Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Grave escalada na guerra: 1) russos atacam com mísseis base aérea muito perto da fronteira da Polônia, país da Otan e onde instrutores da Otan treinam militares da Ucrânia. Há 35 mortos e 130 feridos; 2) jornalista dos EUA teria sido morto por forças russas em Kiev

Domingo 13/03/22 - 11h20

Russos atacam base militar a 25 quilômetros da Polônia

Ataque deixou 35 mortos e mais de 130 feridos


A Rússia bombardeou uma base aérea ucraniana, em Yavoriv, que fica a 15 quilômetros da fronteira com a Polônia. O ataque deixou 35 mortos e mais de 130 feridos, muitos destes transferidos para Lviv.

A base atacada de Yavoriv é um local onde os instrutores da Otan dão formação a militares ucranianos. A base funciona o Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança, criado no âmbito do programa Parceria para a Paz, que é realizado em conjunto pela Ucrânia e pela Otan.

O ataque foi feito com a disparo de vários mísseis de longo alcance. Este foi o ataque mais próximo a uma fronteira da União Europeia e de um país da Otan, o que pode provocar uma reação por parte dos aliados.

A base militar poderia ser também um dos locais secretos onde estavam armazenadas algumas das armas que têm sido cedidas pelos aliados do Ocidente à Ucrânia.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, classificou o ataque russo ao Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança de "ataque terrorista". “Este é um novo ataque terrorista contra a paz e a segurança perto da fronteira UE-Otan. Medidas devem ser tomadas para acabar com isto. Fechem o céu!”, apelou.

Reznikov adiantou que instrutores militares estrangeiros trabalham na base militar de Yavoriv. Um representante do Ministério da Defesa da Ucrânia disse à Reuters que estavam tentavam determinar se algum destes instrutores estava nas instalações no momento do ataque.(Agência Brasil)

***

JORNALISTA

A polícia de Kiev, capital da Ucrânia, confirmou que jornalista americano foi morto pelas forças russas em Irpin,Ucrânia.

Outro jornalista americano teria sido ferido por forças russas.
CONFIRMADA
O jornalista morto é Brent Renaud, de 51 anos.

A morte foi confirmada pelo editor-chefe do New York Times, onde Brent trabalhou pela última vez em 2015.

Brent era diretor de videodocumentários.

Cobriu guerras no Iraque, Afeganistão-, o terremoto no Haiti, e a crise política no Egito e na Líbia.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais