Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 16 de abril de 2024

Pesquisa conclui que Zika reduz em 40% desenvolvimento cerebral

Segunda 11/04/16 - 18h

O vírus da zika é capaz de atacar células cerebrais humanas e reduzir em 40% o desenvolvimento cerebral, segundo pesquisa brasileira. O estudo foi feito por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Instituto D´Or de Pesquisa e da Unicamp. A pesquisa aumenta o conjunto de evidências de que o vírus está relacionado ao aumento de casos de microcefalia documentado no Brasil nos últimos meses.
MINICÉREBROS
Para avaliar os possíveis efeitos do vírus da zika no cérebro humano, os pesquisadores usaram dois modelos diferentes: os chamados "minicérebros" - estruturas de neurônios que imitam o funcionamento de um cérebro humano - e as chamadas "neurosferas" - agrupamento de células-tronco neurais.
NEUROESFERAS
Nos experimentos realizados, o vírus da zika fez com que as neuroesferas se desenvolvessem com várias anomalias e poucas neuroesferas sobreviveram ao fim de 6 dias. Quanto aos minicérebros, o vírus reduziu em 40% a área média de crescimento deles em comparação com minicérebros que não foram expostos ao zika.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais