Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Secretário da Saúde foi demitido, e passa a investigado - como "fura fila" - da vacinação que comandava em Minas. CPI vai vasculhar a lista de vacinados. 805 funcionários burocráticos teriam se antecipado, e até na área do "cerimonial". Anunciado o novo secretário, de 37 anos. Veja quem é

Sexta 12/03/21 - 6h13

O governador Zema, de Minas, anunciou no final da noite de ontem:
- Comunico o afastamento do Dr. Carlos Eduardo da Secretaria Estadual de Saúde. Agradeço o trabalho que realizou à frente da secretaria, em especial no combate à pandemia e na gestão para a futura retomada das obras dos Hospitais Regionais no Estado.
ANTES
O secretário e cerca de 800 funcionários da Secretaria de Saúde teriam se antecipado no uso da vacina, antes mesmo dos grupos definidos como prioritários.
CPI
A Assembleia de Minas ontem anunciou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o que de fato aconteceu com as vacinas em Minas.
CONFIRMOU
Agora ex-secretário, Amaral confirmou que 806 servidores tomaram a dose da vacina, inclusive ele próprio. Mas, disse, foi tudo de acordo com as regras.
ADJUNTO
O secretário-adjunto de Saúde de Minas, Marcelo Cabral, provavelmente também será exonerado, por suposta antecipaçao no uso da vacina, assim como sub-secretários da pasta, e muitos da hierarquia burocrática.
VERSÕES
Há versões de que, allém da cúpula, pelo menos 805 servidores administrativos da Secretaria de Saúde de Minas se anteciparam no uso das vacinas, que faltam para a população mais atingida pela pandemia.
JORNAIS
Segundo jornais de BH, funcionários de diversos setores, inclusive do cerimonial, foram vacinados antes da hora, antecipando-se aos grupos prioritários, de maior risco: " Assessoria, Controladoria, Auditoria de Recursos Públicos, Comunicação, Cerimonial, Parcerias em Saúde, Judicialização em Saúde, Estratégia e Orçamentária, somando 38 pessoas".
DEPUTADOS
Dos 77 deputados estaduais de Minas, 39 já assinaram o requerimento que permitiu a criação da CPI que vai apurar os fatos, num momento em que a população, aflita, espera pela vacina, em longas filas.
TREM DA ALEGRIA
O presidente da Assembleia de Minas, Agostinho Patrus, classificou o fato como ‘trem da alegria’ e ´escândalo nacional´.
MAIS
Disse mais o presidente da Assembleia:
- Vamos investigar cada um desses 500 nomes, qual o risco que corriam. É uma casta que se acha privilegiada e toma vacina em local escondido. Não vamos nos contentar com essa conversinha de sigilo”.
VACINADOS
Minas teria vacinado, até aqui, 3,43 dos seus habitantes.
NOVO
O governador Zema escolheu o presidente da Fundação Hospitalar de Minas, Fábio Baccheretti, para assumir a Secretaria de Saúde no lugar de Carlos Eduardo Amaral.
FÁBIO
Fábio Baccheretti Vitor, de 37 anos, é formado em medicina na Universidade Vale do Rio Verde, em 2010.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais