Cai helicóptero dos Bombeiros em Jequitaí, com 4 tripulantes. Samu tinha médico e enfermeira na aeronave, que ia atender homem que sofreu enfarte
Segunda 28/06/21 - 11h23Divulgaçao do Corpo de Bombeiros:
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que na data de hoje (28/06), por volta das 10 horas, houve um incidente envolvendo o helicóptero Arcanjo 05, pertencente ao Batalhão de Operações Aéreas, na cidade de Jequitaí (região norte de Minas).
No momento em que a aeronave realizava a aproximação para pouso para interceptação de Unidade de Suporte Avançado em atendimento de vítima de sexo masculino de infarto agudo do miocárdio.
Não houve feridos graves e toda a tripulação se encontra bem.
A causa do acidente ainda não é conhecida e os órgãos de investigação já foram acionados.
Não houve comprometimento do atendimento à vítima, uma vez que o acidente ocorreu antes do embarque.
A aeronave estava tripulada por quatro pessoas e todas estão recebendo o suporte das unidades de área e do Comando do CBMMG.
JORNAL
Jornal Estado de Minas, de BH:
Cai helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas
Aeronave foi a cidade na Região Norte buscar um paciente e sofreu queda por causa de nuvem de poeira Benny Cohen
Um helicótero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) caiu em Jequitaí, na Região Norte do Estado. A cidade fica a 410 km de Belo Horizonte.
O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira. A aeronave aterrisava em uma área de terra e, na manobra, subiu uma nuvem de poeira (efeito conhecido entre pilotos como `brown out`) que desorientou o piloto e levou à queda. As primeiras informações, ainda não oficiais, é de que não há mortos. Um médico do Samu estaria ferido.
Divulgação do Samu:
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte informa que o helicóptero do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), pertencente ao SAMU e Corpo de Bombeiros, foi acionado, na manhã desta segunda-feira (28), para realizar a transferência, do hospital de Pirapora para Montes Claros, de um senhor de 66 anos vítima de um infarto agudo do miocárdio (IAM).
A Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU aguardava o helicóptero em um posto de gasolina de Pirapora, quando houve o incidente com a aeronave no momento do pouso: questões estas que serão averiguadas após perícia que apontará a causa.
Tripulavam a aeronave um médico e uma enfermeira do SAMU e dois militares do Corpo de Bombeiros, que receberam atendimento imediato da equipe médica da USA do SAMU de Pirapora que estava no local no momento do ocorrido.
Após a avaliação realizada pela equipe terrestre do SAMU à equipe do SAAV, por causa do impacto o médico do SAMU apresentava dor na região lombar e no ombro, sendo que os demais profissionais, aparentemente, não tiveram ferimentos. Tendo em vista isso, a Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Montes Claros se deslocou para o local para realizar o transporte dos profissionais. A equipe foi levada ao hospital, onde passará por exames.
Sobre o senhor vítima de IAM, o mesmo foi encaminhado pelo SAMU ao hospital de Montes Claros para continuidade dos procedimentos médicos.