Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 29 de março de 2024

Máquina de 22 toneladas foi levada e depois recuperada nos arredores de Brasília DF. "Furto mediante fraude" é o crime praticado pela quadrilha que atua em vários estados

Segunda 16/01/23 - 7h14


Do jornal Estado de Minas, de BH:


O incrível furto de uma máquina de 22 toneladas

Três pessoas foram presas no Distrito Federal pela suspeita do crime, investigado pela Polícia Civil de Minas com o apoio de policiais do DF
Luiz Ribeiro

Uma máquina, que pesa cerca de 22 toneladas, “furtada”. Esse é o crime inusitado que está sendo investigado pela Polícia Civil (PC ) de Minas Gerais. Foram presos três homens, suspeitos do crime de “receptação qualificada”. A condução do caso está com a Delegacia de Investigações Especiais (DIE de Montes Claros (Norte de Minas), com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Os suspeitos foram presos em Guará, cidade-satélite de Brassília (DF), na tarde dessa sexta-feira (13/01), depois de serem investigados pela participação em crime de “furto mediante fraude” de uma escavadeira.

A Delegacia de Investigações Especiais de Montes Claros informou que os três homens que estavam com a escavadeira no Distrito Federal integram uma quadrilha especializada em furto e receptação de bens de valor, com atuação em várias unidades da Federação.

Os três suspeitos, com idades entre 34 e 40 anos, estão presos em unidade prisional no DF, à disposição da Justiça.


A Polícia Civil não divulgou quem é o dono da escavadeira furtada, nem o destino do equipamento pesado recuperado.


***

Divulgação da Polícia Civil:

PCMG realiza prisões no Distrito Federal

O furto de uma escavadeira avaliada em R $720 mil levou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) a realizar a prisão de três homens por receptação qualificada, em Cidade Estrutural, no Distrito Federal. O procedimento contou com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

A investigação, conduzida pela equipe de Investigações Especiais em Montes Claros, iniciou a partir do furto, mediante fraude, da escavadeira. Após a realização de trabalhos investigativos, foi possível observar a ação de uma quadrilha especializada em crimes dessa modalidade, com atuação em várias unidades da federação.

Os três suspeitos, localizados com a escavadeira, de idades entre 34 e 40 anos, foram presos e autuados em flagrante. Após serem encaminhados à delegacia para os procedimentos de polícia judiciária no Distrito Federal, os investigados ficarão à disposição do Poder Judiciário.

***

Jornal Estado de Minas, de BH:

Escavadeira furtada com peso de 22 toneladas é devolvida ao dono

Equipamento foi localizado na Cidade Estrutural, em Brasília. Três pessoas foram presas por receptação. Policia tenta achar os autores do "incrível furto"
Luiz Ribeiro


Uma máquina escavadeira, furtada em Montes Claros e localizada em Brasília (DF), na semana passada, já foi recuperada pela Polícia Civil e devolvida ao seu proprietário na cidade-polo do Norte de Minas. De acordo com o empresário de revenda de maquinas, o equipamento pesa 22 toneladas.

O crime inusitado do furto de uma máquina tão pesada é investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais, que prendeu três homens, supeitos do crime de “receptação qualificada”. A apuração é conduzida pela Delegacia de Investigações Especiais (DIE) de Montes Claros, com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

O delegado Alberto Tenôrio Cavalcante, da Delegacia de Investigações Especiais de Montes Claros, informou ao Estado de Minas, nesta segunda-feira (16/1), que a escavadeira, avaliada em R$ 720 mil, foi furtada na cidade do Norte de Minas no dia 10 de janeiro.


Na sexta-feira (13/01), o equipamento furtado foi localizado e apreendido na Cidade Estrutural, na periferia de Brasília (DF). No local, foram presos três homens que estavam em poder da máquina pesada.

De acordo com o delegado Alberto Tenório, os três homens foram presos em Brasília vão responder pelo crime de receptação. De acordo com a investigação, eles fazem parte de uma quadrilha especializada em furto e receptação de bens de valor, com atuação em várias unidades da Federação.



O inquérito aberto pela Policia Civil para investigar o caso continua em andamento. Os autores do “incrível furto da máquina de 22 toneladas” ainda não foram identificados.

Como o equipamento pesado foi furtado
Mas como se conseguiu furtar uma máquina tão pesada? Quanto a essa curiosidade, o delegado Alberto Tenório deu a seguinte explicação: “A escavadeira foi inicialmente contratada para realização de serviços, após o pagamento da primeira parcela do aluguel, os locatários desapareceram e já estavam anunciando a escavadeira em Brasília (DF)”.

Neste caso, esclarece o policial, os envolvidos na fraude alugaram a máquina pesada normalmente. Depois, “subtraíram” o equipamento para tentar a sua revenda em outra cidade.

A máquina com o peso de 22 toneladas foi transportada em rodovias por 698 quilômetros entre Montes Claros e Brasília. Segundo o delegado Alberto Tenório, o transporte foi feito em cima de caminhão, “sob alegação inicial de aluguel para prestação de serviço”.

Tenório informou que, após a localização e recuperação junto aos receptadores, o equipamento pesado foi transportado de volta por quase 700 quilômetros e entregue ao seu verdadeiro proprietário, um empresário do ramo da construção civil de Montes Claros.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais