Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 25 de abril de 2024

O 6 de Fevereiro, histórico, trouxe 20 milímetros de chuva a M. Claros, quando a meteorologia espera 29mm (hoje), 29 amanhã e 9, domingo. (A chuva de sábado subiu para 36mm e, a de domingo, para 21)

Sexta 06/02/15 - 7h

Choveu 20 milímetros ao amanhecer em M. Claros, hoje, quando a meteorologia prevê, com 90% de chances, um total de 29 milímetros. Para amanhã, sábado, a meteorologia repete que há 99% de chances de chover mais 29mm; e 92% de chances de chover 9mm, domingo. Ontem, choveu cerca de 12mm na área central de Montes Claros. Hoje, os ventos devem soprar da direção Norte, a 10 km. A temperatura deve variar entre a máxima de 24 graus e a mínima de 22. Neste momento, a temperatura é de 20 graus. A maior temperatura registrada nas últimas 24 horas foi de 28 graus, às 15 horas de ontem. No mesmo horário, a umidade do ar caiu para 51% no Alto dos Morrinhos – a menor do dia. (Atualização às 11h40m: a meteorologia elevou de 29 para 36mm, com 99% de chances, a chuva deste sábado em M. Claros; e aumentou de 9 para 21mm, com 92% de chances, a chuva de domingo). (Atualização, às 14h: a meteorologia reduziu de 21 para 14mm a chuva de domingo; e passou a ver chuva de 10mm, segunda-feira - chance de 66%).
DIA HISTÓRICO
O 6 de Fevereiro é uma data marcante em M. Claros. Foi neste dia, no ano de 1930, há 85 anos, que na Praça do Automóvel Clube houve intensa fuzilaria, com mortos e feridos, quando chegava aqui uma comitiva do vice_presidente da República, Melo Viana. Tropas federais foram enviadas à cidade, sob o comando de um procurador que posteriormente foi presidente do Supremo Tribunal Federal. As manchetes do País se ocuparam do tiroteio por mais de um mês. Historiadores admitiram: os tiros daqui foram os primeiros da Revolução de 1930, que viria em outubro, e que levou Getúlio Vargas ao poder, numa longa ditadura. Contudo, as motivações locais eram outras, em torno do mando paroquial.
MUDOU
Segundo os meteorologistas, "uma mudança na circulação dos ventos sobre o centro-sul do Brasil favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva sobre o Espírito Santo, o norte do Rio de Janeiro e também sobre o norte e nordeste de Minas Gerais". E acrescentam: " A mudança no tempo começou a ocorrer na tarde de quarta-feira, 4, e a previsão é de que as condições para chuva aumentem ainda mais até o domingo. A falta de chuva é sentida em todo Sudeste, mas a pior situação observada neste início de 2015 é sobre o Espírito Santo, o norte do Rio de Janeiro e sobre o norte e nordeste de Minas Gerais. Em muitas áreas destas regiões não chovia há mais de 40 dias. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, Vitória, capital do Espírito Santo, completou 49 dias consecutivos sem chuva no dia 3 de fevereiro"

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais