Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 12 de julho de 2024

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
68186
Por Efemérides - Nelson Vianna - 12/7/2011 07:45:41
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

12 de julho

1858 - Na sala de sessões da Câmara Municipal de Montes Claros, sob a presidência do dr. Carlos José Versiani, tomam posse os vereadores elêitos que terão de servir no período de 1858 a 1860: dr. Carlos José Versiani, alferes Simeão Ribeiro da Silva, tte. cel. João Alves Maurício, tte. cel. Gregório José Velloso, Antônio Francisco Barbosa e Antônio Pereira dos Anjos.
1867 - Faustino Gonçalves de Oliveira toma posse do cargo de Procurador da Câmara Municipal de Montes Claros.
1968 — Falece dona Joaquina Rosa de Jesus, viúva de Gregório Caldeira Brant, primeiro Coletor da Vila de Montes Claros de Formigas.
1877 — Tendo tomado posse do cargo de vereador, a 10 de julho de 1877, o dr. Antônio Gonçalves Chaves Júnior propõe em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, que nenhuma construção de casa ou de edifício de propriedade particular, no recinto da cidade, possa ocupar mais de 60 palmos (13m.2), de frente e, assim, os fundos correspondentes a esta; e quando o edifício principal não abranger todo esse espaço, será o restante ocupado com muralhas que apresentem forma de casa.
1890 — Chega a esta cidade, vindo de Diamantina, o alferes Ovídio Moreira de Melo, nomeado comandante do destacamento local e Delegado de Polícia do Termo de Montes Claros.
1906 — Sai o primeiro número do quinzenário humorístico, literário e noticioso “O Bohemio”, fundado por Milton Prates e José Barbosa Neto. Era impresso nas oficinas de “A Opinião do Norte”. José Barbosa Neto, em outubro de 1906, deixou a redação. Com apenas seis meses de existência, ia desaparecer, quando foi amparado pelos cônegos premonstratenses que adquiriram o pequeno prelo pertencente aos herdeiros de Eusébio Alves Sarmento. Sempre sob a direção de Milton Prates, passou a ser impresso nas oficinas de “A Verdade”, festejando seu primeiro ano de existência, com o n.° 24, a 12’ de outubro de 1907, tendo na gerência Elpídio Freire. “O Bohemio” conseguiu alcançar a duração de dois anos, suspendendo a sua publicação a 26 de julho de 1908, com o n.° 38, devido à retirada de Milton Prates para Belo Horizonte.
1935 — Em assembléia geral, sob a presidência do dr. Antônio Teixeira de Carvalho, são aprovados os estatutos do Centro Social de Montes Claros, inclusive a mudança do nome para Clube Montes Claros.
1942 — E’ inaugurada, às 15 horas, à rua Simeão Ribeiro, em Montes Claros, a agência do Banco da Lavoura de Minas Gerais, tendo como agente nesta cidade Saul Coelho. Uma primeira agência do referido Banco, já havia sido inaugurada em Montes Claros, a 10 de janeiro de 1926, sob a gerência de Cícero Pereira, mas foi fechada tempos depois.
1943 — São inaugurados os trabalhos de construção do edifício em que funcionará a agência Postal Telegráfica, em Montes Claros. Fica localizado na praça Dr. Chaves, esquina da travessa Pacui, que seria posteriormente alargada para dar lugar à avenida Filomeno Ribeiro. A construção do edifício está a cargo da firma Carlos, Rocha & Cia. Ltda., de Belo Horizonte.
1948— Na aprazível chácara pertencente ao dr. Hermes de Paula, em Montes Claros, toma posse a primeira Diretoria do Clube de Caça e Pesca Egídio Prates, tendo havido um jantar original, do qual constavam sômente assados de caça, peixe, farofa de tatu e arroz de troepeiro.
1956— Pelo decreto n.° 5051, do Govêrno do Estado, fica localizado um Moinho de Calcário no município de Montes Claros.
1960— Falece João José Salgado. Nasceu em Montes Claros, filho de José Cândido Pereira Salgado e dona Virgínia Angélica Fonseca Fróis, a 19 de abril de 1895. Exerceu, por vários anos, o cargo de Tabelião do 1.° Ofício do Judicial e Notas de Montes Claros, no qual se aposentou. Era casado com dona Iracema Maurício Salgado e foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, como representante do distrito de Bela Vista.
Cidade: Montes Claros/MG




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Ivana Ferrante Rebello
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Isaías Caldeira Brant
Isaías Caldeira Veloso
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
montesclaros.com
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira