Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 29 de março de 2024

Anvisa suspende testes com a vacina chinesa Coronavac. Butantan alega que houve óbito não relacionado com a vacina

Terça 10/11/20 - 6h44

A Anvisa suspendeu temporariamente os testes em humanos da vacina chinesa Coronavac.
EVENTO
E informou que foi notificada do "evento" em 29 de outubro. Determinou que nenhum novo voluntário poderá ser vacinado até que a agência possa avaliar os dados e "julgar o risco/benefício da continuidade do estudo".
MORTE
O diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que a Anvisa foi notificada de um óbito não relacionado com a vacina.
NÃO RELACIONADO
Disse mais:
"Em primeiro, a Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é diferente. Nós até estranhamos um pouco essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina. Ou seja, como são mais de 10 mil voluntários nesse momento, pode acontecer óbitos. Nesse momento, (o voluntário) pode ter um acidente de trânsito e morrer. Ou seja, é um óbito não relacionado à vacina. É o caso aqui. Ocorreu um óbito, que não tem relação com a vacina. Portanto, não existe nenhum momento (ou motivo) para interrupção do estudo clínico".
OCORREM
Testes clínicos da Coronavac também ocorrem na Indonésia e na Turquia, sem relatos de suspensão nestes países.
POLÍTICA
Especialistas temem que o uso ou ão da vacina chinesa esteja no meio de uma briga política, entre o governo de S. Paulo e o governo federal.
GOVERNADOR
Em nota, o Butantan disse ter sido "surpreendido" com a suspensão. Mais cedo, o governador João Doria anunciou que São Paulo vai receber dia 20 de novembro as primeiras 120 mil doses da Coronavac.
ATÉ QUE
Com a decisão da Anvisa, nenhum novo voluntário poderá ser imunizado no País com a vacina da Sinovac, chamada CoronaVac, até que essa análise seja concluída.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais