Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Por ordem de juíza, WhatsApp para no Brasil - (desde a meia-noite, e por 48 horas); 100 milhões de pessoas foram afetadas, mas aplicativo retornou às 13h

Quinta 17/12/15 - 7h

Após receberem ordem da Justiça, operadoras de telefonia fixa e móvel bloquearam à meia-noite de ontem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp. A ordem, da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, São Paulo, é que o serviço fique fora do ar em todo o Brasil por 48 horas. A Oi decidiu entrar com pedido de recurso. A Vivo informou que não recorrerá da decisão. As demais operadoras não se posicionaram.
DESAPONTADO
O presidente-executivo do WhatsApp, Jan Koum, afirmou estar "desapontado pela miopia da decisão e triste por ver o Brasil isolado do resto do mundo". O jornal “Folha de São Paulo” apurou que a Justiça em São Bernardo do Campo quer que o WhatsApp fique fora do ar devido à investigação criminal. As autoridades que investigam o caso obtiveram autorização judicial para que o WhatsApp quebrasse o sigilo de dados trocados pelos investigados via aplicativo, mas a empresa não liberou as informações solicitadas. O bloqueio seria uma represália. (Atualização às 14h30: o desembargador Xavier de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar restabecendo o WhatsApp. O aplicativo voltou a funcionar por volta das 13h).
JUÍZA
A decisão da juíza Éé em consequência de um processo criminal, que corre em segredo da Justiça, do qual o WhatsApp não é réu. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, a decisão atende a pedido do Ministério Público para que as operadoras de telefonia bloqueassem o aplicativo porque a empresa “não atendeu a uma determinação judicial” dos dias 23 de julho e 7 de agosto. O WhatsApp se recusou a quebrar o sigilo e a passar os dados trocados pelos investigados, portanto a medida seria uma represália.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais