Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

FHC, 23 anos depois, agora fala que "foi um erro histórico" a reeleição, pela qual se empenhou e se beneficiou." Permiti, e por fim aceitei...", desculpa-se

Domingo 06/09/20 - 8h40

Depois de se empenhar em alterar a Constituição e patrocinar a reeleição que o beneficiou, e que gerou rompimento com Itamar Franco, que o patrocinou, o ex-presidente FHC agora diz que "foi um erro histórico".
RECONHECEU
Em artigo publicado hoje, FHC reconheceu que a reeleição, o instituto criado por ele, com forte empenho, em 1997, foi “historicamente” um erro. Cita, curiosamente - "Permiti, e por fim aceitei..."
MEA CULPA
-O que o ex-presidente diz agora:
- Cabe aqui um ‘mea culpa’. Permiti, e por fim aceitei, o instituto da reeleição. Verdade que, ainda no primeiro mandato, fiz um discurso no Itamaraty anunciando que ‘as trevas’ se aproximavam: pediríamos socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Não é desculpa. Sabia, e continuo pensando assim, que um mandato de quatro anos é pouco para ‘fazer algo’. Tinha em mente o que acontece nos Estados Unidos. Visto de hoje, entretanto, imaginar que os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição é ingenuidade (…).
PONTO FINAL
- Devo reconhecer que historicamente foi um erro: se quatro anos são insuficientes e seis parecem ser muito tempo, em vez de pedir que no quarto ano o eleitorado dê um voto de tipo ‘plebiscitário’, seria preferível termos um mandato de cinco anos e ponto final.”

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais