Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde confirma os 5 primeiros casos de chikungunya em Minas; doença pode ser a causa da morte de gestante

Quarta 09/03/16 - 9h

No seu último balanço epidemiológico, a Secretaria da Saúde de Minas confirmou os 5 primeiros casos de chikungunya e investiga o que pode ser a 1ª morte causada no estado. Apenas neste ano, já são 47 registros de zika confirmados em gestantes. A morte que pode estar relacionada à chikungunya é de uma gestante de Contagem que contraiu o vírus. Ainda se investiga se a morte foi de fato causada pela doença.
SINTOMAS
A chikungunya é parecida com a dengue e causada pelo vírus CHIKV. A doença tem entre os sintomas clássicos dor intensa nas articulações e febre. No caso das grávidas, pode provocar aborto no 1º mês da gestação ou afetar os bebês. Dos diagnósticos confirmados em Minas pela Secretaria da Saúde, 3 são de Belo Horizonte, Santa Vitória e Limeira do Oeste.
IMPORTADOS
Os casos foram importados da Bahia, Alagoas e Sergipe. Os outros dois pacientes com confirmação laboratorial são de Belo Horizonte e Contagem. Neles, é investigada a possibilidade de que a transmissão tenha ocorrido dentro do próprio estado.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais