Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 16 de abril de 2024

Avião da Azul que vinha de Confins para Guanambi, na Bahia, voltou a BH, 38 minutos após a decolagem, para efetuar pouso de emergência

Quarta 20/07/22 - 16h22

Avião da Azul retornou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, após apresentar problemas técnicos nesta tarde.

A volta ocorreu 38 minutos após a decolagem. O voo decolou às 13h17 e, às 13h55, houve a solicitação.

O aeroporto de Confins disse:

"Todos os procedimentos de segurança foram adotados no Aeroporto para atendimento ao chamado de emergência, com apoio do Corpo de Bombeiros do Aeroporto, Militar e Polícia Militar.

A aeronave pousou às 14h43 e estão em processo de desembarque".

A pista de pouso e decolagem ficou fechada por 18 minutos, sendo liberada às 14h48.

Nenhum outro voo foi prejudicado. Segundo algumas fontes, houve pane non trem de pouso.

OFICIAL

Nota oficial da Azul, nesta tarde:


"São Paulo, 20 de julho de 2022 –

A Azul informa que, devido problemas técnicos na aeronave, o voo AD4136 (Confins-Guanambi) precisou retornar ao aeroporto de origem.

O pouso e o desembarque dos Clientes ocorreram normalmente e em total segurança.

A companhia ressalta que prestou toda a assistência necessária, conforme previsto na resolução 400 da Anac.

A Azul lamenta os aborrecimentos causados e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações".



***


Jornal Estado de Minas, de BH:

EMERGÊNCIA ÁEREA

Emergência em Confins: avião faz manobra no ar para gastar combustível

Voo 4136, da Azul, saiu de Confins com direção a Guanambi-BA e precisou realizar manobra para consumir combustível e deixar aeronave mais leve

Um avião que decolou do Aeroporto de Confins com direção à Guanambi, na Bahia, passou por procedimento de emergência no início da tarde desta quarta-feira (20/7). O avião, logo após decolar, teve de realizar manobras circulares sobrevoando a região de Araçaí e Sete Lagoas para consumir combustível antes de retornar ao ponto de partida para pouso.

O voo 4136, da companhia aérea Azul, decolou às 13h17 em Confins e, poucos minutos depois, precisou realizar a manobra. Como o avião havia decolado há pouco tempo, o tanque estava relativamente cheio, portanto foi necessário consumir combustível para reduzir o peso da aeronave antes da aterrissagem emergencial.

A operação aconteceu a 8 mil pés, cerca de 2.438 metros de altura. A aeronave realizou diversas órbitas sobre a região de Funilândia e Araçaí, conforme apontado em imagens de radar.

Durante a manobra, o piloto da aeronave informou o código “Pan-Pan” à cabine do aeroporto, o que significa que há uma emergência, mas sem risco imediato ao aparelho ou à vida dos tripulantes. A falha foi detectada no trem de pouso do avião.


De acordo com a BH Airport, empresa que administra o aeroporto de onde saiu o voo 4136, o piloto do avião solicitou retorno ao terminal por questões técnicas às 13h55, exatos 38 minutos após a decolagem. A aeronave conseguiu pousar em Confins às 14h43.

A pista de Confins ficou impraticável por 18 minutos, mas já foi liberada. Ainda segundo a BH Airport, até as 14h50, o procedimento emergencial não causou impacto nos demais voos previstos.

Em nota, a Azul informou que prestou toda a assistência necessária, conforme previsto na resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa também lamentou os aborrecimentos causados, mas reforçou que medidas como a realizada nesta quarta são necessárias para garantir a segurança das operações.

A companhia aérea afirma que não houve uma situação emergencial, mas uma solicitação de prioridade de pouso.

***

Jornal O Tempo:

Confins: Azul faz chamado de emergência após defeito em avião

Aeronave precisou retornar à origem após 40 minutos de viagem. Voo 4136 seguiria para Guanambi, na Bahia

Anderson Rocha

Devido a problemas técnicos, um avião da Azul Linhas Aéreas - com saída do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana de BH, e destino a Guanambi, na Bahia - precisou retornar à pista cerca de 40 minutos após a decolagem, na tarde desta quarta-feira (20). Ninguém se feriu.

O imprevisto que impediu o prosseguimento da viagem não foi divulgado. Em nota, a BH Airport, concessionária que administra o terminal, explicou que o voo 4136 decolou às 13h17 (hora local) e solicitou retorno a Confins por questões técnicas às 13h55. A aeronave pousou às 14h43 e, até às 16h, o processo de desembarque seguia sendo feito.

Para atender ao chamado de emergência, a pista de pouso e decolagem ficou impraticável por 18 minutos, e foi liberada às 14h48. Apesar disso, até 14h50 nenhum voo foi impactado. A empresa também declarou que adotou todos os procedimentos de segurança para apoio à Azul, incluindo apoio do Corpo de Bombeiros do aeroporto, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais