Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 29 de março de 2024

Governo manda desligar 21 térmicas de maior custo, a partir da zero hora de sábado; economia será de 5,5 bilhões de reais

Quinta 06/08/15 - 9h

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico decidiu desligar 21 usinas térmicas de maior custo. Com a medida, a partir da zero hora de sábado, o governo estima o custo mensal de operação deve ser reduzido em R$ 5,5 bilhões. O desligamento significará redução de geração da ordem de 2.000 MW médios de energia dos atuais cerca de 12.000 MW médios gerados por usinas termelétricas (movidas a combustíveis como óleo e gás, e que são mais caras).
MELHORA
Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, um dos principais fatores que levaram à decisão “unânime no comitê” foi a melhora no quadro hidrológico do país. Até então, as usinas térmicas estavam sendo usadas em nível recorde para compensar o volume baixo dos reservatórios das hidrelétricas, o que vinha contribuindo para o aumento das tarifas de conta de luz e para a manutenção da chamada bandeira vermelha, que significa um acréscimo no valor da energia.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais