Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 19 de março de 2024

Brasileiro terá de contribuir 49 anos para receber aposentadoria integral, propõe governo

Terça 06/12/16 - 16h

O brasileiro poderá se aposentar só depois de completar 65 anos de idade e 25 anos de contribuição para ter direito à aposentadoria, propôs hoje o governo. A mudança está prevista na proposta de reforma da Previdência que precisa ser aprovada pelo Congresso. Para ter direito ao benefício integral, no entanto, será necessário somar 49 anos de contribuição com a Previdência.
CÁLCULO
Isso porque a regra de cálculo do benefício prevê direito a 76% da base de cálculo do benefício com 25 anos de contribuição. Essa taxa aumenta 1 ponto percentual a cada ano. Portanto, para chegar a 100%, será necessário somar 49 anos de contribuição. As novas regras valem para mulheres de até 45 anos e homens até os 50. Para quem tiver acima deste patamar, haverá regra de transição.
PENSÃO
O governo anunciou também que proibirá o acúmulo de benefícios, como a pensão e aposentadoria. Será preciso escolher o benefício que tiver maior valor. A proposta irá alterar também o valor do benefício. Pelas novas regras, a pensão por morte será de 50% do valor total da aposentadoria, mais um adicional de 10% por dependente limitado a 100%. Além do benefício ser limitado, o governo também desvinculou a pensão por morte do salário mínimo. Ou seja, viúvas ou viúvos poderão receber meio salário.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais