Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 12 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°48083
De: José Prates Data: Domingo 19/7/2009 11:20:47
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

CARROÇAS CIRCULAM NAS RUAS
José Prates

A última crônica do jornalista Oswaldo Antunes, publicada aqui, nos deixou surpresos ao referir-se às carroças de burros circulando nas ruas estreitas da cidade de Montes Claros. Quem, como nós, mora há muito tempo em outro lugar, o contacto que mantém com essa cidade é através de noticias divulgadas nos jornais locais que nos chegam pela internet. Por essas noticias e fotos estampadas, a visão que se tem e que nos orgulha a todos, é de uma cidade civilizada, com foros de metrópole que abriga uma universidade onde milhares de jovens preparam-se para a vida no mercado de trabalho. Dentro desse aspecto, não é possível a quem vive fora, imaginar carroças a burro circulando nas ruas, transportando carga ou coletando alguma coisa.
No passado que ficou distante, era até necessária a carroça como meio de transporte. As ruas estreitas vazias de povo e de automoveis, não sentiam o trânsito de carroças e carros de bois, tidas como coisa natural na época. Hoje, em nossos dias, quando em tudo é exigido rapidez e comodidade, não se justifica esse meio de transporte nem como saudosismo. Aliás, nas Posturas Municipais que são a Constituição Municipal devem estar estabelecidas regras e disciplinas para o transporte público e privado na cidade e por certo, proíbem o transito desses veículos no centro.
Nesse caso, diz o dr. Oswaldo, que “é de se estranhar que essa irregularidade esteja sendo permitida. E somente se pode culpar por esse desmazelo à fiscalização, os secretários. O prefeito não pode ser o responsável, embora adversários contumazes estejam dizendo que sim,” com o que concordamos quanto à culpa. Não há culpa do Sr. Prefeito por estarem carroças circulando no centro. Responsabilidade há porque amplas são as suas atribuições e grandes, portanto, suas responsabilidades, tanto do ponto de vista legal, quanto pelo fato de que é o principal depositário da confiança popular para a solução dos problemas da cidade ou do Município. A circulação de carroças com tração animal nas ruas estreitas, trazendo dificuldades ao transito normal de automóveis e caminhões, é um problema sério, não por culpa do Prefeito. Mas a ele cabe a responsabilidade de saná-lo. Como dissemos acima, o trânsito de veículos nas ruas da cidade é regulamentado pelo poder publico através de leis e códigos, cuja fiscalização do cumprimento e respeito pelos munícipes é de responsabilidade da Prefeitura, através dos seus fiscais a quem é delegado poderes para isto. Se não está havendo fiscalização é devido à negligência desses fiscais e ai está a responsabilidade do Prefeito na imposição do cumprimento da lei, apurando ou mandando apurar porque não há fiscalização.
Continua o dr. Oswaldo dizendo que “há uma lei que proíbe comercio atacadista na zona residencial para evitar o trânsito central de caminhões. E, no entanto, ao passar pelos diversos bairros centrais se podem ver caminhões imensos, jamantas, carregando e descarregando toda espécie de mercadoria. E quando fazem isso, ocupam quase toda a pista de rolamento, estendem lonas imundas pelo chão, obstruem garagens, sujam as ruas, fazem algazarra, criam um pandemônio.” Obviamente, não é culpa do Prefeito que isto aconteça. Mas, em se tratando de um a acontecimento de conhecimento público que afeta parte da população, é, também, do seu conhecimento e lhe compete determinar providencia para coibir tais abusos. O Prefeito é um delegado dos munícipes para administrar o município e deve fazê-lo bem para satisfazer a confiança que lhe depositaram. Se isto não acontece. Alguma coisa está errada e deve ser corrigida pelo bem da cidade.

(José Prates é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros de 1945 a 1958 quando foi removido para o Rio de Janeiro onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48082
De: Fábio Data: Domingo 19/7/2009 09:49:50
Cidade: Moc

Às 7h da manhã, M. Claros tinha temperatura de 15 graus. À tarde, hoje e nos próximos dias, deverá ter o dobro, pois as previsões de máxima (também para os próximos dias) apontam a casa dos 30 graus. A rigor, não podemos falar em temporada de inverno, de frio. Mas que é grande a variação de temperatura, isto é. A previsão é de sol para a semana inteira. Aquele sol que faz brilhar o olhar dos nórdicos que vêm enriquecer a vida perto de nós. A eles também somos gratos - por misturar a cultura deles com a nossa, de sertanejos profundos. Gente da Terra de Guimarães Rosa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48081
De: Freitas Data: Domingo 19/7/2009 09:37:35
Cidade: M. Claros/MG

A "melhor energia do Brasil" voltou a dar consecutivos piques de energia em Montes Claros - e provavelmente na região, causando queima de aparelhos domésticos e equipamentos de todo tipo. De maneira geral, a energia da Cemig melhorou com a entrada em operações da usina de Irapé, que equilibra o sistema de energia de todo o Norte de Minas. (Irapé é uma dívida de gratidão do Norte de Minas com o governador Itamar Franco!). Contudo, prováveis descuidos na área de manutenção e de distribuição da energia fazem com que a população volte a ter prejuízos seguidos causados por desleixos em alguma área da Cemig. Vale lembrar que, não faz muitos anos, a desfaçatez de alguns gerentes regionais (??) era tão grande que culpavam "o tempo" pelos desastrosos piques de energia, mesmo com o céu radiantemente azul, sem nenhuma perturbação atmosférica, como aconteceu nesta manhã de domingo. É preciso que a alta direção da Cemig em Belo Horizonte examine o que está acontecendo com os serviços da empresa em M. Claros. Não podemos voltar aos tempos passados. O saudoso "O Jornal de Montes Claros" já na década de 50 travava uma luta contra os serviços muitas vezes deficientes da empresa. Olha que, naqueles tempos, as falhas eram perdoáveis. Hoje, com os recursos disponíveis, isto é absurdo. Sem falar que nas verificações da Agência Nacional de Eletricidade, que controla o setor, não é das melhores a colocação da energia da Cemig no Norte de Minas. Sofre censura - pelos mesmos piques e interrupções. É só ver os últimos resultados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48078
De: Márcia Vieira Data: Sábado 18/7/2009 18:42:23
Cidade: Belo Horizonte - MG

O corpo do deputado Fernando Diniz acaba de sair da Assembléia de Minas em direção ao crematório. Amanhã, numa cerimônia apenas para a família, marcada para às 9h, o corpo será cremado. Durante todo o dia de hoje várias personagens do cenário político estiveram presentes ao velório, entre eles, Michel Temer, presidente do PMDB nacional; Ministro das Comunicações Hélio Costa; Luiz Tadeu Leite, Prefeito de Montes Claros; Vice-Governador Antônio Augusto Anastasia; Ex-Presidente Itamar Franco; Newton Cardoso, ex-Governador de Minas, com quem Diniz iniciou a carreira política; Ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias, Maria Elvira Salles Ferreira, presidente do PMDB mulher; Deputado Saraiva Felipe, familiares e amigos. O ex-presidente da Assembléia de Minas e ex-prefeito de Francisco Sá, Antônio Dias, fez um bonito discurso, em honra ao amigo e em nome dos norte-mineiros:
“Meus amigos, como diziam os romanos, “Mors Omnia Dissolvit” (a morte acaba com tudo), mas no burburinho da vida, no decorrer de tantas pegadas do homem pela vida, a gente põe reparo nas pessoas mais chegadas a nós, especialmente naqueles que fortaleceram a grandeza do nosso Norte de Minas e a política brasileira. Eu aí reparo que a morte não acaba com tudo, acaba com o corpo e vai acabar com o nosso, mas não haverá, de maneira alguma, de acabar com o trabalho, com o exemplo, com a grandeza que este menino mineiro deixou para Minas Gerais inteira, para o país, que é Fernando Diniz.
O lema de Fernando Diniz, o político é “fazendo bem feito, fazendo feliz”. Interessante é que a gente vê Fernando, que você, em todos os momentos da sua vida pública e política, foi exemplar, falando pouco e falando correto, certo, buscando sempre a ponderação e o equilíbrio, como disse o nosso amigo e Presidente da Câmara, um dos seus melhores colegas.
Pois bem, aqui eu falo em meu nome, como ex-presidente desta casa, como ex-deputado federal, mas especialmente em nome de todo o Norte de Minas e do prefeito de Montes Claros, que aqui me pediu para falar; dos senhores deputados da nossa Bancada do Norte, aqui nesta casa, e dizer que nós nunca haveremos de esquecer a sua presença.
A falta de Fernando Diniz abre um vácuo grande mesmo no Norte de Minas, em Montes Claros, na minha patriazinha querida, Francisco Sá, em que você, amigo de todo mundo, na zona rural e dos pobres especialmente. Pois bem, Fernando, “o real da vida se dá, nem no princípio, nem no fim”, já dizia Guimarães Rosa. “Ele se dá bem no meio da travessia”.
E foi nessa travessia maravilhosa de um político autêntico, correto, sério, laborioso, trabalhador, irrequieto, o político que muitos dele haveria, poderia, precisaríamos de ser, é nesta travessia fantástica que você fez que nós haveremos de mirar, no seu exemplo e no seu trabalho.
Que Deus o receba aonde ele estiver e que de lá, Fernando, você nos ensine, aos homens públicos, aos homens políticos, nos ensine a fazer bem feito e a fazer o povo mais feliz de Minas Gerais. Um abraço de todos nós e a saudade incontida do seu amigo e dos companheiros do Norte de Minas."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48075
De: Márcia Vieira Data: Sábado 18/7/2009 12:36:36
Cidade: Belo Horizonte - MG

O velório do deputado Fernando Diniz foi aberto há pouco para visitação, depois de algumas horas com a presença apenas dos familiares.O Vice-governador Antônio Anastasia e o Ministro das Comunicações Hélio Costa acabam de chegar ao local.O corpo permanece até as 17h na Assembléia e daqui segue para o crematório, segundo informações da assessoria do deputado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48074
De: Menezes Data: Sábado 18/7/2009 12:18:40
Cidade: BH

A notícia disponível em BH, nesta manhã, é de que o corpo do deputado federal Fernando Diniz vai ser velado na Assembleia Legislativa de Minas, ainda neste final de manhã, e somente até às 17 horas. No domingo, o velório do corpo seria restrito à família do deputado. Isto, se não for cremado ainda hoje.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48072
De: Web - Chorografia Data: Sábado 18/7/2009 11:36:29
Cidade: Montes Claros/MG

Transcrição da Revista do Archivo Público Mineiro, editada em Ouro Preto, então capital de Minas, em 1897. O conteúdo, doze anos antes, em 1885, saiu no primeiro jornal de Montes Claros, “Correio do Norte”, fundado e editado pelo autor – o depois desembargador Antônio Augusto Veloso, pai da imprensa de Montes Claros. É o mais antigo documento sobre a história de Montes Claros - Parte 21 - (As partes anteriores estão arquivadas na seção Colunistas - Web - Chorografia)

Chorografia Mineira – Vigésima primeira parte

(Continuará, nos próximos dias, até a publicação de toda a "Chorografia")

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48071
De: Waldyr Data: Sábado 18/7/2009 11:07:07
Cidade: Moc

Se a meteorologia estiver certa, os ventos vão diminuir em pouco em Montes Claros, neste fim de semana. Abaixo dos 10 km (estiveram quase em 20). E a temperatura máxima estará na faixa dos 30 graus, subindo. A semana que vem - pela previsão de hoje - será mais quente do que a semana que termina.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48069
De: Luiz Tadeu Leite Data: Sábado 18/7/2009 10:25:52
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros, Minas e o Brasil perdem muito com o falecimento de Fernando Diniz. Político atuante com vigor nos bastidores, exerceu impecavelmente o exercício da política com dignidade, temperança e foi responsável pelo crescimento do PMDB mineiro nos últimos anos. Foi quem me incentivou a reingressar na política depois de ter sido derrotado nas eleições 2002 para deputado estadual, tendo com ele feito dobradinha em Montes Claros nas eleições de 2006, quando tivemos magnífica vitória nas urnas. Ele, tendo obtido cerca de 15 mil votos em nossa cidade, gabava-se de este ser o seu maior colégio eleitoral. Participante efetivo da campanha municipal do ano passado, foi um dos responsáveis pela nossa vitória. Fernando Diniz, aliás, há muitos anos vinha atuando na política do norte de Minas e, após ter adotado Montes Claros, vinha ajudando efetivamente no acompanhamento dos projetos de nosso interesse em Brasília, junto ao governo federal. Seu falecimento significa irreparável perda para a nossa cidade e para a região norte-mineira, razão pela qual decretamos luto oficial de Montes Claros por três dias. Estaremos acompanhando seu velório e seu sepultamento hoje, em Belo Horizonte. De Fernando Diniz permanecem a fibra, o caráter e o exemplo de vida para os homens públicos do nosso país.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48067
De: Estado de Minas Data: Sábado 18/7/2009 08:52:22
Cidade: BH

Presidente do PMDB de Minas será enterrado neste sábado - Deputado federal e principal dirigente do partido em Minas, Fernando Diniz será sepultado hoje, em Belo Horizonte. Ele morreu ontem em São Paulo, quando era submetido a uma cirurgia - Isabella Souto e Luiz Ribeiro -
O corpo do deputado federal e presidente do PMDB em Minas Gerais, Fernando Diniz, será enterrado na tarde deste sábado em Belo Horizonte. O parlamentar de 55 anos morreu na sexta às 15h25 no Hospital Samaritano, em São Paulo, para onde viajou depois de sofrer um mal-estar na quinta-feira, em Brasília. Segundo nota oficial divulgada ontem pelo hospital, Fernando Diniz chegou ao pronto-socorro por volta das 5h em estado de coma causado por duas paradas cardiorrespiratórias.
De acordo com informações de assessores, Fernando Diniz estava sendo submetido a uma cirurgia e sofreu uma parada cardíaca durante uma punção na virilha, sendo transferido para o Hospital Samaritano. O corpo do parlamentar chegaria a Belo Horizonte nesta madrugada para o velório na Assembleia Legislativa. Lideranças do PMDB mineiro e nacional são aguardadas para o enterro.
Natural de Belo Horizonte, Fernando Alberto Diniz, separado e pai de quatro filhos, era empresário e estava na quinta legislatura consecutiva na Câmara dos Deputados. Antes de conquistar o primeiro mandato em Brasilia, ocupou vários cargos públicos, como o de secretário-adjunto de Coordenação Política e da Casa Civil e secretário particular do então governador Newton Cardoso (PMDB) entre 1987 e 1990.
Diniz vinha conduzindo o processo de articulações do PMDB para a disputa das eleições de 2010, quando o partido pretende lançar candidato próprio a governador. Para isso, trabalha com o nome do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que defendeu recentemente como candidato à sua sucessão no comando do partido contra a candidatura do deputado estadual Adalclever Lopes. A presidência passa agora a ser assumida pelo atual vice, Zaire Rezende, ex-prefeito de Uberlândia. Na Câmara dos Deputados, assume na vaga de Fernando Diniz o petista Paulo Delgado.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48065
De: Márcia Data: Sábado 18/7/2009 01:46:29
Cidade: Montes Claros - MG

Na Assembléia de Minas, a todo momento chegam pessoas procurando informações sobre o velório e sepultamento do deputado federal Fernando Diniz. Um senhor que faz a segurança no local, informou que o corpo só chegará pela manhã, e não agora pela madrugada, como havia sido informado. Em Belo Horizonte, já são muitos os montesclarenses que aguardam o momento para se despedir do deputado, que tinha o Norte de Minas como referência eleitoral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48061
De: Dário Cotrim Data: Sexta 17/7/2009 20:15:46
Cidade: Montes Claros

A HISTÓRIA DA FAMÍLIA VERSIANI

Dário Teixeira Cotrim

A História da Família Versiani, com notas de Rui Veloso Versiani dos Anjos publicadas no ano de 1944, na cidade de Belo Horizonte, forma um documentário de extrema importância para a história genealógica de Montes Claros. Os apontamentos retratados neste livro foram coletados do Arquivo Público da cidade de Diamantina e em arquivos particulares como bem explica o seu autor. O livro narra com extrema fidelidade a empolgante história da vida do velho guarda-livros da Real Extração de Diamantes, o capitão João Antônio Maria Versiani, representante máximo da família Versiani no Brasil. Também neste livro é narrada a opulência e a decadência da fazenda Santo Elói, fazenda esta fundada pelo capitão Pedro José Versiani, no município de Bocaiúva. Naquela época a cidade de Bocaiúva tinha o nome de Curato de Nosso Senhor do Bonfim de Macaúbas em homenagem ao glorioso Senhor do Bonfim.
Num dos mais emocionantes registros do livro está, sem dúvida, a narrativa do naturalista francês, Augusto de Saint-Hilaire, no seu brilhante documentário Viagens pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, quando por volta do ano de 1817, ele esteve visitando a fazenda Santo Elói após deixar a fazenda do Ribeirão. Dizia o naturalista Saint-Hilaire, naquela oportunidade, que “levava uma carta de recomendação para o proprietário de Santo Elói, o senhor capitão Pedro José Versiani” e concluía dizendo que “ninguém me recebeu com maior cordialidade do que ele, e passei o dia em sua casa”. Aliás, a hospitalidade era uma constante na vida dos Versiani.
O livro A História da Família Versiani tem uma narrativa bem simples, não obstante haver nele uma preocupação criteriosa com os detalhes da época. Por menos que se queira, o problema do critério avulta. Por isso, nota-se que o seu organizador Rui Veloso Versiani dos Anjos não se contentava tão somente em registrar os descendentes do capitão Pedro José Versiani, mas outras ramificações de igual valor. Nesse rumo encontramos um capítulo inteiro dedicado ao doutor Carlos José Versiani. Também fala-nos o autor do livro dos Cata-pretas do doutor Carlos José Versiani os que tinham parentesco com o desembargador João Fernandes de Oliveira “o contratador dos diamantes que era rico como um nabado, poderoso como um príncipe e no seu tempo era o vassalo mais rico do rei de Portugal”. Ainda assim, fala-nos o autor do livro do desembargador Veloso e do tronco da família Versiani dos Anjos destacando-se neste capítulo o coronel Antônio dos Anjos e os seus descendentes.
Na verdade o livro de Rui Veloso Versiani dos Anjos é uma preciosidade. Um arquivo vivo da história de Montes Claros, haja vista que a família dos Versiani foi uma das primeiras que habitaram o antigo arraial de Nossa Senhora da Conceição e São José de Formigas (Montes Claros). Entretanto, o mais impressionante deste livro encontra-se no apêndice, quando ali está documentada a descendência do doutor Pedro Versiani, os Versiani Maurício, os Versiani Ataíde, os filhos de Bento Luiz Veloso, os filhos de Antônio Augustinho Veloso e as informações sobre o coronel Gregório José Veloso. Ainda consta do apêndice os bens deixados pelo capitão Pedro José Versiani, que havia falecido no dia 24 de setembro de 1854, na fazenda Santo Elói, de sua propriedade.
Com a publicação do livro A História da Família Versiani, ganham os leigos, os estudiosos da história de Montes Claros e mesmo os membros da família Versiani, aqueles que são interessados em se informar um pouco mais sobre a sua origem familiar. Certamente que outros livros serão publicados, talvez com o incentivo e o apoio da Academia Montesclarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros para que a história de nossa terra seja preservada em sua plenitude.

Academia Montesclarense de Letras
Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48059
De: Estado de Minas Data: Sexta 17/7/2009 20:07:41
Cidade: BH

Morre em São Paulo deputado Fernando Diniz – Rafael Passos Morreu na tarde desta sexta, em São Paulo, o deputado federal por Minas Gerais e presidente do PMDB mineiro, Fernando Alberto Diniz. O parlamentar sofreu uma parada cardíaca quando estava no fim de uma cirurgia na região da virilha, nessa quinta-feira, segundo a assessoria do pemedebista. Em seguida, ele foi levado para o Hospital Samaritano, onde estava em coma induzido e teve outra parada por volta das 15h.O corpo do deputado será necropsiado e deve chegar em Belo Horizonte na madrugada deste sábado. Velório acontecerá no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas, na Zona Sul da capital. O horário, porém, não foi confirmando e nem o local do enterro.Nascido em BH, Fernando Diniz era empresário, tinha 54 anos e deixa quatro filhos. O parlamentar estava no seu quinto mandato na Câmara. Ele era ainda integrante da Comissão de Minas e Energia e exerceu cargos de relevância no governo de Minas (...).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48058
De: Ana Flávia Gussen Data: Sexta 17/7/2009 20:00:27
Cidade: BH

NOTA OFICIAL - Comunicamos que o deputado federal e presidente do PMDB Minas Fernando Diniz faleceu na tarde desta sexta-feira, dia 17 de julho de 2009, as 15hr 30min., na cidade de São Paulo, em decorrência de um infarto. O deputado foi submetido a uma punção na virilha no dia 16 e sofreu uma parada cardíaca, ficando em coma induzido até esta tarde. O velório será realizado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, mas o horário ainda não foi definido. O diretório estadual sente muito a perda do deputado e se solidariza com família e amigos. Belo Horizonte, 17 de julho de 2009.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48057
De: G1 Data: Sexta 17/7/2009 19:58:11
Cidade: SP

Morre em SP o deputado federal Fernando Diniz, aos 55 anos - O parlamentar sofreu parada cardíaca após passar por uma punção.-Diniz era empresário e estava na quinta legislatura seguida na Câmara.O deputado federal Fernando Diniz (PMDB-MG), morreu às 15h25 desta sexta-feira (17) no Hospital Samaritano de São Paulo. O parlamentar deu entrada no pronto-socorro do hospital após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias às 5h desta sexta, de acordo com a assessoria de imprensa da entidade.O velório será na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, neste fim de semana. Diniz era presidente do PMDB em Minas Gerais.Diniz, de 55 anos, era empresário e estava na quinta legislatura seguida na Câmara dos Deputados, desde 1991.Ele ocupou outros cargos públicos como secretário-adjunto de Coordenação Política e da Casa Civil do governo mineiro. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48056
De: Prefeitura Data: Sexta 17/7/2009 18:26:57
Cidade: Montes Claros

Decreto 2626 de 17/07/2009 - O Prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite, em solidadriedade à família do deputado Federal Fernando Diniz, decreta luto oficial de três dias. O deputado morreu na tarde desta sexta-feira, devido a uma parada cardíaca durante uma cirurgia na verilha. Natural de Belo Horizonte, Fernando Alberto Diniz nasceu em 03 de Fevereiro de 1954, era filiado ao PMDB - Minas Gerais, partido pelo qual exercia o seu sexto mandato e era o atual presidente no estado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48055
De: José Alencar - Nota oficial Data: Sexta 17/7/2009 18:18:03
Cidade: SP

"BOLETIM MÉDICO - O Vice-Presidente da República, José Alencar, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera da cirurgia realizada em 09/07, para correção de obstrução intestinal causada por tumores abdominais.
Nos últimos dois dias, o paciente apresentou alterações clínicas e de exames de imagens e laboratoriais, sugestivos de obstrução parcial.
O Sr. José Alencar continuará em observação do quadro clínico atual.
(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48053
De: Jornal Folha Data: Sexta 17/7/2009 17:48:31
Cidade: São Paulo

Deputado federal mineiro morre em São Paulo - Brasília - O deputado federal Fernando Diniz (PMDB-MG) morreu nesta sexta-feira. Presidente do diretório do PMDB em Minas Gerais, o deputado estava em São Paulo para uma cirurgia. Durante o procedimento, teve complicações cardíacas e morreu. A assessoria do deputado não soube informar detalhes do velório nem do enterro do deputado. Empresário, Diniz estava em seu quinto mandato e era integrante da comissão de Minas e Energia.
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), foi avisado. Como o Congresso entra em recesso, a expectativa é que uma sessão em homenagem ao deputado seja realizada em agosto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48052
De: Jornal O Globo Data: Sexta 17/7/2009 17:24:47
Cidade: São Paulo

Deputado Fernando Diniz morre em São Paulo - BRASÍLIA - A assessoria da Câmara dos Deputados informou agora há pouco que o deputado Fernando Diniz (PMDB-MG) morreu em São Paulo nesta sexta-feira. Segundo a assessoria, o presidente Michel Temer (PMDB), que está viajando para o exterior já foi avisado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48051
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 17/7/2009 17:22:04
Cidade: Belo Horizonte

Deputado mineiro Fernando Diniz morre em SP - O deputado federal Fernando Diniz (PMDB-MG) morreu aos 55 anos na tarde desta sexta-feira (17) em São Paulo. De acordo com as primeiras informações, ele teria tido complicações durante uma cirurgia em um hospital da capital paulista. Diniz era presidente estadual do PMDB. Segundo a Câmara dos Deputados, o presidente Michel Temer (PMDB), que está viajando para o exterior, já foi avisado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48050
De: Jose Alencar Data: Sexta 17/7/2009 17:13:13
Cidade: Moc

Morre em SP, o deputado Fernando Diniz. Grande perda para a região!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48049
De: Vasconcelos Data: Sexta 17/7/2009 17:02:04
Cidade: Brasília DF

Que pena. O amigo de MOntes Claros, vice-presidente José Alencar, está com nova obstrução intestinal, dias depois de se submeter uma operação exatamente para isto. Torçamos todos por ele.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48047
De: Waldyr Senna Data: Sexta 17/07/2009 16:37
Cidade: Montes Claros

A lei dos mototaxistas

Waldyr Senna batista

A lei que vai regular a atividade de mototaxista, ainda pendente de sanção pelo presidente Lula da Silva, não resolverá por completo o assunto. Poderá até complicá-lo, já que ela transfere para a alçada dos municípios a tarefa de definir a forma de execução desse serviço e a obrigação de fiscalização de cumprimento das normas que estão sendo estabelecidas.
O fato de a lei destinar-se a serviço preexistente, executado informalmente e, em alguns casos, até clandestinamente, com vícios insanáveis, há mais de uma década, deverá produzir conflitos. Ou então, como forma de evitá-los, ser deixado tudo como está. Por ser responsabilidade municipal, os atritos se refletirão no âmbito local, com consequências eleitorais que nenhum prefeito costuma assumir para valer.
Além de transferir o poder de policia, a lei federal estabelece idade mínima de 21 anos para o exercício da função, e aí reside a primeira discordância, pois muitos reivindicavam 18 anos. Serão exigidos , também, pelo menos dois anos de habilitação e curso especializado no Contran. Há, na lei, abertura para organização de miniempresas para exploração do serviço, o que é entendido como incentivo à contratação de desempregados sem recursos para adquirir motos. Além do transporte de passageiros, a lei se estende aos setores de motoboy e motofrete, para entrega de objetos de pequeno volume.
Em Montes Claros, o serviço de mototáxi explodiu há quase dez anos, quando recrudesceu a crise de desemprego. A partir de então, qualquer pessoa que tivesse moto podia explorar a atividade, calculando-se em 3 mil o número inicial. Hoje, apesar de o problema ter arrefecido, essa frota é estimada em mais de 5 mil, o que pode ser comprovado nas ruas estreitas e, especialmente, nas paradas de semáforos.
Já há, na cidade, mais motos do que carros. A frota local de veículos motorizados é estimada em 110 mil, e a supremacia das motos tende a ampliar-se, devido às facilidades oferecidas pelas lojas, com prestação de até R$ 135. Enquanto as revendedoras de automóveis faturam cerca de 500 unidades por mês em Montes Claros, as lojas de motocicletas vendem o triplo disso.
São números assustadores para uma cidade em que o problema de trânsito já se aproxima do caos. Além das ruas estreitas e da pavimentação irregular, há o complicador da indisciplina praticada por grande parte dos condutores de motos. A utilização desse tipo de veículos sempre foi vista com restrição por especialistas, devido aos riscos que oferecem - e nisso vai muito de preconceito. A média de mortes de motoqueiros, no Brasil, é de 19 por dia e, na cidade, a informação é de que, do total de chamadas do SAMU para atendimento de vítimas devido a acidentes, 80% envolvem motos.
A regulamentação da lei de mototaxistas oferece oportunidade para reflexão sobre essa parte do complicado problema do trânsito na cidade, para o qual o prefeito Luiz Tadeu Leite prometeu projeto global. Decorridos mais de seis meses sem que tenha sido adotada qualquer medida prática, ele deveria sinalizar a disposição da Prefeitura de assumir o encargo de regulamentação da lei dos mototaxistas, antes que vereadores afoitos o façam.
A Prefeitura, pelo menos em tese, dispõe de instrumentos para produzir projeto técnico consistente. Vereador, apesar da boa vontade, está mais sujeito a influências eleitoreiras que, no caso, são condenáveis.


(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48044
De: Fernando Data:
Cidade: Montes Claros

Envio algumas informações sobre a Gripe Suína. Estas são dicas muito úteis para você enfrentar, e vencer, a ameaça de gripe suína, que cada vez mais está perto de nós.
Vamos vencer esta parada.

 

PERGUNTA

RESPOSTA

1.-

 Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?

 Até 10 horas.

2. -

Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?

 Torna o vírus inativo e o mata.

3.-

 Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?

 A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.

4.-

 É fácil contagiar-se em aviões?

 Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.

5.-

 Como posso evitar contagiar-me?

 Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6.-

 Qual é o período de incubação do vírus?

 Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7.-

 Quando se deve começar a tomar o remédio?

 Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%

8.-

 De que forma o vírus entra no corpo?

 Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

9.-

 O vírus é mortal?

 Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.

10.-

 Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?

 Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

11.-

 A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?

 Não porque contém químicos e está clorada

12.-

 O que faz o vírus quando provoca a morte?

 Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.

13.-

 Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?

 Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.

14.-

 Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?

 De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

15.-

 Onde encontra-se o vírus no ambiente?

 Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

17.-

 O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?

 Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.

18.-

 Qual é a população que está atacando este vírus?

 De 20 a 50 anos de idade.

19.-

 É útil a máscara para cobrir a boca?

 Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

20.-

 Posso fazer exercício ao ar livre?

 Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

21.-

 Serve para algo tomar Vitamina C?

 Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.

22.-

 Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?

 A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

23.-

 O virus se move?

 Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

24.-

 Os mascotes contagiam o vírus?

 Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.

25.-

 Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?

 Não.

26.-

 Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?

 As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.

27.-

 O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?

 Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.

28.-

 Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?

 Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

29.-

 Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?

 Não serve para nada.

30.-

 As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?

 SIM.

31.-

 Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?

 NAO.

32.-

 O que mata o vírus?

 O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.

33.-

 O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?

 O isolamento.

34.-

 O álcool em gel é efetivo?

 SIM, muito efetivo.

35.-

 Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?

 Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.

36.-

 Este vírus está sob controle?

 Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.

37.-

 O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?

 A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.

38.-

 Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?

 SIM.

39.-

 As crianças com tosse e gripe têm influenza?

 É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.

40.-

 Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?

 Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.

41.-

 Posso me contagiar ao ar livre?

 Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

42.-

 Pode-se comer carne de porco?

 SIM pode e não há nenhum risco de contágio.

43.-

 Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?

 Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48040
De: Unimontes Data: Sexta 17/7/2009 14:13:47
Cidade: Montes Claros

(...) Tanto no sistema universal como no sistema de reserva de vagas, as quatro melhores qualificações foram registradas entre candidatos do curso de Medicina. Wagner Thiago Alves Santos (204) alcançou o primeiro lugar geral, com Marcela de Fátima Barbosa (202,78), Filipe Alves Souza (202,07) e Matheus Veloso Santiago (201), nos segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente, no sistema universal. Já no sistema de reserva de vagas, o egresso de escola pública Vanderson Pereira de Freitas (197) obteve o primeiro lugar. Os afrodescendentes Renato Ribeiro Ramos (196,28), Laiara Versiani Martins (189,35) e Ana Cláudia Ribeiro (188,32) alcançaram as três colocações seguintes. De acordo com informações da Secretaria Geral da Unimontes, os aprovados deverão efetuar matrículas entre os dias 20 e 22 de julho, das 8 às 17 horas, no laboratório do prédio 2, no campus-sede, e nas secretariais setoriais dos demais campi. O segundo semestre letivo da Unimontes terá início no dia 27 de julho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48036
De: Andre Azevedo Martins Data: Sexta 17/7/2009 12:42:15
Cidade: Montes Claros

Essa Unimontes...acabo de ver o nome de uma conhecida aqui aprovada em sistema de cotas afro-descendente. Morena café com leite, com pouquissimo café.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48035
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 17/7/2009 12:41:23
Cidade: Belo Horizonte

Vigia de escola é baleado em Pirapora - Karina Alves - O vigia de uma escola em Pirapora, no Norte de Minas, foi baleado no tornozelo na noite da última quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar, a vítima relatou que estava na quadra poliesportiva da escola, quando três suspeitos chegaram e um deles atirou por motivos ainda não esclarecidos. A vítima foi socorrida por uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar (Cobom) até o Hospital Municipal e os suspeitos conseguiram fugir. O rapaz que atirou contra o vigia foi descrito como uma pessoa de estatura mediana, pele escura, com três piercings na sobrancelha e bermuda jeans. Os outros suspeitos foram descritos apenas como um rapaz moreno e baixo e outro de pele clara, usando calça jeans.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48034
De: Rodrigo Data: Sexta 17/7/2009 11:42:45
Cidade: BH/MG

Com relação à mensagem nº 47988, cabe ressaltar que a diretoria do Cruzeiro, antes mesmo da partida lá na Argentina, tomou as medidas, dentro do possível, juntamente à CBF, de evitar que a mesma tivesse disputada lá. No entanto, a decisão foi da entidade organizadora da Copa Libertadores. Quanto ao jogo aqui em BH, as medidas de segurança quanto ao risco de transmissão da doença são de responsabilidade das entidades de saúde como a ANVISA. O Cruzeiro não tem como impedir o desembarque de estrangeiros no país.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48032
De: Pedro Arnaldo Data: Sexta 17/7/2009 10:40:13
Cidade: Montes Claros

Sobre a indústria do vício que se instalou em Montes Claros para, através de festas, corromper os nossos filhos, o que mais nos entristece é encontrar escolas, cuja função precípua é educar, patrocinando eventos tão nefastos à Família montes-clarense.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48030
De: Web Outros Data: Sexta 17/7/2009 10:19:43
Cidade: Belo Horizonte

A suína e a espanhola

Manoel Hygino - Jornal "Hoje em Dia"

Ainda que o bom senso prevaleça, resta o “non sense” das palavras. Houve crise econômica, e não saímos inteiramente dela, nós e os demais países do primeiro mundo e os emergentes; há o risco da influenza AI N1, a famigerada gripe apelidada de suína. Toda a sociedade tem de precatar-se para evitar males maiores. Felizmente, existem neste país, hoje como outrora, pessoas que cuidam de zelar pelo bem público. Caso contrário...
A Argentina foi, ou é, das nações que mais sofreram com o vírus da influenza. Cuidadosas e rigorosas medidas se adotaram, porque imprescindíveis. Nas outras nações, igualmente aconteceu. Aqui, o mesmo se deu, para que a omissão não levasse muitos milhares de pessoas aos hospitais ou aos cemitérios. Aureliano usava a expressão “tapar o sol com a peneira”. Tinha razão. Não adianta esconder. Tanto havia risco da suína que a Secretaria do Estado da Saúde, em 1º de julho, previa que, em três meses, 10% da população de Minas - ou seja, 1,9 milhão de pessoas - poderia estar contaminada. Se isso ocorrer, subirá para o nível 3, última fase do plano estadual de enfrentamento da doença. Àquela altura, em Minas, havia 90 casos confirmados da doença e 680 em todo o país. As cidades-polo do Estado funcionarão como barreira biológica contra o vírus. Foi o que se anunciou.
Em princípio de julho, a Argentina tinha 100 mil infectados pela gripe, que matara 44. Quem o disse foi o ministro da Saúde, Juan Manzur, que - mesmo não acreditando possivelmente em bruxas - cuida de proteger a população contra elas.
Disse acima: em Minas, no dia 1º deste sétimo mês, somavam 90 casos de infectados, quando energúmenos diziam não haver perigo. Pois no dia 7, mais 20 novos casos se registraram, enquanto em todo o Brasil, o número totalizava 905.
Mesmo com o desmentido inicial sobre gripe suína, no dia 28 de junho foi registrada a primeira vítima em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Foi sepultado “morto”, para que não pairem dúvidas, um caminhoneiro, em sua cidade natal, Erechim. Tinha 29 anos, era homem sadio, e estivera na Argentina a trabalho. Cinco da família estavam infectados.
Enquanto a mais alta autoridade do país declarava que a gripe era uma balela, o ministro da Saúde, dentro da realidade, com sua grave responsabilidade com a nação que o acolheu (ele é português de nascimento), fez o que devia e está sendo feito.
Ora, o Brasil é um país perigoso, de gente se deslocando de um lugar a outro incessantemente, inclusive em busca de emprego. Para as autoridades sanitárias, a suína é semelhante ao vírus da gripe comum, variando de 0,3% a 0,4%. O Brasil já está em 0,16%.
Caio Rosenthal, do Hospital Emílio Ribas, referência no Brasil, lembrou que o tratamento da pneumonia causada por vírus - no caso, a influenza -, é mais difícil do que o pela influenza por bactéria. Foi muito claro.
“Existem casos de morte por gripe comum pura e simples. É um capricho da biologia. Os fatores de risco aumentam as probabilidades”, disse a infectologista Maria Cláudia Almeida, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ora, somos um povo mal nutrido, com milhões quase ao nível da pobreza, desprovidos de assistência médica adequada na hora necessária.
Te esconjuro!
Os veículos de comunicação seguiram em sua interminável rotina, relacionando os casos de gripe suína que se registravam cotidianamente. Cumprem sua missão e não omitem. Quando jogadores e torcedores procedentes de La Plata, Argentina, chegaram para o jogo final da Libertadores da América, no Mineirão, as autoridades sanitárias tomaram as indispensáveis precauções contra a influenza. Ainda assim, aumentavam a contaminação no país e crescia o número de mortos. Claro que imensamente menor do que a espanhola. Enfim, a ciência evoluiu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48028
De: Walfredo Data: Sexta 17/7/2009 10:02:47
Cidade: Montes Claros

Vale acrescentar: pos trás da onda de shows que leva o dinheiro de M. Claros estão também os fabricantes de bebidas e distribuidores de narcóticos.(...) A indústria do vício está radiante com "a praça de Montes Claros".(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48026
De: Marluce Data: Sexta 17/7/2009 09:45:36
Cidade: M. Claros

As atividades produtivas de Montes Claros - todas elas - ficam mais pobres toda vez que um empresário caça-níquel aporta na cidade, para um show desses que se repetem a toda hora. Fazem a festa dos traficantes e levam daqui milhões de reais, limpinhos, que poderiam ser aplicados em atividades que geram empregos e rendas. Festa demais, todo dia, não é sinal de nenhum "progresso", nunca foi. Quase sempre indica retardo. Se fosse, a Bahia seria a terra mais próspera do mundo. Não é. Vive sempre dando para trás. Literalmente. (...) Sem falar que a população fica no prejuízo, com barulho insuportável, pais arrancando os cabelos de preocupação, interdição de ruas que não pertencem à prefeitura, etc.etc. Um horror. Felizmente, Belo Horizonte teve um prefeito - Célio de Castro - que se adiantou à própria população e pôs um freio nesses lobos, travestidos de cordeiros, que avançam principalmente sobre a juventude de uma cidade. Quem será o nosso Célio de Castro? Enquanto ele não vem, a cidade se mobiliza para se defender, com auxílio do poder Judiciário e, em especial, com a colaboração dos promotores públicos. São eles - como todos nós - os fiscais da lei.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48024
De: Valério Data: Sexta 17/7/2009 08:33:27
Cidade: Moc

Manhã clara e fúlgida em M. Claros. Lembram-se do Hino Nacional? "E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, / Brilhou no céu da pátria nesse instante." É por aí. A temperatura máxima é de 25/26 graus, mas, neste momento, faz 15. Deve se levantar a partir de domingo - voltando a provocar os 30 graus, a máxima, claro. Tempo limpíssimo, ganhando tempo contra a gripe suína - que, se Deus quiser, jamais virá. Mas, é preciso que todos ajudem. E, hoje, na França, a suprema corte declarou que é direito da humanidade o uso livre da internet. Vive la France!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48023
De: Jornal Hoje em Dia Data: Sexta 17/7/2009 08:32:19
Cidade: Belo Horizonte

Vice visita norte 2 vezes em 13 dias – O vice-governador Antonio Anastásia retorna, hoje, ao Norte de Minas 13 dias depois da sua última visita à região e inaugura as estradas que ligam as cidades de São João do Paraíso e Rio Pardo de Minas a Taiobeiras, cada uma com 70 quilômetros de extensão, construídas através do ProAcesso. A primeira parte das estadas tinham sido inauguradas em 16 de maio, em Taiobeiras. Um dos nomes cogitados para disputa o Palácio da Liberdade na eleição de 2010, ele receberá o apoio das lideranças políticas e principalmente dos prefeitos. Nesta sua visita, Anastásia receberá apelo para ser implementado o projeto de instalação de usina Siderúrgica no Alto Rio Pardo, diante das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais (INDI) de que a jazida localizada em Serra Nova apresenta é incomum, por reunir no mesmo espaço, os minerais juntos para se produzir aço. A programação prevê a chegada de Anastásia às 14 horas em Salinas, de onde vai para Rio Pardo de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48022
De: Fernanda Data: Sexta 17/7/2009 08:29:52
Cidade: Montes Claros

Para resolver o impasse do carnamontes, o melhor que se tem a fazer é mudar a data e fazer a festa acontecer no carnaval realmente, se já existe uma data para o Brasil extravasar, o porque de ficarem criando outras datas? vão alegar o quê? "não tem bandas boas, todas estão compromissadas com a carnaval de rua de Salvador" e daí e quem disse que estes que curtem estas festas entendem de bandas boas ou não, basta fazer baruho, em um país onde mamonas fizeram sucesso, nx0, tirica, qualquer um toca e o povo se diverte. E com certeza a festa ficaria bem mais em conta, pois o carnamontes hoje é uma festa carissima que não tras retorno algum para uma cidade que está abandonada, se quiserem constatar o abandono da cidade e o dinheiro público indo por esgoto abaixo, dê uma passadinha no Bairro Canelas, Vargem grande, vila Campos e tantos outros bairros, onde a população sofre com o esquecimento e ainda, uma cidade que não tem dinheiro para comprar merenda para as crianças das escolas públicas municipal e que na maioria das vezes é a única refeição que elas tem, não tem que tá discutindo a realização de eventos que não agregam nenhum valor cultural ou financeiro para o seu povo, pelo contrário este tipo de festa espalha o medo e droga rola solta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48021
De: Jornal Hoje em Dia Data: Sexta 17/7/2009 07:58:10
Cidade: Belo Horizonte

TJ mantém preço da passagem - Girleno Alencar Da Sucursal - Montes Claros - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou o pedido de liminar para a suspensão do reajuste da passagem do transporte coletivo urbano em Montes Claros, que passou de R$ 1,55 para R$ 1,90, em abril. O desembargador Silas Vieira, da 3ª Câmara Cível, ao analisar o recurso impetrado pelo Ministério Público, alegou, em sua sentença, que não encontrou, nos autos, “prova necessária para justificar o retorno da tarifa”.
O recurso foi impetrado, no dia 17 de junho, pela Curadoria de Defesa do Consumidor de Montes Claros. Depois de solicitar informações à 1ª Vara da Fazenda Pública, o TJMG manteve a decisão do juiz substituto Marco Antônio Ferreira, que, em 15 de junho, indeferiu o pedido de liminar do Ministério Público, mas determinou que a passagem não tenha novo reajuste enquanto não forem cumpridas as condicionantes determinadas na ação. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48017
De: josé luiz Data: Quinta 16/7/2009 21:04:45
Cidade: moc /mg  País: brasil

é uma vergonha a forma que estão controlando o transito na br 135 saída para bocaiuva.o transito chega a ficar parado por mais de uma hora.a empresa responsável deveria organizar melhor esta fila.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48016
De: Ministério da Saúde Data: Quinta 16/7/2009 20:49:22
Cidade: Brasília DF

Ministério da Saúde comunica primeiro indício de circulação do vírus da nova gripe no Brasil
Temporão afirmou que a rede pública já está estruturada para atender a população e serão reforçadas as ações de comunicação
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou nesta quinta-feira (16) o primeiro indício de que o vírus Influenza A (H1N1) circula no Brasil. Houve um caso, no estado de São Paulo, cuja transmissão não tem vínculo com pessoas que viajaram a outros países ou tiveram contato com elas. Segundo o ministro, a rede pública já está estruturada para atender a população, as ações de comunicação serão reforçadas e o país receberá mais medicamentos contra a gripe, em um estoque adicional.
“Este é um fenômeno esperado na transmissão, particularmente com as características dos vírus influenza, que já vem ocorrendo em outros países”, disse Temporão. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), há sete países em que a transmissão do vírus é considerada sustentada: Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido. O Brasil seria o oitavo.
Desde 26 de junho, o Ministério da Saúde havia anunciado que o enfoque da vigilância mudaria. Pelo novo protocolo, as pessoas com sintomas leves de gripe devem buscar seu médico ou um posto de saúde, que indicarão o tratamento adequado para cada pessoa. O ministério alerta que todos os indivíduos com síndrome gripal que apresentam fator de risco para as complicações de influenza, requerem - obrigatoriamente - avaliação e monitoramento clínico constante de seu médico assistente, para indicação ou não de tratamento com Oseltamivir, além da adoção de todas as demais medidas terapêuticas.
“A confirmação da doença pelos laboratórios serve para monitorar a doença, mas não para determinar o tratamento. O tratamento para cada caso é definido pelos sintomas que a pessoa apresenta”, disse Temporão. Isso significa que quem tiver indicação para tomar o medicamento iniciará o tratamento independente do resultado dos exames. Ele reforçou que pessoas que apresentarem sintomas de gripe devem procurar um posto de saúde ou seu médico de confiança. “São esses profissionais que farão a avaliação do seu estado de saúde e indicarão o melhor tratamento”, complementou.
Temporão também confirmou o total de 11 óbitos em decorrência da doença até o momento no Brasil – no Rio Grande do Sul (7), em São Paulo (3) e no Rio de Janeiro (1). Nesta quinta-feira, foram confirmados 5 dos 7 óbitos ocorridos no Rio Grande do Sul. Foi confirmado, ainda, um novo óbito no estado de São Paulo e o primeiro ocorrido no estado do Rio de Janeiro. Os exames laboratoriais ficaram prontos nesta quinta-feira, mas as mortes não ocorreram todas no mesmo dia. Dos sete novos óbitos anunciados hoje, pelo menos quatro apresentavam doenças pré-existentes.
No mundo, 112 países registraram casos da gripe A (H1N1) em um total de 119.334 notificações confirmadas e uma soma de 591 mortes. Nos Estados Unidos, há cerca de 37 mil casos confirmados. No México, há 12.645, e no Reino Unido, 9.718. Os vizinhos Chile e Argentina possuem 9.549 e 3.056 casos confirmados, respectivamente.
O Brasil possui 1.175 casos notificados, conforme o último boletim, divulgado na noite de quarta-feira (15). Desses casos, a grande maioria já está curada ou está em processo de recuperação.
Temporão confirmou que as ações de comunicação vão continuar e serão reforçadas. “No próximo dia 21 de julho, irá ao ar uma nova etapa da campanha para reforçar as informações sobre as mudanças de protocolo do Ministério da Saúde. Uma iniciativa importante para manter a população esclarecida, e que terá um reforço nas áreas de fronteira do Brasil com países do MERCOSUL”, afirmou.
Segundo ele, o Ministério da Saúde possui estoque suficiente de medicamento para tratar todos os casos indicados, além de matéria-prima para produzir mais nove milhões de tratamentos. Além disso, anunciou que, na próxima semana, chegarão mais 50 mil doses do antiviral Oseltamivir, parte de uma compra 800 mil tratamentos que serão entregues até o final de setembro, que reforçarão os estoques.
RIO GRANDE DO SUL – O ministro informou que haverá reforço no envio de medicamentos ao Rio Grande do Sul, um dos locais mais afetados pela doença no país. “Considerando o número de casos que apareceram no Rio Grande do Sul, com a proximidade da Argentina, a situação ali se alastrou”, disse. Também contribui para a disseminação da doença o inverno mais rigoroso do que nas outras regiões do Brasil.
Para o Estado, o ministro relembrou que anunciou na última semana, o reforço de R$ 2 milhões para as ações de controle do vírus e assistência à população. Há ainda uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EPISUS) treinando equipes de saúde no Rio Grande do Sul. Também está sendo enviada nova remessa de medicamentos, suficientes para 1.000 tratamentos.
No próximo dia 21 de julho, irá ao ar uma nova etapa da campanha para reforçar as informações sobre as mudanças de protocolo do Ministério da Saúde. Uma medida que tem o objetivo de manter a população esclarecida, que terá um reforço nas áreas de fronteira do Brasil com países do Mercosul.
Confira outros pontos da entrevista do ministro:
RECOMENDAÇÃO – A recomendação dada por Temporão é que todas as pessoas que apresentarem sintomas devem procurar um posto de saúde ou seu médico de confiança. “São esses profissionais que farão a avaliação do seu estado de saúde e indicarão o melhor tratamento”, disse. “Quem tiver sintomas de gripe não deve procurar o hospital, mas um posto de saúde ou seu médico de confiança”, complementou.
PREVENÇÃO – Foi reforçado que, para evitar a doença, alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos com água e sabão e que o hábito seja frequente. Para o ministro, também é importante cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar copos, pratos e talheres.
ESTRUTURA DE ATENDIMENTO – O ministro informou que o Brasil possui 68 hospitais de referência para tratamento de pacientes graves infectados pelo novo vírus. Nessas unidades, há cerca de mil leitos com isolamento adequado para atender aos casos que realmente necessitem de internação. Ainda como forma para reforçar a rede de assistência do país para tratar os doentes, estão sendo adquiridos 160 kits compostos por um respirador e um monitor, que serão distribuídos aos centros de referência de todo o país.
RESULTADOS DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO – O Ministério da Saúde empreendeu um esforço em comunicação para evitar a disseminação do vírus. Os resultados de uma pesquisa encomendada para avaliar essas ações demonstram que 66% dos entrevistados conhecem os sintomas da gripe A (H1N1) e 75% viram propaganda que fala sobre os cuidados em relação à doença. Além disso, 67% avaliam de forma positiva a comunicação do Ministério em respeito ao tema

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48014
De: Moradora Data: Quinta 16/7/2009 17:55:17
Cidade: Montes Claros

Fazer o Carnamontes onde funcionava o "Trilha do Sol"? Aqui nessa parte da cidade também tem trabalhadores morando, sabiam? Sou moradora do Morada do Parque esse lado aqui também sofre com o barulho de qualquer evento de barulho na praça dos "mortos jatobás"... Melhor é extingui-lo ja que não, nessa cidade as leis ficam so no papel...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47998
De: De: Jornal Estado de Minas Data: Quinta 16/7/2009 12:30:57
Cidade: BH

Velhas lições sobre chagas e leishmaniose - Luiz Ribeiro - As pesquisas na área de parasitologia tiveram grande avanço graças ao pesquisador mineiro Antonio Augusto Tupynambá. Graças a ele, foram descobertas espécies de barbeiros transmissores da doença de Chagas e do mosquito flebótono, transmissor da leishmaniose visceral, também conhecida como calazar. Durante esta semana é comemorado o centenário do cientista, que nasceu em Montes Claros (em 17 de julho de 1909) e morreu, aos 76 anos, na cidade do Norte de Minas em março de 1986. Antonio Augusto Tupynambá é citado em diversas publicações científicas internacionais. Em reconhecimento ao seu trabalho, duas espécies descobertas por ele receberam o seu nome: o barbeiro Panstrongylus tupynambai e Phlebotomus tupynambai. O pesquisador teve o interesse despertado para a parasitologia e para a pesquisa científica ao ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na década de 1930. O mineiro trabalhou nos mais importantes centros de pesquisa do país, entre os quais o Instituto Ezequiel Dias, atual Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte; e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Na Funed, onde, a partir de 1937, atuou no departamento de parasitologia, ao lado dos cientistas Amilcar Vianna Martins e Valdemar Versiane, dedicou-se à pesquisa da doença de Chagas. Além de publicar diversos trabalhos sobre o assunto, Tupynambá realizou inúmeras expedições científicas pelo interior mineiro e chegou a examinar cerca de 7.330 barbeiros. "O doutor Antonio Augusto Tupynambá fez as expedições científicas num período em que era difícil viajar pelo interior, devido à falta de infraestrutura e más condições de transporte. Muitas vezes, ele viajava a cavalo. Era preciso levar também a alimentação, pois as viagens demoravam vários dias", afirma a historiadora Fabiana Melo Neves, do Centro de Informação Científica e Cultural da Funed, que guarda um acervo do pesquisador. Ela ressalta a importância das descobertas de Tupynambá, que também fez um estudo sobre a distribuição geográfica da doença de Chagas, identificando as áreas endêmicas da moléstia, em parceria com o tropicologista argentino Cecíilio Romaña. Neste ano, foram comemorados os 100 anos da descoberta do mal de Chagas, ocorrida em abril de 1909, pelo também mineiro Carlos Chagas, no municípío de Lassance, no Norte do estado. Até hoje, a doença continua endêmica em diversas regiões do país, como o próprio Norte de Minas. Tupynambá contribuiu ainda com estudos sobre a ocorrência da esquistossomose na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A coordenadora do Laboratório de Parasitologia da Fundação Ezequiel Dias, Eliana Furtado Moreira, destaca a importância de estudos realizados na primeira metade do século 20 por pesquisadores como Tupynambá para a descoberta dos vetores e avanços no diagnóstico e busca do tratamento das doenças parasitárias. Ela salienta que foram homens como Tupynambá que deram sequência a trabalhos como o de Carlos Chagas. "Com a identificação das espécies de barbeiros e do mosquito flebótono, transmissores das doenças, foi possível avançar nos diagnósticos. Isso foi muito importante para a melhoria das ações de saúde pública de controle e prevenção", afirma a coordenadora. O laboratório da Funed é referência nacional para o diagnóstico da doença de Chagas e para a leishmaniose. Em 1938, o pesquisador de Montes Claros começou a lecionar na Faculdade de Medicina da UFMG, assumindo a cadeira de parasitologia. Também foi responsável pelas aulas de clínica de doenças infecciosas e tropicais e de história natural. Na década de 1940, foi convidado a trabalhar na Fundação Oswaldo Cruz (Instituto Manguinhos), no Rio de Janeiro. Passou a comandar expedições científicas pelo interior do Brasil. De acordo com o professor de direito Eduardo Tupynambá, um dos filhos do cientista, a pedido de Getúlio Vargas, ele viajou para o Rio Grande do Sul, precisamente na região de São Miguel, onde fez estudos sobre espécies de mosquitos. Lá, identificou uma das espécies do flebótomo, que recebeu o seu nome: Phlebotomus tupynambai. Em junho de 1945, Antonio Tupynambá se mudou para Montes Claros, onde se casou com Terezinha Machado Tupynambá (falecida há alguns anos), com quem teve seis filhos. Ele abandonou a carreira científica e tornou-se fazendeiro no Norte de Minas. "Ele ficou decepcionado porque não concordava com a interferência política na ciência e tecnologia. Por isso, decidiu deixar de ver a academia", conta Eduardo, que pertence ao corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47997
De: Sirlene de Araujo Miranda Data: Quinta 16/7/2009 12:19:46
Cidade: Tangará da Serra/MT

Nome: Sirlene de Araujo Miranda
Telefone: (65) 33251863
a sirlene de tangará da serra - mt está desejando muita sorte para o luis rosa da silva que está no pavilhão h, cela 13.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47994
De: Carlúcio Data: Quinta 16/7/2009 11:44:10
Cidade: M. Claros- MG

Diante do recrudescimento do barulho em M. Claros,pesquisei e trago ao conhecimento geral os termos da excelente lei ambiental em vigor no município de M. Claros. Ela é muito extensa, daí pedir para que vocês publiquem apenas o capítulo específico que proíbe, de maneira taxativa, vigorosa, o que se alastra por toda parte em matéria de poluição sonora. Peço que a publiquem, por favor, para que mais pessoas tomem conhecimento da boa lei que temos, e para que os agentes jurídicos - em especial os Promotores públicos - passem a atuar em defesa da população, massacrada pelo barulho acima de todos os limites imagináveis. Por favor, não deixem de publicar. Afinal, não é crime publicar uma lei em vigor. Crime é não cumpri-la - especialmente por parte dos governantes. A que pontos chegamos!


CAPITULO XI
DA POLUIÇÃO SONORA

Art. 57. Considera-se poluição sonora a emissão de sons, ruídos e
vibrações em decorrência de atividades industriais, comerciais, de prestação de serviços,
domésticas, sociais, de trânsito e de obras públicas ou privadas que causem desconforto
ou excedam os limites estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas –
ABNT, por esta lei, pelas Resoluções do CONAMA e demais dispositivos legais em vigor,
no interesse da saúde, da segurança e do sossego público.
Art. 58. Para os efeitos desta Lei, consideram-se prejudiciais à saúde, à
segurança ou ao sossego públicos quaisquer ruídos que:atinjam, no ambiente exterior do recinto em que têm origem, nível de
som superior a 10 (dez) decibéis - dB(A) acima do ruído de fundo existente no local, sem
tráfego;
II - independentemente do ruído de fundo atingir no ambiente exterior do
recinto em que têm origem, nível sonoro superior a 70 (setenta) decibéis - dB(A), durante
o período diurno, 60 (sessenta) decibéis – dB(A), durante o período noturno com
atividade e 50 (cinquenta) decibéis - dB(A), durante o período noturno sem atividade.
§ 1º. Para os efeitos desta Lei, as medições deverão ser efetuadas com
aparelho medidor de nível de som que atenda às recomendações da EB 386/74, da
ABNT, ou das que lhe sucederem.
§ 2º. Para a medição e avaliação dos níveis de ruído previstos nesta Lei,
deverão ser obedecidas as orientações da NBR, da ABNT, ou nas que lhe sucederem.
Art. 59. São expressamente proibidos, independentemente de medição
de nível sonoro, os ruídos:
I - produzidos por veículos com o equipamento de descarga aberto ou
silencioso adulterado ou defeituoso;
II - produzidos por veículos sonoros, aparelhos ou instrumentos de
qualquer natureza utilizados em pregões, anúncios ou propagandas, nas vias públicas,
nos domingos e feriados, de 0 (zero) a 24 (vinte e quatro) horas, e, nos dias úteis, das 20
(vinte) às 9 (nove) horas e das 11 (onze) às 14 (quatorze) horas, na forma estabelecida
em regulamento.
III - produzidos por buzinas, ou por pregões, anúncios ou propagandas, à
viva voz, nas vias públicas, em local considerado pela autoridade competente como "zona
de silêncio", em atendimento a Resolução CONAMA nº 2, de 08 de março de 1990.
IV - produzidos em edifícios de apartamentos, vilas e conjuntos
residenciais ou comerciais, por animais, instrumentos musicais, aparelhos receptores de
rádio ou televisão, reprodutores de sons, ou, ainda, de viva voz, de modo a incomodar a
vizinhança, provocando o desassossego, a intranqüilidade ou o desconforto;
V - provenientes de instalações mecânicas, bandas ou conjuntos
musicais, e de aparelhos ou instrumentos produtores ou amplificadores de som ou ruído
quando produzidos em vias públicas;
VI - provocados por bombas, morteiros, foguetes, rojões, fogos de
estampido e similares;
Parágrafo único. O cadastramento dos interessados na veiculação das
mensagens a que se refere o inciso II deste artigo, bem como o controle e a fiscalização
do cumprimento das disposições nele contidas será disciplinado pelo município na
regulamentação desta lei.
Art. 60. Considera-se, para fins da aplicação desta Lei, os horários:Diurno - entre 07 e 19 horas.
II – Noturno com atividade – entre 19 às 22 h
III – Noturno sem atividade - entre 22 e 07 horas.
Art. 61. Constitui infração, a ser punida na forma do regulamento desta
lei, a emissão de sons e ruídos, como tal entendido o som puro ou mistura de sons, com
dois ou mais tons, em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais
ou recreativas, inclusive as de propagandas, que possam prejudicar a saúde, segurança
e sossego público.
Art. 62. Ficam estabelecidos os seguintes limites máximos permissíveis
de ruído:
I - Nível de som proveniente da fonte poluidora, medida dentro dos limites
reais da propriedade onde se dá o suposto incômodo, não poderá exceder 10 dB (A), o
nível do ruído de fundo existente no local, sem tráfego;
II - Independentemente do ruído de fundo, o nível de som proveniente da
fonte poluidora, medido dentro dos limites reais da propriedade onde se dá o suposto
incômodo, não poderá exceder os níveis fixados no artigo 60;
III - Alcancem no interior do recinto em que são produzidos, níveis de som
superiores aos considerados aceitáveis pelas Normas da NBR, da ABNT, ou das que lhe
sucederem.
Art. 63. Para cada período os níveis máximos de som, em db(A), serão os
seguintes:
a) Diurno: 70 db(A)
b) Noturno com atividade – 60 db(A)
c) Noturno sem atividade - 50 db(A).
Art. 64. Somente serão admitidas obras de construção civil aos domingos
e feriados desde que atendidas as normas para sua realização, e mediante prévia
autorização da Secretaria municipal competente.
§ 1º. No ato de encaminhamento da solicitação à Secretaria municipal
competente, aquela deverá ser apresentada por escrito, com descrição das atividades
que serão desenvolvidas, assim como, os horários de execução das mesmas.
§ 2°. A Secretaria poderá não aprovar a execução das atividades
propostas, por entender que perturbará excessivamente o sossego público.
§ 3º. O não cumprimento do disposto nos parágrafos anteriores, implicará
no embargo da obra e outras possíveis penalidades previstas no regulamento desta lei.
Art. 65. Quando o nível do som proveniente do tráfego, medido dentro
dos limites reais da propriedade onde se dá o suposto incômodo, ultrapassar os níveis
fixados neste capítulo, caberá ao órgão executivo municipal de meio ambiente, se for o
caso, ao CODEMA, articular-se com órgãos competentes visando adoção de medidas
para eliminação ou minimização do distúrbio sonoro.Art. 66. Cabe a qualquer pessoa que considerar seu sossego perturbado
por sons ou ruídos não permitidos nesta Lei, comunicar ao órgão executivo municipal de
meio ambiente a ocorrência, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Art. 67. Será permitida, independentemente da zona de uso, horário e do
ruído que produza, toda e qualquer obra de emergência, pública ou particular, que por
sua natureza objetive evitar colapso nos serviços de infra-estrutura da cidade ou risco de
integridade física da população.
Art. 68. Quando da realização de eventos festivos que utilizam
equipamentos sonoros, os responsáveis estão obrigados a acordarem previamente com
os órgãos relacionados a política municipal de meio ambiente, qual seja, o órgão
executivo municipal de meio ambiente e CODEMA, mediante autorização, quanto aos
limites de emissão de sons.
§ 1º. A desobediência ao disposto no caput deste artigo implicará na
cominação das penalidades previstas na legislação em vigor.
§ 2º. O horário máximo de realização das atividades descritas no caput
deste artigo, que utilizem equipamentos sonoros, com seus respectivos parâmetros de
emissão sonora, fica estipulado até 00:0h, sendo obrigada a realização de consulta
pública com participação da população da área afetada nos casos em que for necessária
ultrapassar o limite de horário fixado.
Art. 69. A Autorização de emissão sonora será emitida pelo órgão
responsável pela Política Municipal de Meio Ambiente, em articulação com a Secretaria
de Serviços Urbanos do Município.
Art. 70 – Caberá ao órgão executivo municipal de meio ambiente, em
parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, a vistoria e fiscalização do disposto no
capítulo desta lei, no âmbito de suas atribuições.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47988
De: Sandra Data: Quinta 16/7/2009 10:50:16
Cidade: BH

16/07/09 - 9h30 - Presidente do Cruzeiro diz que noite de ontem foi de luto, "o pior dia de sua vida"
E como ficamos nós, nós e nossos filhos, agora mais expostos ao risco da gripe suína, depois da visita de 3 mil argentinos a BH? Não foi irresponsabilidade desta classe que chamamos de "autoridades"??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47980
De: Rafael Camelo Data: Quinta 16/7/2009 09:39:50
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Todo evento promovido com animação sonora deve ser rigorosamente fiscalizado, mas não extinto. O carnamontes é hoje uma das principais festas da cidade, e chegou a esse nível por opção dos foliões que se identificaram com sua forma de realização, com as bandas que tocam no evento, com a animação e outras motivos. Se outras festas mais tradicionais estão perdendo espaço não se pode dizer que a cidade está perdendo cultura, mas sim se adaptando a uma nova realidade cultural imposta pelas novas gerações, e será sempre assim (ou estaríamos até hoje fazendo a "dança-da-chuva ao redor de uma fogueira). Devemos aceitar essa nova realidade, mas sem permitir o desrespeito ao próximo; seria, portanto, fundamental a sua regularização (controle dos decibeis emitidos, segurança, higiene...). O espaço do antigo Posto Trilha do Sol seria uma excelente idéia para a realização de eventos como o carnamontes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47978
De: Mário Freitas Data: Quinta 16/7/2009 09:34:07
Cidade: Monters Claros

O carnamontes é um cadáver insepulto, vagando sem pouso e rejeitado onde queira pernoitar. Diante da ameaça de disseminação da gripe suína, a prefeitura tem uma rara oportunidade - ou de dar-lhe sepultura rasa, definitiva, ou de enviá-lo ao seu fundador, lá onde judas perdeu as botas. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47976
De: M. Júlia Data: Quinta 16/7/2009 09:06:38
Cidade: M. Claros

Noto que as carrocinhas de som que infernizam principalmente o centro da cidade, disputando uma com as outras quem produz maior quantidade de barulho, noto que elas reduziram o som. Espero que permaneçam. Esperamos todos que as leis sejam cumpridas. Senhores promotores - ajudem-nos a fazer ver cumpridas as leis!!(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47972
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quinta 16/7/2009 08:15:28
Cidade: Montes Claros

Carnamontes tem mudança de horário - Girleno Alencar Da Sucursal - Montes Claros - O Carnamontes, micareta em espaço aberto de Montes Claros, que será realizada nos dias 12 e 13 de setembro, terá novidades neste ano. Os shows serão das 18 às 24 horas, segundo acordo das empresas promotoras de eventos com a prefeitura. A proposta é seguir o modelo adotado pela Já Na Folia, de Janaúba. O Carnamontes, que teve a primeira edição em 1997, será realizado na Praça dos Jatobás e na Avenida José Corrêa Machado, com acesso para foliões com e sem abadás.
O prefeito Luiz Tadeu Leite se reuniu, na última terça-feira, com os empresários promotores de eventos e alegou que, para não incomodar os moradores das proximidades, o Carnamontes deveria terminar à meia-noite. O objetivo, segundo ele, é “resguardar a população do entorno da praça, que reclama do barulho dos trios elétricos durante a madrugada”. O prefeito afirmou que, com o encerramento dos shows à meia-noite, será possível dar mais segurança aos foliões.
O empresário Leonardo Borges Andrade, da Cia. Promoções, aprova a decisão e alega que a micareta depende só de ajustes com as bandas, que já teriam concordado com o horário. Geralmente, os shows começam por volta das 23 horas, e os grupos principais se apresentam a partir da 1 hora. “Esperamos que seja uma experiência bem-sucedida, atraindo maior número de foliões, inclusive moradores da região da praça. Na Bahia, a micareta começa durante o dia. Estamos apostando nesse novo horário”, afirma Andrade. Outra novidade do Carnamontes será a dupla Jorge e Mateus, com o chamado sertanejo elétrico em ritmo de axé, que se apresenta no dia 12 de setembro, antes de Alexandre Peixe. Nos intervalos entre os trios elétricos, haverá shows de bandas regionais, outra exigência da prefeitura, para incentivar artistas locais. No dia 13, as atrações são Cláudia Leite e Tomate. O abadá já pode ser adquirido no Montes Claros Shopping Center, por R$ 140, divididos em três parcelas (cartão de crédito) ou quatro (carnê). Quem comprá-lo até o final de semana, terá direito a um ingresso do show da cantora baiana Ivete Sangalo, no dia 19. A estrutura contará com cem camarotes empresariais (cada um para dez pessoas), além do vip, com capacidade para 2 mil pessoas. Os preços ainda não foram definidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47971
De: Raphael Reys Data: Quinta 16/7/2009 07:48:45
Cidade: Moc - Mg  País: Br

CACHOEIRA DO PAGEÚ

Localizada no Médio Jequitinhonha, esse rincão de meu Deus, terra de Zé Maria Padre e na época dos fatos, tinha como delegado de polícia nomeado politicamente o nobre cabo eleitoral da situação Clemente de Carvalho.
Imperava pelas ruas, por força da proteção política e pelo poder da riqueza dos fazendeiros uma turba de rapazes notívagos, notáveis pela baderna que faziam na urbe. A autoridade policial de calça curta mandou confeccionar uma placa de advertência aos baderneiros, que foi posta em praça pública.
Sabedor do dito de Rudyac Kiplin que: os safados foram pares e trincas, na placa estava escrito: A partir de hoje, fica expressamente proibido a formação de grupo com mais de um.
Já Aderbal de Zenóbia, conhecido 171 da roça, procurava seu compadre Ozório, para conseguir mais um aval em um papagaio (nota promissória). Ficou sabendo que o mesmo se encontrava apanhando areia no rio Inhaúma em Pedra Azul. Para lá se dirigiu para aplicar o golpe.
Chegando ao rio e vendo o compadre otário desatolando o caminhão em um banco de areia, de longe gritou já fazendo o seu agá no meio do campo: Oi cumpadre! Está atolado! O compadre respondeu em cima da bucha: Me dê logo o papagaio prá assinar que eu vou me atolar é agora, seu F.D.P.!
Gino de Barros, notório e sinistro morador da Cachoeira, um brutamontes, trabalhador rural, conhecido nos comentários à boca pequena como ‘O Anjo das Mortes’, ignorante que nem uma égua parida, alcoólatra, manco da perna esquerda, tendo o joelho do mesmo atrofiado e agigantado, parecendo um aríete.
Para ganhar um bom dinheiro era contratado para praticar a eutanásia em pacientes terminais ou portadores de doenças incuráveis, o que não o impedia de fazer o serviço em pacientes ricos a pedidos de herdeiros, desde que o mesmo se encontrasse doente e acamado.
Ficava de vigília e na calada da madrugada da roça apertava o joelho no abdômen da vítima o sufocando com um travesseiro enquanto vociferava entre dentes: morre logo seu F.D.P. Quando a vítima batia a caçoleta ele comemorava baixinho: missão cumprida!
Já Delizão quando enchia o pandú de cachaça arrastava o traseiro no chão, quebrava o pau nas ruas do lugarejo, batia em velho e em quem lhe apetecesse. Prá prendê-lo telefonava-se para a vizinha cidade de Pedra Azul de onde vinha uma patrulha policial para poder conte-lo.
Numa dessas, a patrulha chamada conduzida em uma viatura veio entrando na cidade pela Pirambeira, a rua do fovôco e como não conheciam o Delizão, por se tratar de policiais recém-transferidos para o destacamento daquela cidade, pararam o próprio na via e perguntaram aonde encontrar o Delizão para prendê-lo.
Mão na roda! Delizão respondeu na bucha: O tal Deli, está deitado em uma espreguiçadeira na porta de sua casa na rua de baixo, virando à direita. Na dita rua, quem estava sentado era Deli Guimarães, seu homônimo e prefeito da cidade.
Enquanto se esclarecia o disse por não disse, o Delizão se escondeu na casa de Chico Tatu, marido de dona Dila do cuscuz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47969
De: Marcus Antônio Lopes Ferreira Data: Quinta 16/7/2009 05:50:25
Cidade: Montes Claros/MG

Vai uma dica para os promotores de eventos barulhentos: ao invés de fazer tais eventos no parque de exposições, praça dos jatobás, praça de esportes, porque não faze-los no espaço do extinto posto trilha do sol? Talves não incomodaria tantas pessoas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°47962
De: Luis Medeiros Data: Quarta 15/7/2009 23:03:14
Cidade: M Claros

Em 1976 acompanhei de perto o trabalho do pessoal da CPRM nos trabalhos de campo para pesquisa de solo no municipio de Serranopolis,a epoca distrito de Porteirinha.Essa noticia de grande jazida de ferro na região não é novidade para mim,tinha contato direto com os geologos e recordo muito bem um telefonema que deram para a sede da CPRM informando a descoberta da jazida,e com alegria dizia que esta jazida seria a maior do Brasil até então descoberta.O azar do norte de minas foi que a mesma epoca descobriram Carajás e certamente era bem maior e logistica mais facil da exploração.Portanto,ainda poderemos ver o Norte de Minas sonhar com tanta riqueza sendo aproveitada e mais...Ferro na Serra Geral, ouro em Riacho dos Machados,gás em Buritizeiro é só o começo do tão esperado progresso e empregos para o Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: