Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°44510
De: Paulo Data: Quinta 19/3/2009 14:09:14
Cidade: M. Claros

Parou o serviço de banda larga 3G da empresa Claro em M. Claros? Há dois dias que o acesso lembra os piores momentos do serviço anterior, ainda na tecnologia 2G. O que está acontecendo ? - a empresa precisa dizer aos seus clientes, reduzidos à obrigação de pagar a conta por um serviço que está precário demais!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44509
De: Matpguima Data: Quinta 19/3/2009 13:58:41
Cidade: Montes Claros

Em visita pioneira a Montes Claros acaba de pousar no aeroporto da cidade o novíssimo helicóptero da força aérea brasileira – FAB. O helicóptero modelo eurocopter EC 135 pertencente ao “grupo de transporte especial – GTE” foi entregue a FAB a menos de 6 meses e serve apenas o presidente da republica e autoridades convidadas. Em Montes Claros/MG os primeiros passos da reunião da sudene já começam a ser dados com as vindas de certificações das tripulações, cerimoniais e seguranças que servem o presidente.A reunião da sudene juntamente com o encontro dos governadores do nordeste acontece na cidade no próximo dia 6.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44508
De: Márcia Data: Quinta 19/3/2009 13:50:51
Cidade: Montes Claros - MG

Raquel, gostei muito da sua crônica. Infelizmente, hoje o centro já não é tão traquilo, mas ainda é possível fazer um passeio pelos ruas que contam histórias. O quadro mais triste que se apresenta aos meus olhos, no caso, é o das antigas residências que aos poucos vão cedendo espaço ao comércio. Sugiro que no próximo passeio, você nos relate os acontecimentos, aqueles mais marcantes, inesquecíveis, de cada uma que se desenhar em sua mente. Quando vejo uma residência mais antiga no centro, indago aos meus botões o que teria acontecido ali, que histórias as paredes ainda de pé,teriam testemunhado, os personagens, etc. Faço uma verdadeira viagem, como também fiz ao ler o seu texto. Que tal começar por uma residência, das poucas que sobrevivem, ali na rua D. Pedro II, onde hoje funciona uma clínica, de frente ao INSS? É uma bonita casa e nada sei sobre ela.
Abraço.
Márcia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44502
De: José Prates Data: Quinta 19/3/2009 12:34:10
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

O TEMPO QUE NÃO APAGA
José Prates
Foram o passeio de Raquel e a crônica de Virginia, filha do Dr. Hermes, que me fizeram retornar ao passado, vivendo os idos anos cinqüenta quando estava no gozo da juventude e com a cabeça cheia de sonhos. Sonhos que me fizeram lutar para realizar alguns; outros se perderam na imensidão dos obstáculos que não pude superar. De tudo, restam as lembranças armazenadas no recôndito da memória, que afloram quando nos aparecem as Raqueis e as Virginias nos transportando em corpo e alma para o passado. Até pessoas ressurgem na mente, como o Dr. Hermes de Paula que está em minha frente com aqueles olhos azuis e peito largo, de jaleco e estetoscópio no pescoço para dizer-me que a história não terminou! Como me lembro dessa grande e destacada figura montesclarense, cujo centenário será em dezembro deste ano. Conversávamos muito e eu sempre aproveitei essas palestras para enriquecer meus conhecimentos e utilizá-los no jornalismo que acabava de abraçar. Eu o conheci em 1951, quando fazia uma reportagem para a revista A Cigarra, sobre a festa do Divino que tinha como atração, a participação da marujada e dos catopés. Essa reportagem, aliás, não chegou a ser publicada por questões de espaço, como me comunicou a revista que fechou logo depois. Impressionou-me o conhecimento do Dr. Hermes sobre a matéria e a maneira didática como ele conduzia o relato da história, com explicações ricas em detalhes. Versátil, interessado em detalhar fatos, consultava um grosso volume datilografado, que fiquei sabendo ser o seu primeiro livro que estava em andamento. No ano seguinte, eu acho, sua filha, deve ter sido Virginia, foi a Rainha da festa e desfilou com a procissão, cercada de marujos e catopés, sob a vista do pai, feliz e orgulhoso.
Além do jornal recém fundado e instalado num casarão da Rua Dr. Veloso, onde hoje, segundo eu soube, é a Caixa Economica, eu tinha emprego, também, na Central do Brasil. Quando terminava meu trabalho na Estação Ferroviária, onde exercia a função de radiotelegrafista, descia pela Avenida Francisco Sá, passando às vezes pela Igreja de crentes logo no inicio, onde batia um papo rápido com Mr. Alex, Pastor da Igreja, um americano recém chegado ao Brasil. Nesse tempo, arranhava só um pouquinho do inglês, aquele inglês de ginásio, e esperava aprender mais conversando com o “gringo”. Acontecia que o interesse do americano era o português, enquanto o meu era o inglês. Por isso conversávamos auxiliando um ao outro com explicações sobre esta ou aquela palavra e aos poucos íamos formando um vocabulário. Nunca imaginei que um dia, fosse empregar constantemente esse idioma, como fiz nas minhas andanças por esse mundo a fora e que, de fato, foi uma boa escola. Saindo da Igreja, descia a Avenida e na primeira esquina dobrava à esquerda, caminhava dois quarteirões e entrava na Praça do Grupo Gonçalves Chaves que tinha no centro um cruzeiro rodeado de pedras que as mulheres levavam em penitência, quando demorava a chover. Ás vezes entrava no Grupo onde minha sogra, D. Maria, trabalhava. Batia um “papo” rápido, cumprimentava Dona Marucas, a Diretora e ia em frente, descendo aquela rua, de que não me lembro o nome, onde morava o Dr. Ariosto Guarinelo, o Juiz de Direito, pai de Guarinelo jogador do Ateneu e Taís que era noiva do Dr. Geraldo Correa Machado. Quando chegava à Rua Dr. Santos, antes de ir para o jornal, passava na Gráfica David para falar com Laerte e depois no Foto Pinto que ficava mais em baixo, em frente ao jornal. Antes de entrar na redação, ia cumprimentar o Dr. Orestes Barbosa, com escritório ao lado. Na redação, sentada à mesa corrigindo matéria, sempre estava Silvia dos Anjos que, com seus altos conhecimentos de português, muito me ajudou. Na gráfica, a primeira pessoa com quem falava era o Meira, encarregado da composição. Sempre reclamando da falta de matéria que eu tinha de fazer, ali, na hora.
De folga nos dois empregos, aos domingos eu e Afra fazíamos um passeio pequeno que nos lembrava o tempo de namoro e noivado. Era lá nos Morrinhos. Gostoso, tranqüilo, olhando a cidade lá em baixo, sobressaindo as torres da catedral. Íamos a pé. Para ir, cruzávamos os trilhos da estrada de ferro na Melo Viana cheia de vendas, que começava no Tiro de Guerra na Praça da Estação, e subia até os morrinhos. Casais de namorados, ali não faltavam aos domingos. Fora os morrinhos, passeio que eu me lembro, só a Praça de Esportes. Não tínhamos muita opção de lazer. Nos dias de semana, a diversão era a chegada do trem de Belo Horizonte. A estação enchia de moças e rapazes andando pela plataforma, em seus trajes domingueiros. De vez em quando, pra quebrar a rotina, aparecia um circo que era armado, quase sempre, na Praça Cel. Ribeiro. Depois disso, o cinema com os seriados que eram acompanhados com o mesmo interesse que se acompanha, hoje, as novelas da televisão. Eram “Cidade submarina”, “O Batman”, “O Zorro” no cinema; no rádio, ás seis horas, “Jerônimo, herói do Sertão” e às oito horas “O Direito de nascer”. Essa novela radiofônica fazia tanto sucesso que eu me lembro do “seu” Euzébio, dono da pensão em que morei, passava mal com o sofrimento dos personagens. Hoje, nestes dias tumultuados, Montes Claros mudou, mas,naturalmente, não perdeu seu jeito brejeiro de sertaneja, nem a poesia que lhe ficou na alma.
É essa a Montes Claros que está em mim e não quero apagar. Se ainda estiver vivo, em dezembro deste ano irei lá para rever os amigos que ainda existem, como Wanderlino Arruda, Dr. Oswaldo Antunes, Paulo Narciso, Waldyr Senna e, juntos, homenagearmos o Dr. Hermes em seu centenário.

(José Prates é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros de 1945 a 1958 quando foi removido para o Rio de Janeiro onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44498
De: G1 Data: Quinta 19/3/2009 10:48:40
Cidade: SP

Coteminas investirá US$ 25 milhões na Argentina - Buenos Aires, 18 mar (EFE)- A brasileira Coteminas investirá US$ 25 milhões para ampliar sua unidade na província argentina de Santiago del Estero, informaram hoje fontes oficiais.
O investimento permitirá à empresa ampliar a capacidade produtiva de sua fábrica e duplicar o quadro atual de 350 operários, informou uma representante da Coteminas, em encontro com a ministra da Produção argentina, Débora Giorgi.
Através deste investimento, a Coteminas incorporará a sua unidade em Santiago del Estero uma linha de tinturaria industrial que entrará em operações em aproximadamente um ano."Temos o compromisso de manter o nível de atividade e os postos de trabalho. Estes projetos de integração produtiva e agregação de valor estão alinhados às políticas ativas de nosso ministério", disse Giorgi.
A Coteminas opera em Santiago del Estero desde 2004 e, atualmente, emprega diretamente cerca de 350 trabalhadores na produção de tecidos com os quais abastece o mercado interno e exporta para Brasil, Chile, Uruguai e Estados Unidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44495
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 19/3/2009 09:47:18
Cidade: Montes Claros--MG  País: Brasil

Abalo sísmico (tremores)- Nos últimos dias vêem acontecendo tremores de terra no Norte de Minas. Os abalos nem sempre são naturais como vêm sendo comentados nas rodas de botecos e bancos de praças das pequenas cidades atingidas por eles. Se consultarmos a história do Norte de Minas, não há registro de tantos abalos em tão pouco tempo como vem acontecendo nos últimos anos e dias.
É sabido que a região tem a predominância geológica do cárstico que é altamente vulnerável a este fenômeno quando é composta de várias obras hídricas. Temos no Norte de Minas mais ou menos quatro a seis barragens de pequeno e médio porte, que em função do represamento de grandes volumes de água em áreas com falhas tectônicas (com pequena profundidade), pode induzir o aparecimento de pequenos tremores, já que a ação antrópica altera o equilíbrio das camadas subsuperficiais, a litosfera.
Não podemos afirmar que as barragens são responsáveis pelo os abalos.
Devido à grande quantidade de poços artesianos perfurados na região, e estes explorados sem obedecer às normas de explotação exigidas pelos os órgãos gestores, temos informações de poços funcionarem até 24 horas por dia, que é um crime. Imagine vários ao mesmo tempo... Vão despressurizar o lençol subterrâneo e conseqüentemente as acomodações de rochas com tremores e barulhos.
Um monitoramento sismográfico no Norte de Minas seria muito importante, pois breve teremos outras obras hídricas e novos poços artesianos, virão.
Como muitos sabem estes pequenos abalos sísmicos NÃO traz danos materiais ou físicos, mas podem trazer pânico, ou até mesmo uma convulsão social, pois, uma grande parte da população não tem conhecimento sobre este fenômeno de pequena magnitude na escala Richter.
Se a Defesa Civil reunir alguns geólogos especialistas e daí levar ao conhecimento da comunidade Norte Mineira, com certeza irão tranqüilizar a população que está próxima deste suposto epicentro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44493
De: Web Outros Data: Quinta 19/3/2009 09:32:46
Cidade: Belo Horizonte

Universidade Federal de Montes Claros

Adriano Souto - Hoje em Dia

O presidente Lula pode transformar em realidade um sonho de muitos anos quando participar da reunião da Sudene em Montes Claros, no dia 6 de abril. Poderá atender aos apelos do vice José Alencar, do governador Aécio Neves, dos ministros Hélio Costa e de Patrus Ananias, dos três senadores mineiros, de 53 deputados federais, dos 77 deputados estaduais, de 92 prefeitos da Área Mineira do Polígono das Secas e das lideranças representativas da sociedade civil organizada da região, e autorizar a criação da Universidade Federal do Norte de Minas. Os estudos técnicos que justificam a nova universidade foram iniciados pelo deputado estadual Gil Pereira, em 2007, na Assembleia Legislativa. Tanto o presidente Lula quanto o ministro da Educação, Fernando Haddad, têm conhecimento desta postulação. Em 5 de junho de 2008, o vice José Alencar enviou o ofício 0443/2008/GVPR ao presidente Lula, informando-o do sonho norte-mineiro e dos respectivos estudos que o sustentam, compilados pelo deputado Gil Pereira. A ideia não é nova. O próprio Lula criou a Universidade Federal de Campina Grande. Naquela cidade paraibana, existia um campus da Universidade Federal da Paraíba, que foi desmembrado. É o que se propõe para a Universidade Federal do Norte de Minas. Em Montes Claros, desde 1968 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) incorporou um colégio agrícola, que funcionava em uma fazenda próxima ao antigo Frigonorte. Hoje, a fazenda está dentro do perímetro do anel rodoviário e o antigo colégio se transformou no campus regional da UFMG em Montes Claros. O primeiro curso superior, de Agronomia, foi criado em 1999. Em seguida, surgiu o de Zootecnia, em 2005. E neste ano, a UFMG criou mais quatro cursos: Administração, Engenharia Florestal, Ciência de Alimentos e Engenharia Agrícola e Ambiental. São oferecidas 240 vagas por ano, 40 em cada um dos seis cursos. Foi criado ainda um curso de especialização em Recursos Hídricos e Ambientais e um de mestrado em Ciências Agrárias e Agroecologia. O deputado Gil Pereira entende que já é hora de desmembrar o campus da UFMG, como Lula fez em Campina Grande. E criar a Universidade Federal do Norte de Minas, o que iria consolidar Montes Claros como cidade universitária. Hoje, a cidade tem 13 estabelecimentos de ensino superior - dois deles públicos, a Unimontes e a UFMG - e cerca de 40 mil estudantes universitários. Mas na área do Polígono das Secas, da qual Montes Claros é a capital, a demanda reprimida é estimada em 270 mil jovens, de 18 a 24 anos, doidos por um lugar ao sol, ou melhor, nos bancos universitários. A parte superior de Minas, que engloba as regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha e Mucuri, abrange 174 municípios (43,2% da área total do Estado), com uma população de quase 3 milhões de habitantes. Sem contar com a do Sul e do Sudoeste da Bahia.
Em princípio, a criação da Universidade Federal do Norte de Minas não traria maiores gastos ao Ministério da Educação. Já existem em funcionamento seis cursos no chamado Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Além de espaço, muito espaço. Aliás, uma fazenda, praticamente dentro da cidade. Já estão lá os mestres e os doutores, os funcionários e os alunos. No começo, seria apenas uma separação entre os dois campus - o de Montes Claros e o de Belo Horizonte. Depois, naturalmente, a Universidade Federal do Norte de Minas cresceria com as próprias pernas, como, aliás, aconteceu com a Unimontes depois que o então governador Newton Cardoso assinou um decreto e transformou uma fundação em universidade estadual. Hoje, a UFMG de Montes Claros atende uma demanda da região, do projeto de irrigação da Jaíba, da produção de biodiesel na usina construída ali pela Petrobras, que será inaugurada no mesmo dia 6 de abril, quando Lula, Aécio e os governadores nordestinos resgatarão o tempo em que Montes Claros sediava reuniões da Sudene. Nas duas últimas, em 1984 e 1988, Tancredo Neves e Fernando Collor foram lançados como candidatos a presidente da República.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44492
De: Paulo Henrique Data: Quinta 19/3/2009 09:19:17
Cidade: Montes Claros

Nesta semana um fato tem chamado a atenção de todos que caminham pela avenida josé correa machado: tem um homem nu no parque guimaraes rosa armado com um facão e se insinuando para os traseuntes. O local fica entre a Secretaria de Meio Ambiente e a praça dos jatobás. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44491
De: Raphael Reys Data: Quinta 19/3/2009 09:11:01
Cidade: Moc - Mg  País: Br

A CIDADE, O CAMPO E O NOVO HOMEM.

Dia desses, o jornalista e “websmaster” Paulo Narciso trouxe-me uma observação que colheu no cotidiano desta terra de Figueira. Aparecem novas selarias pela cidade. Lembranças de cheiros e formas dos anos 50 e 60, com arreios, selas, estribos e cordas de crina de rabo de cavalo.
Afiança o mestre jornalista ser esse um indício da migração ao contrário. O indivíduo que para aqui veio da vida rurícola, ora volta ao mundo campesino após a sua aposentadoria. Urge confeccionar duas selas. Uma para ele, outra para ela!
Fugindo do massacre da vida globalizada, da urbanidade opressora, que deixou profundas marcas no seu Imo. Viaja como um guerreiro em busca do seu merecido repouso no fim de vida. Esses heróis do cotidiano buscam sentir o calor da curva do rio molhar o anzol na água em plena quarta-feira brava!
Vão ver o vôo irregular do besouro e se assustar com o grito longínquo de algum animal noturno! O cocoricó dos galos teatrais no terreiro fazendo figura para as galinhas poedeiras. O assovio do soim no pé de jabuticaba, a pata e os patinhos em caminhar seqüencial e simétrico pelas trilhas do quintal.
Os anuns catando carrapato nos cavalos e o bando de fogo-pagôs saltando e comendo semente do capim bengo. Histórias de entes vivos e entes mortos. Um arrepio de medo e defluxos às carradas. A história daquela vaca que ficou ervada e o boi, cor de burro fugido, que desapareceu e só foi encontrado um ano depois.
A onça que arrancou a orelha da novilha de compadre Amâncio e a espingarda bate-bucha de seu Quelezinho!
O trinado do canário chapinha o mugir do touro Rosilho e o suave pastar da dupla de bois carreiros. Melado e Rochedo! A pancada súbita do machado na tora de lenha e os dois dedos de prosa com os “cumpadres” em volta do fogão de lenha, com a panela de ferro no fogo brando cozendo a pele de porco para o feijão do almoço.
O gato dormindo no borralho e a carne de sol dois pelos serenando na madrugada da roça. Um generoso gole de Viriatinha com tira-gosto de lingüiça com gosto de “picumã”. Um metro de mentira, meio de bazófia, um bem e um mal falar dos pecados que o vizinho chato trás quando vem...
A lembrança da comadre do compadre catando pequi com o vestido amarrado na cintura, andando zonza de tanto comer cagaita madura. “Aí nós comêmo cagaita... comêmo cagaita... E caimo no sono! Aí acordemo! Tornamo a comer cagaita... Comer cagaita e caimo de novo no sono!
Acordemo intumecido e lembrando da “prisiguida”!
Aí, pratiquemo o dizer drumonniano: “A semântica libidinosa do homem da roça!”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44490
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quinta 19/3/2009 09:10:38
Cidade: Belo Horizonte

Novo curso de Tecnologia em Agronegócios – Girleno Alencar – A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) criou mais um curso superior: Tecnologia em Agronegócios, o primeiro da área de tecnologia, de nível superior, oferecida pela instituição. Serão 35 vagas no campus da cidade de Paracatu, no vestibular do mês de junho. As inscrições serão abertas no dia 23 de março. A professora Odet Terezinha Costa Maciel, assessora técnica da Pró-Reitoria de Ensino, salienta que as lideranças do Noroeste de Minas cobravam um curso superior dirigido à vocação agrícola. A solicitação era para criação do curso de Agronomia. Depois de vários estudos técnicos, a Unimontes decidiu criar o de Tecnologia em Agronegócios, visando formar profissionais que atendam à alta produção regional. Se houver demanda, serão criadas mais 35 vagas em dezembro.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44487
De: Wander Data: Quinta 19/3/2009 08:20:09
Cidade: M. Claros

Poucos se lembraram. Hoje, 19 de março, é Dia de São José. Portanto, dia da tradicional "enchente das goiabas". Era, sempre foi, das últimas fortes chuvas do Verão, fechando a estação mais quente do ano. Mas, desgostoso,maltratado, o Tempo há tempos não traz a enchente das goiabas. Ficou na lembrança. Era um um rio Vieira transbordante e toda a cidade caminhava para a suas margens, para ver uma das últimas enchentes do ano. Muitos, os mais ousados, se atiravam nas águas e mais de um se foi, nelas. Este riachinho de águas negras transformava-se num caudal vigoroso. Mas, "os rios também morrem de sede".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44485
De: Melo Data: Quinta 19/3/2009 07:05:56
Cidade: Montes Claros  País: Br

Durante visita a um amigo internado no ex Hospital São Lucas, o silêncio foi quebrado violentamente por uma caminhonete com som altíssimo. O paciente, que estava dormindo, agitou-se bruscamente e acordou. É inadmissível que ninguém tenha condições de conter uma pessoa que não respeta os direitos dos outros.Psicólogos fazem a relação entre a necessidade de aparecer e o baixo desempenho sexual. Parece que é verdade mesmo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44483
De: Paulo Roberto Paraíso Data: Quarta 18/3/2009 20:04:10
Cidade: Maringá/PR

Valeu Ricardo! Seus comentários foram importantes. Concordo com você a corrupção atrapalhou e ainda atrapalha muito o desenvolvimento do Norte de Minas, inclusive Montes Claros. Mas acho que não é tudo. Existem outros fatores que travam o desenvolvimento da maioria das cidades da região: falta de de espírito público, comprometimento e até mesmo conhecimento. Porém, os problemas existem e temos que tentar resolvê-los. Neste sentido é fundamental que as forças políticas e intelectuais de Montes Claros colaborem no desenvolvimento da região. Alguns decisões nesta direção já estão sendo tomadas. Veja alguns exemplos importantes:
1- Na Saúde: foi permitido a construção do excelente Hospital Regional de B. de Minas; isto desafoga um pouco os hospitais de MOC.
2-Na Educação: a nossa gloriosa UNIMONTES criou vários cursos regulares em diversas cidades próximas a MOC. Isto é fundamental, pois Universidade numa cidade significa conhecimento e conhecimento é desenvolvimento.
3-No TRANSPORTE: foi permitido recentemente o asfaltamento de diversas estradas na região, com isso a produção poderá escoar com mais facilidade.
Outras ações de cooperação poderão ser tomadas. Eu espero e o Norte de Minas agradece.
Um abraço.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44482
De: Gersier Data: Quarta 18/3/2009 19:35:05
Cidade: Montes Claros

Respondendo a mensagem 44479.O próximo que vale a pena observar será dia 24,próxima terça,horário18:34hs.A elevação será 53 graus e o azimute 010 graus.O sentido será sul/norte.O brilho terá magnitude de -8.Uma explicação: a elevação é em relação ao horizonte.O céu acima da cabeça é considerado 90 graus.Dividindo por quatro e olhando de cima para baixo,tereemos 67,5º - 45,0º - 22,5º e 0,00º.O azimute é em relação ao norte verdadeiro(o outro é o magnético).Usando as coordenadas,de frente para o Norte,vire para direita 10 graus.O Hubble também estará passando pelos céus montesclarense nos dias 20 e 21 próximos,no mesmo horário,04:24hs(madrugada).Dia 20 a elevação será 18 graus e azimute 182 graus e no dia 21 a elevação será 20 graus e azimute de 152 graus.A Estação Espacial passou hoje as 5:00.Cpomo o céu estava nublado não pode ser vista. Acoplado a ela o ônibus espacial Discovery que subiu ao espaço no domingo à noite.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44479
De: Flor de Liz Data: Quarta 18/3/2009 17:14:21
Cidade: Montes Claros

Caro Gersier, desde o dia em que voce postou a mensagem 44229 aguardei muito a chegada da noite de ontem, 17.03., quando voce disse que haveria um flare do iridium,mas infelizmente não consegui vê-lo, subi ao nono andar do prédio em que moro, no centro de Montes Claros, aguardei juntamente com meus filhos com a maior exprectativa, mas não vimos,poor favor, quando poderemos observar de novo?Estamos ansiosos para vê-lo, meus irmãops viram e se encantaram.. quero me encantar também. Caso queira, por favor envie email para :[email protected] já, agradeço

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44477
De: Ricardo Data: Quarta 18/3/2009 16:54:12
Cidade: Montes Claros

Sobre a Mensagem de N° 44423
de Paulo Roberto Paraíso - Maringá/PR
E-mail: [email protected]
Paulo Roberto Paraíso eu me lembro muito bem de você na Escola Normal Plínio Ribeiro e quanto à sua mensagem eu digo e afirmo que, hoje, é muito difícil párar o desenvolvimento de Montes Claros, porque cidades como a sua que é São Francisco ficaram atrasadas porque seguidos prefeitos foram desonestos e incompetentes.(...) Paulo é Doutor em Engenahria Química na Universidade de Maringá. Se tivesse ficado em São Francico não seria convidado para nada , porque é honesto. O problema é este. Hoje em São Francisco tem muita gente que estudou bastante, é honesta e está isolada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44476
De: R. Santos Data: Quarta 18/3/2009 16:45:08
Cidade: M. Claros

Há mensagens neste jornal eletrônico, postas na seção Clamor & Broncas, que bem mereciam figurar na manchete. Nas manchetes de todos os jornais, eu digo.
Veja esta, assinada por Laura:

"Sou moradora do Santa Rita e gostaria de solicitar aos responsáveis pela manutenção das Praças maior atenção com a Praça Duque de Caxias, principalmente em relação a Iluminação e a Segurança, pois diariamente presenciamos vandulos fumando maconha naquele local, sem que nenhum receio, até parece que nessa cidade essa droga é liberada. Espero que as autoridades constítuidas tomem alguma providência."

Embora não se qualifique, Laura demonstra ser uma pessoa alinhada com o bem, cumpridora das leis - conforme se extrai do que pede, pateticamente. Seu apelo é deveras pungente, dramático. E o que pede? simplesmente a aplicação das leis, que em primeiro lugar têm a obrigação de proteger e amparar as famílias ordeiras, os cidadãos - que o dicionário elementar define como "indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este".
Isto, infelizmente, não mais acontece.
Entre nós (veja os relatos também de Pirapora), já há bastante tempo, acontece o contrário, o impensável, o insuportável: as ruas estão sendo tomadas por pessoas que não cumprem a lei. E estas sim, os transgressoras contumazes, sentem-se soltas e leves, desembaraçadas, à vontade para afungentar quem? - exatamente os que seguem a lei, as pessoas que antes eram tidas como "normais". O vício, muitas vezes extremo, persegue, com sucesso, a virtude - eis o resumo da mudança absurda. Tudo está invertido.
As pessoas honestas mendigam a proteção do Estado. Clamam e reclamam para que possam frequentar as ruas tomadas pelo vício, ocupadas pela transgressão - tenazes em toda parte.
Em que mundo absurdo vivemos?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44475
De: Waldo Ferreira Data: Quarta 18/3/2009 16:39:23
Cidade: Montes Claros

(...)A australiana Wagner Corporation, empresa do ramo de concreto, transporte e cimento, vai implantar em Montes Claros uma fábrica de cruzetas, componentes utilizados em postes de iluminação elétrica. Um grupo de empresários australianos, tendo à frente o diretor-geral John Watts, estará amanhã (quinta-feira, 19) em Montes Claros visitando o terreno onde será construída a indústria, no Distrito Industrial.(...)Depois da fábrica de cruzetas, o objetivo é produzir, também, concreto e cimento.(...).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44474
De: Ana Laura Data: Quarta 18/3/2009 16:34:51
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

É notável o fato de Montes Claros ter se tornado "Cidade Universitária", pois o grande fluxo de pessoas que deslocam de todas as partes para prestar faculdade em MOC chega ser assustador...O problema é que, pessoas principalmente de cidades pequenas, vêm para MOC estudar sem nem se preocupar com a qualidade de ensino, na maioria das vezes nem certas de que curso escolher, apenas querem fazer faculdade fora da pacata cidadizinha...
Então fica aí o meu recado, se preocupem com a qualidade da faculdade, com como escolher o curso e com a abrangência de mercado que vc terá pelo futuro após formar, pois, "ter" uma faculdade hoje não é algo excepcional não, todo mundo hoje com um pouco de boa vontade consegue formar, algumas faculdades de MOC ingressam alunos sem prestar vestibular, meu vizinho entrou numa dessas sem nem mesmo ter completado o 2º grau e depois o fez...(...)
Em MOC está ridicula as formas de ingressar e concluir um curso superior, envergonhem-se de estudar e de oferercerem isso que chamam de curso superior!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44469
De: Igor Data: Quarta 18/3/2009 13:41:14
Cidade: M. Claros

Duas coisas observo no novo shopping, inaugurado ontem - o barulho dos ventiladores (ou exaustores) na praça de alimentação e a dificuldade de acessar a internet, por banda larga, através da operadora Claro. Como disse outra pessoa aqui, pago pelo serviço de maior velocidade e também só consigo velocidade de cágado. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44468
De: Jadir Data: Quarta 18/3/2009 13:06:17
Cidade: Pirapora

O que está acontecendo em Pirapora neste inicio de ano é de assustar. Uma onda de crimes violentos tem manchado de sangue a nossa cidade. Ontem terça feira foram dois mortos por uma gangue que aterrorizou a periferia e ainda se encontra à solta. Dois dias antes uma jovem de 18 foi assassinada pelo marido a facadas na vizinha Buritizeiro.Há duas semanas um mototaxista foi covardemente assassinado no bairro Cidade Jardim. 3 dias depois no mesmo bairro, pessoa não identificado atirou da janela de uma casa e matou uma senhora que dormia com o amásio.No carnaval, um rapaz foi morto pela polícia, depois que ele sacou de uma arma e disparou contra seus inimigos no meio da multidão. No dia seguinte um mototaxista morreu, depois que algué até agora não identificado, atravessou uma tabua de 3 mts na ponte que liga as duas cidade (provavelmente para assaltar0 e o rapaz chocou-se contra ela morrendo instantaneamnte.O que está acontecendo afinal para que esta cidade tão pacata e tranquila veja tanto derramamento de sangue?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44465
De: Walter Data: Quarta 18/3/2009 12:37:44
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

As noites de Montes Claros estão se tornando insuportáveis. É grande o número de vigilantes noturnos equipados com sirenes eletronicas que pertubam a tranquilidade alheia durante toda a noite, com seu buzinaço, dando ciência ao patrão, que sua rua está sendo vigiada. Gostariamos de sabermos de quem é a responsabilidade na regulamentação desta prestação de serviço... (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44463
De: Correia Data: Quarta 18/3/2009 11:57:31
Cidade: M.Claros

18/03/09 - 9h07 - Luiz de Paula: "As tardes, nessa ocasião, revestem-se de uma beleza tranqüila que nos descansa a alma. No ar, voam os pássaros, festejando a vida. E as cigarras, rainhas sonoras da paisagem, cantam a sinfonia do final do estio"
É de impressionar a beleza, a simplicidade e o frescor dos textos de Luiz de Paula. Do alto dos seus 92 anos, gozando de excelente saúde, ele escreve, escreve, escreve. E nos manda pérolas como esta. Que faça isto, pelo menos por mais um século. (Os jovens precisam aprender muito como este seu colega centenário, precisam desesperadamente ouvi-lo). Que escrevam também dona Ruth Tupinambá [à direita] e dona Ivone Silveira [à esquerda], que com Luiz de Paula completam a trindade da cultura de M. Claros. Acima e muito além dos 90 anos, estas tres poderosas vozes nos contemplam, com uma doçura e uma autoridade e uma vitalidade que só a longa vida, cheia de sabedoria, pode explicar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44461
De: Corpo de Bombeiros Data: Quarta 18/3/2009 11:35:58
Cidade: M. Claros

(...) Serra de Francisco Sá - Em 17 de março de 2009 (terça-feira), guarnições do 7º Batalhão de Bombeiros em Montes Claros, atenderam grave acidente automobilístico a altura do Km 478 no BR 251, próximo à cidade de Francisco Sá, onde o motorista de uma carreta, o Sr. C.F.D, perdeu o controle direcional do seu veículo após o mesmo apresentar falhas mecânicas vindo a capotar. Em conseqüência o motorista ficou preso as ferragens, sendo necessário o emprego do aparelho desencarcerador LUKA’S e de um macaco hidráulico para que fossem retiradas as ferragens que o encarceravam. Enquanto uma guarnição cuidava da imobilização da vítima, foi necessário o emprego de outra Gu BM para controlar a hemorragia que se apresentava devido a gravidade dos ferimentos. Ao final a vítima foi retirada e conduzida para o HPS da Santa Casa em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44460
De: Simone Pereira Data: Quarta 18/3/2009 11:31:34
Cidade: Santo André, sp

18/03/09 - 11h - Dezesseis em cada 100 residências do Brasil já acessam a internet por banda larga
simone pereira
[email protected]
santo andre /sp
que a paz e o amor de deus estaja sempre em nossas vidas,porq esta a chegar o fim do mundo com essas chuvas que não para aqui em são paulo,pesso que o mundo busque em deus a paz em nós

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44459
De: Alves Data: Quarta 18/3/2009 11:28:30
Cidade: M. Claros

Ontem a noite foi a inauguração do novo shopping de M. Claros, na entrada do bairro Ibituruna. Com todos com quem falei, senti que foi boa a aceitação do empreendimento, assim como civilizada a cerimônia de abertura, de bom gosto, respeitosa com a vizinhança. Cerca de 20 a 25 lojas (das quase 100) já funcionarão a partir de hoje, no horário de 10 às 22h, inclusive aos domingos. As pessoas acham que o novo centro comercial de M. Claros, devido à sua localização, terá clientela específica, originada de sua vizinhança, que reúne historicamente os melhores bairros da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44454
De: OLIVEIRA JÚNIOR Data: Quarta 18/3/2009 10:23:17
Cidade: JANAÚBA/MG

Referente à mensagem 44443, de Márcia, posso dizer que fico feliz com a superação de Luís Carlos Novaes, o Peré, quanto à cirurgia. Jornalista e Radialista, Peré é um marco na imprensa e nos meios de comunicação de Montes Claros, Janaúba e do Norte de Minas.
Luís Novaes, Peré, ínclusive já trabalhou na Rádio 98,9 FM, nos idos 80. E tenho no Peré uma grande admiração, pois foi ele quem me inseriu nos meios de comunicação.Aguardamos ansiosos em vê, o Luís Peré, saltitando novamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44453
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quarta 18/3/2009 10:03:43
Cidade: Belo Horizonte

Canal principal de irrigação do Jaíba rompe pela terceira vez - Girleno Alencar - O canal principal do Projeto Irrigado Jaíba estourou, na tarde da última sexta-feira, derramando aproximadamente 300 milhões de litros de água, que infiltraram no subsolo. O problema deixou sem água inúmeros produtores de tomate, pimentão e banana. Os prejuízos não foram maiores por causa da chuva que caiu na segunda-feira. O Projeto Jaíba é o maior de irrigação da América Latina, com 110 mil hectares. Pela terceira vez há o estouro do canal, no mesmo local. Segundo os geólogos, o rompimento ocorre porque o canal foi construído em cima de um caverna subterrânea. O local onde ocorreram os danos tem aproximadamente 300 metros e está na segunda etapa do projeto, sob responsabilidade da Copasa-Irrigação. A previsão era de que fosse feito um serviço paliativo para a regularização do fornecimento de água. O coordenador da Copasa-Irrigação, Fernando Medeiros de Castro Maia, deu uma explicação técnica para o problema: a região de Jaíba é cárstica, ou seja, formada por cavernas subterrâneas, e o canal de concreto foi construído sem a base estrutural que impermeabilizasse o terreno. Uma junta foi colocada no canal e, com o tempo, ela se danifica, causando infiltrações. A água penetra no subsolo e provoca o surgimento de crateras. “Os nossos geólogos fizeram sondagens de até 400 metros quando realizaram os estudos. Nas outras vezes que ocorreu o rompimento foram os danos causados pela água infiltrada que provocaram o estouro. A primeira vez foi no final de 2005, a segunda em 2008 e agora no dia 13 de março. A segunda vez foi na mesma época do terremoto em Itacarambi. Como Jaíba fica próximo, os geólogos acreditam que o tremor abalou as estruturas”, disse Fernando Medeiros. No momento do último estouro, o canal estava com lâmina de água com 2,9 metros e foi afetado em 11 quilômetros de sua extensão. Fernando Medeiros salienta que os produtores que fizeram recentemente o plantio de tomate, pimentão e banana foram os mais afetados. Porém, eles ainda puderam irrigar suas áreas na noite de sábado e domingo, com a água que estava nos canais secundários. Por isto, a Copasa priorizou as medidas paliativas, ontem, para bombear água à noite, para que a irrigação não fosse prejudicada. Os engenheiros da Copasa buscam uma solução definitiva para o problema.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44452
De: Luiz Tadeu Leite Data: Quarta 18/3/2009 09:47:56
Cidade: Montes Claros

A reuniao que estava prevista para hoje, 18/03, no Rio de Janeiro, com o arquiteto Oscar Niemeyer, para discurtirmos sobre o projeto do Centro de Convenções de Montes Claros foi suspensa em face do falecimento de Clodovil, a pedido do próprio Niemeyer. Nova data será marcada pelo seu escritório. Permanece a nossa decisão de, em homenagem a Darcy Ribeiro, contratar o arquiteto de renome internacional para elaborar o projeto arquitetônico da obra que, por sinal, já tem o aval do governador Aécio Neves e verba a ser garantida, do Ministério do Turismo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44447
De: Jornal O Tempo Data: Quarta 18/3/2009 08:52:37
Cidade: Belo Horizonte

Guangue mata dois e aterroriza Pirapora - Aline Louise - Gangue aterroriza Pirapora, no Norte de Minas. Segundo a polícia, por causa de acerto de dívidas com drogas, um bando baleou um ônibus e na sequência assassinou duas pessoas.A série de crimes começou por volta de 12h, desta terça feira, no bairro Cícero. Atrás de um dos seus alvos, que estaria dentro de um ônibus, o grupo disparou seis tiros contra o coletivo. De acordo com o motorista do veículo, na hora do incidente havia vários passageiros, a maioria crianças que voltavam da escola, mas ninguém foi atingido. Ainda no encalço de um de seus alvos, a gangue se dirigiu para uma casa, na rua Altina Passos, no mesmo bairro, e matou a tiros um adolescente de apenas 15 anos. Depois, o bando foi até uma outra residência, na rua Manaus, no bairro São Geraldo, e baleou um homem de 23 anos. A polícia já tem a identificação de ao menos um dos suspeitos, mas ninguém ainda foi localizado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44446
De: Junior Pereira Data: Quarta 18/3/2009 08:05:24
Cidade: Montes Claros-MG

Mal começou o dia e os carros e bicicletas de som já iniciaram o barulho infernal. Não vejo a hora da Prefeitura começar a usar os decibelimetros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44444
De: Fernando A. Data: Quarta 18/3/2009 01:57:39
Cidade: Montes Claros

Acidente agora às 23:00 em frente a arapuim, depois do max-min entre uma carreta e um caminhão. Não ouve feridos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44443
De: Márcia Data: Quarta 18/3/2009 00:02:43
Cidade: Montes Claros - MG

Passa bem o querido Luís Carlos Novaes, o Peré. O jornalista foi submetido a uma cirurgia na vesícula nesta terça-feira. Dentro de no máximo cinco dias, segundo a sua esposa Inês, receberá alta médica. Recomenda um abraço a todos os amigos, leitores deste Mural.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44442
De: Edson Pinta Data: Terça 17/3/2009 23:32:19
Cidade: Montes claros/MG  País: Brasil

Os moradores do bairro Cintra esta triste, perdemos hoje um grande amigo Sr: Fausto simpresmente fausto comerciante a muitos anos no Cintra, que dou o seu maior tempo com o seus freguês nos atendendo com muito prazer, a familia em lutada agradesse atodos pela presenças e apoi.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44441
De: Rodrigues Data: Terça 17/3/2009 22:37:43
Cidade: Moc

Na barulhenta M. Claros atual, vale a pena a leitura desta notícia, da BBC de Londres: "Uma dona de bar na cidade espanhola de Barcelona foi condenada nesta terça-feira a cinco anos e meio de prisão por causa do barulho do seu estabelecimento.Os juízes do caso decidiram que a música alta que saí do bar Donegal teria causado danos físicos e psicológicos a três pessoas que moravam em residências vizinhas.Os juízes descreveram o alto volume da música como uma forma de tortura. Um dos vizinhos procurou tratamento para ansiedade, depressão e insônia."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44438
De: Andrade Data: Terça 17/3/2009 18:16:35
Cidade: M. Claros

Vai ter quatro andares o prédio da Superintendência da Receita Estadual que começou a ser construído no bairro Ibituruna. Fica exatamente ao lado do antigo pátio do Detran, onde já está erguido o edifício que concentrará a coordenação estratégica da polícia local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44437
De: Maura Data: Terça 17/3/2009 18:06:48
Cidade: montes claros

Acabo de ver um acidente na Av Magalhães Pinto, perto do trevo do Aeroporto, sentido bairro-centro. Um carro preto capotado na pista, não sei se houve vítimas. As pessoas estão abusando da velocidade...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44435
De: Renata Data: Terça 17/3/2009 17:32:43
Cidade: Montes CLaros

Está deficiente a navegação 3G (banda larga) por telefone celular na área do novo shopping, no bairro Ibituruna. O pessoal reclama.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44432
De: jk Data: Terça 17/3/2009 17:05:15
Cidade: moc  País: brasil

o rapaz que levou os tiros na semana passada no bairro esplanada acabou de falecer agora no hospital aroldo tourinho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44426
De: Benedito Said Data: Terça 17/3/2009 15:16:47
Cidade: Montes Claros-MG

FIM- Foi sepultado hoje em Montes Claros o corpo de Sebastião Gomes Carvalho, o Tião do Fórum. Trabalhou muitos anos como serventuário do Fórum Gonçalves Chaves, tornando-se folclórico ao chamar, sempre trocando os nomes, testemunhas e réus em julgamentos presididos pelo também falecido juiz Adão Múcio Resende Prates.Agitado, Tião ficava no lado de fora na hora das sessões de julgamento. O juiz chamava um nome da tribuna e ele tentava repeti-lo em eco do lado de fora. Trocava nomes e sobrenomes. Era um homem forte, com uma Rural conservada e gostava de atuar na igreja, tendo ativa vida religiosa. O passado, mais uma vez, se distancia do presente, e este presente nem se lembra da sua hístória, perdendo referências, luz para o futuro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44423
De: Paulo Roberto Paraíso Data: Terça 17/3/2009 14:38:42
Cidade: Maringá/PR

Sou assíduo leitor deste Mural. A mensagem nº44404 é emblemática. Montes Claros mudou muito e para pior. Quem conheceu MOC nas décadas de 70/80 não imaginava que esta cidade de gente boa chegaria onde chegou. Inchada, insegura e até mesmo suja. Por exemplo, dos que viveram em MOC naquela época, quem não se lembra dos passeios e paqueras na rua Dr. Santos, na praça Dr. Carlos, na praça da Matriz. E hoje? Para mim virou uma bagunça. Na modesta minha opinião, MOC está pagando caro por ter assumido sozinha a condição de cidade polo do Norte de Minas. Ocorreu um êxodo enorme, pois cidades como São Francisco, Januária, B. de Minas, Francisco Sá, Porteirinha, etc ficaram muito atrasadas. Foi muita desigualdade e aí deu no que deu. Mas há como resolver problema.Ajudando a desenvolver aquelas e outas cidades da região.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44422
De: Ex-escoteiros Data: Terça 17/3/2009 14:32:30
Cidade: Montes Claros - MG

(...)Será realizado em Montes Claros, no próximo dia 18 de abril, o Encontro Anual dos Ex-escoteiros do Grupo Escoteiro São José. (...). Em maio se comemorará o 40º Aniversário do 19º Grupo Escoteiro São José. Fundado em 05 de maio de 1.969, no Colégio Marista de quem herdou o nome, teve à frente como primeiro dirigente o então professor de biologia daquele educandário, o senhor Carlos Borges. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44421
De: Missael Data: Terça 17/3/2009 14:16:31
Cidade: MONTES CLAROS

Querem ver o nível de alguns motoristas de M. Claros? Examinem as fraturas e cicatrizes no meio-fio do novo trevo da Cowan. Lá, o abuso, a desqualificação e a arrogância ao volante estão deixando marcas no concreto. Agora, imaginem aquelas pancadas em cima de pessoas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44416
De: Davidson Rocha - arquiteto Data: Terça 17/3/2009 11:44:22
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

(....)Muito se fala na necessidade da vinda de novas industrias, novas universidades, novos hipermercados para nossa cidade, mas se esquecem que atras desses empreedimentos vem uma migraçao de gente de toda a regiao para cá, o que acarretaria enormes transtornos urbanos pois nao temos estrutura viaria, de transportes, hospitais e escola publica apra atender esse enorme crescimento da população. Nao seria melhor que esses empreendimentos viessem para Capitao Eneas, Francisco Sá, Bocaiuva, Coraçao de Jesus e demais cidades vizinhas, que assim se desenvolveriam e deixariam de depender da nossa infraestrutura urbana.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44415
De: Luiz de Paula Data: Terça 17/3/2009 11:34:22
Cidade: M.Claros

O SOL DAS CIGARRAS

Luiz de Paula (*)

“No sertão onde nasci,
canta o juriti,
canta o lenhador.”

O sertão é muito bonito. Aqui a natureza não agride o ambiente com mudanças bruscas. Cada nova estação é anunciada com antecedência pelos muitos sinais da natureza.
As chuvas ocorrem até março, com alguma normalidade, embora escassas, como sabemos. Em abril poderá chover ou não. A partir daí o calor vai diminuindo e um friozinho começa a chegar, aos poucos, ao compasso dos dias.
Quando voltam as chuvas, o sertão inteiro põe-se em festa. O campo reverdece, as águas cantam nos riachos, os bichos do mato se movimentam espertos e alegres. E os pássaros multiplicam-se e cantam em toda parte.
As chuvas, que trazem toda essa renovação, começam a chegar no final de outubro ou início de novembro. Mas antes disso, de agosto para setembro, a natureza dá o ar de sua graça. Oferece um agrado ao sertão. É a chuva de brôtos. Não é ainda a estação chuvosa. É uma amostra. Um afago dos céus.
A chuva de brôtos dura pouco. Molha o chão e vai-se embora. E uma cortina de bruma seca, própria do tempo, vai-se formando e se antepondo ao sol, cujos raios se abrandam e levam a tudo que alcançam – as serras, os montes, as matas, os vales, as campinas, os centros urbanos – uma claridade doirada de leveza tal só vista nessas gloriosas tardes estivais.
É o sol das cigarras.
As tardes, nessa ocasião, revestem-se de uma beleza tranqüila que nos descansa a alma. No ar, voam os pássaros, festejando a vida. E as cigarras, rainhas sonoras da paisagem, cantam a sinfonia do final do estio.

(*) Industrial da área têxtil
Escritor – Montes Claros/MG

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44409
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 17/3/2009 10:10:16
Cidade: Montes Claros/MG

HERMES DE PAULA, DOUTOR HONORIS CAUSA Wanderlino Arruda

Foi com morosidade que as quase trezentas vozes, que pareciam mais de mil, pausadamente, atenderam o pedido de silêncio do diretor José Nildo e Silva para o início dos trabalhos da segunda Sefam", o seminário dos professores e alunos da Faculdade de Medicina. Era uma quarta-feira, meio de semana, com suspensão de aulas para a maior avaliação até hoje feita pela nossa Faculdade, um cuidado necessário para enfrentar o presente de dificuldades e o futuro de incertezas. O diretor chama para dirigir os trabalhos, o patrono do D. A. e primeiro dirigente e organizador da escola, Mário Ribeiro. Caberá a ele, Mário, a formação da mesa, o anúncio maior da finalidade do encontro. Poucos nomes são declinados e, quando se levantam, caminham sob aplausos de alunos que sabem admirar seus professores. Apenas dois professores de fora são nomeados, fora da mesa, com permanência no auditório: o professor Álvaro de Azevedo Ávila, diretor da Fadir e representante da FUMN, e eu, representante da Fafil. Olho, ao lado, e vejo, triste uma grande omissão; Hermes de Paula fica esquecido, não é lembrado, muito embora doutor Cláudio Pereira, também ex-diretor, esteja mais atrás, também sem menção. Iniciados os trabalhos, com apresentações objetivas, curtas como devem ser, o diretor fala da Fundação da escola, de sua finalidade, anuncia uma palestra sobre a história de todas as lutas e sofrimentos nestes anos iniciais. Volta a palavra ao mestre Mário Ribeiro (nessa noite, de cerimônias) e, este faz o anúncio maior: "No auditório está o idealizador da Faculdade de Medicina do Norte de Minas, o homem que tomou os primeiros passos para a sua criação, o homem que me convidou para primeiro diretor. Convido-o para tomar o lugar que lhe compete, que é seu por direito; que é seu pelo desejo maior de todos nós. Recebamos Hermes de Paula, o nosso maior nome nesta Escola. A sua cadeira o espera, Hermes. Venha nos dar a honra". E com dificuldade que o doutor Hermes de Paula se levanta e encaminha-se para o estrado da mesa diretora. Para subir, é necessário o amparo de uma mão amiga. Nunca se presenciou tantos e tão demorados aplausos. A turma, de pé, bateu palmas como se estivesse batendo pela última vez, numa gratidão que só se tributa a um grande herói, herói e amigo. É nessa hora que vem a verdadeira declaração do primeiro dia de trabalho da Sefam. O diretor José Nildo lê a resolução; Hermes de Paula é declarado o primeiro Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina, uma honra que lhe é deferida pela capacidade e por um milhão de méritos como o maior de todos os montes-clarenses. Nova ovação. Alegria e sentimentalismo. Existe algo no ar que ninguém sabe o que é. Aquele não é o momento qualquer nas estórias da vida. Existem minutos que valem por um século. Ou mais... Hermes de Paula toma a palavra. Não vai falar muito, que não é de discursos. "Senhores, formei-me em Medicina em 1937, em Niterói. Vital Brasil, um dos homens mais famosos na Medicina brasileira, convidou-me para trabalhar com ele, no seu Instituto ganhando um dos melhores salários que um profissional poderia desejar ou sonhar, Cr$ 1.800. Além de ganhar tanto dinheiro, muito para a época, eu teria a oportunidade de ser também muito famoso. Mas, a saudade de Montes Claros e a lembrança dos meus amigos não deixaram que eu ficasse lá. vim para cá. Em todos estes anos, questionei-me se eu não havia cometido um grande erro, escolhendo a minha terra, numa vida humilde e trabalhosa. Às vezes, eu achava que tinha feito o certo.. Hoje, porém, sei que não poderia ter tomado uma resolução melhor. Eu fiz bem em vir para Montes Claros. Senhores, muita coisa me tem acontecido, todas gratas e muito tenho agradecido a Deus, por elas. Mas, se nada tivesse ocorrido, só esta noite, só esta cerimônia, só fato de estar recebendo este diploma das mãos e dos corações de vocês, eu posso dizer com toda a minha convicção: valeu a pena. Valeu. Muito obrigado a todos". Dois dias depois, Hermes de Paula se despediu de Montes Claros, para a viagem eterna. Para nos também, valeu a pena a vinda dele. Valeu! Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44406
De: tereza Data: Terça 17/3/2009 09:33:22
Cidade: Moc

Reparem mais, nesta página do Mural: dois textos abaixo deste, o relato da cidade que tínhamos, de sonhos; no texto logo acima dos outros dois, no relato da PM, a cidade que temos.
É preciso mudar. Urgente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44405
De: PM Data: Terça 17/3/2009 09:04:20
Cidade: Montes Claros

BO 14.637/09: Desde as 13h47 de ontem, a Polícia Militar realiza buscas no sentido de localizar indivíduos que praticaram um assalto na Rua Irmão Jaime Damião, Edgar Pereira. Segundo a vítima Edvaldo Pereira Leite Junior, 22 anos, auxiliar de escritório, residente na Avenida Coração de Jesus, São Geraldo, funcionário da Center Norte, distribuidora de bebidas e alimentos, quando deslocava em uma Honda Biz, cor verde, pertencente à empresa Center Norte, sentido ao centro para efetuar pagamentos bancários, foi fechado por duas motocicletas sendo uma Yamaha Fazer 250, com dois ocupantes e uma Honda Titan 150, cor vermelha. Os autores com armas em punho anunciaram o assalto, roubando o malote da empresa contendo R$36.500,00 (trinta e seis mil e quinhentos reais) em dinheiro e R$117.254,00 (cento e dezessete mil, duzentos e cinqüenta e quatro reais) em cheques, que a vítima conduzia para pagamentos de duplicatas. Foi roubado da vítima ainda, um aparelho celular. Foi realizado intenso rastreamento, porém, até o momento sem êxito.
BO 14.634/2009: Nesta segunda feira, às 13h10, a Polícia Militar compareceu na Av Geraldo Ataíde, Bairro Alto São João, onde recebeu informações da vítima José Valdeir Rodrigues Pereira, 49 anos, comerciante. Segundo ele, quando se encontrava em seu estabelecimento comercial, foi abordado por três autores, um deles armado com um revólver, provavelmente calibre .38, que anunciaram o assalto, roubando do caixa a quantia de R$ 622,94 ( seiscentos e vinte e dois reais e noventa e quatro centavos) em dinheiro, uma corrente de ouro e um aparelho telefone celular. Após o fato, os autores evadiram numa bicicleta Monarck de cor preta, em direção ao bairro Conferência Cristo Rei.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44404
De: Saulo Data: Terça 17/3/2009 09:02:58
Cidade: M. Claros

17/03/09 - 8h38 - "Seu burgo sertanejo era fagueiro, sonoro, de belas luas cheias, de namoros contidos, de paixões calorosas e talvez letais, fez revolução, gerou um presidente que foi de Minas Gerais e de Santa Catarina, mas Cyro era dos Anjos não se deixou crepitar nas chamas dos excessos"

Reparem: todos falam da M. Claros do passado ("que não passou") com grande enlevo, lirismo, poesia extrema, saudades.
Aqui, neste espaço, é um desfilar de recordações, de pungente nostalgia, de que esta página de Manoel Hygino hoje é mais uma prova.
Todos choram a M. Claros submersa, atingida por falsa capa que alguns - por desconhecer, é claro - ousam chamar de "progresso", mas cujo real nome é inchamento, inchaço.
A cidade fisicamente inchada, pisoteada, despojada dos seus valores, desventrada de si, de sua natureza terna e eterna; tomaram-lhe o sonho e ela devolve lágrimas, que se vão empoçando nas ruas, nas calçadas, em forma de repetidos lamentos. Chora a saudade, intensa - profunda até na geração que mal alcança os 30 anos.
É preciso analisar melhor este fenômeno.
Povos que em demasia de recordações debruçam o olhar sobre o que se foi ainda há tão pouco é porque, por justificado motivo, estacam diante do caminho que se abre.
A cidade de hoje, material e falsamente agigantada e em espírito brutalmente atingida, nem de longe é a cidade dos nossos sonhos, nem dos patriarcas.
Como o País atual (e não me refiro a política) não é o país que nossas retinas cansadas anteviram, sonhos longamente anelados.
Perdemo-nos no caminho, e é preciso retornar ao caminho - onde havia mais flores, entre elas jasmineiros por certo.
Há belíssima frase que reconforta, que lava nossas lágrimas, e nos sugere o roteiro:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".
É sempre tempo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°44401
De: Web Outros Data: Terça 17/3/2009 08:14:45
Cidade: M. Claros

O sobrado de Cyro

Manoel Hygino - Jornal "Hoje em Dia"

Há quinze anos, faleceu Cyro dos Anjos. Ou melhor, não faleceu, apenas deixou de conviver conosco. Sua obra, não muito opulenta numericamente, é das melhores que os mineiros produziram no século passado e das mais belas que o Brasil recebeu daquele mineiro de Montes Claros, nascido em 1906.
Sua prosa é poesia. O que imaginou e via nas cidades mineiras que descreveu em é iminentemente universal.
Ler Cyro satisfaz e sacia, brandamente. Seu estilo é machadiano, castiço, límpido, transparente; ele não camufla, não desvia, não esconde.
Soube contar a história de Santana do Rio Verde, e o horizonte e o pôr-do-sol da cidade que os mineiros inventaram para ser a primeira capital constituída na República. Seu burgo sertanejo era fagueiro, sonoro, de belas luas cheias, de namoros contidos, de paixões calorosas e talvez letais, fez revolução, gerou um presidente que foi de Minas Gerais e de Santa Catarina, mas Cyro era dos Anjos não se deixou crepitar nas chamas dos excessos.
Esse moço fundou uma espécie de romance regional, sem nada a ver com o dos escritores do Nordeste - Zé Américo, Graciliano, José Lins, Rachel e outros. Abriu seu próprio caminho, delimitou sendeiros, com trilhas, mas jamais se perdeu. Traçou itinerário, limpo, sem mato em derredor. Dizem que sofreu influência de Machado. Não sei. E, se o fez, nada a deplorar. Estava com bom guia, falecido dois anos depois do nascimento da cria.
Cantou seu lugar natal, da infância e parte da adolescência, em “Menina do Sobrado”, de que Paulo Narciso tomou a bondosa iniciativa de enviar-me um exemplar.
Belo presente. Só lera até então “O amanuense Belmiro”, um tipo de habitante de Belo Horizonte, cidade de funcionários, embora a mineirada não gostasse do epíteto.
Cândido Canela, poeta, era da mesma geração de Cyro e evocava casos daquela época.
Nozinho não era muito simpático de Benedito Valadares, governador de quem o autor de “A montanha” fora assessor, e tecia finas ironias sobre o conterrâneo. Águas passadas.
Quanto a mim, de outra geração, não apreciava quem tivera alguma relação com Vargas e os que coadjuvaram durante a ditadura.
A literatura de Cyro me fez aproximar. Eu engatinhava na “Gazeta do Norte”, com os primeiros escritos juvenis. Cyro me surpreendeu com uma carta em que lastimava não existir a conversa de fim de tarde à porta da farmácia do Mário Veloso.
Foi a primeira vez que li a palavra “boutade”, que - desde então - me associava ao autor consagrado.
Há quarenta anos, a Academia Brasileira de Letras o recebeu. Foi tempo bom para a cidade natal que, logo, teve dois filhos na Casa de Machado. Poucas cidades do país gozavam desse privilégio. O segundo era Darcy Ribeiro, outra glória do sertão mineiro. Gente boa, a que a cidade deve em obras e prestígio.
Importante período da vida mineira passa pelos livros de Cyro.
Neles se confundem a ficção, o verdadeiro e o veraz, e ele soube trabalhar com singular maestria esse material.
O leitor encontrará Belo Horizonte em fase de crescimento, os escritores que mais se destacaram, e Cyro tudo relata como profundo conhecedor da língua e dos homens, os famosos e os simples, com os quais compartiu o cotidiano, que como todas as épocas não se repete.
A organização do livro “100 anos de Cyro dos Anjos - Vida e obra”, a ser lançado neste 2009, constitui homenagem justíssima de professores da Universidade de Montes Claros. Graças ao interesse e reconhecimento da professor Ilca Vieira de Oliveira, do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes, preenche-se uma lacuna.
Como observou-se o também escritor Haroldo Lívio de Oliveira, ao frustrar-se o escritório de advocacia de Cyro em sua cidade natal, ela perdeu um bom advogado, mas o Brasil ganhou um notável escritor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: