Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Homens que fazem sexo com homens devem reduzir o número de parceiros, pede a OMS, em função da varíola que virou emergência mundial; mas adverte que a discriminação é "tão perigosa como o vírus"

Quarta 27/07/22 - 19h33

A Organização Mundial da Saúde realizou nesta tarde de quarta-feira, 27, nova reunião para anunciar medidas contra o surto mundial da varíola dos macacos (monkeypox).

A OMS está preocupada com o fato de a maioria dos casos notificados terem ocorrido entre homens que fazem sexo com homens.

A doença já foi declarada, na última semana, como "emergência de saúde global".

O diretor-geral Tedros Adhanom pediu para "homens que fazem sexo com homens" diminuírem o número de parceiros, de relações sexuais e de exposição ao vírus.

A OMS diz que a varíola dos macacos já se espalhou por 78 países e tem mais de 18 mil casos notificados, dos quais a maioria (98%) é entre "homens que fazem sexo com homens", grupo que inclui gays, bissexuais e outros que fazem sexo com homens.

Adhanom frisou ainda que doença pode infectar ´qualquer pessoa exposta´ e que ´estigma e discriminação são tão perigosos quanto o vírus´.

Cerca de 70% dos casos notificados à OMS estão na Europa, enquanto 25% deles está na região das Américas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais