Claros.

O corpo de Bombeiros orienta que, em situações de afogamento, não se deve tentar o salvamento corpo a corpo, a ajuda deve ser prestada jogando algo na água que sirva para a vítima segurar, ou se apoiar para flutuar e ser removida em segurança para uma área segura. E imediatamente acione o Corpo de Bombeiros, o amigo certo nas horas incertas.

***

Jornal O Tempo, de BH:

Bombeiros resgatam corpo de jovem que afogou em cachoeira no interior de MG

Jovem estava desaparecido desde o último sábado (22); o corpo foi reconhecido pelos familiares e encaminhado para o IML

Rayllan Oliveira

O Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar o corpo de um jovem que afogou na 1ª Cachoeira do Pio Pandeiros, a cerca de 52 quilômetros da cidade de Januária, na região Norte de Minas Gerais. O jovem estava desaparecido deste o último sábado (22).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo foi localizado durante a tarde desta segunda-feira (24), por volta das 14h. O corpo da vítima emergiu na base da queda da cachoeira, a cerca de 30 metros do local em que os militares estavam. Foram três dias de buscas.

Ao visualizarem o corpo, os bombeiros nadaram até ele e o rebocou para as margens. Os militares estavam equipados com materiais de salvamento aquático. Após a retirada do corpo das águas, os familiares, que acompanharam os trabalhos, reconheceram como sendo do jovem desaparecido.

A equipe da perícia da Polícia Civil foi acionada e removeu o corpo ao Instituto Médico Legal da cidade de Montes Claros. Em seguida, ele foi liberado para a funerária contratada pela família.

Em casos como esse, os Bombeiros orientam que não se deve tentar o salvamento corpo a corpo em situações de afogamento. O procedimento ideal, conforme os militares, é tentar ajudar a vítima jogando algo na água para que ela possa segurar ou se apoiar, para depois ser removida em segurança.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais