Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 20 de julho de 2025

Brasília e os noticiários buscam confirmar os nomes que tiveram vistos de entrada nos Estados Unidos efetivamente cancelados até aqui

Domingo 20/07/25 - 7h32

Os Estados Unidos suspenderam os vistos de entrada para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e para outros sete integrantes da Corte brasileira.

A medida também atingiria o procurador-geral da República, mas não há confirmação oficial, mas informações esparsas no noticiário.

O anúncio do cancelamento foi feito na noite de sexta-feira pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, do governo do presidente Donald Trump.

Segundo ele, a decisão inclui não apenas os magistrados, mas também os familiares imediatos.

Entre os nomes citados por fontes do governo brasileiro estão os ministros Luis Roberto Barroso, atual presidente do STF, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também teria tido o seu visto revogado.

A justificativa para a decisão está relacionada a alegadas violações à liberdade de expressão e aos direitos democráticos, que, segundo Rubio, teriam ultrapassado as fronteiras do Brasil, afetando inclusive cidadãos dos Estados Unidos.


Os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux não foram incluídos na medida.


As autoridades brasileiras não se pronunciaram oficialmente, confirmando ou negando nomes.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais