Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - sábado, 27 de novembro de 2021

Tornado: M. Claros tenta se recuperar do forte vendaval desta tarde, que derrubou torre de telefonia, arrancou árvores, danificou telhados e fachadas e transformou ruas em rios. Água da Copasa deve faltar até a noite de sábado. Há indicações de que o fenômeno - que afetou até o monumento ao herói montes-clarense da Segunda Guerra, tenha sido mesmo um tornado

Sexta 22/10/21 - 21h40

Agora à noite, M. Claros ainda tenta se recuperar do forte vendaval que se abateu sobre a cidade, por volta das 16h, e que em alguns lugares prolongou-se por mais de uma hora.

Os fortes ventos com chuva de granizo começaram subitamente por volta das 16h.

Na região do aeroporto, há registro de ventos a 100km/h.

Árvores foram arrancadas pelas raízes, telhados levados, fachadas danificadas e uma torre cilíndrica de telefonia celular foi dobrada pelo vento no Bairro das Acácias.

Há notícias de operação especial articulada no setor de saúde da cidade para retirar vacinas de locais que ficaram e continuam sem energia elétrica.

Vários pontos da cidade continuam às escuras agora a noite, sobrecarregando os serviços policiais e dos bombeiros.

É provável que a volta da energia elétrica em muitos pontos só ocorra neste sábado, ou domingo.

O tráfego - (como na rotatória da Cowan) - foi muito prejudicado e ficou parado em muitos pontos, por quase uma hora, com as pistas transformando-se em rios.

Por pontos diferentes da cidade, moradores colecionavam pedras de gelo, bem maiores do que ovos de galinha.

Há filmagens de locais com pedras de gelo sendo retiradas com o auxílio de pás e carrinhos de mão.

.

Uma carreta tombou na entrada cidade, na descida da serra de Bocaiúva, e há relatos de veículos sacudidos por ventos.

É unânime o depoimento de que a chuva desta tarde foi um dos vendavais mais severos já presenciados pela cidade, nos últimos muitos anos.

Há pessoas convencidas de que o vigoroso vendaval tenha sido uma espécie de tornado, fenômenos que passaram a ser notados no sul do Brasil.

Os tornados - por definição - "são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone".



O telhado do Ginásio Poliesportivo foi severamente afetado, inundando quadra e arquibancadas.

A Prefeitura suspendeu o funcionando do drive-thru do Montes Claros Shopping neste final de semana.

A estátua do monumento ao expedicionário cabo Geraldo Santana, na entrada do Batalhão do Exército, também foi derrubada pelos fortes ventos.

A descida da serra de Bocaiúva, em alguns trechos, ficou branca devido ao acúmulo de pedras de gelo.

Foram também suspensos os plantões noturnos das Unidades de Saúde da Família do Esplanada, Village do Lago, Santos Reis e Maracanã.

Os casos de urgência serão encaminhados à UPA Chiquinho Guimarães, na Av. Nossa Sra. de Fátima, 2255 - no Conjunto Chiquinho Guimarães.

FALTA ÁGUA

A Copasa disse que, "devido à falta de energia elétrica nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Verde Grande e Pacuí, ocorrida durante as fortes chuvas que caíram em Montes Claros na tarde de sexta-feira (22/10), o abastecimento de água da cidade está prejudicado neste sábado (23/10)".

A previsão é de que o fornecimento de água da cidade será restabelecido até o final da noite deste sábado - é a promessa .

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais