Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°81772
De: Iara Tribuzzi Data: Segunda 15/8/2016 08:21:28
Cidade: Belo Horizonte/MG

Mensagem: Os nós na língua - Manoel Hygino A montes-clarense Cármen Lúcia Antunes foi eleita presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo que ocupará pelos próximos dois anos. A votação seguiu a tradição de escolher presidente o ministro mais antigo e que não tenha ocupado a cadeira. (...)

Oi, Manoel Hygino, Ri muito, com os nós da língua pátria.Não temos tido fatos engraçados, estão mais para tristes ou trágicos. Assim lhe agradeço, e lhe envio um abraço afetuoso pelo dia dos Pais. que seja de muitas alegrias, junto aos seus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81771
De: Alberto Sena Data: Segunda 15/8/2016 08:23:37
Cidade: Grão Mogol

Montes Claros

Com a chave na ignição da memória

Alberto Sena

O acervo de fotos antigas iniciado por Dona Dorzinha – Maria das Dores Gomes Guimarães – e levado adiante pelo filho dela, Wagner Gomes, é sem dúvida de grande importância. Principalmente para mim. Por que? Simples, porque a cada foto exposta me leva a pôr na ignição da memória a respectiva chave pretérita. Cada foto tem uma chave diferente.
Ao me deparar com essa fotografia da Rua Doutor Veloso, fundos do Cine São Luís, logo acionei a chave própria e abri um dos escaninhos da década de 60. Estava tudo lá. Bem guardado. Inclusive lembranças dos filmes vistos e revistos. Era um cine pequeno, menor que o cine Coronel Ribeiro e menor, mais ainda, do que o cine Fátima. Mas passava cada filme!
Perscrutando a foto com o olhar tipo Alain Delon, os olhos grudam nas paredes do Clube Montes Claros onde noites foram passadas e repassadas no escurinho da pista de dança. Naquela época – só os românticos vão entender isso – o gostoso era dançar coladinho. Tenho comigo uma intrigante suspeição, a pedra de toque do esfriamento do calor humano de hoje em dia começou a partir de quando os casais passaram a dançar separados.
Baseado nas experiências do filósofo Anes Otrebla, é possível presumir isso. Porque se antes o contato era corpo a corpo, depois que os casais passaram a dançar separados foi literalmente cortado o cordão umbilical. E deu no que deu. Hoje o contato é virtual. E ponha virtual nisso. Vivemos os tempos glaciais do Poquémon Go. O que tem de gente tropeçando na rua ou caindo em cada buraco, está no “og nomeuqop”.
Quem viveu a época documentada pela foto, se vai recordar de que em frente ao clube, na porta de um prédio, era a trincheira de Gerinha Português, Cici Santamaria, Waltinho Fernandes, Fernando Arrupiado, Saulo Wanderley, Marco Antônio Rocha, Marco Aurélio Rocha e outros mais.
A turma fazia a diferença. Salvo engano, todos eles nascidos no pós-guerra. Ainda baseado nas filosofadas de Otrebla, a geração nascida até 1949 é bem diferente da que veio na década de 50. Aquela sofreu forte influência da Juventude Transviada estimulada pela rebeldia de James Dean e de filmes como “Amor Sublime Amor”. Mas ao mesmo tempo era uma geração romântica.
Gerinha Português, qual galinho garnisé, e a turma dele viviam uma briga nem tão surda contra outro chefe de turma Gerinha, o Malandro, dos Morrinhos, famoso por jogar capoeira. Quando circulava a notícia de que haveria embate entre uma turma e outra, crescia dentro da gente uma expectativa nervosa e ao mesmo tempo um sentimento de torcida para que eles se enfrentassem mesmo a fim de mudar a rotina da cidade. Mas nunca presenciei nem soube se realmente eles chegaram às vias de fato.
No prédio do Clube Montes Claros, onde o carteado era jogado e infelicitou a vida de muitos perdedores, havia do lado da Rua Presidente Vargas um cômodo onde funcionava a sapataria de Sebastião, Tião Boi chamado. O Tião era personagem interessante. Se ele não existisse, seria necessário criá-lo.
Enquanto punha meia sola nos sapatos, às vezes com a boca cheia de pregos e ia cuspindo um após pregar o outro na sola de couro dos sapatos, ele punha para fora a sabedoria intrínseca ao técnico estrategista em futebol de salão, hoje futsal. A sapataria era frequentada pela juventude da época, em meio ao cheiro de chulé de sapatos masculinos e femininos.
Só duma coisa Tião não gostava de falar nem de ouvir. Aliás, duas. Bastava pronunciar a denominação “jia” (anuro leptodactilideo) para ele ficar com o corpo quase todo empolado. Tinha ojeriza só de ouvir falar jia. A outra, bastava a simples menção com os dedos insinuando que ia fazer-lhe cócegas dos lados das costelas. Tião só faltava morrer de cócegas. Virava fera.
Mas o gostoso mesmo era comer filé a cubana no restaurante Mangueirinha, tarde da noite, depois de vividas todas as pelejas noturnas. O Mangueirinha ficava – ou ainda fica? – na Rua Padre Augusto quase com Rua Afonso Pena. Tomando a direção contrária a dos personagens da foto, era só entrar à direita logo depois do Clube Montes Claros para “tirar a barriga da miséria” no Mangueirinha. Como o próprio nome diz, lá havia uma mangueira, manga comum. Uma delícia. As mangas. E a comida, claro.
Como dizia no início deste texto, indubitavelmente uma foto desse tipo é da maior importância. Quem concorda comigo que levante o dedo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81770
De: ANA CLAUDIA Data: Domingo 14/8/2016 11:44:32
Cidade: MONTES CLAROS

socorro! a quem recorrer , essa noite a ete- estação de tratamento de esgoto da copasa , exalou o seu fedor ,fétido a noite inteira aqui no bairro edgar pereira e outros bairros, o engraçado é que durante o dia não fede e a noite a partir das 23h começa o tormento. alguma autoridade, meio ambiente tem que fazer algo não podemos ficar a merce dessa empresa que nos cobra caro para um péssimo serviço desse.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81769
De: Ivana Rebello Data: Domingo 14/8/2016 09:29:18
Cidade: Montes Claros

O brinquedo

Eram apenas três quadras, mas se abria um caminho infinito entre eles. Quando segurava o braço do velho pai com sua mão, sentia que seu próprio corpo curvava-se mais que o dele. A placa azul, meio desgastada, anunciava: Lar dos idosos. E isso era tudo.
Em outubro, seria o aniversário do pai.
Durante meses serrara, aparara e lixara. Com um canivetinho pequeno fora tirando as pontas e construindo seu segredo. Devagar o pedaço de madeira fora tomando forma e identidade. Nunca fora artista, mas aquela ideia lhe viera repentinamente, depois da última visita ao velho pai. Segurara suas mãos, finas como papel, e sentira que a vida dele se ia apagando devagar.
Nas poucas horas disponíveis da semana, ajeitava-se num cantinho do quarto em que morava e, de posse do canivete e de uma marretinha, ia esculpindo forma em madeira macia e cheirosa. Enquanto moldava o pequeno objeto, imagens de outros tempos entravam pela janela, sem pedir licença.
Via a mãe, sempre magra, debruçada sobre o fogão, com duas panelas, de onde vinha um cheiro confortante de feijão. Ele, menino, cochilava sobre os livros, tentando enganar a fome. Vez ou outra, ela lhe passava um pito: “Estuda, minino!” E, depois, amaciava a voz: “Seu pai deve de tá chegando ...”
Poucas horas após ele entrava, o rosto cansado iluminava-se ao ver o menino; puxava um tamborete e sentava-se à mesinha. Esses gestos eram a senha para que a mãe lhes servisse dois pratos de feijão com arroz: um feijão meio ralo que, às vezes, ela enriquecia com pele de porco. Só depois é que ela, suspirando, sentava-se à mesa com seu prato, sempre mais vazio que os deles.
De quinze em quinze dias, o pai tinha folga no serviço. Ele e a mãe montavam na bicicleta e iam, os três, ao parque municipal. Nesses momentos, sentavam-se sobre o gramado, ela ajeitava o melhor vestido com os dedos magros e o pai, com um gesto largo, enfiava a mão no bolso. Sorrindo, estendia-lhe uma nota amassada: “Pode ir comprar seu sorvete.”
Ele queria ir correndo, mas ia muito devagar; pedia sempre um sorvete de chocolate, que ia lambendo pelas beiradas, de olhos bem abertos, com medo de que, subitamente, o doce se desmanchasse ante seus olhos. A mãe achava graça, dizia que ia tomar o sorvete, ria muito – como ele tinha saudade daquele riso!
Tentava deter o tempo, mas ele, até em sua memória, vinha apagando certos rostos e olhares, silenciando algumas palavras, embaçando seus olhos. Lembrava-se de que a mãe ficara mais magra, tossia muito e seus olhos queimavam. A cada vez que voltavam do médico, ela vinha menor, encolhida em seu corpo débil, o riso cada vez mais raro.
Um dia, se foi. Sua mãe, tão discreta, apenas silenciara de vez, os olhos fechados, vestindo seu vestido de passeio. O pai, abatido, segurara firme sua mão e, num choro sem lágrimas, abraçou-o fortemente. Dois dias depois, comunicou-lhe que, a partir daquele dia, ele teria que morar com a tia. O pai viria visitá-lo, de quinze em quinze dias.
Desde então, não faltou a nenhuma visita. Levava-o ao mesmo parque, sentavam-se num banco, perguntava-lhe da escola, da vida, dava-lhe o dinheiro do sorvete e voltavam lentamente, porque já sabiam que as coisas não duram para sempre.
Os olhos do pai foram ficando cansados, seu corpo envergara-se mais, quase todo o cabelo estava branco. E ele, rapagão, comunicou-lhe que iria parar de estudar, arrumar um emprego e alugar um cantinho para eles.
O tempo, esse tecelão implacável, foi deixando aqui e ali seu traçado. Ele trabalhava como garçom; o pai, aposentado, vivia inventando pequenos consertos. Casou-se, teve filhos e, de repente, a casa ficou demasiado pequena para os gestos lentos do velho. Vez ou outra, o pai perdia seu olhar no nada, esquecendo-se das coisas a seu redor.
Eram apenas três quadras, mas se abria um caminho infinito entre eles. Quando segurava o braço do velho pai com sua mão, sentia que seu próprio corpo curvava-se mais que o dele. A placa azul, meio desgastada, anunciava: Lar dos idosos. E isso era tudo.
Chegara o dia do aniversário dele.
Naquele dia, as horas demoraram a passar. Mas sustentou a ansiedade do tempo, a gravata borboleta e os fregueses indigestos com a esperança da noite que, certamente, viria. Quando o relógio apontou a meia noite, despiu-se do uniforme, da pilha de pratos e do odor de óleo da cozinha. Apanhou a bicicleta e pedalou como menino.
Eram quinze para uma hora, quando desceu da bicicleta. Naquela noite especial não precisaria obedecer ao horário das visitas. Entrou e acenou para a recepcionista. Ajeitou a blusa, os cabelos e o coração.
Foi andando pelo corredor já conhecido e empurrou a porta do terceiro quarto à esquerda. O velho estava cochilando, sentado numa cadeira ao lado da cama. Abriu os olhos sem sobressalto e sorriu um sorriso sem dentes. Ele aproximou-se, afagou seus cabelos ralos e beijou-lhe a testa.
Em silêncio, estendeu-lhe o embrulho que cuidadosamente preparara. Os olhinhos do velho faiscaram. Tirou de dentro do papel verde um caminhãozinho de madeira. Os olhos dos dois encontraram-se, num entendimento sem palavras. Há muitos anos, no dia do seu aniversário, o pai lhe levara um caminhãozinho como aquele. A mão trêmula do velho afagou o brinquedo, num gesto cheio de circunstâncias. O tempo, finalmente, lhes dera uma pausa.
Quando o enfermeiro veio apagar as luzes, encontrou-os ainda mudos, as duas cabeças geminadas, num abraço de pai e de filho.


Minha modesta homenagem aos pais de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81768
De: Manoel Hygino Data: Sábado 13/8/2016 09:02:09
Cidade: Belo Horizonte

Os nós na língua pátria

Jornal Hoje em Dia – Manoel Hygino

A montes-clarense Cármen Lúcia Antunes foi eleita presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo que ocupará pelos próximos dois anos. A votação seguiu a tradição de escolher presidente o ministro mais antigo e que não tenha ocupado a cadeira.
Antes dela, a ex-ministra Ellen Gracie esteve no posto no biênio 2006/2008. A posse de Carmén Lúcia será em 14 de setembro. Com 62 anos, formada pela PUC de Minas em 1977, chegou ao STF por indicação de Lula e sugestão de Itamar. Foi procuradora de Minas é pós-graduada em direito constitucional, tendo sete livros publicados.
Como em provocação, o ministro Ricardo Lewandowsky, que está terminando seu mandato no STF, perguntou à sucessora se queria ser chamada de “Senhora Presidente” ou “Senhora Presidenta”.
Carmen Lúcia não titubeou, respondendo que seguiria as regras de vernáculo aprendidas nos cursos básicos quando estudante. Portanto, “senhora presidente”.
O assunto entrou para o anedotário. Tanto que Rodolfo Sarmento, em 12 de novembro de 2012, enviou ao seu público de blog a seguinte mensagem: “Aprendam. Acabou a moleza. Quem relutava, se negava ou criticava o pedido meigo de Dilma ser tratada como presidenta, pode preparar-se para não ser pego fora da lei. No dia 3 de abril, a presidentA sancionou a lei 12.605/12. Para quem ainda duvida, está lá no site da presidentA. A lei determina a obrigação da flexão de gênero em profissões. Ou seja, agora é presidenta, gerentA, pilotA etc... Vou aproveitar para exigir que eu seja tratado a partir de agora como flamenguistO, jornalistO, dentistO, motoristO etc. Só no Brasil”.
A mudança gramatical não foi avaliada pelos doutos membros da Academia Brasileira de Letras ou pelos ilustres estudiosos da língua. No entanto, o Diário Oficial da União de 4 de abril de 2012 publicava o texto da lei nº 12.605, do dia anterior, sob responsabilidade da subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Determinava o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas. Eis o texto:
“A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º As instituições de ensino públicas e privadas expedirão diplomas e certificados com a flexão de gênero correspondente ao sexo da pessoa diplomada, ao designar a profissão e o grau obtido.
Art.2º As pessoas já diplomadas poderão requerer das instituições referidas no artigo 1º a remissão gratuita dos diplomas, com a devida correção, segundo regulamento do respectivo sistema de ensino.
Art.3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 3 de abril de 2012; 191º da Independência e 124º da República. Dilma Rousseff , Aloízio Mercadante, Eleonora Menicucci de Oliveira”.
Após a lei, Geraldo Coelho comentava: “Hoje, eu vou ao oculisto. Depois de passar no dentisto, tinha lá um motoristo e maquinisto, todos flamenguistos... desculpem mas não resisti; sou humoristo”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81767
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sexta 12/8/2016 23:10:00
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

A GRANDEZA DO RECOMEÇO

* Marcelo Eduardo Freitas

Uma das passagens mais marcantes da Bíblia Cristã pode ser encontrada no diálogo de Jesus com o fariseu Nicodemos, este considerado mestre da lei e membro do Sinédrio, uma espécie de corte suprema da lei judia, com a função de administrar justiça, interpretando e aplicando a Torá (Pentateuco ou Lei de Moisés).
Embora não haja fontes claras de informação sobre Nicodemos fora do Evangelho de João, muitos historiadores identificam-no como Nicodemos Ben Gurion, mencionado no Talmude como “um homem rico, figura respeitada, generosa e popular, com a reputação de ter tido poder milagroso”.
Enquanto está em Jerusalém para a Páscoa, Jesus teria realizado diversos sinais ou milagres. Por conta disso, muitos passaram a crer nele. Nicodemos, que segundo o Evangelho de João mostrou-se favorável ao Messias, teria ficado deslumbrado. Querendo aprender mais, já à noite, provavelmente com receio de que, se visto, sua reputação perante outros líderes judeus ficasse prejudicada, ele visita a Jesus.
“Rabi”, diz Nicodemos, “sabemos que o senhor veio como instrutor da parte de Deus, pois ninguém pode realizar esses sinais que o senhor realiza a menos que Deus esteja com ele”. Em resposta, Jesus diz a Nicodemos que para alguém entrar no Reino de Deus é preciso “nascer de novo” (João 3:2, 3).
Sem saber como alguém pode nascer de novo, Nicodemos pergunta ao Nazareno: “Será que [alguém] pode entrar no ventre da sua mãe e nascer outra vez?” (João 3:4). Jesus, então, explica ao fariseu: “A menos que alguém nasça da água e do espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3:5).
Em tempos atuais, sem olvidar da relevante lição de espiritualidade, a expressão nascer de novo significa ter a oportunidade de uma nova chance, reiniciar a vida, aprender com a grandeza do recomeço. Por vezes, chega a dar medo, uma terrível sensação de insegurança. Quem de nós, afinal, nunca ficou apreensivo diante da possibilidade de ter que começar tudo outro vez?
Caro leitor, embora difícil, é necessário aprender o exato momento em que ciclos chegam ao final. É preciso encontrar sentido no efêmero, sob pena de perdermos, por vezes, a alegria e o real sentido da vida. Não sem dor, devemos enfrentar o fato de que filhos crescem, entes queridos morrem, casamentos chegam ao fim, casas – ainda que novas - são vendidas, postos de empregos são fechados, anos letivos se encerram, envelhecemos, ficamos flácidos e, seja pela força da gravidade (para todos) ou da gravidez (para as mulheres), caímos, perecemos. O botox, amigos e amigas, não fará efeito para sempre!
Gabriela Mistral, poetisa chilena e Prêmio Nobel de Literatura de 1945, buscava a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço. Pode ser início do ano, uma segunda-feira ou mesmo o amanhã. Sempre há razões para se oportunizar uma nova chance. “Não sejamos coletores de lixos que as pessoas jogam sobre nós através de opiniões mesquinhas, sob suas visões sujas e podres a respeito do que realizamos com a consciência tranquila”.
Pode parecer ofensivo, mas há pessoas que precisam do suicídio para o recomeço! Evidentemente, não o literal, mas o moral. Aquele que mata a parte psicológica que nos deixa para baixo, acabado, depressivo, sem forças para seguir adiante. Essa “morte” é bem-vinda! Serve para apagar as feridas e fazer com que sigamos em frente, sem enganações despropositadas, já que todos nós, sem exceção, carregamos estilhaços de nossos erros, frustrações ou decepções. Embora aptos a marcar o corpo, são fragmentos que não podem impedir a libertação da alma.
É nas palavras de Carlos Drummond de Andrade, o mais influente poeta brasileiro do século XX, que encontramos inspiração para concluir essa pregação ao recomeço: “Mesmo que o hoje te dê um não, lembre-se que há um amanhã melhor, a certeza de que os nossos caminhos devemos traçar ao lado de quem nos ama; com amor, paz, confiança e felicidade, é a base para se recomeçar. Um recomeço, pra pensar no que fazer agora, acreditando em si mesmo, na busca do que será prioridade daqui pra frente; planos? Pra que os fizemos, já que o amanhã é mistério? A qualquer momento pode ser tempo, de revisar os conceitos e ações, e concluir, que tudo aquilo que você viveu marcou, porém não foi suficiente pra que continuasse. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo”.


(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81766
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 12/8/2016 18:24:36
Cidade: BRASÍLIA/DF

Montes Claros tem umas coisas que só ela sabe fazer: uma delas é dar inveja nos outros. Desta vez, quem mora em Brasília/DF, está morrendo de inveja, pois ninguém aqui aguenta mais esta secura. Umidade relativa do ar mais baixa que no deserto de Saara e de repente a notícia de que chove em Montes claros. Isto demonstra que Deus está de olho na cidade. Abençoada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81765
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 12/8/2016 16:45:38
Cidade: BRASÍLIA/DF

Sempre nos lembramos, com saudades, é claro, da nossa Praça de Esportes. Mas veio-me à cabeça um desafio à Prefeitura da Cidade, no sentido de fazer reavivar a Praça de Esportes com práticas esportivas, competições, desafios. Para isso, tenho certeza, a prefeitura possui técnicos, professores de Educação Física que só precisam ser testados na suas criatividades respectivas.Caberia à prefeitura solicitar de cada técnico uma sugestão para ser colocada em cotejo com outras, visando a ativar a Praça de Esportes na sua essência, imitando-a como nos velhos tempos. É só tentar e reavivar a Praça que os passarinhos voltarão a arrulhar nos seus bancos, nas suas escadarias, nos seus recantos mais aprazíveis. Se não tiver ideias iniciais, peçam ao povo, façam um concurso, fazer um chamamento popular de fazer renascer um ponto obsoleto, pouco explorado e que outras cidades tem inveja não possuírem nada igual. Poderiam fazer uma tentativa. Fica a sugestão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81764
De: Lúcio Data: Sexta 12/8/2016 16:41:15
Cidade: M. Claros

Aleluia! Choveu em M. Claros, em pleno agosto. Chuva digna, chuva rara, chuva de esperar os Catopês, na semana que vem. Na parte leste da cidade, região do aeroporto, foi chuva grossa e durou cerca de 20 minutos. Chuva de enxurrada. O que está calcinado, esturricado, amanhã já será verde. Alvíssaras, portanto!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81763
De: O Tempo Data: Sexta 12/8/2016 11:27:27
Cidade: Belo Horizonte

Idoso é executado ao tentar esconder dinheiro de ladrões durante roubo - Vítima de 79 anos queria esconder R$ 117 dentro de sofá; ninguém foi preso - Carolina Caetano - A Polícia Militar de Porteirinha, no Norte de Minas, está à procura de um ladrão que assassinou um idoso de 79 anos, na noite dessa quinta-feira (11), após a vítima tentar esconder R$ 117 durante um roubo.
De acordo com a corporação, o crime aconteceu em uma fazenda na zona rural da cidade no momento em que quatro pessoas estavam saindo do imóvel. Elas foram rendidas e levadas para dentro da residência novamente. Lá estavam o homem e uma mulher de 68 anos.
Agitada, a dupla anunciou o assalto e começou a pegar vários objetos e dinheiro. Durante a ação, um dos bandidos foi com um refém para outro cômodo da fazenda. O comparsa ficou na sala com as outras vítimas e percebeu que o idoso tentava esconder alguma coisa dentro do sofá.
O ladrão ordenou que ele parasse e fez ameças de morte. O homem, que não teve o nome divulgado, se recusou a parar e levou um tiro na cabeça. Ele morreu na hora e a quantia que tentava guardar foi encontrada em suas mãos.
Após o crime, os bandidos fugiram no carro da vítima e não foram mais vistos. Os outros reféns não ficaram feridos. O caso será investigado pela Polícia Civil e os homens podem responder por latrocínio, que roubo seguido de morte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81762
De: Manoel Hygino Data: Sexta 12/8/2016 11:13:14
Cidade: Belo Horizonte

O jogo dos bandidos

Hoje em Dia - Manoel Hygino

Seguem as disputas na Olimpíada de 2016, realizada no Brasil com muita honra e elevadíssimos custos. A imagem que corre lá fora, pelas televisões de todo o mundo, é de beleza incomum, a despeito de falhas, naturais em empreendimentos de tamanha grandeza.
Agosto, dos Jogos Olímpicos, é também o dos catopês, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, minha cidade natal. São espetáculos populares, incluídos entre as mais queridas tradições locais. As reportagens sobre estes eventos não aparecem, por motivos óbvios: há os maiores e mais relevantes, como se comprova.
Muitos milhares de agentes de seguranças se esmeram para garantir a boa ordem dos embates esportivos no Rio de Janeiro e para que o público, internacional, encontre a devida proteção e possa apreciar toda a beleza de uma cidade realmente maravilhosa, do ponto de vista da paisagem, embora delitos se registrem. Não se esperava outra coisa.
Nos pequenos burgos, porém, até em cidades de importância, a bandidagem aproveita a ensancha oportunosa. Caixas bancários são dinamitados, os pequenos comércios são alvo de reiterados assaltos, os crimes contra a vida se multiplicam. Nos grotões, o dispositivo policial, de um cabo e dois soldados, arrisca a vida para defender o patrimônio público e privado.
O tráfico desafia autoridades, o bem comum e a propriedade particular. Mortes que poderiam ser evitadas se sucedem, enquanto se multiplicam os assaltos a carros fortes, sem que sequer se saiba o volume do roubo.
No Rio Grande do Norte, mais de mil homens do Exército reforçam o patrulhamento ostensivo para “tentar” coibir os ataques por facções criminosas em Natal e cidades interioranas.
Em seguida, vieram os fuzileiros da Marinha. Na capital, o transporte coletivo está prejudicado, porque parte da frota foi destruída. Noites e madrugadas de terror causam inquietação e até pânico.
Curiosamente, o tumulto e novos crimes são dirigidos por bandidos da penitenciária de São Luís, por não concordarem com instalação de bloqueadores de celulares em presídios.
Eles seguem tomando conta.
Nordeste em chamas? A sede da Procuradoria da Fazenda nacional, em Recife, foi parcialmente destruída. Criminosos explodiram, pela madrugada, com um aparato poderoso, às instalações do órgão, entrando a Polícia Federal em ação. O terminal de autoatendimento foi aberto com explosivos.
Esta uma síntese da situação no país, enquanto se discute a continuação do processo de impedimento da presidente e se conferem os resultados da Olimpíada. A mídia apelidou a ação dos delinquentes de “a volta do cangaço”. É muito mais.
Os tempos de Virgulino, o Lampião, e seus companheiros de aventura no Nordeste ficaram mortos e sepultados de vez. As quadrilhas estão bem organizadas. Agora, existem mais rápidos e eficientes meios de destruição daquilo que pertence aos cidadãos e à sociedade. E há, também, muito mais estímulo, porque as drogas patrocinam e incentivam o crime. Além do mais, com celulares e outros instrumentos de comunicação, tudo se processa mais rápido e com eficácia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81761
De: Polícia Militar Data: Sexta 12/8/2016 09:42:50
Cidade: Montes Claros

Às 00h30 de hoje, 12Ago, a Polícia Militar prendeu um homem e apreendeu um adolescente por envolvimento em uma tentativa de homicídio ocorrido à rua C, no bairro Clarice Athayde Vieira que deixou ferida uma criança de 08 anos e seu pai, um homem de 39 anos. Conforme relatos de familiares de um menor de 14 anos, que supostamente era o alvo dos disparos, este encontrava-se na porta de sua residência quando foi surpreendido por dois infratores, que chegaram em uma biciclceta, sendo que eles teriam desembarcado do veículo, sacado uma arma de fogo e efetuado vários disparos em direção ao adolescente, que não foi atingido. Em virtude dos disparos, uma criança de 08 anos e seu pai, um homem de 39 anos, que se encontravam nas proximidades do local, foram alvejados. A criança, no abdôme, o pai no ombro. As vítimas foram encaminhadas por familiares ao hospital. Durante rastreamento na busca pela prisão dos responsáveis pelo crime, policiais militares depararam-se com D. M. L., de 19 anos que estava na companhia de um adolescente de 15 anos sendo que, ao perceberem a aproximação dos policiais, ambos tentaram empreender fuga, sendo capturados. Em conversa com os dois, eles apresentaram contradição sobre a sua localização no momento do crime e sobre o motivo da tentativa de fuga. Ambos foram reconhecidos pelo pai da criança como sendo os responsáveis pelo crime e, após isto, informaram onde teriam escondido a arma de fogo utilizada no delito, que foi localizada. Ainda segundo relatos de familiares do menor alvo dos disparos, tal tentativa de homicídio teria se dado em virtude do envolvimento do adolescente com o tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio na região do bairro onde se deram os fatos. O adolescente, ao saber da prisão dos supostos autores da tentativa contra sua vida, fugiu, não sendo localizado. Diante dos fatos, o infrator foi preso, o menor em conflito com a lei apreendido, tendo sido ambos entregues à delegacia, junto à arma de fogo utilizada por eles.

***

O Tempo - Pai e filho de 8 anos levam tiros no lugar do vizinho em Montes Claros -
Alvo dos disparos era um adolescente de 14 anos; estado de saúde das vítimas não foi divulgado - CAROLINA CAETANO- Um homem de 39 anos e o filho, uma criança de 8, ficaram feridos depois que foram baleados, na madrugada desta sexta-feira (12), em Montes Claros, no Norte de Minas. Os tiros eram para o vizinho das vítimas, um adolescente de 14 anos, que teria envolvimento com o tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Militar, familiares do jovem contaram que ele estava na porta de casa, localizada na rua C, do bairro Clarice Athayde Vieira, quando os suspeitos chegaram em uma bicicleta e um deles desceu e começou a atirar. O alvo não foi atingido.
Já o homem foi baleado no ombro e o menino recebeu um tiro no abdômen. Eles foram socorridos por parentes e encaminhados a um hospital do município. O estado de saúde deles não foi divulgado. Durante rastreamento, um suspeito de 19 anos foi preso e um menor de 15 apreendido. Ao saber que a dupla havia sido detida, o menino de 14 anos fugiu de casa. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81760
De: Manoel Hygino Data: Sexta 12/8/2016 10:15:56
Cidade: Belo Horizonte

Em tempo de Olimpíadas

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Estamos em plena Olimpíada e a referência nos remete ao verso do grande poeta baiano. Castro Alves dizia: “Estamos em pleno mar...” Na ocasião presente, as competições internacionais retratam a ilusão de antigos governantes deste país de que vivíamos no melhor dos mundos, como pensava Pangloss.
A Copa do Mundo constituiu um outro ato demagógico, demonstrador de que não devíamos alimentar a veleidade de sediar um campeonato daquela dimensão. Não revelaríamos o futebol anterior: de Pelé, Garrincha e outros craques, pondo-nos a nu, em 2016, com o placar negativo de sete gols diante da Alemanha.
O pior é que, desde o começo, os brasileiros tampouco depositaram absoluta confiança no êxito das Olimpíadas. O fracasso da Copa influiu negativamente nas expectativas dos brasileiros e de todos os que acompanham esporte. Em julho, 80% de pessoas aqui ouvidas disseram que os Jogos Olímpicos resultariam em prejuízo para o país, e não apenas esportivamente.
Especialistas em Saúde dos EUA aconselharam aos atletas que competissem nos jogos em que deveriam competir, em águas abertas, com a boca fechada. Isto porque, sete anos após o solene compromisso de limpar a baía de Guanabara, cientistas explicavam que o local estava ainda mais contaminado. O pediatra brasileiro Daniel Becker, ao “The New York Times”, declarou literalmente: “atletas estrangeiros vão nadar na merda humana sob risco de contágio de uma doença causada por todos estes organismos, especialmente um rotavirus que causa diarreia e vômitos. É triste, mas também preocupante”.
Não menos enfática foi a crítica da revista “The Economist”, da Inglaterra: o Rio de Janeiro está em decadência desde os anos 1960. Os jogos não vão mudar sua direção. Em 1960, a violência declinava, a economia nacional passava por um boom motivado em boa parte pela demanda por petróleo, através do pré-sal.
Neste agosto, a revista “New York”. Mostrou em colorida capa de cinco atletas em uma pista de corrida dos jogos, no Rio. Não buscavam o pódio, mas se salvar de um enxame de mosquitos da Zica
“O presidente do COI, Thomas Bach, declarou que o Brasil passa pela pior crise de sua história”: se o modelo resiste a testes de tensão, você vai perceber que é mais do que robusto. Vocês sabem a crise que o país está passando. Talvez seja a pior crise da história do Brasil. É uma crise que tem muitos desafios, como na área de saúde, na área ambiental também. Em todo lugar que olhamos vemos que há coisas faltando.
“A delegação de basquete masculino da China ficou presa em meio a um tiroteio próximo ao Complexo da Maré, ônibus que levava os atletas, a comissão técnica da seleção do país e jornalistas chineses havia acabado de sair do Aeroporto Internacional do Galeão quando passou pela troca de tiros que aconteceu entre as Linhas Vermelha e Amarela.” Não havia disputa de provas do gênero.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81759
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 12/8/2016 08:18:26
Cidade: Brasília

Montes Claros Confesso, na Praça de Esportes Vivi Alberto Sena A foto número 4.175, do acervo de Maria das Dores Gomes Guimarães, Dona Dorzinha apitetada, com Martinha Abreu e Carmen Netto, ambas esperando pelos respectivos namorados, é emblemática. Incontáveis vezes sentei-me naqueles degraus de escada vistos ao fundo, tendo acima uma espécie de portal com bougainvilles. (...)

A crônica acima, muito bem escrita pelo Sr. Alberto Sena, mexeu comigo. A Praça de Esportes de Montes Claros, tem um significado tão grande para aquela geração dos anos cinquenta, da qual fiz parte, tem um lugar reservado em nossos corações. Aqueles puros namoricos, mãos dadas nem pensar...Beijos. estavam muito longe da nossa coragem e respeito. O cenário sempre aquele jardim circular no centro da Praça de Esportes. Havia um caramanchão, formando um pórtico e uma escadaria onde sentavamo-nos e ali eram conversas infinitas e de uma pureza de puberdade. Quantas saudades nos trazem a Praça de Esportes que um prefeito sem coração teve a ideia de lotear. Suicídio político. Lembrar de Montes Claros nos tempos de ouro (vejam as medalhas ganhas nos campeonatos pelos nadadores da época). é incluir no contexto do passado a nossa Praça de Esportes, patrimônio dos nossos corações.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81758
De: Defesa Civil Data: Quinta 11/8/2016 15:06:22
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Haverá detonação na Mina Expansão Boa Vista (LafargeHolcim), bancada 800, em 11/08/2016 às 16:00.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81757
De: Alberto Sena Data: Quinta 11/8/2016 08:30:24
Cidade: Grão Mogol

Montes Claros

Confesso, na Praça de Esportes Vivi

Alberto Sena

A foto número 4.175, do acervo de Maria das Dores Gomes Guimarães, Dona Dorzinha apitetada, com Martinha Abreu e Carmen Netto, ambas esperando pelos respectivos namorados, é emblemática. Incontáveis vezes sentei-me naqueles degraus de escada vistos ao fundo, tendo acima uma espécie de portal com bougainvilles.
No imóvel visto ao fundo funcionou, na década de 50, uma rinha de galo, onde aves se esfolavam em meio aos gritos dos apostadores. Penas voavam e não raramente dos galináceos escorriam sangue e alguns que levavam a esporada fatal estrebuchavam ali mesmo para decepção do seu dono.
Até que um dia, já na década de 60, o então presidente da República, Jânio Quadros, empunhando a sua vassoura como emblema de campanha, mandou fechar todas as rinhas do País e proibiu, definitivamente, as brigas de galos. Essa proibição acabou sendo o maior feito dele, depois da renúncia malfadada, da qual o Brasil se ressente até hoje.
Aquela árvore imensa lá atrás – dê uma espiada na foto para apreciar – é uma pé de jambo vermelho. Ali na Praça de Esportes havia – não sei se ainda há – vários jambeiros vermelhos. Naquela época em Montes Claros, até parecia que só existia jambo vermelho. Foi muito depois, já longe, é que descobri a existência também de jambo amarelo, por sinal, muito mais saboroso do que o vermelho.
O gramado onde Martinha e Carmen sentadas esbanjam charme, era – não sei se ainda é – o que chamávamos de “pista”. Tinha o formato arredondado e era ali onde travávamos os maiores embates por meio de “peladas” que revelaram muitos craques.
Quase todas as tardes lá estavam jovens como eu disputando par ou ímpar para escolher os seus times. As peladas começavam por volta das 16h e iam até o Sol se pôr. Tinham o sabor de liberdade. Naquele tempo, as rivalidades praticamente não existiam ou pelo menos não se percebia como percebemos hoje em dia.
A “pista” servia para uma pá de atividades além da tradicional “pelada”. De manhã, debaixo do Sol ardente de Montes Claros, se podia arremessar tampas de cera Parquetina em partidas individuais e em duplas. E todo acontecimento cívico tinha ali uma atividade, que tanto podia ser um desfile de escolas ou disputa de corrida.
Naquele época, a Praça de Esportes era o centro do mundo. Não havia Automóvel Clube nem os outros clubes atuais, a não ser o Clube Montes Claros, na esquina das ruas Doutor Veloso e Presidente Vargas.
Então, tudo acontecia na Praça de Esportes. Próximo ao pé de jambo vermelho havia seis pilastras encimadas por um telhado onde se encontravam à disposição dos associados duas mesas oficiais de pingue-pongue. Era uma festa.
Havia quem, como eu, que era viciado em pingue-pongue. Disputas homéricas aconteciam. Cortadas zuniam para alegria dos que em volta das mesas assistiam os craques. Disputavam-se campeonatos de pingue-pongue. Nomes como Bichara, Zé Venâncio, João José, Jáder, entre outros, eram invejados na arte de “pingueponguear”.
Sem falar, claro, que a Praça de Esportes era o lugar mais procurado pelos namorados. Tanto é verdade que essas duas beldades da foto ali estavam à espera dos seus respectivos.
A Praça de Esportes ali está, como sempre esteve, mas perdeu o seu charme. Ao longo do tempo a sua magia desvaneceu-se e embora esteja aberta, funcionando, foi motivo de polêmica quando o então prefeito Luiz Tadeu Leite cismou de vender parte do terreno.
A Praça de Esportes deve continuar ali, integralmente. Precisava ser valorizada, incrementada, não para resgate do charme e da magia, mas como alternativa para muitos praticarem esportes.
Nada mais posso dizer, porque, afinal, saí de Montes Claros faz mais de 40 anos, mas Montes Claros nunca saiu de mim.
Então, esta é uma oportunidade para reafirmar: confesso que vivi intensamente em Montes Claros. E aproveito para fazer aqui a minha declaração de amor por essa cidade, onde está enterrado o meu umbigo. Onde fiz levas e mais levas de amigos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81756
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 10/8/2016 23:04:40
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Dona Dica: A literatura reserva coisas!

Às vezes o talento que conduz letras fica no anonimato até que o seu proprietário resolve testá-lo.
Assim está sendo com a Raimunda Silveira Souza, mais conhecida por “Dona Dica”.
- Fiquei sabendo que ela, face de um testemunho, resolveu relatar a sua experiência em um livro que será lançado em breve.
Esta "neófita" escritora Raimunda Silveira (Dica) está se revelando como a nossa poetisa Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como CORA CORALINA, que, no alto dos teus 76 anos - há 51 anos - lançou seu primeiro livro (1965), na oportunidade, o talento foi conhecido e admirado.
Dona Dica, pessoa simples, sem vaidades, casada com o ex- ferroviário Senhor “Zé Xila”, mãe de muitos filhos, netos e bisnetos no qual esta família mantém uma amizade de anos, e anos com meus pais – dos seus filhos, saliento o Jorge, meu contemporâneo e companheiro do time do “Ferró”.
Dona Dica passou por varias aprovações impostas por Deus, entre elas, a que mais doeu, foi à perda do seu filho, o engenheiro Hilton Jadir Silveira funcionário da Petrobrás ocorrida no acidente do avião da Air France quando seguia do Rio de janeiro para Paris em 2009 – seu corpo ainda jaz nas águas do Atlântico.
Abalada com o acontecimento, porém, crédula em Cristo, sofreu muito junto à família, mas, sem perder a fé. Hoje aos 80 anos lança seu livro narrando a sua experiência diante da visão que teve com o bondoso São Francisco de Assis nos momentos de enfermidade.
Tenho certeza que é um livro bem feito e, na ocasião do seu lançamento seus amigos; vizinhos e familiares, entre eles, seu famoso irmão serralheiro Ulisses Silveira e o sobrinho Coronel Franklin Silveira, sem dúvida lá estarão prestigiando este trabalho literário.
Com a sabedoria, fé e a perseverança que Dona Dica detém; outros livros virão. - Tenho certeza!

- "O saber a gente aprende com os mestres e os livros, a sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes" (Cora Coralina)


(*) José Ponciano Neto é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros -IHGMC e da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas -AMALENM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81755
De: Polícia Militar Data: Terça 9/8/2016 11:01:21
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar foi acionada por volta de 3h30 de hoje (09) para uma ocorrência no Residencial
Monte Sião. Segundo informações preliminares, um policial militar da reserva foi abordado por 4 indivíduos que estavam num veículo Fiat Palio, sendo alvejado por um deles com disparos de arma de fogo. Segundo relatos de testemunha, os próprios autores, sendo um deles, o autor dos disparos, policial civil, teriam socorrido a vítima para o HPS. O militar não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital.

***

Polícia Militar - 09/08/16 - 17h19 - Policiais Militares nesta data, 9, por volta das 03h20min, durante rastreamento em decorrência de ocorrência de furto consumado à residência deslocaram ao residencial Monte Sião, nesta cidade, na tentativa de localizar algum material, produto do furto.
Em outro veículo, um Fiat Pálio, cor prata, deslocaram um policial civil acompanhado de outros três amigos que, em solidariedade, auxiliavam nas buscas.
Decorrido algum tempo em rastreamento, a guarnição policial militar retornou à residência da vítima para demais providências, quando receberam informações que o policial civil, ao abordar um cidadão na rua nove, no Residencial Monte Sião, o cidadão, conforme o policial civil, teria tentado reagir, utilizando 01 (um) revólver, e teria sido vítima de 02 (dois) disparos, oriundos da arma do próprio policial civil; na sequência constatou tratar-se do policial militar, 2º Sgt PM I. M. B., pertencente ao Quadro de Praças da Reserva da Polícia Militar.
Segundo testemunha, a vítima teria acabado de deixá-la em casa e, ao adentrar, escutou tiros. Ao retornar, viu a vítima caída ao solo e um cidadão dizendo ser Policial, estando este acompanhado de outros 03 (três) cidadãos, presenciando quando estes, ao saberem que se tratava de um policial militar, colocaram-no no
automóvel em que estavam e deslocaram para um HPS, onde a vítima ficou sob cuidados médicos.
Após saírem do hospital deslocaram à Delegacia de Polícia conduzindo as armas, 01 (uma) pistola .40, marca Imbel, da carga da Polícia Civil, com 13 (treze) munições intactas; e 01 (um) revólver .38, marca Taurus, que estava com o policial militar, vítima, e comunicaram o fato ao Delegado de Plantão.
Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e recolheu 02 (duas) cápsulas de pistola calibre .40. Posteriormente, foi comunicado pelo HPS que o policial militar não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.

***

O Tempo - 10/08/16 - 13h11 - Em procura por suspeito, policial civil mata militar em Montes Claros - Militar desconfiado de abordagem, sacou sua arma, mas foi surpreendido pelo civil que atirou primeiro; vítima chegou a ser socorrida - NATHÁLIA LACERDA - O que pode ter sido uma falha na comunicação entre dois policiais à paisana – um civil e um militar – terminou em morte, na madrugada dessa terça-feira (9), em Montes Claros, na região Norte de Minas.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o 2º sargento da reserva Ildenísio Meireles, de 49 anos, estava deixando uma mulher em casa, na rua Nove, no Residencial Monte Sião, por volta das 3h20 da madrugada, quando foi abordado por um policial civil – que não teve a identidade revelada. Desconfiado da aproximação, Meireles teria sacado sua arma, mas acabou levando dois tiros do policial civil, que se antecipou ao movimento. Ele foi socorrido pelo próprio autor dos disparos, mas não resistiu.
Ainda conforme a PM, o suspeito estava auxiliando alguns militares nas buscas por um autor de um furto na mesma região. Acompanhado de três amigos, o policial civil usou um carro particular modelo Fiat Palio de cor prata para o rastreamento do criminoso.
Durante o percurso, no entanto, ele teria abordado Meireles, que havia acabado de deixar uma amiga em casa. Aos militares, o policial civil contou que, sem se identificar, a vítima teria sacado um revólver calibre 38 e, antes que ele pudesse atirar, teria o acertado com dois tiros.
Conforme o boletim de ocorrência, a mulher já estava dentro de casa quando o crime aconteceu e apenas ouviu os disparos. Ao retornar ao portão, ela avistou Meireles caído ao chão.
Ao saberem que se tratava de um militar, o policial civil e os colegas dele teriam levado o 2º sargento para um hospital da cidade, onde veio a óbito. Antes de se aposentar, Meireles fazia parte da banda da PM.
Apresentação
Após deixar Meireles no hospital, o policial civil se apresentou na delegacia de plantão da cidade. O revólver da vítima e a arma dele, uma pistola .40, foram entregues à corporação para análise da perícia.
Segundo assessoria de imprensa da Polícia Civil, o suspeito foi ouvido e liberado. Não coube prisão em flagrante, pois o policial prestou socorro e se apresentou espontaneamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81754
De: Copasa Data: Segunda 8/8/2016 16:59:30
Cidade: Montes Claros

Neste dia 09/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 09/08 às 08h do dia 09/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 09/08 às 00h do dia 10/08.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Todos os Santos I e II, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 09/08 às 00h do dia 10/08.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 10/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 10/08 às 08h do dia 10/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 10/08 às 00h do dia 11/08
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 10/08 às 00h do dia 11/08.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 11/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 11/08 às 08h do dia 11/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 11/08 às 00h do dia 12/08.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Todos os Santos I e II, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 11/08 às 00h do dia 12/08.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 12/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 12/08 às 08h do dia 12/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 12/08 às 00h do dia 13/08
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 12/08 às 00h do dia 13/08.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 13/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 13/08 às 08h do dia 13/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 13/08 às 00h do dia 14/08.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Todos os Santos I e II, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 13/08 às 00h do dia 14/08.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 14/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 14/08 às 08h do dia 14/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 14/08 às 00h do dia 15/08
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 14/08 às 00h do dia 15/08.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81753
De: Polícia Militar Data: Segunda 8/8/2016 11:32:15
Cidade: M. Claros

PM prende homem por tentativa de roubo a dois adolescentes que jogavam Pokemon Go, em M. Claros - No sábado (06), por volta de 16 horas, militares da Patrulha de Prevenção ao Homicídio, do 10º Batalhão de Polícia Militar, viram um homem tentando roubar os aparelhos de telefone celular de dois adolescentes, de 12 e 13 anos, que jogavam Pokémon GO na Avenida Geraldo Athayde, Bairro Raul José Pereira, em Montes Claros. O autor, de 18 anos, com a mão embaixo da camisa, simulava estar armado. Imediatamente, os policiais desembarcaram da viatura, dando ordem de parada a ele, que empreendeu fuga para o interior do Bairro Vera Cruz, em direção ao Aglomerado "Feijão Semeado". Porém, a Polícia Militar conseguiu alcançá-lo e realizar a prisão. O autor teria ameaçado atirar nos dois menores, caso não entregassem os aparelhos. Ele foi encaminhado à Delegacia de Plantão de Montes Claros. A Polícia Militar orienta os pais e responsáveis que mantenham a atenção redobrada para que os filhos não sofram nenhuma violência durante a brincadeira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81752
De: Polícia Militar Data: Segunda 8/8/2016 07:36:17
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar registrou por volta das 19h de ontem, na Av. Donato Quintino, bairro Cidade Nova em Montes Claros, no estacionamento de um Shopping, um acidente em um parque de diversões instalado no estacionamento.A PM foi acionada e segundo testemunhas, durante passeio no brinquedo conhecido por Minhocão, a estrutura apresentou defeito, vindo a parar bruscamente, vitimando algumas crianças. Uma criança de 3 anos teve quatro dentes quebrados; uma outra de 6 anos sofreu hematoma no nariz; uma menina de 5 anos sofreu hematoma no olho esquerdo e queixo; um menino de 8 anos queixava-se de dor no pescoço e na cabeça e uma mulher de 60 anos, que estava próxima ao brinquedo sofreu escoriações no queixo. As vítimas foram atendidas por um profissional de saúde do Shopping e pelo SAMU, sendo encaminhadas ao HPS Santa Casa. O perito compareceu ao local e realizou os procedimentos de praxe. Equipe do Corpo de Bombeiros Militar também esteve no local e o brinquedo foi interditado. O estabelecimento comercial apresentou alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e Prefeitura

***

Estado de Minas - 07/08/2016 22:32 - Brinquedo tem falha mecânica e fere cinco crianças em parque de shopping em Montes Claros - Luiz Ribeiro/João Henrique do Vale - Um acidente com um brinquedo de um parque de diversão instalado em um shopping de Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, deixou cinco crianças feridas na noite deste domingo. As vítimas foram socorridas por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram levadas para um hospital da cidade. O Corpo de Bombeiros está no local para realizar uma vistoria. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, as documentações do parque de diversão estão em dia. A informação passada por funcionários é que o brinquedo descarrilou. Segundo informações do shopping, houve uma falha mecânica no brinquedo. As vítimas receberam os primeiros atendimentos ainda no local e depois foram levadas para uma unidade de saúde. Todas estavam conscientes. Uma das crianças perdeu quatro dentes e outra sofreu ferimentos no queixo.

***

O Tempo - 08/08/16 - 08h43 - Falha em `minhocão` deixa crianças feridas em parque de Montes Claros -
Por motivo desconhecido, brinquedo parou bruscamente e fez cinco vítimas - CAROLINA CAETANO -
Quatro crianças ficaram feridas depois que se acidentaram enquanto brincavam no “minhocão” de um parque de diversões de Montes Claros, no Norte de Minas, na noite desse domingo (7). Uma idosa, que estava próxima do equipamento, também se feriu.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o acidente aconteceu no estacionamento de um shopping localizado na avenida Donato Quintino, no bairro Cidade Nova.
Por motivo ainda não esclarecido, o brinquedo apresentou defeito e parou bruscamente. Uma criança de 3 anos teve quatro dentes quebrados, uma de cinco sofreu hematomas no queixo e no olho esquerdo, outra de 6 teve um hematoma no nariz e uma de 8 queixava-se de dores no pescoço. A mulher de 60 anos sofreu escoriações no queixo.

***

Hoje em Dia - 08/08/2016 - 09h19 - Descarrilamento de brinquedo deixa crianças feridas em shopping de Montes Claros - O descarrilamento de um brinquedo conhecido como "minhocão" deixou algumas crianças levemente feridas em Montes Claros, região Norte de Minas. O acidente, conforme o Corpo de Bombeiros, aconteceu por volta das 20h30 de domingo (7) em um parque de diversões instalado em um shopping.
De acordo com a corporação, o responsável pelo parque confirmou que uma peça do brinquedo se soltou, o que fez ele travar e frear bruscamente. As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelos próprios pais.
O parque tinha autorização para funcionar e apresentou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Mesmo assim, o proprietário foi orientado a fazer contato com o responsável técnico para acompanhar o conserto do brinquedo, que deverá ficará interditado até o fim manutenção.
Por estar com toda documentação em dia, os demais brinquedos foram liberados para funcionamento. A perícia compareceu ao local para investigar as causas do acidente.


***

Corpo de Bombeiros - Na noite deste domingo (7), por volta das 20h30min, uma equipe do Corpo de Bombeiros deslocou até o Shopping Montes Claros, onde segundo informações de testemunhas, algumas crianças se feriram levemente após o descarrilamento de um brinquedo conhecido como "minhocão". No local, não houve necessidade de atendimento as vítimas pelos Bombeiros, parte das crianças já haviam sido atendidas pelo SAMU e outras conduzidas ao hospital pelos próprios pais ou responsáveis. Segundo o responsável pelo parque, uma peça do brinquedo se soltou, vindo a travar e frear bruscamente, causando assim o acidente. Foi apresentado pelo parque o AVCB do local, que está de acordo as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O proprietário foi orientado a realizar contato com o responsável técnico para acompanhar o conserto do brinquedo que deverá ficar interditado até sua manutenção. A perícia compareceu ao local para investigar as causas do acidente. Por estar com toda documentação em dia juntamente com o Corpo de Bombeiros, os demais brinquedos foram liberados para funcionamento.​
Os Parques de Diversões devem obrigatoriamente seguir regras de segurança, seus brinquedos devem passar por manutenções periódicas e inspeções diárias, além de seus funcionários serem devidamente qualificados para operá-los. E os consumidores deste entretenimento devem também ficar atentos a alguns cuidados, para que esse momento de lazer seja seguro, tais como: ficar atentos às informações que devem estar escritas na entrada dos equipamentos sobre condições e restrições de uso; observar as boas condições das instalações elétricas, se as saídas de emergência são desobstruídas, além de cumprir todos os procedimentos de segurança disponibilizados pelo Parque.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81751
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sexta 5/8/2016 21:14:45
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

*POBRES OU RICOS, O DIFERENCIAL ESTÁ NA EDUCAÇÃO!*

* Marcelo Eduardo Freitas

O padre e escritor Paulo Bazaglia, da arquidiocese de São Paulo, relata-nos que, certa feita, ouviu de alguém que um pessoa era tão pobre, mas tão pobre, que a única coisa que lhe restara em vida era “muito dinheiro”.
De fato, quem nunca se deparou com alguém que, não obstante mantenha um patrimônio material considerável, nutre uma vida de miséria? Sem sono, sem paz, sem amor! São pessoas que apresentam um caráter tão vil e uma alma tão pequena que não ultrapassam um “grão de mostarda”. Não sem razão, assim, o poeta grego Eurípedes afirmava que “há uma espécie de pobreza espiritual na riqueza que a torna semelhante à mais negra miséria”.
Do evangelho canônico de Lucas, 12, 15-17, se extrai que devemos tomar “cuidado contra todo tipo de ganância, por que, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Percebe-se, destarte, que o cerne da altercação aqui proposta gira em torno dos conceitos de riqueza e pobreza, transcendendo, lado outro, a questão eminentemente tangível.
Não quero aqui travar uma discussão puritana sobre o tema, enfocando aspectos sobremaneira teológicos. Mas parafraseando David S. Landes, professor emérito da Universidade de Harvard, em sua obra A Riqueza e a Pobreza das Nações, aplicável plenamente a nós, seres humanos, por que alguns são tão ricos e outros tão pobres?
Num registo refulgente, David S. Landes nos apresenta explicações persuasivas, dignas de consignação nesse espaço: “O mundo está dividido em três espécies de nações: aquelas em que as pessoas gastam rios de dinheiro para não aumentar de peso, aquelas em que as pessoas comem para viver e aquelas em que as pessoas não sabem de onde virá a próxima refeição”. Se chegou até aqui, certamente você não se enquadra nesta última opção!
Estimado leitor, o Brasil superou, em parte, a extrema pobreza. São raros os casos de pessoas que morrem à mingua de alimentos. Lado outro, estamos extremamente distantes de alcançar a riqueza para o nosso povo, mormente em razão do nosso viciado e pútrido sistema político, agregado a uma corrupção institucionalizada, que retira das pessoas o acesso ao conhecimento, único mecanismo de efetiva “libertação”.
Os brasileiros, em geral, não conseguem participar das decisões políticas relevantes, ao menos de forma consciente. Permitem a perpetuação de práticas absolutamente reprováveis. À guisa de exemplos, citam-se os recorrentes casos de “detentores de poder” que, inobstante os sucessivos envolvimentos em escândalos, retornam ao comando dos “castelos”.
O Senador Cristóvam Buarque, certa feita, afirmou que “a pobreza de visão dos ricos impediu também de verem a riqueza que há na cabeça de um povo educado. Ao longo de toda a nossa história, os nossos ricos abandonaram a educação do povo, desviaram os recursos para criar a riqueza que seria só deles, e ficaram pobres: contratam trabalhadores com baixa produtividade, investem em modernos equipamentos e não encontram quem os saiba manejar, vivem rodeados de compatriotas que não sabem ler o mundo ao redor, não sabem mudar o mundo, não sabem construir um novo país que beneficie a todos. Muito mais ricos seriam os ricos se vivessem em uma sociedade onde todos fossem educados. Mas isso é esperar demais. Os ricos são tão pobres que não percebem a triste pobreza em que usufruem suas malditas riquezas".
Obviamente, não se pode generalizar situações. Mas, em função de seu histórico de colonização, desenvolvimento tardio e dependência financeira, além dos problemas internos, antigos e recentes, as classes dominantes de nosso país - isso nos parece um axioma - sempre se mantiveram no ápice da pirâmide econômica às custas da desgraça e da falta de educação de nosso povo.
É preciso, sob quaisquer aspectos que se busque enfrentar, alterar esse estado de coisas. Precisamos de mais pessoas que, não obstante a ausência transitória de recursos materiais, apresentem um razoável nível de consciência crítica. Em tempos de olimpíadas no Brasil, onde tudo parece festa, não é desarrozoado concluir com as palavras do cantor e compositor jamaicano Bob Marley: “É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida”. Uma vez mais, está chegando a hora de refazermos nossas lutas. O primeiro domingo de outubro parece ser uma boa data para a batalha. Está com medo de quê?

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81750
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 5/8/2016 11:49:56
Cidade: Montes Claros-MG

Cristais / Divergências / Prisão O Rio Jequitinhonha maltratado pelas mineradoras que extraem de forma irregular, também é palco de divergências entre os garimpeiros.Ontem 04/08 por volta das 14:30 h eu estava em Itacambira quando várias viaturas da policia e do Corpo de bombeiros seguiram para Pedregulho perto de Caçaratiba, comunidade rural pertencente a Bocaiuva – MG (174 quilômetros da cidade sede) à beira do Jequitinhonha. A princípio uma denúncia de cáceres privado no interior de uma das Catas (tuneis para extração) por garimpeiros armados. Em pedregulho, como em outros garimpos, sempre há divergências entre os mineiros e garimpeiros na extração dos cristais e outras pedras preciosas; e ontem a operação dos policiais a prendeu vários quilos de cristais. Como sempre, o silêncio prevaleceu e somente três garimpeiros foram presos. - O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), nada sabe. E nossas riquezas indo embora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81749
De: Estado de Minas Data: Sexta 5/8/2016 11:26:57
Cidade: Belo Horizonte

PSB de Montes Claros confirma candidatura à reeleição do prefeito afastado Ruy Muniz - Luiz Ribeiro - O prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB) teve a sua candidatura a um novo mandato oficializada em convenção do seu partido, nesta quinta-feira. Ele tem como candidato a vice o médico Danilo Fernando Narciso, do PMDB, sigla do prefeito em exercício José Vicente Medeiros, eleito vice-prefeito de Muniz. A coligação conta com 10 partidos, incluindo ainda: PSD, PTB, PTC, PRB, PPL , PMN, PHS e PRTB.
Ruy Muniz foi preso preventivamente pela Policia Federal em 18 de abril suspeito de prejudicar hospitais conveniados pelo SUS na cidade para favorecer o Hospital Mário Ribeiro, da entidade educacional da família dele. Em 10 de maio, a Justiça determinou o afastamento dele da chefia do Executivo municipal.
A partir de 16 de maio, Muniz cumpria prisão domiciliar, que foi revogada em plenário (4 votos a 1) pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região, de Brasilia, no último dia 27. Mas foi mantido o afastamento da prefeitura, determinado em outro processo, cujo recurso da defesa ainda não foi julgado. O prefeito afastado – e agora candidato – também cumpre medidas cautelares determinadas pela Justiça de não poder manter contato com servidores municipais nem entrar no prédio da prefeitura.
SURPRESA
Um fator que surpreendeu nos acordos em Montes Claros foi que o ex-deputado e ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM), que havia declarado que iria concorrer novamente à prefeitura, recusou e se aproximou do ex-deputado Humberto Souto, que, nesta sexta-feira, oficializa sua candidatura a prefeito pelo PPS. Até então, Ataíde era declaradamente adversário ferrenho de Souto. Outro detalhe é que o PSDB e o DEM, liderados pelo ex-prefeito na cidade, até junho, faziam parte da administração municipal e agora vão apoiar um candidato da oposição, mesmo comportamento do PP e do PDT, siglas chefiadas no município, respectivamente, pelos deputados estaduais Gil Pereira e Carlos Pimenta.
DESISTÊNCIA Ainda em Montes Claros, o também ex-prefeito Athos Avelino (Rede) anunciou que não é mais candidato à prefeitura, alegando “motivos particulares e familiares”. Athos tinha feito um acordo com o PT para que o partido indicasse o seu companheiro de chapa. Com a desistência do ex-prefeito, o PT ficou a ver navios e tem até esta sexta-feira para decidir se consegue coligar com outro partido ou lançar um candidato próprio a prefeito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81748
De: Harlen Soares Veloso Data: Quarta 3/8/2016 14:50:21
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Recordar os antepassados é importante para preservar-lhes a memória e manter viva a força inspiradora de seus exemplos.Nesse 3 de agosto vem à lembrança que, no mesmo dia do ano de 1952, foi registrada uma dedicatória a meus bisavós no Livro dos Benfeitores do então Ginásio São José, dos Irmãos Maristas, atual Colégio Marista São José, de Montes Claros.Gregório Soares Caldeira (30/12/1891 – 26/10/1968), conhecido como ‘Soarinho’ (ou ‘Soarim’) era casado com Emerenciana Rodrigues Soares (? – 1980). São meus bisavós maternos, pais de meu avô Azamor. Durante certo tempo residiram na fazenda Decamão, em Juramento, depois fixando-se em Montes Claros.
A dedicatória em questão partiu da “Associação dos Amigos do Progresso” e deveu-se ao desprendimento do casal, que praticamente doou o terreno onde hoje se encontra o majestoso educandário, celeiro da formação de várias gerações que contribuíram para o engrandecimento de nossa cidade e região. São os seguintes os dizeres apostos na dedicatória:
“Ao venerando montesclarense Gregório Soares Caldeira e Exma. esposa Emerenciana Rodrigues Soares A Associação dos Amigos do Progresso de Montes Claros faltaria ao seu dever de gratidão se omitisse, neste momento festivo em que as obras do ginásio São José, dos Irmãos Maristas, caminha para a sua conclusão, pelo que, recebam esta homenagem singela porém nascida do desejo unânime dos associados para firmar no tempo a colaboração expressiva dos nobres montesclarenses que, efetuando uma venda por preços mínimos de terrenos de alto valor, tornou possível esta grande realização.
Em testemunho do que acima está expresso, juntamos dois exemplares da “gazeta do povo” que publicou a 6ª ata de gratidão, oferecida aos Beneméritos vendedores dos terrenos do patrimônio do ginásio.
Que esta visita histórica de 26-6-952 do nosso Bispo Dom Luiz Vitor Sartori, seja uma bênção de Deus para os estimados amigos e toda família. Montes Claros, 3-8-952.
Pela Associação dos Amigos do Progresso, Gentil Gonzaga, Tesoureiro”.
Soarinho também é reconhecido como benemérito da Sociedade São Vicente de Paulo, cuja sede no bairro São José também se encontra em terreno por ele doado. A referência que tenho do casal, pelo relato de meus familiares, é de que se tratava de pessoas de muita oração e caridade. Eram comuns as suas romarias a Bom Jesus da Lapa/BA e Aparecida do Norte/SP. Consta que eles faziam refeições para pessoas necessitadas, fato que, inclusive, marcou a festa de Bodas de Ouro do casal, em 1961.Que a grandeza de seus exemplos seja inspiradora para nós, seus descendentes, e a tantos outros que tiverem acesso a esse relato, que tenho a honra de publicar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81746
De: Karla Data: Segunda 1/8/2016 11:41:33
Cidade: povoado de Claraval-MG

Acidente deixa um morto e outros feridos,próximo a Comunidade de Claraval,neste dia 31/07. Devido as péssimas condições das nossas estrada,hj perdemos uma vida!e quantas mais serão preciso perder para que as nossas comunidades sejam vistas pelas autoridades! Meus sentimentos a família da vítima que Deus possa conforta-los.#luto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81745
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 2/8/2016 09:06:41
Cidade: Montes Claros

vítima de atropelamento – centro de montes claros/mg: uma guarnição de resgate deslocou-se até o centro de montes claros a fim de atender vítima de atropelamento. no local, tratava-se de três vítimas, sendo uma criança de apenas três anos e duas grávidas. a criança, do sexo feminino, consciente e confusa, foi atropelada e arrastada por quase 80 metros quando atravessava a rua próxima à praça de esportes, sofrendo vários ferimentos e um trauma crânio encefálico grave na região frontal, com perda da visão em ambos os olhos e com hemorragia abundante. a grávida que acompanhava a criança sentia muitas dores no abdomen e relatou que não estava sentindo movimentos do feto, além de escoriações pelo corpo. segundo informações de testemunhas o motorista do veículo, tentando evadir do local, atingiu um veículo, resultando em outra vítima, uma grávida que estava no interior do carro atingido, mas que não sofreu ferimentos aparentes, não sendo atendida pelo bombeiro.

***

Polícia Militar - A Polícia Militar registrou, às 18h28 de ontem, 01Ago, um atropelamento, à av. Alfredo Coutinho, no Centro, que deixou pessoas feridas e veículos danificados.
Policiais militares compareceram ao local dos fatos onde, segundo relatos de testemunhas, um veículo PARATI teria atropelado uma mulher grávida, de 29 anos e uma criança de 03 anos, mãe e filha, quando estas transitavam pela faixa de pedestre existente na avenida. Em decorrência do atropelamento, ambas as vítimas caíram no chão, sendo que a criança ficou presa ao carro e foi arrastada por certa distância. Ainda de acordo com testemunhas, o condutor do veículo PARATI, um homem de 64 anos, saiu do local sem prestar socorro às vítimas, que foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao hospital, onde ficaram sob cuidados médicos. Durante o percurso feito pelo veículo PARATI, após o atropelamento, este colidiu com outros 03 (três) veículos sendo que, em um deles, havia outra mulher grávida, de 22 anos, que sofreu uma lesão na perna e foi também encaminhada para o hospital. Em contato com o condutor do veículo PARATI, este relatou não se lembrar do ocorrido e, ainda, que não sabia onde estava, se encontrando confuso. O homem não apresentava sinais de embriaguez. No local do sinistro compareceu sua filha, que relatou que o pai sofre de síndrome epilética, o que poderia ter sido a causa do acidente.
Diante dos fatos, condutor do veículo PARATI foi preso e encaminhado à delegacia, para providências de polícia judiciária. O carro por ele conduzido foi autuado e removido ao pátio conveniado.

***

Estado de Minas - 2/08/2016 11:11 - Grávida e criança de 3 anos são atropeladas no centro de Montes Claros
Filha da mulher foi arrastada por 80 metros após ser atingida. Motorista ainda bateu em três veículos, ferindo uma outra grávida - Luiz Ribeiro - Uma criança de 3 anos e a mãe, de 29 - grávida de oito meses – foram atropeladas no Centro de Montes Claros, na noite de segunda-feira, quando atravessavam a faixa de pedestre. A criança foi arrastada por cerca de 80 metros e escapou. As vítimas foram socorridas e levadas para a Santa Casa de Montes Claros, onde permanecem internadas em quadro estável. Elas foram atropeladas por uma Parati, cujo motorista, de 64 anos, fugiu sem prestar socorro às vítimas e na sequência bateu em outros três veículos. Em um deles estava uma mulher de 22 anos, grávida de quatro meses, que também ficou ferida e foi encaminhada ao hospital. O motorista foi preso e, segundo a Policia Militar, ele não apresentava sinais de embriaguês. O homem alegou que não se lembrava de nada do que aconteceu, que “nem sabia onde estava” e se apresentava confuso. Uma filha dele compareceu ao local e relatou que o pai sofre de epilepsia, o que poderia ter sido a causa do acidente.
O atropelamento aconteceu na Avenida Alfredo Coutinho, próximo a um ponto de táxi, no fundo da Praça de Esportes, em um local muito movimentado. A jornalista Tátila Pimenta Brito estava em companhia da filha M. P. F, quando foi atropelada. Conforme testemunhas, a mãe ficou caída no chão e sofreu escoriações. Já a criança ficou presa ao carro e foi arrastada por cerca de 80 metros e teve trauma craniano.
O motorista da Parati se envolveu em outro acidente, batendo em três veículos, na Avenida Oswaldo Cruz, do outro lado da Praça de Esportes, onde foi localizado e preso pela Policia Militar.
Mãe e filha permanecem internadas na Santa Casa de Montes Claros. Na manhã desta terça-feira, a assessoria do hospital informou que a criança passou por cirurgia e o quadro é estável. Ainda conforme a assessoria, a jornalista grávida vitima no acidente também passa bem, assim como o bebê.

***

Estado de Minas - 02/08/2016 16:05 - Câmeras de segurança flagram carro arrastando criança em Montes Claros
A garota de 3 anos estava junto com a mãe quando foi atingida por um carro. O motorista tentou fugir, foi detido e acabou solto depois de prestar depoimento - João Henrique do Vale , Luiz Ribeiro - Imagens de câmeras de segurança de uma loja flagraram o momento em que uma criança de 3 anos e a mãe, dela de 29 - grávida de oito meses – foram atropeladas no Centro de Montes Claros, Região Norte de Minas Gerais, na noite de segunda-feira. As duas atravessavam a faixa de pedestres quando foram atingidas. A criança foi arrastada por cerca de 80 metros embaixo do veículo.
O vídeo mostra o desespero de pessoas que flagraram o acidente. O motorista foi ouvido e liberado na manhã desta terça-feira, depois de prestar depoimento. As vítimas seguem internadas na Santa Casa da cidade. A situação delas é estável, segundo o hospital.
O atropelamento aconteceu na Avenida Alfredo Coutinho, próximo a um ponto de táxi e à Praça de Esportes, local bastante movimentado. A jornalista Tátila Pimenta Brito e a filha filha M. P. F, inciaram a travessia da via. Quando já estavam próximo a calçada, uma Parati preta, na última faixa, atingiu as duas, que estavam na faixa de pedestre. Uma terceira pessoa, que estava ao lado da mãe e filha, conseguiu escapar por pouco.
Depois de ser atingida, a jornalista caiu na rua e tentou se levantar por duas vezes para correr atrás do carro, pois a filha havia ficado presa embaixo do carro sendo arrastada por aproximadamente 80 metros. Algumas pessoas que presenciaram a cena aparecem com as mãos na cabeça, sem acreditar no que viam.
As vítimas foram socorridas e levadas para a Santa Casa de Montes Claros, onde permanecem internadas. Na manhã desta terça-feira, a assessoria do hospital informou que a criança passou por cirurgia e seu quadro é estável. Ainda conforme a assessoria, a jornalista grávida vitima no acidente também passa bem, assim como o bebê.
O motorista, identificado como Julião Dias dos Reis, de 64 anos, fugiu sem prestar socorro às vítimas e na sequência bateu em outros três veículos. Uma testemunha informou que o homem teria sofrido uma tentativa de linchamento por populares que presenciaram o acidente, mas a Polícia Militar (PM) evitou a agressão. Em depoimento, o condutor alegou que sofre de epilepsia e que na hora do acidente perdeu a consciência e não se lembra de nada. Após ser ouvido, foi liberado.
A Policia Civil informou que, tendo em vista o que determina Código Brasileiro de Trânsito (CTB), como não houve morte, o autor não pode ser autuado em flagrante. Neste caso, para ser aberto inquérito contra a ele, a família das vítmas deve representar contra autor, por lesão corporal.
O motorista deverá, ainda, responder processo administrativo que vai determinar se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será cassada ou suspensa. O professor Wendell Brito, companheiro da professora, disse que a família estuda a possibilidade de entrar com representação contra o condutor. "Ainda vamos consultar um advogado a fim de certificar qual providencia vamos tomar", disse.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81744
De: Copasa Data: Segunda 1/8/2016 18:04:33
Cidade: Montes Claros

Neste dia 02/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 02/08 às 08h do dia 02/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 02/08 às 00h do dia 03/08
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 02/08 às 00h do dia 03/08.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.


***

Neste dia 03/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 03/08 às 08h do dia 03/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 03/08 às 00h do dia 04/08.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Todos os Santos I e II, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 03/08 às 00h do dia 04/08.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 05/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 05/08 às 08h do dia 05/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 05/08 às 00h do dia 06/08.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Todos os Santos I e II, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 05/08 às 00h do dia 06/08.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 06/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 06/08 às 08h do dia 06/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 18h do dia 06/08 às 17h do dia 07/08.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Todos os Santos I e II, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 06/08 às 18h do dia 06/08
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 06/08 às 00h do dia 07/08.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 07/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 03/08 às 18h do dia 03/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 00h do dia 06/08 às 17h do dia 07/08.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Todos os Santos I e II, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 07h do dia 07/08 às 00h do dia 08/08
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 5: De 08h do dia 03/08 às 00h do dia 04/08.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81743
De: Analista Data: Sábado 30/7/2016 18:57:15
Cidade: Moc/MG

Entre 01/01/2015 e 29/07/2015 houve 8 (oito) tremores de terra em Montes Claros, com intensidades entre 1,4 e 2,2 mR, conforme o Centro de Sismologia da USP - Universidade de São Paulo. Já entre 05/01/2015 e 31/07/2015 houve 5 (cinco) tremores em Moc, com intensidades entre 1,5 e 2,1 °R, conforme o Observatório Sismológico da UnB - Universidade de Brasília. Por outro lado, a título de comparação, entre 01/01/2016 e 29/07/2016, para nossa tranquilidade maior ainda, não há registro de nenhum tremor de terra na nossa cidade, nos dois sites acima citados. Deus permita que continue assim, para sempre.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81742
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sexta 29/7/2016 22:35:18
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Uma vida sem inimigos

* Marcelo Eduardo Freitas

Já parou para pensar o quanto a vida é feita de paradoxos? Alegria e tristeza, guerra e paz, alto e baixo, noite e dia, vida e morte, amigos e inimigos. É, assim, de opostos que se formam nossa estrutura terrena. Com efeito, não há um só ser humano que passou por essa vida sem trilhar por caminhos antagônicos.
Quero, aqui, enfrentar um tema que pode parecer espinhoso. Mas não se deve abdicar de uma causa pela dificuldade da travessia! Podemos ter uma vida apenas de amigos? Será essa realmente a melhor escolha?
Há pessoas que se gabam de não possuir nenhum desafeto, qualquer opositor, enfim, nenhum inimigo. Chegam a estufar o peito para reverberarem a façanha. Afinal, estariam a cumprir à risca os desígnios Cristãos. Será mesmo verdade?
Caro leitor, a primeira coisa que um ser humano deveria aprender é a diferença entre o bem e o mal, e jamais confundir o primeiro com inércia, passividade e subserviência. O mundo passa por situações de extrema covardia, maldade, violência aos direitos mais elementares de seres indefesos. Ruy Barbosa verberava que “o ódio ao mal é amor do bem, e a ira contra o mal, entusiasmo divino. Nem toda ira, pois, é maldade... Então, não somente não peca o que se irar, mas pecará não se irando... É a hora das responsabilidades, a hora da conta e do castigo, a hora das imprecações, quando a voz do homem reboa como canhão e as siderações da verdade revolvem o chão coberto de vítimas e destroços incruentos. Eis aí a cólera santa, eis aí a ira divina! Quem, senão ela, há de expulsar do templo o renegado? Quem, senão ela, expulsar da ciência o apedeuta, o plagiário, o charlatão? Quem, senão ela, banir da sociedade o imoral, o corruptor, o libertino? Quem, senão ela, varrer dos serviços do Estado o prevaricador, o concussionário e o ladrão público? Quem, senão ela, precipitar do governo o negocismo, a prostituição política, a tirania?”
Bem sei que não adianta acender as luzes se o insensato optou por viver na escuridão! Nunca me passou pela cabeça, desta maneira, a possibilidade de omissão ante aquilo que considero errado. Ainda que, para alterar a realidade ao nosso redor, tenha que amargurar sensíveis perdas, inclusive dos amigos que um dia caminharam conosco. Não é possível agir com indiferença diante das mazelas que afligem os “coxos” de consciência. Aqueles que, mesmo sendo as principais vítimas da hostilidade, não apresentam forças para reagir.
A condição negativa do mundo atual se relaciona muito mais à omissão dos bons que à ação dos maus, que fique claro. Quando um silencia, de maneira inversamente proporcional, o outro avança. “A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira”, já nos ensinava Chico Xavier.
No Evangelho de Lucas 6:27-29, Cristo nos relega as seguintes considerações a respeito do abrolhoso tema que aqui se busca enfrentar: “Ame seus inimigos, faça o bem para aqueles que te odeiam, abençoe aqueles que te amaldiçoam, reze por aqueles que te maltratam. Se alguém te bater no rosto, ofereça a outra face”.
A lição que aflora da “boa nova”, embora possa soar pouco puritana, é de clareza solar: Jesus Cristo nos exortou a amar nossos inimigos! Ele nunca nos disse que não devemos ter inimigos! Uma pessoa sem inimigos, assim, é forçosamente alguém que nunca lutou por nada nessa vida! “A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre”, já dizia Oscar Wilde.
Não faço aqui, por óbvio, uma loa à inimizade. Mas rejeito uma vida sem contestações, sem irresignações. O mundo se transforma a cada dia, tornando-se um pouco menos tirânico, a partir da ação de inconformados. A paz e a tranquilidade que tanto almejamos sempre custou muito caro a alguns abnegados que jamais deixaram de vigiar. Não sem dor, sofrem, justamente por isso, todas as formas de perseguição.
É preciso, por conseguinte, nascer de novo. Fazer e refazer o que ainda está errado. Rever pontos de vista. Lutar pelo correto, ainda que isto nos conduza ao amargo percurso da ojeriza, da aversão, da antipatia, por vezes, da execração pública. É nas palavras de José Saramago, destarte, que encontro razões para concluir: “A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: ‘Não há mais o que ver’, saibam que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre”. É preciso seguir adiante! Ver além do horizonte! Coragem!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81741
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 28/7/2016 10:47:59
Cidade: Montes Claros-MG

DADOS DA BARRAGEM DA COPASA EM JURAMENTO - MG: - 28 / Julho / 2016
Cota: 634,62
Volume acumulado: 23.021.537 m3 (representa 51,00 % do volume total)
Volume Útil Operacional: 15.00%
Chuva do dia: 0,0 milímetros.
Total de chuva no mês de JULHO/16 = 01,0 mm : ( região de Juramento)
- O nível está 5,63 metros abaixo da cota de transbordo 640,25 –
Do dia 05/07 a 28/ 07 reduziu 0,44 cm (03,79%).

Obs: Os mananciais Rio Canoas (secou); Rio Juramento mantém 50,0 Litros por segundo - o Rio Saracura com vazão normal para época.

Chuvas 2016 em milímetros: Janeiro 614,3 – Fevereiro 12,8 – Março 53,6 – Abril 17,6 – Maio 24,0 – Junho 0,0. – Julho 01,00 = Total 700,00.

Nota: Os rodízios continuarão até recomendações da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário – ARSAE.

Obs: volume e vazões com relação ao mesmo período: -A Barragem de Juramento com 15,3 % ACIMA DO NÍVEL de Julho/15. Os mananciais do Parque da Lapa Grande; Rebentão dos Ferros e Pacuí tiveram suas vazões reduzidas em 20%.

CURIOSIDADE: - Há 54 anos 28/07/1962 — Pela lei n.º 567, fica o Prefeito Municipal de Montes Claros, Dr. Simeão Ribeiro Pires autorizado a organizar uma empresa de economia mista para exploração do Serviço de Água e Esgotos desta cidade, no lugar da Companhia de Águas e Esgotos do NORDESTE (CAENE) (Subsidiária do DNOCS) que funcionava à Rua Odilon Macaúbas c/ Rua Dr. Veloso. A nova empresa fora criada pela referida lei contaria com a participação da Prefeitura local, de particulares e auxílio da SUDENE e teria por sigla CAEMC (Companhia de Águas e Esgotos de Montes Claros).
A CAEMC recebeu toda infraestrutura pronta – Redes de água e esgoto – Captações na Barragem do Pacuí e Barragem dos Porcos- Rebentão dos Ferros e a Estação de Tratamento de Água no alto do Morrinho.

(*) José Ponciano Neto Tec. Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81740
De: Ucho Ribeiro Data: Quinta 28/7/2016 09:10:09
Cidade: Montes Claros

Pombinhos

Quatro anos de arrastado e vigiado namoro. Os encontros eram permitidos as quartas e sábados, impreteríveis, das oito às nove e meia da noite, sob a espreita vela da família. Em alguns domingos, Donato era convidado para os fartos almoços da sogra Marinês. Comia até pouco para não soltar a mão de Ritinha por baixo da mesa.
Quando iam ao cinema era sob a vigia dos irmãos mais novos da namorada, que sentavam ladeados ao casal. O trisca que Donato conseguia - um beijo, um toque - era quando dava um troco pros garotos comprarem balas, logo ao apagar das luzes para os trailers.
Devido ao aparente bom comportamento e aos longos anos de namoro, Dona Marinês começou a ter mais confiança no rapaz. Passou até a chamá-lo de Donatim.
Numa quarta-feira, finda a novela, a sogra disse num adulo ao genro: - Donatim, fique a vontade, aguente só mais um pouquinho, que vou fritar uns bolinhos e fazer um café quentinho pra nós.
Foi só ouvirem o barulho da sogra entretida na cozinha que o rala e rola começou. Beijos, apertos, mordidelas, trança de pernas, cinto frouxo, saia sungada, mão naquilo, aquilo na mão, gemidos abafados, tesão supitando no ar e o sofá aguentando firme, sem alcaguetagem, sem gemura.
O gruda-gruda estava pegando fogo, quando Dona Marinês anunciou, lá da cozinha: - Meninos, os bolinhos estão prontos e o cafezinho está quentinho. Foi o tempo pra os pombinhos recomporem os cabelos, as amarrotagens e as vestimentas.
Veio de bandeja na mão, ofereceu um bolinho para o genro, enquanto servia o café.
Donato, ainda com as orelhas quentes do esfrega, pegou um bolinho com as pontas dos dedos, apreciou-o e deu uma cheirada forte: - Hummm...
A sogra, então, sentenciou: - Prove, que você vai gostar.
Donato, educadamente, respondeu: - Ó Dona Marinês, claro que vou gostar. Eu adoro bolinho de bacalhau!
A sogra quase teve uma síncope. Envermelhou, arregalou os olhos e rosnou grave e forte: Ó, Seu Muliquim, isto é bolinho de mel, seu safado! De mel, ouviu? Colé o quê de bolinho de bacalhau? Cê respeita esta casa e as filhas dos outros. Lave esta mão e passe daqui pra fora e é pra já!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81739
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 26/7/2016 16:26:25
Cidade: Montes Claros/MG

Pedaços de história da Academia

Wanderlino Arruda

A reunião de onze de outubro teve em sua primeira parte as homenagens ao professor José Raimundo Neto, falecido em Belo Horizonte, um dos fundadores da Academia Montes-clarense de Letras e seu segundo presidente, no biênio 1968/1969. Foi relembrada pelo presidente João Valle Maurício "os vários e expressivos aspectos da vida do homenageado, inclusive a sua dedicação à causa do ensino e à sua família, que tinha nele um amparo seguro". "José Raimundo Neto foi um dos maiores educadores de nossa terra. Intelectual de notável cultura humanista. De alma sensível, sua vida foi sempre atuante, brilhando pelo valor de sua inteligência". Vários oradores enriqueceram os elogios ao falecido confrade. Os agradecimentos foram proferidos pelo seu cunhado e confrade Corbiniano Aquino. Vinte de outubro, encontro acadêmico no Automóvel Clube. O centro das atrações foi o lançamento do livro "Maria Clara", publicado no Rio de Janeiro pela Editora Dois Irmãos, romance autobiográfico da escritora Nazinha Coutinho, prefácio do antropólogo Darcy Ribeiro. A apresentação do livro foi feita pelo dr. Mário Ribeiro Silveira, seu primo, principalmente por tratar-se em grande parte sobre sua família e ser um lado confessional das lutas de gerações. Vale uma leitura atenta da rica e encantadora ata lavrada pela secretária Felicidade Perpétua Tupinambá, síntese perfeita dos encontros e desencontros na família Francisco Ribeiro/Maria Luiza, pais adotivos da menina Nazinha, que adulta e casada com o dr. Alfredo Coutinho, prefeito de Montes Claros de 1938 a 1941, teve notável papel como mãe da historiadora Milene. Maria Luíza de Magalhães Ribeiro, casada com o Coronel Francisco Ribeiro, foi a protetora das irmãs que vieram fundar o Colégio Imaculada Conceição, cedendo por dois anos a casa para o funcionamento inicial da escola, e doadora do terreno e da construção do Orfanato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É o nome dela que - com justiça - deveria estar nas placas da Rua Viúva Francisco Ribeiro, que vai do centro de Montes Claros à ponte do Bairro Todos os Santos. A reunião de quatorze de novembro de 1978, realizada também no Automóvel Clube, foi dirigida pelo Venerável da Loja Deus e Liberdade, Iran Rego, e pelo presidente da Academia, João Valle Maurício. Presenças de várias autoridades. O objetivo foi o lançamento do meu livro "Tempos de Montes Claros", publicado pela Editora Leme, de Belo Horizonte. Apresentação pelo escritor João Valle Maurício e pelos maçons Georgino Jorge, Iran Rego e Humberto Plínio Ribeiro. Análise pelo acadêmico Olyntho Silveira, que destacou os aspectos históricos e literários. Academias Montes-clarense e Maçônica de Letras do Norte de Minas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81738
De: Hoje em Dia Data: Quarta 27/7/2016 18:42:34
Cidade: BH

Prefeito de Montes Claros Ruy Muniz consegue liberdade provisória - 27/07/2016 - 17h01 - Por quatro votos a um, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu liberdade provisória ao prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), na tarde desta quarta-feira (27). Ruy foi preso em 18 de abril na operação "Máscaras da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”. O Ministério Público Federal argumenta que o prefeito prejudicou hospitais em Montes Claros. Em 20 de maio ele conseguiu o benefício da prisão domiciliar.
Em 30 de junho, após ouvir pessoas envolvidas no caso, a Comissão de Acompanhamento do PSB decidiu manter Ruy Muniz nos quadros do partido. O grupo concluiu que não houve “descumprimento de dever” em relação à legenda. Qualquer outra decisão sobre a filiação ficará para após análise de processos no Judiciário.
Formada por outros nomes importantes da legenda em Minas, como os deputados estaduais Roberto Andrade e Wander Borges, os prefeitos Ivair de Almeida Cerqueira Neto (Conselheiro Lafaiete) e Fernando Pereira (Lagoa Santa) e o deputado federal Sérgio Lúcio de Almeida, além do suplente de deputado federal Isaías Silvestre, a Comissão analisou três fatos imputados ao prefeito.
O primeiro deles diz respeito a supostas ameaças a testemunhas para obstruir a Justiça. Também analisou acusação de desvio de recursos públicos que favoreceriam um hospital de propriedade de Ruy Muniz e a possível retenção de recursos que deveriam ser repassados a hospitais de Montes Claros.
Com relação à primeira acusação, a Comissão do PSB não constatou nenhuma ação do prefeito afastado “no sentido de coagir, constranger ou impedir que quaisquer das partes envolvidas testemunhassem contra ele”.
O grupo também expressou que haveria, por parte dos dirigentes dos outros hospitais “apenas suposições de conduta ilícita”. Nenhuma evidência substancial foi apontada pelos dirigentes ouvidos, segundo a Comissão. Quanto à acusação de retenção de recursos, a Comissão entendeu que a complexidade do caso não permitiria que seus integrantes opinassem sobre o tema.

***

Estado de Minas - Prisão de Ruy Muniz é revogada pela Justiça - Luiz Ribeiro - O Tribunal Regional Federal de Primeira Região, de Brasília, revogou na tarde desta quarta-feira a prisão do prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB). Ele foi preso preventivamente pela Policia Federal, em 18 de abril, pela suspeita de prejudicar os hospitais da cidade credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para beneficiar o Hospital Mário Ribeiro, que pertence a uma rede educacional administrada pela família dele, e cumpria prisão domiciliar desde 21 de maio. Por 4 votos a um, os desembargadores acataram recurso da defesa contra os fundamentos da prisão preventiva, que tinha sido determinada pelo desembargador Nei Bello, do próprio TRF da Primeira Região. Por outro lado, Muniz continua fora da chefia do executivo, pois o afastamento do cargo foi determinado em outro processo, no qual ele também foi proibido de manter contatos com servidores da prefeitura, e que ainda não foi julgado recurso da defesa. Desta forma, continua no comando da prefeitura o prefeito em exercício José Vicente Medeiros (PMDB), eleito vice-prefeito e que assumiu como titular no dia 15 de maio.Logo após a decisão do TRF, revogando a prisão, Ruy Muniz concedeu entrevista, na qual se emocionou e anunciou que é pré-candidato a prefeito e que espera retornar a prefeitura em breve. Aliados dele comemoram muito a decisão com mensagens nas redes sociais. Muniz declarou que durante os 100 dias que esteve preso escreveu um livro sobre a vida dele e montou planos para uma futura administração, caso consiga se eleger para novo mandato

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81737
De: Avay Miranda Data: Quarta 27/7/2016 08:49:59
Cidade: Montes Claros

Diminui a população jovem

Venho me preocupando com o futuro de nosso País, há muito tempo, por causa da mortandade de adolescentes e jovens. Previa isto desde o ano de 1990, quando a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, o denominado Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, entrou em vigor.
Ora, qualquer pessoa de bom senso poderia prever que, dentro de 20 a 30 anos, a contar daquela época, os adolescentes e jovens estariam em perigo por causa da impunidade implantada no sistema jurídico brasileiro.
Duas razões principais contribuiriam para isto: a proibição de trabalho para o menor e a imunidade criminal até os 18 anos de idade.
Com muito orgulho digo que comecei a trabalhar aos 6 anos de idade. Morava na zona rural com meus pais e irmãos e desde cedo eles me encaminharam e a meus irmãos para o trabalho, evidentemente que desenvolvíamos as tarefas da zona rural próprias para crianças.
É difícil de aceitar que, somente depois dos 18 anos, que o jovem vai começar o aprendizado para o trabalho, qualquer que seja a função. Nesta idade, o jovem, masculino ou feminino está no tempo ter uma vida social intensa, com baladas, festas, encontros, namoros e outras diversões, que, por fim, desviam a atenção do jovem do trabalho.
Quanto à imunidade penal, era previsível que os criminosos iriam aproveitar que o jovem não pode ser punido com prisão para leva-lo para a bandidagem e encaminhá-lo ao cometimento de infrações penais, muitas vezes cometendo crimes hediondos e induzindo o jovem a assumir a autoria, por não ter responsabilidade penal.
Comparando com outros países, que adotam a penalização de adolescentes e jovens, parece que o jovem brasileiro é inferior aos dos demais países, pois, segundo os legisladores que elaboraram o ECA, o jovem brasileiro somente terá discernimento após os 18 anos de idade.
A situação chegou a tal ponto que, atualmente, morrem mais jovens de 12 a 25 anos de idade, por morte violenta, do que os adultos.
Um estudo feito pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Brasil está em 3º lugar em mortalidade violenta de adolescentes e jovens, entre os 85 países pesquisados. A pesquisa foi considerada a partir de 1980, desde quando a criminalidade juvenil vem crescendo de ano para ano, constatando que em 2013, 10.520 jovens perderam a vida por morte violenta, como acidente de trânsito, homicídio e suicídio.

* Avay Miranda, Magistrado aposentado, Advogado, integrante do Orbis Clube de Brasília, membro da Academia Montesclarense de Letras e do IHGMC.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81736
De: Manoel Hygino Data: Quarta 27/7/2016 08:33:02
Cidade: Belo Horizonte

A banalidade do mal

Hoje em Dia - Manoel Hygino


Com seus oito milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados, grande área de fronteira e um litoral marítimo extenso, o Brasil está em permanente inquietação pela violência com que é agredido de todos os lados. O cidadão vive encurralado, prisioneiro dentro de sua casa, evidentemente os que a têm. Em meio a inúmeros estudos que se fizeram e se fazem, certamente se terá chegado a conclusões corretas sobre as causas do mal e de como exorcizá-lo. O Brasil é vítima e refém da violência, a que não falta a cobertura da imprensa, perigosa sem dúvida, dos fatos que se registram em quaisquer dia, hora e local, ao preço de vidas, sangue, lágrimas.
Li, há pouco, o sucinto relato de uma repórter da afiliada da TV Globo na Paraíba, assaltada no dia 13, à noite, na Universidade Federal de Campina Grande, enquanto fazia matéria sobre a insegurança no campus. A repórter falava ao celular quando o assaltante apareceu, tomou-lhe o aparelho à força e fugiu. Um dia antes, alunas da universidade sofreram um arrastão na área.
Permitimos que o crime invadisse e, até, dominasse regiões das cidades, dos estados e do país. Violência e droga de mãos dadas contra a nação e o cidadão. Tenho minhas dúvidas se é possível a recuperação. Como, quando e a que preço?
De janeiro até meados deste sétimo mês do ano, foram explodidos no mínimo 71 caixas eletrônicos em Minas Gerais, representando um ataque a cada dois dias. Não figuram somente grandes cidades. Pelo contrário, são alvos todas as regiões do Estado, com predominância as pequenas cidades, onde as agências postais dos Correios são atrativos para quadrilhas.
As Olimpíadas, trazidas para cá demagógica e lamentavelmente, aduzem nova carga de preocupação. Brasileiro do grupo terrorista Estado Islâmico pode estar planejando ataque no mês que vem contra a delegação da França. Quatro assaltantes, como aconteceu em Istambul, com armas pesadas explodiram caixas no Aeroporto de Montes Claros, assustaram bairros próximos... e fugiram. Que país é este?
São perguntas que se fazem, quando se toma conhecimento de tantas ignomínias. Um crime abalou Pirapora. Criança de dez meses foi executada com um tiro na cabeça por homens que chegaram a sua casa à procura do pai, envolvido no tráfico. O pai estava preso.
Também no Norte de Minas, perto de Buenópolis (de excelente água potável, como avaliava meu avô), menina de 10 anos foi estuprada e morta e teve o coração arrancado. O homicida antes fora preso por crime de morte, estupro e roubo, mas conseguiu evadir-se. Há o que pensar e muito a agir. Temos de raciocinar, como o fez Luiz Felipe Pondé, intelectual de coragem. Referindo-se ao mal, como sentido pela filósofa Hannah Arendt, ela se manifestou: “A banalidade do mal marca o mal não como “uma profundidade”, como tradição bíblica, mas como uma espécie de fungo que se espalha pelo mundo sem grandes profundidades ou sofrimento moral, aniquilando qualquer reação moral que importa. A banalidade do mal convive bem com os horrores, desde que a janta seja servida na hora”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81734
De: Polícia Militar Data: Quarta 27/7/2016 08:15:02
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar prendeu por volta das 19h30 de ontem, 26 de julho, um homem suspeito de tentar roubar um taxi na Av. Américo Martins, bairro Jaraguá II em Montes Claros. De acordo a vitima, um taxista de 30 anos, foi solicitado por um indivíduo para uma corrida até o bairro Jaraguá II. Devido atitude suspeita do referido indivíduo, a vítima comunicou a um colega que temia ser assaltado. Em dado momento, o suspeito simulando estar armado, anunciou o assalto e determinou que a vítima deslocasse para a Av. Américo Martins, contudo o veículo da vítima foi interceptado por um colega taxista, que recebeu o alerta, momento em que o suspeito fugiu correndo pela avenida. Populares cercaram o referido o suspeito, o qual foi agredido com uma barra de ferro, ficando caído ao solo. A PM chegou ao local e efetuou a prisão de F. S. A. de 28 anos, que já possui várias passagens pelos meio policiais. Ele foi medicado pela equipe SAMU, devido ferimento na cabeça e braço e em seguida foi encaminhado para a Delegacia de Polícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81732
De: Copasa Data: Terça 26/7/2016 08:13:04
Cidade: Montes Claros

Neste dia 26/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 26/07 às 08h do dia 26/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 26/07 às 00h do dia 27/07.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 26/07 às 00h do dia 27/07.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 27/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 27/07 às 08h do dia 27/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 27/07 às 00h do dia 28/07
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 27/07 às 00h do dia 28/07.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 28/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 28/07 às 08h do dia 28/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 28/07 às 00h do dia 29/07.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 28/07 às 00h do dia 29/07.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 29/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 29/07 às 08h do dia 29/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 29/07 às 00h do dia 30/07
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 29/07 às 00h do dia 30/07.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 30/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 30/07 às 08h do dia 30/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 30/07 às 00h do dia 31/07.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 30/07 às 00h do dia 31/07.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 31/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 31/07 às 08h do dia 31/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 31/07 às 00h do dia 01/08
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 31/07 às 00h do dia 01/08.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 01/08/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 01/08 às 08h do dia 01/08.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 01/08 às 00h do dia 02/08.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 01/08 às 00h do dia 02/08.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81731
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 23/7/2016 15:37:09
Cidade: Montes Claros/MG

SR. ADÃO PADEIRO da Mensagem 81.723 -Tenho 60 anos e mais alguns meses, e nesta vida sempre procurei valorizar nossos ícones e a nossa cultura. Entre os ícones está o Sr. ADÃO PADEIRO. Ainda criança quando morávamos nas Ruas Carlos Leite; Dr. Veloso e Bocaiúva, todos os amanheceres o “símbolo da vida” (o pão) já estava no alpendre da casa – isto há 50 anos, ou mais. Sr. Adão com sua bicicleta, carregando dois imensos cestos feitos de Taquara – um na bagagem traseira, outro na bagageira dianteira, pedalava por toda cidade. Como nossa família era composta de uma prole invejável (?), já éramos 08 e chegaram a 14 filhos - os pães de 200g e 500g – gigantescas bisnagas – era a opção para dividir de forma equalizada o “pão nossa de cada dia”, se não... dava briga. - O pãozinho frances era mais caro. O tempo passou... nasceram meus filhos, e Sr Adão prosseguiu com a distribuição dos pães em minha própria casa. Meu primeiro filho sempre acordava ao amanhecer quando o Sr. Adão parava em frente em casa e acionava o descanso da bicicleta – era hora de levantar – Sr. Adão era também um verdadeiro despertador. Mesmo chovendo, o nosso padeiro não deixava os pães encharcarem; os cestos envolvidos com uns plásticos eram protegidos; em nossa casa as bisnagas eram colocadas em lugares seguros. Se Sr Adão padeiro não tivesse acidentado, provavelmente – não estaria entregando pães (esta cultura acabou) – mas, ainda estaria pedalando. Obrigado Sr. Adão por ter enfrentado madrugadas frias e chuvosas para distribuir o “símbolo da Vida”! Você foi um grande Santo Antonio. Um grande ícone e dono de uma paciência impar.

(*) José Ponciano Neto e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81730
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 23/7/2016 10:03:02
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Vitima de infarto seguido de afogamento; faleceu ontem 22/07 em Itararé-Ba o Venerável Mestre da Loja Maçônica União, Paz e Justiça Ir.’. JADIR ALVES DA SILVA. Tenente Coronel da Policia Militar; ético e com caráter íntegro, ele era um homem extremamente dedicado a sua profissão e com os princípios da maçonaria. A vigília do corpo está marcada para acontecer no Templo Maçônico à Rua Gentil Dias 430 – B. Cândida Câmara, provavelmente a partir das 16:00 (a confirmar diante do traslado do Corpo) Os IIr.’. Maçons, amigos e familiares estão abalados com o trágico acontecimento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81729
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 23/7/2016 00:13:26
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Os ataques terroristas e as Olimpíadas no Brasil: quando rezar é a melhor opção

* Marcelo Eduardo Freitas

No último dia 14/07, em Nice, na França, onde milhares de pessoas se dirigiram para presenciar a queima dos fogos de artifício por ocasião do aniversário da Queda da Bastilha, um caminhão branco de 25 toneladas avançou em alta velocidade pelo Passeio dos Ingleses, avenida costeira da quinta cidade mais populosa daquele país, ceifando covardemente a vida de 84 pessoas e ferindo outras 308. As cenas são deploráveis e fazem tremer até os seres humanos mais rudes. Crianças e adultos prensadas ao asfalto em decorrência da prática de mais um ato insano! O franco-tunisiano, Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos, responsável pela terrível ação, foi alvejado pela polícia francesa e morto logo após a carnificina sem causa ou justificativa minimamente aceitável.

O terrorismo internacional sempre nos chamou a atenção, sendo objeto de preocupações recorrentes, particularmente por parte daqueles que buscam compreender as razões que levam a atos tão extremos. Em época de grandes eventos, então, o desassossego se maximiza. Mais ainda quando o “espetáculo” deva ser no Brasil.

O psiquiatra forense Marc Sageman fez um “estudo intensivo” dos dados biográficos de 172 participantes da “jihad”, um termo árabe que significa luta, esforço ou empenho, também utilizado para descrever o dever dos muçulmanos de disseminar a fé muçulmana. Em seu livro “Understanding Terror Networks”, que busca uma melhor compreensão sobre o terrorismo, Sageman concluiu que as redes sociais, os "laços estreitos de família e amizade", e não os distúrbios emocionais e comportamentais gerados pela "pobreza, trauma, loucura ou ignorância", teriam inspirado jovens muçulmanos alienados a empreender “jihad” e matar outras pessoas ao redor do nosso planeta.

Referida alienação, observada em diversas partes do mundo, também opera em nossa nação. Não foi senão, assim, por essa razão que a Polícia Federal fez na última quinta-feira (21/07) a Operação “Hashtag”, desencadeada com o propósito de prender 12 jovens “alienados”, suspeitos de planejar um atentado terrorista durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro, grupo este que seria, até aqui, a maior ameaça aos Jogos olímpicos.

Obviamente, a ação deve ser festejada, já que foi possível obstar a eventual ação do “grupo terrorista” antes mesmo que qualquer ato hostil acontecesse. Caro leitor, em tema de terrorismo internacional, a história assim evidencia, toda prudência nunca é demais, ainda que, em um primeiro olhar, possa parecer violar direitos fundamentais dos supostos atores da trama cuja execução ainda não se iniciara efetivamente.

Em uma breve digressão histórica, sem prejuízo de outros, podemos observar variados atos recentes tendentes a propagar o terror, cabendo aqui citar os seguintes: (1) Atentado em 17 de fevereiro de 2016, na cidade de Ancara, capital da Turquia; (2) Atentado de julho de 2016 em Nice, acima referenciado; (3) Atentado de Ouagadougou, a capital de Burkina Faso, no oeste da África, iniciado em 15 de janeiro de 2016; (4) Atentado em Charsadda, no Paquistão, ocorrido em 20 de janeiro de 2016; (5) Atentados em Bruxelas em março de 2016; (6) Atentado em Istambul em janeiro de 2016; (7) Atentados em Jacarta em 14 de janeiro de 2016; (8) O massacre de Orlando, ocorrido em 12 de junho de 2016, na boate LGBT chamada "Pulse".

Observa-se, deste modo, que toda preocupação com a ação de grupos terroristas nos jogos olímpicos 2016 é salutar. O histórico acima visto bem demonstra isso. Não se olvida, no entanto, da relevante e louvável atuação das instituições de nosso país. Mas lembremos que não temos a menor expertise nesta seara, até mesmo pela “cultura de paz” que sempre ostentamos, não havendo, apenas à guisa de exemplo, qualquer precedente apto a justificar a ação das autoridades na repressão, com neutralização, dos supostos responsáveis pelas ações que levariam ao terror. Como se dará a interpretação dos fatos nos tribunais? Que garantias terão aqueles que, ao se depararem com o terror, tiverem que “puxar o gatilho”?

Julio Ramos da Cruz Neto afirma que “o terrorista traz como certo o que a razão vê como errado, age com a mesma certeza com que em dúvida, a sociedade observa...Como um robô, é programado para aterrorizar não para pensar e por não ter um lar definido, se define escondendo atrás das sombras de seu próprio terror”. Essa ausência de previsibilidade mínima pode representar o maior risco. Não se sabe de onde os ataques podem surgir. Muito menos de que forma. Foi assim em outros países. Pode ser desta maneira em terras tupiniquins.

As Olimpíadas constituem em tempos modernos um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo, sendo o único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade. Em princípio, haveria motivos para contentamentos, não para preocupações. Assim como no feriado de 14 de julho, em comemoração à Tomada da Bastilha, em 1789, que abriu espaço para a liberdade, a igualdade e a fraternidade, que a humanidade deveria celebrar, mas o terror relegou ao acaso em Nice, não se pode desprezar sua ocorrência em nosso país. Rezar para que nada aconteça, assim, parece ser a nossa melhor opção! Que venham os jogos olímpicos. Mas que seja breve!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81728
De: Ministério Público Federal em Minas Gerais Data: Sexta 22/7/2016 09:05:01
Cidade: Belo Horizonte

EM MINAS GERAIS, 105 SERVIDORES PÚBLICOS SÃO PROCESSADOS POR CANDIDATURA FICTÍCIA

Outros 719 estão sob investigação. Suspeita é que tenham se candidatado nas eleições municipais de 2012 apenas para usufruir a licença remunerada de três meses, o que pode configurar improbidade administrativa e até crime de estelionato
Belo Horizonte. Levantamento feito pela Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG) constatou que 105 servidores públicos estão respondendo a ações cíveis e/ou criminais por terem se candidatado nas eleições municipais de 2012 apenas para usufruir a licença remunerada de três meses garantida pela legislação eleitoral. Outros 719 continuam sob investigação.
Esse tipo de conduta configura a chamada candidatura fictícia: a pessoa se candidata a determinado cargo político sem intenção nenhuma de efetivamente concorrer. Entre os servidores públicos, a intenção seria apenas a de se afastar do serviço por três meses e continuar recebendo seu salário normalmente.
Nos casos em que foi constatada a fraude, os servidores estão sendo acusados de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito às custas do Erário e violação a princípios administrativos, tais como o da moralidade e da legalidade, eis que receberam o salário sem a correspondente prestação do serviço e sem o cumprimento da finalidade de que se originou o afastamento. Alguns deles também respondem a ações penais por crime de estelionato contra a Administração Pública.
Se condenados por improbidade, os servidores estarão sujeitos às sanções previstas pela Lei 8.429/92, entre elas, suspensão dos direitos políticos, perda da função pública e pagamento de multa. O crime de estelionato, por sua vez, tem pena de 1 a 5 anos, podendo ser aumentada de um terço por ter sido praticado contra a Administração Pública.
"O conceito de eleições limpas deve ter um caráter amplo, para impedir todo tipo de ocorrência irregular, que vai da compra de votos, caixa dois ou doações ilegais até a candidatura de uma pessoa que usa o processo eleitoral apenas para se beneficiar indevidamente", explica o procurador regional eleitoral em Minas Gerais, Patrick Salgado Martins.
Foi com esse entendimento que, no final de 2014, a PRE-MG começou a investigar candidaturas fictícias a partir de um levantamento no qual se adotou critério que correlacionou a ínfima quantidade de votos obtidos e o pequeno valor gasto na campanha.
O cruzamento das informações permitiu encontrar 1.463 servidores com candidaturas suspeitas: 379 não haviam recebido nenhum voto nas urnas, indicando que nem eles próprios haviam votado em si mesmos; 181 haviam recebido um único voto.
Desses, 13 eram servidores federais e os demais eram servidores estaduais ou municipais. Todos eles disputaram o cargo de vereador.
As informações relativas aos servidores federais foram encaminhadas às respectivas unidades do Ministério Público Federal que tinham atribuição para investigá-los. Cinco casos foram arquivados, quatro ainda se encontram em andamento e quatro servidores federais tornaram-se réus em ações civis públicas por improbidade administrativa. Desses, três ainda foram acusados do crime de estelionato contra a União.
Estadual e municipal - No caso dos servidores estaduais e municipais, os dados foram enviados inicialmente à Procuradoria-Geral de Justiça, para que fossem encaminhados aos promotores de Justiça.
No final, aos 1450 servidores públicos estaduais e municipais informados inicialmente pela PRE-MG, foram acrescidos mais dois casos pelas Promotorias de Justiça de Araguari e de Pirapetinga, resultando em 1452 investigados.
Desses, 72 servidores são atualmente réus por improbidade administrativa, 3 respondem a ações criminais e 26 foram alvo tanto de acusações cíveis quanto criminais.
Foram realizadas três composições, por meio das quais os servidores reconheceram a conduta irregular e concordaram em realizar algum tipo de ação para compensá-la, seja devolvendo o dinheiro recebido indevidamente, seja prestando serviços em seu próprio órgão de lotação no total de horas correspondentes ao período da licença.
Os promotores arquivaram 160 casos noticiados e continuam a investigar outros 715 servidores.
Para o procurador Patrick Salgado, "o saldo é extremamente positivo, porque, além de buscar reparação ao erário e punição pelas condutas ilegais, também serve de alerta a eventuais candidatos nas eleições deste ano, no sentido de procurarem evitar o desvirtuamento da legislação eleitoral em benefício próprio. Nunca é demais lembrar que esse tipo de conduta prevalece especialmente em eleições municipais. Nosso levantamento, embora tenha abrangido também os candidatos às eleições gerais de 2014, somente encontrou servidores públicos com candidaturas fictícias nas disputas para cargos municipais".
Os candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador nas eleições deste ano começam a ser escolhidos nos próximos dias pelos partidos políticos. Começou ontem (20/07) o prazo a partir do qual está permitida a realização das convenções partidárias para formação de coligações e escolha de candidatos.


SAIBA MAIS
Municípios - Número de servidores federais processados
Caratinga - 1
Ipanema - 1
Leopoldina - 1
Santa Maria do Suaçuí - 1

Municípios - Número de servidores estaduais/municipais processados
Água Boa - 1
Águas Formosas - 1
Alpercata - 1
Alto Rio Doce - 6
Andrelândia - 1
Araporã - 4
Bandeira do Sul - 1
Barroso - 1
Brumadinho - 1
Campestre - 2
Capelinha - 3
Carmo de Minas - 3
Carmo do Paranaíba - 1
Casa Grande - 2
Caxambu - 1
Coronel Xavier Chaves - 1
Córrego Fundo - 1
Descoberto - 1
Espírito Santo do Dourado - 1
Estrela Dalva - 3
Governador Valadares - 2
Grão Mogol - 2
Guaxupé - 1
Guiricema - 2
Iapu - 1
Inhapim - 4
Iraí de Minas - 2
Jequeri - 2
Jesuânia - 2
José Raydan - 1
Juatuba - 1
Liberdade - 2
Passa Vinte - 2
Periquito - 1
Piedade de Ponte Nova - 8
Pimenta - 3
Pirapetinga - 1
Ponto dos Volantes - 1
Rio Piracicaba - 3
Rochedo de Minas - 3
Santa Maria do Suaçuí - 1
Santa Vitória - 3
São João do Oriente - 2
São João Nepomuceno - 2
São Lourenço - 1
São Sebastião da Vargem Alegre - 3
São Sebastião do Rio Verde - 1
Seritinga - 2
Serranos - 2
Soledade de Minas - 2
Tapira - 1
Vermelho Novo - 1

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81727
De: Polícia Militar Data: Quinta 21/7/2016 07:39:14
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar prendeu por volta das 20h de ontem, na rua Sete, bairro Jaraguá II em MontesClaros, um casal, suspeitos de tráfico de drogas. Com eles os militares encontraram bananas de dinamite. Um amigo do casal também foi preso. A PM patrulhava pelo bairro quando recebeu a informação de que no local estaria ocorrendo tráfico de drogas. Os militares foram até o endereço e lá abordaram M. A. S. de 22 anos, M. M. S. de 27 anos, e J. C. P. de 24 anos. Durante buscas na casa, os militares encontraram dentro de uma caixa de papelão debaixo do tanque de lavar roupas, 200 cartuchos de emulsão encartuchado (conhecido como banana de dinamite) e um rolo de pavio estopim. Dentro do sofá da casa, os militares encontraram uma mochila contendo 310 papelotes de substância esbranquiçada semelhante a cocaína e uma quantidade considerável dentro de um saco plástico da mesma substância, além de 110 pedras de substância semelhante a crack, e materiais utilizados para embalar drogas. Dentro da geladeira foram localizadas 17 buchas de substância esverdeada semelhante a maconha embalados prontos para o comércio, e na estante 02 balanças de precisão. Também foi localizada uma espingarda de pressão dentro do guarda‐roupas. Os suspeitos negaram a propriedade da droga e indicaram como proprietário de todo material um indivíduo que já é conhecido nos meios policias, mas ele não foi localizado. Devido se tratar de material explosivo, foi acionada a equipe bravo do GATE, onde os militares fizeram a avaliação do material e a retirada do local. Devido não ter local para acondicionar o material explosivo na Delegacia e na perícia, o Delegado de plantão e o Comandante do Pelotão do Gate, acordaram, por questão de segurança, acondicionar o material no pelotão Gate (grupamento de ações táticas especiais) até o dia 21 às 06 horas da manhã, onde o perito irá realizar os trabalhos de praxe e a Polícia Militar irá fazer a entrega no Exército Brasileiro. Os autores foram presos em flagrante delito. A droga e os demais materiais foram apreendidos e entregues na Delegacia de Polícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81726
De: Luiz Ortiga Data: Quarta 20/7/2016 19:23:16
Cidade: BRASÍLIA/DF

Mês de julho era o mês das férias parciais, após as provas de meio de ano no Colégio Diocesano. Cada manhã eu dava um risco na folhinha. Usufruindo as férias como uma criança que come um doce pelas beiradas. Não gastava o precioso tempo à-toa. Tudo feito com parcimônia. Durante as férias, prestava atenção em tudo: aos domingos, na catedral, lembro-me do sol que entrava pelos vitrais, formando pequenos arco-iris no piso e torcia para que permanecessem por mais tempo. Era realmente uma usura o trato com o tempo de férias. Lembro-me de uma viagem de bicicleta até a fazenda do sr.Benjamin dos Anjos e d.Palmira, pais do Gilberto, Marco Antonio e Pedrinho. Éramos o Gilberto Veloso e irmãos, Mario Veloso, Reynaldo Arthur,Hiran de Paula, Gerson Evangelista, creio que o Jeoválcio Maurício e o Reinine Canela estavam nessa. Foi inesquecível. À noite, torneio de trocadilhos antes da guerra de travesseiros. Era uma farra e d.Palmira, com a paciência de santa que lhe era peculiar, nada dizia.No caminho tínhamos que atravessar o rio Verde com as bicicletas nas costas. Todos ali eram exímios nadadores. A estrada era encascalhada e ao passar um veículo, deixava um rastro de poeira que a tudo cobria. Ao final das férias, tínhamos essas histórias para contar pelo resto das nossas vidas, como agora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81725
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 20/7/2016 18:00:34
Cidade: Montes Claros/MG

EMOCIONANTE A NOITE PARA CYRO DOS ANJOS

Wanderlino Arruda

O dia dezessete de maio foi calendário máximo em solenidades da Academia Montes-clarense de Letras, quando tudo foi preparado com muito carinho para a visita do escritor Cyro dos Anjos e de sua esposa Lilita, em atendimento a um convite quando da sua posse na Academia Brasileira de Letras. Grande o número de autoridades, luzidia comitiva de amigos e conterrâneos, de professores e estudantes, de jornalistas e admiradores, e de quase todos os acadêmicos da AML. Várias as saudações, dentre elas do escritor Orlando Ferreira Lima - em nome do prefeito Antônio Lafetá Rebello - e duas feitas em versos pelos poetas Olyntho Silveira e José Prudêncio de Macedo, sendo a de Olyntho um soneto e a do inesquecível Zé Capeta em versos próprios do sertão. A acadêmica Maria Ribeiro Pires brilhou com uma declamação de poema do seu tio Plínio Ribeiro. Importante dizer que Montes Claros, a exemplo de Caruaru, teve a honra de contar, ao mesmo tempo, com dois ilustres filhos na Academia Brasileira de Letras. Sem contar vantagens, um bom destaque para os daqui, pois muito importantes na administração e na política brasileiras: Cyro, chefe do gabinete do presidente Juscelino Kubitschek; Darcy, ministro da Casa Civil e senador da República. E por isso nunca nos faltou admiração por eles. Assim, diante de Cyro, era justo esperarmos por suas palavras. E valeu o tempo de ansiedade, porque foi bastante emocionado que ele fez seu agradecimento. Firme e sereno, afirmou que mais uma vez soube que emoções não matam. Não morreu quando da sua eleição para as Academias de Letras de Minas e do Brasil, não morreu com as homenagens da Câmara Municipal de Montes Claros e não morreu agora, com tantos gestos gentis da Academia Montes-clarense. Será porque ele era mesmo imortal? Mesmo morando em todo o tempo no Rio de Janeiro e em Brasília, cada vez mais era de Montes Claros, seu maior privilégio, pois toda a sua vivência útil à escrita literária estava por aqui, no grande interior de Minas. Disse mais: valia a pena ser acadêmico nas Academias Brasileira e Mineira, ou na Academia Montes-clarense, porque juntos e em convívio constante, os intelectuais aprendem muito mais e produzem com muito mais segurança, porque a união faz mesmo a força. À Lilita, companheira de toda a vida de Cyro, foi reservada a parte artística da noite, com uma apresentação do Coral do Conservatório Lorenzo Fernandez, regido pela professora Clarice Sarmento, um encanto de musicalidade voltada para o folclore e para a nossa cultura. Claras as mensagens, sempre dirigidas a ela. E emocionada como marido, agradeceu dizendo que a noite em Montes Claros foi a mais bonita que ela e Cyro assistiram em muitos anos de vida, aqui e alhures. Coisa de muito encanto!

Academias Montes-clarense e Maçônica de Letras do Norte de Minas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81724
De: Manoel Hygino Data: Quarta 20/7/2016 09:30:06
Cidade: Belo Horizonte

Liberdade de imprensa

Hoje em Dia - Manoel Hygino

Guaxupé tem história e goza de bom nome, desde que começou a existir, inicialmente como curato de Nossa Senhora das Dores. Inserido na progressista e bela região Sul mineira, conquistou o título de cidadão e vila em 1903, adquirindo o nome atual, 20 anos depois. Em 2016, em fevereiro, porém, vereadores dos 13 que compõem sua Câmara Municipal decidiram entrar na Justiça contra veículos de comunicação, por divulgarem uma nota do Ministério Público Estadual, que os acusava de “dispensa irregular de licitação, apropriação indevida de dinheiro público e participação em associação criminosa para a prática dos supostos delitos” (ipsis verbis).
A nota do MPE diz ainda que “o caso começou quando, no início da atual legislatura, os parlamentares aumentaram, de maneira irregular, os próprios salários”. O Ministério Público de Minas Gerais observa, porém, que a Justiça não determinou a abertura do processo de cassação dos mandatos dos vereadores”.
O comunicado tinha 15 linhas e foi publicado por grandes jornais, rádios e televisões. Não só de Minas, porque incluíam também a TV Globo de Varginha, o Estado de S. Paulo, o G1 da Globo, a Rede Record, além dos mineiros Hoje em Dia e o Montes Claros. com. Difícil definir quantos exatamente terão procedido a divulgação, realmente de interesse público.
Os vereadores se sentiram ofendidos e, deles, cinco passaram a exigir, em processos distintos, R$ 35.2000,00 cada, indenização por danos morais e mais multa diária de mil reais, multiplicada por 5.
Os veículos em questão, contudo, é que deveriam sentir-se ofendidos, porque nada fizeram senão tornar público a nota do Ministério Público, ao qual simplesmente deram a palavra. Caberia a este, em última instância, ser processado, não os órgãos de imprensa.
As entidades representativas do setor – a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT) saíram em defesa das processadas, com toda razão. A primeira foi clara: “Em nenhum monumento, as empresas de comunicação pequenas e grandes, inventaram ou distorceram notícia. Apenas deram a palavra ao Ministério Público, uma instituição de reconhecido respeito”.
O comunicado da AMIRT “é dirigido a toda a população. Em especial, à Associação Brasileira de Rádio e Televisão, à Associação Nacional dos Jornais, às congêneres estaduais que representam os meios de comunicação de cada estado federado, ao Poder Judiciário do Brasil e a todos os veículos de comunicação do País, para que acompanhem, examinem, meditem e avaliem como a Liberdade de Imprensa no Brasil se sente novamente ameaçada e entregue a instâncias primárias ainda não plenamente convencidas do que representa para uma Nação a liberdade de imprensa”.
Constata-se que há mais do que um processo em curso no Juizado Especial de Guaxupé. Trata-se, mais uma vez, de agressão à liberdade de Imprensa, num momento em que se quer afastar a opinião pública do fulcro dos problemas que atingem a nação e seu povo, em hora tão tumultuada da vida nacional.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81723
De: Lúcio Data: Quarta 20/7/2016 10:33:29
Cidade: Montes Claros

Circula a informação de que morreu um personagem de M. Claros. Marcante personagem dos últimos 80 anos. Lembrei-me, então, de um texto publicado neste montesclaros.com em 20 de julho de 2008 - exatos oito anos e um mês atrás. Adão Padeiro. Nada deve ser acrescentado. Que toquem os sinos, de gratidão e de saudade. Nunca vi o seu nome numa lista de homenageados. Lembrei-me da frase célebre na porta do célebre cemitério militar: "Desconhecido dos homens, conhecido de Deus". É o suficiente.



Gerônimo
montesclaros.com - Sex 20/6/2008 17:25:52


"Eis outro nome-símbolo de Montes Claros, a quem parei na rua para tirar a foto que envio. É Adão Padeiro. Quem não o conhece? Nos últimos quase 70 anos, ou até mais, ele distribui pão pelas portas de M. Claros, deixando-os nas janelas ou nas soleiras, atendendo seus milhares de clientes, sem nunca falhar. Eu o conheci menino, eu menino ele homem, já entregando pão, e isto já tem 50 anos. Deixava pão em todas as portas, enrolado em papel, e, naquele tempo, ninguém os roubava, ninguém. Entregando pão, ele vai, prossegue. Contudo, nos últimos meses, quase um ano, está impedido de fazer o seu trabalho, longe de sua fiel companheira, a bicicleta, e pior... andando de muletas! Ele mesmo contou:
- Foram uns moleques. Eu ia na minha bicicleta quando, numa esquina, muito devagar, vieram dois dois moleques de bicicleta e bateram por trás, na minha. Caí e quebrei o fêmur. Foi em agosto do ano passado e, até hoje, não emendou direito...
Adão Padeiro, seu chapéu, sua bicicleta. Vêm de longe, de muito longe, quando a M. Claros existente não passava do seu núcleo central. Com a mesma cara, a mesma paciência, a correção de sempre, mas sem muletas! Diz que tem só 81 anos, mas penso que a sua jovialidade esconde muito mais dias e anos...Que fique bom depressa. Que volte ao seu ofício, de eterno entregador de pão de uma cidade que tem fome. Inclusive, de gente como ele"

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81722
De: Polícia Militar Data: Terça 19/7/2016 08:14:51
Cidade: Montes Claros

A Polícia procura por suspeitos que furtaram um cofre de uma agência bancária na cidade de Rubelita. A ocorrência ainda está em andamento.
Por volta de 02h45, ocorreram 03 explosões no banco Itaú de Rubelita. Foram visualizados 03 indivíduos pelas câmeras da Central de monitoramento em Belo Horizonte, e pela população. Conforme levantamentos preliminares os suspeitos não conseguiram detonar o caixa eletrônico, e evadiram sentido a Coronel Murta num veículo Kadett, de cor preta, modelo antigo. Podem ter levado um cofre completo. Não há informações de vítimas. Militares ainda continuam nas buscas pelos suspeitos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81721
De: Manoel Hygino Data: Terça 19/7/2016 09:21:29
Cidade: Belo Horizonte

Agosto está chegando

Manoel Hygino - Hoje em Dia

O mundo tomou conhecimento: após 5 anos de viagem, a sonda Juno entrou com sucesso na órbita do planeta Júpiter para desvendar seus mistérios. No Brasil, a polícia do Rio de Janeiro sequer consegue entrar nas comunidades tidas como pacificadas (?) mesmo que para atender casos urgentes e proteger cidadãos de bem, ameaçados ininterruptamente pelas quadrilhas, inclusive de traficantes ou pelos agentes de droga, em grande parte menores, sem falar nas milícias.
Não é tudo: a pouco menos de um mês das Olimpíadas, o Estado do Rio de Janeiro registra um roubo de rua a cada minuto, segundo o Instituto de Segurança Pública. Escrevi “Segurança”, mas deveria perguntar: que segurança é esta? Em maio, houve dez mil desses casos em vias públicas, cujo número cresceu 42,9% relativamente ao mesmo mês no ano passado. O roubo de veículos aumentou 33,2%; o de celulares 58,4%, enquanto as mortes violentas tiveram elevação de 17,7%.
Uma situação surrealista, a julgar pelas palavras das autoridades: O ministro da Justiça opina: “Não é provável que aconteça nos jogos do Rio atentado terrorista, mas é possível”. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, declarou: “Teremos no Rio todo efetivo necessário para atuar na segurança interna dos locais de eventos, na segurança patrimonial e no perímetro das áreas esportivas”. Não faz referência, todavia, aos bens não públicos ou a atividades não desportivas.
É bom lembrar que a Organização Mundial de Saúde publicou um guia para atletas, turistas e jornalistas do exterior que estarão no Rio, em agosto, para as competições. Na avaliação da agência de Saúde da ONU, os estrangeiros precisam “evitar áreas pobres ou superpovoadas nas cidades sem água encanada ou saneamento pobre, onde o risco de ser picado pelo Aedes aegypti é maior”. Fazer o que, então?
Em verdade, o Brasil passa por um dos piores períodos de sua história. Se o campeonato mundial de futebol foi o fiasco que se sabe, agora é a vez das Olimpíadas, outra suspeitosa vaidade para ajudar pessoas e grupos a se locupletarem.
Stephen Colber, apresentador de tevê dos Estados Unidos, criticou nossa situação referindo-se ao zika vírus, à poluição da baía de Guanabara e mostrando foto com um sofá jogado na água. Stephen observou: “Muitos locais das competições, ainda não estão acabados. Possivelmente mais de 10 bilhões de dólares em contratos de construção foram destinados apenas a cinco empresas e a pagamento de propinas”.
E a piada: ”Executivos já foram presos ou condenados, mas – para sorte deles – os presídios só ficam prontos em 2036”.
Assim é o Brasil e nós o sabemos suficientemente, embora não o percebamos. Ficamos aguardando os “lobos solitários”, aquelas pessoas que não pertencem a uma organização terrorista, como o Estado Islâmico (EI), que agem em favor de alguma ideologia.
Ou que não atuam por qualquer ideologia, como os vândalos que emergem às ruas, não se sabe de onde, para nos infernizar a vida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81720
De: Copasa Data: Segunda 18/7/2016 17:22:11
Cidade: Montes Claros

Neste dia 19/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 19/07 às 08h do dia 19/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 19/07 às 00h do dia 20/07
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 19/07 às 00h do dia 20/07.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 20/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 20/07 às 08h do dia 20/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 20/07 às 00h do dia 21/07.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 20/07 às 00h do dia 21/07.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 21/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 21/07 às 08h do dia 21/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 21/07 às 00h do dia 22/07
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 21/07 às 00h do dia 22/07.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 22/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 22/07 às 08h do dia 22/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 22/07 às 00h do dia 23/07.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 22/07 às 00h do dia 23/07.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 23/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 23/07 às 08h do dia 23/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 23/07 às 00h do dia 24/07
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 23/07 às 00h do dia 24/07.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 24/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 24/07 às 08h do dia 24/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 24/07 às 00h do dia 25/07.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 24/07 às 00h do dia 25/07.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 25/07/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 25/07 às 08h do dia 25/07.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 25/07 às 00h do dia 26/07
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 25/07 às 00h do dia 26/07.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: