Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Paraquedas foi acionado e conteve queda de avião com 6 pessoas, a 439 km de M. Claros. Viajavam 6 pessoas, entre elas 2 crianças, inclusive uma de 3 dias. Todos salvos. Piloto explica o que houve. Veja o vídeo. (Em outro acidente aéreo em Minas, morre médico e sua filha fica em estado grave)

Sábado 11/03/23 - 13h22



(Notícia publicada originariamente, com imagens, no @montesclaroscom - Clique aqui para ir e seguir o @montesclaroscom no Instagram)

Na manhã deste sábado (11), um avião monomotor caiu na estrada do Gaia, em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, seis pessoas estavam a bordo da aeronave no momento do acidente, sendo quatro adultos, uma criança de três anos e um recém-nascido de apenas três dias.

Apesar da queda, todos os ocupantes estavam conscientes, orientados e aparentemente sem lesões.

Vídeos registrados por pessoas que estavam no local mostram que o avião acionou o paraquedas enquanto estava no ar, o que indica a suspeita de uma falha elétrica.

De acordo com os bombeiros, o acionamento do paraquedas proporciona uma "queda controlada".
Com esse dispositivo, a descida da aeronave é mais lenta, minimizando o impacto ao tocar o solo.


Consulta no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicou que a aeronave pertence ao Bradesco em formato de arrendamento mercantil.

A aeronave não está autorizada a realizar taxi aéreo e teria sido comprada há um mês.

PILOTO

O piloto enviou um áudio para os colegas em que explica o que houve:

- Decolei e sai da Kubex 1A transiçao Evpad. Chegando em kubex próximo para nivelar, eu tive uma perda abrupta de potência.

- Eu estava com 80 e poucos de potência. E aí foi para 30%.

- Mexi na manete e nada. (...) Ciclei a bomba, desliguei, liguei desliguei, liguei troquei de tanque nada. Estava vibrando muito e declarei mayday", contou.

- Tentei voltar para Pampulha, mas na hora que acabei de fazer a curva, eu estava cinco mil e poucos pés e eu estava a 5 minutos da pista, não ia chegar.

- Graças a Deus percebi que não ia chegar puxei o paraquedas.

- Avisei os passageiros, cortei o motor e puxei o paraquedas.

- Estamos todo mundo bem, graças a Deus.

MÉDICO

O piloto do avião monomotor que caiu no bairro Jardim Montanhês, na região Noroeste de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (11), não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital João XXIII.

Sua filha, de 33 anos, que também estava a bordo, está em estado gravíssimo e continua recebendo cuidados médicos.

O piloto, identificado como José Luiz de Oliveira, médico de 66 anos, estava conduzindo a aeronave quando ela caiu na rua Morro das Graças.

Ambas as vítimas ficaram presas aos destroços e foram socorridas inconscientes e com politraumatismo.

As equipes de resgate tomaram medidas preventivas devido ao risco de explosão.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais