Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°50983
De: Seríaco Data: Sábado 10/10/2009 09:14:39
Cidade: Montes Claros-MG

Só idéias: Seríaco
" Deus quer, o homem sonha, a obra nasce", com este verso o grande poeta português Fernando Pessoa definia a gênese da civilização humana, construída por séculos, guiada pela inspiração divina. Há entre os ocultistas aqueles que são firmes na crença que homens especiais são enviados por Deus para orientar os povos, servindo como referências nas incontáveis aptidões que nos foram legadas, com as quais cumprimos a sentença de comermos o pão com nosso suor. Esses homens não são apenas aqueles registrados pelos livros de história, em geral líderes políticos, mas também pessoas simples que, no exercício de suas aptidões, sinalizam o caminho a seguir em um determinado momento histórico. São exemplos em suas comunidades,mesmo que em geral não se sintam arquétipos, modelos a serem seguidos, apenas laboram em seus ofícios desprentensiosamente, no afã comum de sobrevivência. Estão em toda parte e à essas pessoas, importantes ou simples, a civilização é tributária, devedora de sua própria existência. Sinalizando o bom combate, afastam as tentações do mal e, ao fim, fazem prevalecer, mesmo que não percebamos, o império do bem. Ora, basta vermos a nós mesmos com lupa e aferirmos o grau de egoísmo e vaidade, inerentes a todos os homens, para diagnosticarmos, num instante, a impossibilidade da civilização, que entanto, avança. Nem o mais estóico dos homens abdica do seu bem estar, mesmo que seja viver na miséria,conforme suas convicções e, se colocado contra sua vontade em ambiente outro, certamente será infeliz e improdutivo, quando não se revolta e adota posturas mais radicais. Senhor de seu universo pessoal, vê-se como centro do mundo, com a terra girando em seu favor , sentindo-se como ser indispensável às urdiduras do destino à civilização. Talvez seja. Há quem afirme que o bater de asas de uma borboleta pode gerar uma avalanche no Himalaia, pois tudo seria uno, interligadas as coisas como células do grande organismo universal. O simples pensamento, ao ser formulado nas inquietudes das mentes, mesmo não verbalizado, passaria a integrar o patrimônio universal, sendo apropriado por todos, muito embora não nos apercebamos disso. Daí que um pensamento de um cidadão brasileiro pode ser captado em um outro ponto do planeta, no Quênia ou qualquer outro país, por um cidadão que, em sonhos ou de qualquer outro modo, engendraria a obra pensada. Na história da civilização são inúmeras as coincidências de feitos que se realizaram por pessoas diversas, distantes uma das outras, exatamente no mesmo período, como se guiadas por um só concerto.Esta é a explicação à idéia de que Deus tudo sabe e vê, conhecendo a profundidade das nossos corações, sendo impossível mentir-Lhe. Fato é que, alheios ao universo de cada um, conhecendo apenas sua superfície visível, somos obrigados pelo bom senso a não julgarmos nossos semelhantes, porque o carpinteiro mais humilde pode ser aquele encarregado de criar e educar o salvador do mundo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50982
De: Crisantino Data: Sábado 10/10/2009 09:03:35
Cidade: M. Claros

Apenas para matar de saudade os antigos meninos, ou meninos antigos, que nestas ruas existiam, existiram: cantam, cantam muito, as cigarras de outubro. O que elas querem dizer? (Róbson Costa, no muito Além, que nos diga).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50979
De: Carmen Netto Data: Sábado 10/10/2009 00:27:15
Cidade: Bhte

Festas de Aniversários

De momentos modestos era a vida em Montes Claros; as festas de aniversário eram feitas em casa. Numa mesa forrada com uma toalha branca adamascada, ficava o bolo do aniversário com as velinhas que seriam acesas para o aniversariante apagar. Ao redor do bolo, os docinhos mais deliciosos do mundo: cajuzinho, maçãzinha, brigadeiro, olho-de-sogra, cocadinha, balas delícia que eram enroladas em papéis de seda coloridos e colocadas em cremeiras para compor a decoração da mesa. Os salgados eram empadinhas, pastéis, sanduíches recheados com patê ou salame, e, os quadradinhos de queijo de minas, salsicha e azeitona colocados num palito e espetados num abacaxi ou numa melancia.
Vestidas com nossas melhores roupas, feitas de organdi suíço – espetava a pele e sob o vestido a anágua engomada completava o suplício – o sapato era o inesquecível e lindo sapatinho Shirley, de verniz preto ou branco, acompanhado de meias treis quartos. Combinando com o vestido, no cabelo, fitas xadrez ou coloridas amarravam tranças ou simplesmente usávamos laços como enfeites.
O aniversariante recebia os presentes e era acompanhado pelos convidados para ver a abertura dos mesmos. Era uma correria! Os presentes eram colocados sobre a cama forrada com uma colcha de crochê ou o cobre-leito mais bonito da casa. Geralmente começavam à tarde e terminavam no máximo às 19 horas. Até a hora de apagar a vela, brincávamos de roda, anelzinho, fazíamos um teatrinho com cantos e declamação de poesias. Nada de correrias, pois os vestidos que usávamos não permitiam os brinquedos de correr.
A hora do parabéns era esperada com ansiedade, pois somente após cantá-lo era liberado servir os salgados e os docinhos acompanhados do guaraná Champagne e das recomendações das mães para não fazer falta de educação, avançando nos pratos, um doce de cada vez! Tudo era feito em casa, com o maior capricho e com a ajuda das vizinhas.
Quando chegava o aniversário dos 15 anos, a família caprichava mais. Era como um rito de passagem. Usava-se um vestido toalete que podia ser branco ou de outras cores, desde que fosse de ‘laise’, organdi ou organza ‘faille’, considerados tecidos nobres. Usava-se pela primeira vez um sapato ou sandália de salto alto, no máximo nº 05. Lembro-me de uma festa de 15 anos inesquecível para mim. Foi a de Maria Inês Veloso Silveira. Não me recordo se as festas de 15 anos já tinham sido batizadas de bailes de debutantes. Penso que esses bailes se transferiram para o Clube Montes Claros, por iniciativa do saudoso Cronista Lazinho Pimenta.
O aniversário de Maria Inês foi em sua residência e para mim foi uma data mais que especial. Foi em Abril de 1956, não me lembro o dia. Tinha tirado o luto pelo falecimento de papai e estava farta, farta de usar azul marinho ou preto e branco. Minha Tia Tereza fez para mim uma saia godêt azul claro, com um bolso onde aplicou papoulas coloridas e uma blusa amarela com um decote generoso e me senti a própria Natalie Wood. Estava tão feliz em poder voltar novamente para a vida!
Salgados, tortas deliciosas, doces e além do sempre presente guaraná Champagne, ponches, cuba livres, meias de seda, leite-de-onça, com doses moderadas de bebidas alcoólicas. Maria Inês estava radiante de felicidade, dançando a valsa com seu pai, e Dona Geralda atendendo a todos com sua simpatia e educação. Uma vitrola tocava música americana que chegava até nós pelos filmes. Os móveis foram arredados até as paredes e uma pista era tudo que precisávamos. Nós nos aprontávamos como o figurino dos anos dourados: Pó Compacto da Ponds, sombra, rímel, delineador nos olhos. Batom e rouge completavam a maquiagem. O cabelo armado com laquê não saía um fio do lugar. Envolvidas pela felicidade do momento, vivendo de ilusões e sonhos num mundo ingênuo, romântico e cheio de segredos, a vida era só alegria e leveza. Misturar o presente, o cotidiano e o passado me fascina. Tudo que escrevo, busco no que vivi. E, nunca me esqueci dos quinze anos de Maria Inês, porque acredito que depois da aniversariante, eu era a pessoa mais feliz da festa. Naqueles tempos, não tínhamos nada e tínhamos tudo!

Esta crônica é dedicada a Maria Inês Veloso Silveira.

Carmen Netto Victória

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50974
De: Maria Tereza Data: Sexta 9/10/2009 22:23:26
Cidade: M. Claros- MG

Foram muitos os transtornos vistos hoje em M. Claros causados pela "melhor energia do Brasil". Vários piques de energia, supressão do fornecimento até por horas, semáforos apagados, serviços importantes interrompidos, etc. etc. Parte do apagão foi programado, Deus sabe lá para quê, mas a forte instabilidade, principalmente no período da tarde, até agora também não tem explicação. A população, como sempre, ainda vai arcar com os prejuízos deixados pela energia elétrica que, segundo a propaganda, é a melhor do Brasil. Imagina se não fosse...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50973
De: wenderson soares Data: Sexta 9/10/2009 19:30:29
Cidade: montes claros/mg  País: brasil

Ainda estamos vivenciando a idade da pedra lascada, grande parte da cidade de montes claros sem energia elétrica, pelos meus cálculos foram exatamente 45 minutos, parabéns dona CEMIG. A referida tem certificado de qualidade ISO.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50971
De: Genésio Data: Sexta 9/10/2009 16:09:45
Cidade: BH

"Ainda não se falou, em Montes Claros, sobre a clonagem de aparelhos telefônicos a serviço de narcotráfico. (...) os criminosos atuam no interior dos presídios, incluindo os de Montes Claros e Francisco Sá, que recebem prisioneiros de outras regiões. Utilizam aparelhos clonados, especialmente os da rede rural"

Não foi por falta de aviso. Quando a cidade de Francisco Sá caiu na esparrela de aceitar uma penitenciária, um autêntico presente de grego, sua população foi entregue a todos esses riscos. Pior ainda fez M. Claros. Diante do exemplo malsucedido de Francisco Spa, aceitou um cadeião em área urbana, sabendo que para lá também seriam transferidos presos de outra cidade de Minas. Os maus governantes aceitaram este papel, e agora a população paga o alto preço. É importante que os responsáveis por isto sejam identificados pela população, para deles se lembrar sempre. Governante é para agir em nome coletivo, na defesa de todos. Não é para servir de algoz dos que o elegeram, em troca de benefícios pessoais. Taí mais um mau exemplo dos nossos políticos, disfarçados em cordeiros. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50970
De: Waldyr Senna Data: Sexta 9/10/2009 15:48:28
Cidade: Montes Claros

Clonagem de telefones

Waldyr Senna Batista

Ainda não se falou, em Montes Claros, sobre a clonagem de aparelhos telefônicos a serviço de narcotráfico. Ela é praticada com frequência pelos bandidos que atuam na rota que se inicia no Centro-Oeste do País e alcança o Nordeste, passando por Montes Claros.
Essa é mais uma semelhança da criminalidade que aqui se pratica com a de grandes centros urbanos, além da mais evidente delas, que são as execuções sumárias. Estas têm mostrado declínio, ultimamente, mas ainda se situam em níveis preocupantes, devendo fechar o ano com média mensal superior a cinco assassinatos. Até agora foram 52 casos em nove meses.
Mas se a pequena redução é atribuída à repressão policial, que tem alcançado vitórias relativas, a clonagem de telefones pode ser entendida como alternativa criada pelos traficantes para fugir à ação policial. Presos, os criminosos atuam no interior dos presídios, incluindo os de Montes Claros e Francisco Sá, que recebem prisioneiros de outras regiões. Utilizam aparelhos clonados, especialmente os da rede rural.
As empresas de telefonia evitam confirmar a existência desse elo, mas o simples manuseio das faturas de telefones clonados levam a essa conclusão. São ligações de longa duração, feitas para os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins, vizinhos da Bolívia, da Colômbia e do Paraguai, que produzem a maior parte da droga que abastece o mercado brasileiro.
A rede rural de telefonia, que conta com quase 1.500 aparelhos, é segmento que as provedoras de telefonia sempre rejeitaram, por ser deficitária. Em razão disso, os assinantes de aparelhos da rede rural penam quando se deparam com as indefectíveis mensagens gravadas, dando conta de que “esse aparelho está programado para não receber chamadas”. Esse pode ser o primeiro sinal de que houve clonagem, para cuja eliminação o usuário passará a conversar com máquinas, que reproduzem mensagens pasteurizadas emitidas por centrais de atendimento instalados em Fortaleza, no Ceará. As moças do balcão de atendimento local nada podem fazer além de excluir os débitos indevidos contidos nas faturas. Isso resulta em estresse, com horas de espera e conversas improdutivas.
Quando a Telemig encampou a Cia. Telefônica de Montes Claros, foi a contragosto que aceitou incluir no negócio a rede rural, integrante do sistema. Fez-se constar no contrato a obrigatoriedade de preservação e manutenção do serviço, que, no entanto, tem merecido tratamento de filho bastardo. Uma espécie de contrapeso em meio ao filé mignon que é a telefonia nacional, privatizada pelo governo Fernando Henrique Cardoso. A Telemig transferiu o acervo para Telemar, que o entregou à Oi, campeã absoluta em péssimo atendimento, onde os usuários são empurrados com a barriga.
Os narcotraficantes certamente perceberam essa lacuna e vêm tirando o máximo de proveito. Ao que parece, a Anatel, agência criada para fiscalizar os serviços do setor no país, não se dispõe a chamar a Oi à responsabilidade.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50969
De: Ricardo Data: Sexta 9/10/2009 15:09:44
Cidade: Belo Hoizonte

Concurso na Copasa. Veja a notícia:
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais e suas subsidiárias Copasa Águas Minerais de Minas S/A, Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A – Copanor e Copasa Serviços de Irrigação S/A, abriram inscrições para concurso público destinado ao provimento de 175 vagas de nível fundamental, médio, técnico e superior, e formação de cadastro de reserva, em todo o Estado.As inscrições poderão ser feitas somente via internet, pelo endereço www.iadenet.com.br, no período de 09/11 a 30/11/2009.Os Editais com informações completas sobre os processos de seleção externa da companhia e de suas subsidiárias foram publicados na edição de 06 de outubro de 2009, do jornal “MINAS GERAIS”, estando disponíveis, também, nos sites da Copasa (www.copasa.com.br) e do IADE (www.iadenet.com.br) – instituição contratada para a realização do concurso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50968
De: André Lagoeiro Moraes Data: Sexta 9/10/2009 13:24:23
Cidade: Januária/MG  País: Brasil

(...) Neste momento em Januária cai uma fraca garoa por toda a cidade e o tempo continua nublado, esperamos mais chuva.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50965
De: Sarmento Data: Sexta 9/10/2009 11:13:21
Cidade: Montes Claros

Mesmo que em fase embrionária, já funciona em Montes Claros, comercialmente, o sistema de banda larga mundialmente conhecido como WiMAX. Pelo menos um das torres de uma grande empresa de telefonia nacional já está equipada com o sinal, e comercializando. É preciso que amplie o serviço, para melhorar o combalido sistema de internet rápida em Montes Claros. Torçamos todos para que este passo mais revolucionário da caminhada humana - a internet - se incorpore definitivamente na vida de todos. É a Renascença em escala planetária. O Brasil, como sempre, segue atrasado. E nós, como estamos no Brasil, um pouco mais atrasados...Wi-MAX, pelo que sei, é apontado como o sistema definitivo (haverá coisa definitiva na internet e na tecnologia?) de acesso rápido à rede. Serviço capaz de ter qualidade de primeiro mundo e preços honestos, pois pagamos verdadeiros absurdos por estes serviços que aí estão e que funcionam capengamente. Capenga mesmo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50962
De: ILACIR TELLES Data: Sexta 9/10/2009 10:28:22
Cidade: PORTEIRINHA-MG  País: BRASIL

Aqui em Porteirinha, choveu durante toda à noite e o forte calor continua, apesar de o tempo continuar nublado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50961
De: Suzana Data: Sexta 9/10/2009 10:22:42
Cidade: Montes Claros

Parte da cidade está sem energia elétrica, nesta manhã de sexta-feira. Na região do bairro Ibituruna, trecho próximo daquele centro comercial na avenida Correa Machado, moradores sobem e descem até quinze andares. O "pre-sen-te" é da Cemig, que se gaba de oferecer a "melhor energia do Brasil".(Com certeza mesmo, consegue ser a mais cara). Outras partes da cidade, como o bairro S. José, também acusam falta de energia elétrica. O pior é que até as redes de internet param, sem falar dos serviços essenciais que entram em colápso. No entanto, a Cemig diz que está realizando serviços para melhorar "a- in-da ma-is" os seus serviços... (Aliás, este batido melhorar "ainda mais" se incorporou ao desacreditado marketing de alguma empresas públicas de todos os naipes. Até na área de segurança pública passou a ser utilizado, e choca diante da realidade exatamente inversa. A realidade é uma, a propaganda é outra... É um tal de "melhorar ainda mais" que não encontra nenhuma comprovação, cai no vazio, quando não irrita, muito. É o tiro que sai pela culatra). Algumas pessoas dizem vagamente que a energia elétrica voltará às áreas afetadas por volta do meio-dia. Até lá, é o caos que se vê, patrocinado pela empresa que fornece "a melhor energia do Brasil". Tanhamos muita paciência!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50960
De: Daniel Data: Sexta 9/10/2009 10:12:10
Cidade: Janauba/MG

Até que enfim, começou a chover ontem a noite em Janauba. AInda com muito calor, cai agora fraca garoa em toda cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50957
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Sexta 9/10/2009 09:34:47
Cidade: Espinosa (MG)

Desde ontem à noite chove em Espinosa. Depois de uma seca prolongada, que deixou as barragens quase secas, uma chuva serena molha o chão seco da cidade, trazendo de volta a esperança de dias melhores. Estive ontem à tarde na Barragem Cova de Mandioca e pude constatar a preocupante situação por que passa a população espinosense, já que a represa está com aproximadamente 25% da sua capacidade, apenas. Esperamos que a chuva continue e possa revitalizar os rios e encher novamente as nossas barragens, o mais rápido possível.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50956
De: V. Rita Data: Sexta 9/10/2009 08:54:01
Cidade: M.Claros

Aumentou de 38 para 80 milímetros a previsão de chuva nesta sexta-feira em M. Claros. Oxalá venha toda esta chuva, mansa e criadeira. Está nublado, mas não chove agora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50955
De: Miguel Pinheiro (Rádio Pirapora 1240 AM) Data: Sexta 9/10/2009 08:53:38
Cidade: Pirapora/MG  País: Brasil

(...) Lula incluiu na agenda uma visita às obras de revitalização do Velho Chico em Buritizeiros, no Norte de Minas. A previsão é de que o presidente desembarque em Minas com a ministra candidata na tarde de quarta-feira. (...)O presidente e pré-candidata à Presidência da República viajarão para Buritizeiro, de 26,2 mil habitantes, a 340 quilômetros de Belo Horizonte. Na cidade, administrada por um petista, o padre Salvador Raimundo Fernandes, Lula e Dilma vão conhecer as obras de esgotamento sanitário, executadas com recursos do PAC/Revitalização do São Francisco em Pirapora e Buritizeiro. De acordo com informações da Prefeitura de Buritizeiro, foram destinados para a cidade cerca de R$ 15 milhões para instalação de 40 quilômetros de redes e o tratamento de todo esgoto, até então, lançado diretamente no Velho Chico.Segundo o prefeito, cerca de 50% dos serviços já foram executados. Salvador Raimundo disse que vive um clima de muita expectativa para receber o presidente. “Acredito que ele poderá ver o quanto a região mudou desde a última vez que passou por aqui, durante a Caravana da cidadania, em 1994”, disse o prefeito de Buritizeiro. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50951
De: Zenaide Data: Sexta 9/10/2009 01:35:11
Cidade: Moc

Choveu pelo menos 16 milímetros na área central de Montes Claros, nesta noite. A chuva começou pouco antes das 22h, e depois se acentuou. Muitos relâmpagos, mas sem trovões assustadores. Está ainda longe de ser a chuva da catarse, mas já é uma chuva expressiva neste seco sertão. Antigamente, muito antigamente, coisa de 45 anos atrás, era comum a ocorrência de fortes temporais no início de outubro. Este ano, para alegria geral, a chuva até se antecipou, e começou a despejar alguma coisa há um mês atrás. Esperamos que prossiga.Pela último boletim meteorológico, vai chover 38 milímetros nesta sexta-feira em M. Claros, dos quais a maioria (24 milímetros) deve despencar nesta madrugada. Salve a Chuva!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50950
De: Paulo Souza Lima Data: Quinta 8/10/2009 23:33:49
Cidade: B. Horizonte  País: Br

Montes Claros tem mudado muito e neste processo de mudança (alguns chamam de desenvolvimento...) muitos marcos definidores do seu caráter de polo regional desapareceram. Ainda me lembro do Mercado Velho, com seu relógio que regia a vida da cidade com uas badaladas e onde Sué tomava conta da banca de carnes da minha mãe, Dona Nenzinha; o casarão da esquina da rua Dona Eva com a Praça da Matriz (era dos Maurício?) que deu lugar a uma casa moderna se não me engano de propriedade da viuva do saudoso Diu Colares (nosso vizinho do Beco Arthur Lobo, junto com o Geraldo Freire); o casarão dos Tolentino da Praça da Matriz (caiu ou foi derrubado: onde andam Lucinho, Zé Maria e Maria, sobrinhos da Dalva, minha primeira professora do Colégio Imaculada?); e as casas antigas da rua de Baixo que foram caindo de velhas, acompanhando a nossa perda de memória do Arraial das Formigas? E o rio Vieira que era tão largo e fundo que se morria afogado nos poços do Melo? É, o tempo, este implacável marcador da vida vai apagando as nossas pegadas urbanas como a poeira da estrada do Cedro sumiu debaixo do asfalto... Agora o Cotrim me confirma que a casa que morei, na Praça da Matriz, ao lado do sobradinho da Tia Ná Mauricio, foi derrubada. Alguém sabe o que vai ser construído no lugar? Espero que não seja um shopping center ou mais um paliteiro de apartamentos, que já marcam a imagem distante de nossa MOC, desfigurando o caráter centenario da Praça da Matriz (ô Iran Rego, se protegeu a casa do seu pai, não deu prá proteger mais esta?).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50944
De: Hugo Data: Quinta 8/10/2009 19:57:11
Cidade: Moc

Acabou de passar no Jornal do SBT: Risco de temporais amanhã no Norte de Minas. Destaque para Janaúba.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50942
De: Luiz Ortiga Data: Quinta 8/10/2009 19:33:09
Cidade: Brasilia/DF

MONTES CLAROS – SEMPRE!
Os dirigentes de então que autorizaram/determinaram a demolição do “velho” Mercado Municipal de Montes Claros, com certeza, devem ser acometidos de arrependimento tardio, tal o clamor popular que nunca se cala. Corre na Internet, para nos causar o que podemos chamar de “boa inveja! ( uma vez não existir no nosso idioma, vocábulo que defina este sentimento ), uma série de tomadas de Diamantina, bem ali, com seus casarões centenários e bem cuidados, iguaizinhos aos nossos, já demolidos. Palácios, igrejas, espaços públicos, inclusive para vesperatas. Tudo muito bem cuidado e de dar gosto. Escrevo isto em razão da repercussão havida entre os da minha geração, quando foi lançado um “balão de ensaio” para sentir o pulso do povo, ao se sugerir a demolição da esquecida Praça de Esportes, o nosso MCTC. Mexeram num vespeiro! Houve comentários de que a idéia inicial havia partido do Prof. Jaime Lerner, em estudo preliminar de urbanismo, prevendo remanejamentos para a cidade. Grande coincidência, pois fui aluno do Jaime Lerner na UnB, conheço as suas intervenções e o respeito que o mesmo dedica ao patrimônio público. Certamente poderia ou poderá sugerir nova estação rodoviária para ônibus urbanos, mas em local que não venha ferir sentimentos e em área bem estudada. Pelo estilo do mestre, deverá sugerir fechamentos de ruas para criação de calçadões, devidamente cobertos – ruas de utilidades, de conveniências, ruas floridas, bancos de jardim, boa iluminação – tudo aquilo que bem caracteriza Curitiba, seu cartão de visitas. Dará muita ênfase ao transporte urbano. Não é que a cidade não seja intocável. Temos consciência da vocação de grande progresso de Montes Claros. A condição de pólo de desenvolvimento – rub – de uma vasta região, que a está levando para um crescimento e uma população anteriormente inimaginável. Deverá haver cortes na carne, preço alto para adaptar a cidade aos ventos que virão. Mas de certo que não podemos, como vândalos, destruir o que resta da memória da cidade. Existe a parte antiga de Montes Claros que ainda permite uma intervenção de recuperação,como Diamantina fez. Existem equipamentos que devidamente modernizados, poderiam colocar Montes Claros nos tempo olímpicos que começamos a viver. O MCTC se presta a isto. Seria Montes Claros formando atletas para o Brasil, nas olimpíadas de 2016. Sonhar é possível

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50941
De: Eliane Data: Quinta 8/10/2009 18:35:07
Cidade: Barbacena

Titulo da notícia: Ministério Público notifica autor de novela "Viver a Vida" por causa de vilã infantil
Já vivemos o nosso dia com muita agressividade creio que uma criança vilã irá estimular outras. Não gostei também das cenas onde o rapaz "bandido", não rspeita sua mulher gestante, a usa como refém, aponta arma (faca), enfim, achei péssima esta cena, pois quero chegar em casa após dia exaustivo e poder me descontrair e não assistir cenas estupidas, que nos amedrontam e nos faz ficar com medo até de sair as ruas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50939
De: ivana Data: Quinta 8/10/2009 15:38:33
Cidade: moc

porta do carro de bombeiro abre no inicio da rua germano gonçalves e bombeiro e arremessado para fora ferido ele foi socorrido pelos colegas que levaram para hospital

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50932
De: Oscar Data: Quinta 8/10/2009 11:59:53
Cidade: Brasília DF

Até o governo FHC, não havia reeleição no Brasil. Foi o mais vaidoso dos presidentes brasileiros que, no cargo, como prioridade absoluta de sua administração, dobrou o Congresso para aprovar a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. O que se viu depois é o que aí está. O próprio Lula, que era radicalmente contra, no cargo mudou de opinião, e também tratou de se reeleger. Diz que continua contra, mas, como a hipótese está na constituição, se valeu dela. A rigor, no Brasil, o que existe é um mandato de 8 anos com um plebiscito no meio, perguntando-se aos eleitores (milhares, encabrestados) se o governante transitório sai ou se continua no cargo.... O fato é que, depois de adotada a reeleição no Brasil, praticamente desapareceu a administração pública - no seu sentido clássico. O que existe hoje, em todos os níveis, e principalmente nos municípios, é o projeto de reeleição. Quanto mais atrasado o município (e não no sentido de tamanho), maior o empenho dos beneficiados. Nada mais se faz no interesse público, tudo se faz para que o mandatário permaneça no cargo por 8 anos, gozando das delícias de quem manda e colocando todos os outros para pagar a conta. A procura pelo bem comum, base da formulação do Estado, escapou pelo ralo, não existe mais. É só um salve-se quem puder. Por favor, examine se isto não está acontecendo na sua cidade e nas cidades próximas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50931
De: nadson Data: Quinta 8/10/2009 11:01:56
Cidade: montes claros  País: brasil

tiroteio não deixa moradores do ALto São João dormir nesta madrugada!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50930
De: Jeferson Data: Quinta 8/10/2009 10:59:26
Cidade: M. Claros

Justamente quando a população se queixa, cada dia mais, da insegurança generalizada nas ruas, vem a informação de um quase confronto entre agentes penitenciários armados e policiais-militares armados. Teria acontecido em Montes Claros, nos últimos dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50928
De: Flavio Pinto Data: Quinta 8/10/2009 10:00:49
Cidade: Belo Horizonte-MG

DE MÃE E COQUETÉIS

Numa velha infância de menino do interior, o que menos preocupava era a modernidade.
O fogão - ainda e sempre - de lenha.
Logo chegou o a gás, seus botijões e as lendárias perdas de lugar e conforto de todos os gatos domésticos.
Sarava Seu Pedro Montes Claros, pai de Sinval, Tuca, Bem, Zé, Santinho, Taene e Dô Meu Fã.
De lendárias e sempre lembradas histórias.
Tinha que se manter o fogão sempre aceso, para a serpentina esquentar, proporcionando inesquecíveis banhos e a fumaça - eterna e continuamente - sair das chaminés, por onde, no fim de ano, Papai Noel desceria com mágica agilidade e , com certeza, ao ler nossas cartas , encheria de presentes nossas meias dependuradas e de alegria nossas quase inocentes almas.
No rádio - sempre ligado na sala – os adultos ouviam à noite lacrimosas novelas (sempre repetidas à tarde) e a hora e vez dos meninos (e grandes,também) era na hora da janta, com as incríveis aventuras de Jerônimo, o herói do sertão e seu fiel companheiro, Moleque Saci.
Sempre achamos que a mãe de Jerônimo ( Filho de Maria, homem nasceu... como na letra da música-trilha original) chamava-se Maria Homem.
A vírgula sempre fez a diferença - desde aquele tempo - mas só descobrimos anos mais tarde.
A primeira geladeira lá de casa foi uma Kelvinator, americana, acho.
Funciona até hoje , embora reduzida a quase uma só função : manter cervejas geladas .No grau certo, ainda, diga-se.
Ríamos escondidos da palavra “foods” escrita nas gavetas de verduras. Parecia um palavrão e éramos proibidos de repetir.
Fabricamos – meus irmãos estavam também nessa empreitada – picolés de leite (o mais fácil de fazer, só leite e açúcar) e vendíamos para a meninada, por um terço do preço cobrado nas sorveterias.
Foi um tempo bom, com lucros certos e divididos. Até o dia em que resolvemos inovar demais e fizemos várias forminhas de picolé de limão.
Esquecemos do açúcar e acredito que tenha sido este detalhe o início do declínio e posterior fechamento da fábrica de picolés mais famosa da rua Lafetá 11.
Aí outro aparelho moderno apareceu. O liquidificador.
Walita, a única marca.
O primo longe quase em extinção desta porcaria que vendem hoje aos incautos (sou um deles, infelizmente): a tal de centrífuga.
Deve ter alguma coisa errada com este produto.
Já repararam?
Pelos shoppings e internet da vida- atualmente - está anunciado por um terço do preço original, com a indefectível presença de um velho atleta americano de oitenta e tantos anos ( que ninguém ouviu falar) arrotando saúde e - bem despretensiosamente - ajudando a vender .
Besta do jeito que sou, comprei esta fúria antieconômica, devastadora e gastadora de alimentos.
As massas, as polpas vão tudo para a lixeira e só sobra um dedinho de suco pra você tomar.
Sem falar da sujeira que fica e entope as pias, a paciência nostra e das empregadas.
Pra finalizar, já está no box da garagem, enfeitando retalhos de azulejos e latas velhas de tintas usadas.
Mas, como eu ia dizendo... chegou o liquidificador em Montes Claros.
E as mães enchiam a garotada de um novíssimo suco liquefeito que , nos primórdios entusiásticos da grande novidade, chamou-se coquetel.
Sabiamente, mais tarde, em Montes Claros, tornando-se chique, “cocktail” assumiu sua verdadeira identidade, estrangeirada mistura de bebidas finas e título da famosa coluna social do grande e saudoso Laércio Vitaliano Pimenta, mais conhecido como Lazinho Pimenta, meu eterno colega de JMC.
Passada a moda, denominou-se vulgarmente vitamina ( e é assim que o chamam até hoje, no interior e também nas capitais, se querem saber de cultura inútil).
Todo dia, toda hora, lá vinha a vitamina.
Uma festa em todos os lares montesclarenses.
De tudo o quanto havia na dispensa.
Beterraba com cenoura ( argh, ficava vermelha) , tomate,banana, umbu ( sete por um mil réis) tudo era misturado e empurrado goela abaixo na gente.
Mas - com muito amor e carinho de mãe - era até gostoso.
Lá em casa, só foi usado o copo de alumínio, dos dois que acompanhava o kit original..
O outro – o de vidro - para não quebrar, mamãe guardou, bem guardado, em lugar inalcançável e não sabido, que até nos fez esquecer que existia outro.
E , nesse tempo todo, sempre usou-se o de alumínio , que resistiu anos, amassado, batido, mordido de cachorro, perdido e achado uma dezena de vezes.
Quando mamãe partiu no início deste século ( que Deus a tenha), uma tia remexeu nas coisas dela num guarda-roupas antigo e achou o copo de vidro..
Ainda enrolado naquele papel branco e felpudo de fábrica e sem nenhum arranhão.
Um choro só, lá em casa.

Abraços a todos.
Flavio Pinto

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50925
De: Norberto de Souza Data: Quinta 8/10/2009 08:10:23
Cidade: Montes Claros-Mg  País: Brasil

Ao Sr.Paulo R.Souza mensagem de nr.50919.a uns 02 anos faleceu este tao conceituado professor de natacao da praca de esporte o Sr."Sabu" pessoa importante no cenario esportivo da decada de 70

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50923
De: V. Rita Data: Quinta 8/10/2009 07:52:46
Cidade: Montes Claros

Pode ser mesmo que comece a temporada de chuvas em Montes Claros. Pela previsão de hoje, há chance de chover 9 milímetros hoje, 38mm na sexta-feira e 9mm sábado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50922
De: Adalberto Prates Data: Quinta 8/10/2009 07:52:18
Cidade: MOC

Caro José Mauro, a comandante do voo ao qual se refere, chama-se Bethânia. Grande Cmte!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50919
De: Paulo R. Souza Lima Data: Quinta 8/10/2009 06:52:12
Cidade: B. Horizonte  País: Br

A Praça de esportes entrou primeiro na minha vida com as aulas de natação que eram comandadas pelo Sabu (não me lembro o nome dele) que já havia treinado meu irmão Pepedo (Geraldo Expedito), contemporâneo do Joválcio, Alguém tem notícias do Sabu? Mais tarde vieram as horas (ou Missa?) dançantes na boite, espaço modernoso que marcava bem a vida da cidade na minha época. Alguém teve a infeliz idéia de demolí-la e com isto mandou pelo ralo o espaço que sei ter sido motivo de muitos dos nossos melhores sonhos e desejos...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50916
De: José Mauro Data: Quarta 7/10/2009 23:15:00
Cidade: Belo Horizonte  País: Brasil

Pela misericórdia e cuidado de Deus e por uma admirável habilidade da Comandante (uma mulher), não ocorreu uma tragédia com o avião da TRIP que saiu de Montes Claros no vôo das 19:30 horas. Quando fazia a aproximação da pista, no aeroporto da pampulha, a pouca hora, o forte temporal que abatia Belo Horizonte literalmente sacudiu o avião que em uma manobra rápida arremeteu e saiu da área de turbulência. Nos minutos seguintes até os ateus rezavam!Felizmente estamos todos vivos e em terra!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50913
De: O. Souto Data: Quarta 7/10/2009 22:45:31
Cidade: M. Claros

Os produtores rurais, através de suas entidades, partiram para o confronto com o governo do Estado, no caso da extensão da Mata Atlântica ao Norte de Minas. Estão se mobilizando vigorosamente, inclusive com convocação nas emissoras de rádio para que o setor rural denuncie o empobrecimento e a quebra mais acentuada do setor. Ficou criativo o comercial que começou a ser exibido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50910
De: Salvador Data: Quarta 7/10/2009 22:16:01
Cidade: M. Claros

Langorosos dias. Ao calor veio juntar-se o canto das cigarras, canção menos de tédio do que de convocação às chuvas. Entre os montes claros, dois assuntos - os embaraços criados pela greve dos bancos, os oficiais, e os embaraços decorrentes da vertiginosa queda na qualidade dos serviços de telefonia celular. Agora, praticados por quase todas as companhias do ramo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50905
De: Helvécio Carlos de Souza Data: Quarta 7/10/2009 12:57:13
Cidade: São Francisco - MG

Dia 05/10/2009 saiu o resultado definitivo do concurso público para contratação de funcionários para a prefeeitura de São Francisco. Os classificados ficarão no cargo por 02 anos e não poderão ser efetivados. Para o cargo de Médico existiam 23 vagas e nenhum médico se inscreveu e fez o concurso. Com isto o município vai continuar sem médico.Alegam os médico que estudam demais para ganhar R$7.000,00 por 40horas de trabalho semanal e um vereador sem instrução tem quase o mesmo salário. Eu acho que os méidocs e dentistas estão certos. Vamos moralizar estes país.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50904
De: Mary Pimenta Data: Quarta 7/10/2009 12:14:55
Cidade: BH

“Seresteiros são irmãos das estrelas, chuva e lua
saudando-as com suas mãos nos violões pelas ruas”
Maria Zilda Perla
Viajar pra que?
Para conhecer, aprender, descansar, aprimorar bagagem cultural e viver muitas emoções. Assim penso! Daí tantas viagens. Desta vez, visitei no Vale do Paraíba, fazendas do século XIX, Petrópolis e Conservatória, cidade que me motivou a escrever este relato.
PETRÓPOLIS: Fascinante! Visitar o Museu Imperial nos faz sonhar e imaginar como deve ter sido a vida da Família Real na sua intimidade. O museu, com grande riqueza de detalhes, materializa o sonho através da preservação daquele tempo memorável. Imperdível!
Conhecer a casa onde morou Santos Dumont, uma construção com arquitetura, no mínimo, curiosa. O Pai da aviação realmente faz diferença, não somente pela genialidade, mas também por sua excentricidade.
Petrópolis é uma cidade que deve constar no roteiro de todo turista que deseja conhecer grande parte da história do Brasil Império.
CONSERVATÓRIA: “A vila das ruas sonoras” ou a “A capital das serestas e das serenatas”. A cidade parece estar de bem com a vida. Respira sonoridade, poesia e boemia em todas as esquinas.
Os idealizadores do movimento “EM CADA CASA UMA CANÇÃO”, visaram eternizar s canções de amor. Assim, o café da manhã, toma-se no “PEDACINHO DE CÉU”. O almoço se realiza na “SAUDOSA MALOCA”. Janta-se no “LUAR DO SERTÃO”, e a ceia é lá no “EU SEI QUE VOU TE AMAR”. Como é gostoso visitar essa cidade.
À noite, ás 21horas, são os cantores locais e os visitantes que, reunidos na travessa tradicional da cidade participam da “SERANOITE”, evento já tradicional. É ali aonde o público presente vem mostrar seus talentos, seja na poesia ou na música. A integração é total. As músicas de Roberto Carlos, Caetano Veloso e de outros compositores modernos, caíram no gosto dos seresteiros. A multidão é embalada e romantizada com os acordes de “Cavalgada”, “Emoções”, “As Rosas Não Falam”, “Carinhoso”.
Chega ás 23horas! Neste momento, um grupo de violeiros se reúne e sai pelas ruas dedilhando as canções.
Antes de cada música a ser cantada, param, para que a poesia dê o ar de sua graça.
Fiquei emocionada, pois nasci numa cidade onde o passado nos legou, e o presente nos premia sempre com o surgimento de inspirados menestréis. Aí a saudade bateu forte. Parece que todas as canções românticas foram feitas para serem cantadas na rua.
A noite vai terminando e com ela todos vão se dispersando ao som de “Noite Alta no Céu Risonho”, e é quando me encontro com Suely Freitas Salles, no meio da multidão. Ela que é nossa conterrânea e proprietária da agência Sallestur, é quem nos proporcionou esse roteiro. Nós falamos ao mesmo tempo: “Por que não em Montes Claros?” E eu repito, sim meu queridos conterrâneos: ”Por que não em Montes Claros?”
Acordaríamos o passado, encheria de alegria uma geração que viveu e sabe o bom que é uma serenata e, quem sabe, viesse despertar os jovens pelas serestas.
Reconheço não ser Montes Claros uma cidade pequena que parou no tempo, seu desenvolvimento é uma realidade. E dentro dessa realidade, poderiam os jovens aprenderem que “quem canta seus males espanta”.
Na Praça da Matriz, seria cantada a seresta. E mais tarde, os músicos pegariam seus violões, cavaquinhos, bandolins e dariam início a Serenata, com o “povão” desfilando pelas ruas no entorno da Praça, soltando sua voz:
“Oh! Que saudades do
luar da minha terra
lá na serra branquejando
folhas secas pelo chão”
Mary Pimenta, Belo Horizonte.
Dedico este relato à três pessoas de uma geração mais nova, que lutam incessantemente pela preservação das coisas de Montes Claros : Raquel Mendonça, Virgínia de Paula e Raquel Souto Chaves.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50903
De: Filipe Rabelo Data: Quarta 7/10/2009 12:14:46
Cidade: Belo Horizonte

É muito prazeroso ler o que o (verdadeiramente) jornalista Waldyr Senna escreve. A crítica afinada, a sagacidade, a coragem de enfrentamento e a cultura, são elementos raríssimos na abobalhada Montes Claros de hoje.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50899
De: Raphael Reys Data: Quarta 7/10/2009 08:26:15
Cidade: Moc - Mg  País: Br

DUAS DO BREJO!

Em recente acontecimento festivo e literário na vizinha cidade de Francisco Sá, Mário Pena, digno alcaide daquela urbe, disse que o “Brejo” é, na verdade, o bairro mais chique de Montes Claros... A bem da verdade, o bom e festivo povo brejeiro ajudou e muito a construir a nossa história. As nossas letras, a vida literária e a arte, muito devem ao “savoir faire” da família Silveira, dentre muitas outras igualmente ilustres, que podem ser citadas.
O Brejo das Almas, e o seu povo, têm a sua mística própria, seu “modus vivendi”. Antigamente, no tempo do Romantismo, o bom brejeiro macho era tomador de cachaça, farrista, mestre nas cartas que rolam no pano verde da campista e tinha uma ou duas “quenga”, por conta, com casa alugada e montada, tudo o mais, de acordo com o figurino...
Nesse moderno mundo globalizado e flexível aos costumes, o brejeiro continua sendo cabeceira em tudo. Somente a sua “quenga”, quando a tem, hoje vive em casa da família, ou barracão alugado pelo amante. São as adequações da modernidade financeiramente opressora.
Nascer no Brejo é ser feliz longevo e viver na larga da vida, sem cancela e desprovido de preconceitos campesinos. O que me lembra o meu saudoso amigo Gera Capa de Revista. Um mestre do bem viver!
Conta-nos a história, que o bom brejeiro Zé Batoco tinha a sua quenga por conta. A mesma, cansada do bafo de cachaça e do ronco de bêbado, acordou com a pá virada, apanhou a cachorrinha e veio assentar praça na rua Lafaiete, o oráculo montes-clarense da lascívia. Cedo aprendeu as artes de alcova e o kama-sutra tropical, com as mariposas cariocas que por aqui faziam vida.
Confirmando o dito do sábio Hesíodo que afirma: “a natureza erótica das mulheres é a origem do seu caráter enganador”
Zé Batoco, com uma ponta de saudade e a testa coçando muito, inventou negócios em Moc City e veio ver de perto a sua ex-gata, que por aqui virou artigo de luxo. Enciumado, apanhou na marra a sua prenda e a levou de volta para o bom Brejo das Almas, para a sua alcova tropical, de onde ela nunca deveria ter saído.
Os amigos, invejosos da sua boa vida, zombavam do fato dele ter ido buscar a sua amante de volta na zona boêmia de Montes Claros. Zé Boteco retrucava afirmando que tinha “era lucrado”, pois que com o estágio no cabaré da terra de Figueira, ela, além da sempre disponibilidade, fizera um “curso de aperfeiçoamento e aprimoramento em certas coisas”, pois havia aprendido algumas novidades luxurientas especiais da modernidade, algumas até importadas da França, todas elas de fazer gosto...
Já Ataíde Silveira, emérito violeiro da Folia de Reis e que gostava de afirmar: “sou Siliveira Pimenta e só enfrenta quem agüenta andava com o seu facão guarani na bainha, um dia encheu o quengo de gole e foi dançar e prevaricar no Rancho Lua, onde passou a noite.
Acordou de ressaca e voltou para casa sendo barrado pela patroa, que o escorraçou. Irritado, apanhou a matula e disse que iria morar no Mato Grosso.
Na estação ferroviária daqui da terra de Figueira, o trem demorou tanto que o efeito da bebida passou e ele, arrependido, voltou para casa. Pediu perdão à cara-metade e retornou à sua vidinha de tomar gole de leve...
No dia da tradicional “Queima do Judas”, o leitor do conhecido “Testamento do Judas”, em versos, improvisando, perguntou ao compadre Ataíde “o que é que ele viu no Mato Grosso?” Irado com o agulhão recebido, Ataíde queimou no golpe e respondeu também em versos, por cima do pedido e numa rima rica: “No trem que partiu, o que eu vi foi a P.Q.o Pariu!”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50898
De: Antonio Marcio Data: Quarta 7/10/2009 07:41:07
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Ola bom dia, eu morro do lada do psf do bairro São Geraldo este psf já ta mais ou menos 3 meses neste local , ate antes de ontem não tinha nem energia elétrica no local tem entulho na porta desde do primeiro dia de funcionamento e o mesmo serve de escada para vândalos, em menos de 30 dias já entraram na minha casa 2 vezes e sempre usa o psf para apoio por não ter nenhum guarda ou alarme no psf e ate facilitando a entrada na minha casa pela lateral sendo possível pular a minha cerca elétrica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50897
De: Jornal O Tempo Data: Quarta 7/10/2009 07:26:36
Cidade: Belo Horizonte

BDMG renegocia as primeiras dívidas de produtores do Jaíba - Helenice Laguardia - O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) já iniciou a revisão das dívidas no Projeto Jaíba, etapa I. Ontem, o diretor da área de negócios com o setor público e jurídico do banco, Jorge Luiz Schmitt-Prym, disse que já foram renegociadas dívidas com nove produtores. O banco financiou 61 ruralistas no total na etapa I. Eles realizaram 112 financiamentos no valor nominal de R$ 20,4 milhões. "Desses, 48 financiamentos já foram liquidados. Agora, já renegociaram suas dívidas nove produtores, cujos financiamentos totalizam R$ 5,5 milhões e o BDMG continua acolhendo pedidos de renegociação", informou. No caso de novo contrato, o BDMG poderá dispensar a multa e juros de mora.
Reunião. Começam hoje as negociações entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e produtores rurais do Projeto Jaíba, etapa II, para a revisão de multas aplicadas nas áreas de plantio. "Esperamos que algumas autuações sejam canceladas já. Mas se algumas forem indeferidas, que tenham valor viável e já liberem o material lenhoso para o produtor poder trabalhar a terra e começar o plantio", espera o diretor do Distrito de Irrigantes do Projeto Jaíba, Eduardo Rebelo. O representante do IEF, João Paulo Sarmento, e o representante do governador e gerente executivo do Projeto Jaíba, Luiz Afonso Vaz de Melo, vão se encontrar com Eduardo Rebelo por volta das 14h no escritório do IEF, em Jaíba.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50896
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 7/10/2009 07:07:44
Cidade: Montes Claros/MG

JOÃO CHAVES

Wanderlino Arruda

No antes, no durante e no depois sempre um feliz encanto tem marcado a vida de João Chaves. Isso é coisa que o leitor, que acaba de acompanhar todos os capítulos do livro de Amelina Chaves, não precisa de muito esforço para verificar. Basta um pouco de visão panorâmica e raciocínio comparativo para valores humanos - pessoais ou de família - importantes no tempo e na vida. Assim, vejamos, leitor/leitora, se estou ou não com a lógica, se tenho ou não tenho razão. Voltemos, pois, a nossa análise para para todas as páginas deste livro e decifremos os Chaves e a chave do sucesso do biografado João Chaves. A primeira visão, o primeiro foco tinha que estar realmente no Cônego Chaves, ser fecundante em idéias e ações, em amor à fé e à vida, multiplicador de encargos na qualidade e na quantidade da quase iniciante população da Vila de Formigas. Ótimo exemplo de quem deseja um mundo maior e melhor. Do ontem ao hoje, toda uma riqueza de filhos e filhos dos filhos, em quatro gerações, cada um dando conta do seu recado na mecânica da criação. Mais seres e saberes, nas belezas da vida e da arte. Bom e importante que no centro do tempo esteja João Chaves, nosso maior e mais conhecido autor e ator de serestas, com função encantatória de elevar poderes de amor ao Céu e à Terra. Nas manhãs, sublimidade nos cantos de fé; nas tardes e noites, ternura em canções de amizade e amor. Sempre arte, sempre emoção, compromissos com a lua, seja em estreitas ruas e pequenas praças: sedutoras por natureza; seja em frias campas: sentido mais nítido da verdadeira saudade. A importância de João Chaves não esteve somente na proficiência jurídica, em que foi mestre reconhecido e seguido. Muito devemos a ele pela antecipação de teorias e aplicações da Qualidade e da Inteligência Emocional, pois que tudo que realizou teve a marca de zelo profissional e paixão humanamente sorvida: um luxo só! Zelo nas letras, zelo nas músicas, vaidade na divulgação de umas e de outras. Um homem de marketing a aproveitar todo o tempo, disposição sem limites. Bem vestido, gravata borboleta como diferencial, era árbitro da elegância sempre com ternos bem talhados, sapatos de pelica, colarinhos e punhos magnificamente engomados. Palmas para Dona Mercês, senhora e escrava de tudo. Não é favor - e não é mesmo - colocar João Chaves entre os melhores e mais eficientes construtores da cultura de Montes Claros. "Amo-te muito" e " O Bardo", pontos altos da seresta, têm dimensões importantes no cenário nacional, principalmente para os mais entendidos. Não se tem notícia de qualquer idéia em contrário. Poucas músicas, no Brasil, receberam tão entusiásticos elogios. Em qualquer tempo! Parabéns, Amelina Chaves, amiga e companheira, pelo muito que você tem resgatado dos saberes e dos costumes de nosso povo e de nossa região, principalmente desta Montes Claros, cidade da arte e da cultura. Com este livro - JOÃO CHAVES, ETERNA LEMBRANÇA - todos nós ficamos mais bem informados e mais convencidos no papel de destinatários e produtores da história local. Continue produzindo, continue embelezando a poesia das vidas edificantes. As gerações vindouras, por certo, muito lhe vão agradecer.

Institutos Históricos e Geográficos de Montes Claros e de Minas Gerais

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50890
De: Anselmo Gonçalves Data: Terça 6/10/2009 13:40:23
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A imagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que já é ruim tem tudo para piorar. Depois de não conseguir estancar o barulho que atormenta a cidade, poderá proporcionar que Montes Claros seja notícia em nível nacional. Uma ONG de Belo Horizonte está em Montes Claros fazendo um documentário sobre os maus tratos a animais, especialmente os que são usados como tração (carroças). As cenas que já documentaram são chocantes e algumas, até antecipam, não poderão ser exibidos.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50885
De: Flavio Pinto Data: Terça 6/10/2009 09:15:54
Cidade: Belo Horizonte-MG

PRAÇA IMORTAL

Bom começo de década, aquele super quente ano de 1951.
Muita paz.
A guerra tinha acabado há seis anos e só os americanos ainda gastavam a munição que sobrou.
Na Coréia, longe demais.
Entrávamos no mundo das letras e do conhecimento pela porta da frente: pré-primário no Colégio Imaculada, com a mais gentil e sorridente professorinha do mundo : Irmã Salete, que contava histórias de Aladim e Ali Babá e todos os ladrões das mil e uma noites, debaixo da sombra dos pés de manga da chacrinha .
Ouvíamos extasiados e conferíamos em technicolor ( mais preto e branco, confesso) todas as inesquecíveis aventuras aos domingos , no Cine São Luiz, com acrobáticas peripécias de Douglas Fairbanks Jr. como Simbad, o Marujo e o rei das Caraíbas Errol Flynn , para nós e para sempre o Capitão Blood( no nome e no sangue quente) .
E ainda tínhamos direito a dois capítulos inéditos dos Perigos de Nyoka, a frágil e bonita heroína das Selvas.
Mas nada se comparava à primeira lição de natação dada pelo kiplingliano Sabu para uma dezena de saudáveis e irrequietos garotos , que mais tarde poderiam até se tornar verdadeiros campeões, como Johnny Weissmuller, o Tarzan maior de todos, campeão olímpico dos 100 metros de crawl, ou Buster Crabbe , medalha de ouro nas Olímpiadas de Los Angeles e nas horas vagas o intergaláctico Flash Gordon, paixão da louríssima Dale e inimigo número um do Imperador Ming.
A aprendizagem ficou para trás e logo éramos nadadores
Pois os regionais, estaduais e brasileiros, todos os campeonatos possíveis e impossíveis estavam lá , nos esperando.
Seríamos dedicados, decididos e ganhadores , como nossos ídolos da imortal Praça de Esportes.
(Ousaram falar em derrubá-la para ser ponto de ônibus? Onde já se viu uma coisa dessas!)
Salve salve Luis Ortiga ( campeão daquela época e mais campeão agora na defesa do respeito à nossa querida cidade), os dos Anjos, Marco Antonio, Pedrinho e José Augusto, Joválcio Maurício, Gilberto e Leônidas Lafetá ,Zé César e Diógenes Vasconcellos, Haroldo Filpi, João Abreu ( que de Jabuti passou a Galo com merecimento) e muitos outros que nos davam o melhor exemplo e força para suportar os tantos mil e uns metros diários de treinamento , com tábuas ou sem elas.
Só não valia subir nas raias .O gritos de Sabu e “Seu” Pimenta ecoavam nos ouvidos.
Com direito a suspensão.
Logo abrandada por dois grandes corações .
No ano seguinte, em setembro, construíram um piso de madeira na piscina.
Como se diz afetadamente, hoje em dia: um grande “ deck”.
Por cima de toda a água, para um mega baile.
A meninada aquática se esbaldou de brincar, mergulhando por dentre os novos e misteriosos caminhos dos caibros e pranchas abaixo da linha dágua e do Equador.
Talvez à procura de mil tesouros perdidos numa perdida Atlântida renascida em pleno Prado Oswaldo Cruz.
A festa era do algodão, que era a mais chique riqueza do norte e se comemorava com grande festa e eleição de uma rainha.
Meninos não foram.
Mas meu pai me contou que naquela madrugada Chico Alves morreu tragicamente e todos os presentes foram avisados na hora .
E foi um baixo-astral geral.

Abraço a todos.
Flavio Pinto

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50884
De: Nelson Data: Terça 6/10/2009 09:04:21
Cidade: M. Claros- MG

(...)Quase sempre, é desabonadora a imagem que a população faz dos seus vereadores. Veja a enquete em curso neste site. Mais uma vez, eles não ficam bem na foto. (...)Em M. Claros, o decepcionante desempenho da Secretaria do Meio Ambiente está sendo associado também aos vereadores, uma vez que o secretário é irmão e foi indicado pelo presidente da Câmara. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50883
De: V. Rita Data: Terça 6/10/2009 09:00:05
Cidade: M. Claros

9, 16, 11. Se a chuva de novo não "fugir", pode chover esta quantidade aí, na quinta, sexta e sábado de M. Claros. Hoje, talvez 3 milímetros. É melhor esperar, do que descrer.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50882
De: Ana lucia Soares Santos Data: Terça 6/10/2009 08:52:09
Cidade: montes claros/MG

Titulo da notícia: Desaforos dos anlunos aos professores - Comentário: É triste o que acontece na educação hoje o desrespeito aos professores hoje é gritante e cada vez a tendencia e piorar sou educadora e convivo com essa realidade de perto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50881
De: Jornal Estado de Minas Data: Terça 6/10/2009 07:30:15
Cidade: Belo Horizonte

Ex-prefeitos denunciados - Luiz Ribeiro - O Ministério Público Federal em Montes Claros denunciou dois ex-prefeitos de Riacho dos Machados (Norte de Minas), Antônio Lourenço do Carmo e Élcio Silva Dias , por desvios de verbas públicas destinadas à construção de módulos sanitários (banheiros) para famílias de baixa renda na zona rural do município. De acordo com a denúncia, os recursos foram desviados de convênio firmado pela prefeitura com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que tinha como objetivo reduzir a incidência de verminoses e outras doenças de veiculação hídrica, oferecendo condições mínimas de saneamento. Conforme reportagens publicadas pelo Estado de Minas, após vistorias realizadas pela Funasa também foram apontadas suspeitas de fraudes semelhantes com o mesmo programa em outras cidades do Norte de Minas como Januária e Varzelândia.
Na época da assinatura do convênio, em julho de 1998, Antonio Lourenço estava à frente da prefeitura, tendo Élcio Silva Dias como secretário municipal de Saúde. Foram repassados ao município R$ 30 mil, sendo fixado o prazo máximo para a execução até maio do ano seguinte. Mas, em abril de 1999, as obras ainda não haviam começado. Em junho de 1999, a fiscalização da Funasa verificou que as obras foram iniciadas, mas em desacordo com o projeto. Em outra vistoria, realizada em dezembro daquele ano, foi constatado o abandono dos serviços, com a conclusão de apenas 12 dos 30 módulos sanitários. Segundo o MPF, do total de recursos federais repassados ao município, R$ 23.359,12 não foram aplicados. "Posteriormente, descobriu-se o desvio criminoso de verbas públicas", diz a denúncia.
De acordo com o Ministério Público Federal, o ex-prefeito Antônio Lourenço do Carmo realizou uma licitação na modalidade convite, supostamente vencida pela empresa Eclipse Construção Ltda, de propriedade de Diaulas Antonio de Morais, também denunciado. Segundo o Tribunal de Contas da União, a mesma empresa esteve envolvida em inúmeras fraudes e desvios de verbas públicas federais. O julgamento das propostas teria acontecido em 18 de setembro de 1998, e, na mesma data, a licitação foi homologada pelo então prefeito. Três dias depois, ele emitiu a ordem de serviço autorizando o início das obras. Ainda em 21 de setembro de 1998, Diaulas de Morais emitiu nota fiscal atestando a execução integral dos 30 módulos sanitários e recebeu cheque da prefeitura, no valor de R$ 30 mil, como pagamento.
Conforme a representação do MPF, para acobertar os desvios, Antônio do Carmo Lourenço e Élcio Silva Dias, ao prestar contas perante a Funasa, emitiram três declarações ideologicamente falsas, nas quais afirmavam a integral execução do objeto do convênio, que 30 módulos sanitários haviam sido concluídos. No período seguinte (2001/2004), Élcio Silva Dias sucedeu Antonio Lourenço em Riacho de Machados. Localizado pelo Estado de Minas em Buritizeiro (também no Norte de Minas), o ex-prefeito Antonio Lourenço do Carmo disse que queria se informar mais sobre a ação do MPF para depois se manifestar. O ex-prefeito Élcio Silva Dias não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50880
De: Jornal O Tempo Data: Terça 6/10/2009 07:25:59
Cidade: Belo Horizonte

Produtores multados e impedidos de plantar serão chamados amanhã no IEF - Helenice Laguardia - Amanhã, os produtores rurais do Projeto Jaíba, no Norte de Minas, com multas e processos administrativos aplicados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) nos últimos dois anos, terão o resultado do julgamento dos casos.
A Corad, comissão do IEF formada por oito membros e encarregada de julgar multas e processos administrativos, analisa os casos desde a última semana no escritório municipal do órgão, em Jaíba, a 620 km de Belo Horizonte.
A assessoria de imprensa do governador Aécio Neves confirmou que está previsto para esta semana o início das avaliações das multas dadas em 2009 e em dezembro de 2008 na chamada operação Janaúba.
A nota do Palácio da Liberdade informa que "no ano 2009, foram aplicadas quatro multas no Projeto Jaíba, sendo uma pelo IEF referente à ação realizada no ano anterior e três pela Polícia Militar. Em dezembro de 2008, na operação Janaúba foram emitidas 25 multas, pela Polícia Militar sendo 19 dentro do Projeto Jaíba", informou a nota.
O diretor do Distrito de Irrigantes do Jaíba, Eduardo Rebelo, disse que vai acompanhar pessoalmente, amanhã, todo o processo de negociação dos produtores com os representantes do IEF, João Paulo Sarmento, e do governo de Minas no Projeto Jaíba, Luiz Afonso Vaz de Melo. Rebelo espera que a novela termine e os produtores voltem a plantar.
Flash - Decisão. O processo que é deferido pelo IEF tem a multa cancelada e o material lenhoso pode ser retirado da área onde o produtor vai plantar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50879
De: Paulo Souza Lima Data: Terça 6/10/2009 00:21:43
Cidade: B. Horizonte

O Soares fala da presença em MOC de deputado do PV. O filho do josé Aparecido é uma figura em ascendência, mas estava acompanhado do Antonio Roberto Soares (será dele a mensagem?) que passou sua infância e juventude convivendo conosco na Praça da Matriz e como coroinha do Padre Dudu. Este sim é uma figura fulgurante no cenário político de Minas. Vai longe o companheiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50869
De: Web Outros Data: Segunda 5/10/2009 11:03:53
Cidade: Belo Horizonte

O drama nas escolas

Jornal "Hoje em Dia" - Manoel Hygino dos Santos

Guardamos as melhores e carinhosas lembranças de nossas professoras de curso elementar, o antigo primário. Era a abertura da inteligência ao conhecimento e à vida. Jovens senhoritas e senhoras que recebiam na escola o filho alheio, mas o tratava como se fora seu.
Em uma de suas belas composições, Ataulfo Alves canta a humilde beleza de sua pequenina Miraí, encravada no interior mineiro. Exalta a beleza ingênua de seu berço e o amor que lhe devotava a mestra querida.
Espanta-me, assim, a sucessão de desaforos dirigidos pelos alunos de nossos dias àquelas que deram o dão o máximo de si, em eternos de conhecimento e educação às futuras gerações, quase sempre - ou sempre - percebendo salários - vou dizer - pífios.
Li o comentário de uma professora, dizendo que, embora estejamos numa democracia, a classe não pode dizer o que se passa nas salas de aula; não pode revelar suas dores, decepções e angústias. O exercício da profissão se tornou um trabalho perigoso, inclusive por atuação de pessoas e entidades alheias ao meio. Para a professora, forças estranhas à escola impedem que o magistério seja tão bom quanto antes, embora se conte com instrumento úteis e modernos, como a internet e o computador. São instrumentos, ferramentas, não objetivo. Mencionada mestra exclama: "Lamento não poder gritar aos quatro cantos do mundo o que se passa atrás das cortinas da educação hoje no Brasil. Não sei mais o que sou, se educadora ou revoltada. Não me conheço, perdi minha identidade numa sala de aula qualquer".
Tomou conhecimento da lamentação, outra professora, de Cabo Frio, que colabora em pesquisa para uma Universidade do Rio de Janeiro. Ela não se surpreende com os fatos, embora dolorosos, e concorda com as mensagens sobre "os turvos ares da educação". Acrescenta: "Ao que tudo indica, ficarão - os ares - totalmente negros, caso nenhuma providência seja tomada". As considerações publicadas forma de tamanha franqueza que não me assustei em momento algum, pois - por meio da pesquisa que estou desenvolvendo, o que foi relatado pelos internautas já é de meu conhecimento". A discussão do tema com público aberto é útil "para que a sociedade possa perceber o quanto estamos indo para um caminho tortuoso". Reclama de conselhos titulares e outros segmentos que elaboram leis e normas, sem antes penetrar no campo onde elas serão aplicadas. É uma realidade.
Buscou exemplo e expôs: "É tão absurda a situação em que se encontram as escolas, que uma delas convocou algumas pessoas do Conselho Tutelar de determinado estado para fazerem uma palestra para os alunos, no intuito de que estes melhorassem no quesito disciplina. Foi um terror. Os alunos expulsaram os conselheiros, jogaram ovos podres, tomates, pratos de merenda e os ameaçaram de morte. A partir daquele dia, a escola não funcionou mais, houve uma destruição total dos móveis, computadores. As leis são elaboradas para beneficiar o aluno. Sob a óptica do aluno, o professor é apenas um "delinquente".
Há milhões de crianças e adolescentes fora da escola, todos o sabemos. Há muitos irresponsáveis... responsáveis, e culpados não punidos... nem puníveis. A verdade verdadeira é que o o país que habitamos, em que nascemos, onde formamos família, geramos filhos, há filhos de numerosos pais que não vão à escola, nem sabem como nela se portar, contando com aquiescência e cumplicidade de setores que não conhecem as entranhas do problema. O resultado aí está para vergonha daqueles que ainda a têm e desapontamento dos que acham que estamos no melhor dos mundos. O Brasil é o país com o maior número de analfabetos da América Latina, segundo a Unesco. No total, são 14,1 milhões de brasileiros, ou seja, 10,5% da população maior de 15 anos, que não sabe ler nem escrever. A América Latina tem 25 milhões de analfabetos, principalmente no Brasil e México, os mais populosos países.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50868
De: L. Almeida Data: Segunda 5/10/2009 10:40:02
Cidade: Montes Claros

(...) Está péssimo o serviço de telefonia celular em Montes Claros e no Norte de Minas. Até um tempo atrás, ainda era possível diferenciar os serviços das quatro empresas. Hoje, não. Nivelaram-se por baixo. Em muitos horários, que são cada vez mais, é impossível completar uma ligação, ou falar satisfatoriamente. Venderam mais linhas do que a capacidade do sistema. Agora, pagamos por um serviço que a rigor não funciona. Mas, as empresas religiosamente cobram suas altas contas. Pior é não ter a quem reclamar. Viram o protesto de algum político, vereador, prefeito, deputado? Apelamos mais uma vez ao Ministério Público, pois estamos pagando por um serviço que é extremamente deficiente. Aliás, que se tornou deficiente, além de muito caro. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: