Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Jornal divulga que Norte de Minas, assim como BH, está na rota de expansão da pandemia pelas próximas 6 semanas. E publica mapa, onde Norte de Minas e Bahia se igualam no temor - entre as regiões mais preocupantes do Brasil

Sexta 19/03/21 - 14h48

Notícia desta tarde, do jornal O Tempo, de BH:

- Belo Horizonte apresenta sinal forte (probabilidade maior que 95%) de crescimento na tendência de longo prazo (seis semanas) de número de casos e óbitos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) e de Covid-19, apontou o boletim InfoGripe, apresentado pela Fiocruz, nessa quinta-feira (18).

- Além disso, quatro macrorregiões de Minas Gerais também possuem essa tendência: Leste, Leste do Sul, Norte e Sul.

- Outras três regiões também preocupam, com sinal moderado de crescimento na tendência de longo prazo: Centro, Centro Sul, e Nordeste.

- Por outro lado, a região do Triângulo Mineiro é a que apresenta grande tendência a queda de casos - vale lembrar que a Onda Roxa, com mais restrições à circulação de pessoas e funcionamento do comércio, se iniciou nessa área antes do restante do Estado.

Contudo, o próprio jornal diz:

- Minas Gerais, que no boletim anterior apresentava tendência de crescimento, passou a apresentar sinal de estabilidade, assim como Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Roraima e Santa Catarina.

- Apesar de apresentar sinal de estabilidade, não são recomendadas flexibilizações das medidas de prevenção da transmissão enquanto não houver reversão e manutenção de sinal de queda.

- É importante reforçar ainda que, como a SRAG está associada a eventos de internação, locais em que a rede de atendimento hospitalar estiver sobrecarregada podem resultar em diminuição na capacidade de registrar novas ocorrências”, afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, em nota enviada à imprensa.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais