Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - quinta-feira, 7 de julho de 2022

Abstenção geral no PAES foi de 10,4% (687 candidatos não compareceram) - divulga a Unimontes. Resultado final sairá no dia 1º de fevereiro

Segunda 20/12/21 - 6h54

Divulgação da Unimontes:




PAES/Unimontes fecha as três etapas
com abstenção geral de 10,4%

Programa seriado realizou as provas neste domingo (19/12), e não teve contratempos nas seis sedes

O Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) da Unimontes registrou uma abstenção geral de 10,47%, considerando a aplicação dos exames para os inscritos nas três etapas. As provas foram aplicadas pela manhã (1ª etapa) e na tarde (2ª e 3ª etapas) deste domingo (19/12), com a participação 5.875 candidatos, em Montes Claros (seis sedes), Belo Horizonte, Brasília de Minas, Janaúba, Salinas e Paracatu. Conforme a coordenação geral do PAES/Unimontes, 687 estudantes não compareceram aos locais dos testes.

O gabarito oficial será disponibilizado nesta segunda-feira (20/12). Conforme o cronograma geral, a lista de aprovados será divulgada em 1º de fevereiro/2022. Somente os inscritos na 3ª etapa concorrem às 720 vagas ofertadas em 63 cursos de graduação e tecnólogos do campus-sede e demais campi do Noroeste e Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Durante todo processo, os protocolos de segurança foram respeitados diante do período de pandemia pelo Novo Coronavírus, com o distanciamento maior das cadeiras e o acesso restrito às salas com o uso de álcool em gel, aferição da temperatura corporal e uso obrigatório de máscaras. Os coordenadores destacam que não houve qualquer contratempo com o trânsito ou no acesso aos prédios reservados para as provas.

Os candidatos portadores de alguma deficiência, que solicitaram atendimento dirigido como intérpretes em Libras, realizaram as provas em salas especiais.

SUPORTE - No campus-sede, centenas de candidatos vieram de outras cidades do Norte de Minas e até da Bahia, como Bom Jesus da Lapa e Caetité, chamando a atenção o suporte que receberam dos pais e responsáveis. Alguns se dispuseram a ficar nas áreas de convivência do campus-sede à espera dos filhos durante as quatro horas de realização dos exames. Amor, sentimento e as relações mais humanas em tempos de pandemia estiveram entre os temas da prova de interpretação de Língua Portuguesa (3ª etapa).

CANDIDATOS

Desde aqueles que fizeram a revisão de conteúdo, se prepararam em cursinhos ou confiaram no aprendizado do ano anterior, os candidatos das duas últimas etapas fizeram uma avaliação parecida sobre o grau de dificuldade dos exames de Ciências Exatas. Paulo Ricardo Oliveira (19 anos) foi um deles. Ele de Itacambira, tenta uma vaga no curso de Direito Matutino e confessa que estudou por conta própria depois que concluiu o ensino médio, ano passado.

Os amigos Lorena Sabrina Pereira Silva (17 anos) e Christian Daniel Dias (18 anos) são de Bocaiuva e vieram para os exames da 2ª etapa confiantes nos estudos recentes, assim como Flávia Pires (17 anos), que fez questão de acompanhar as revisões dos conteúdos específicos de cada disciplina. Fernando Almeida (16 anos) e Andrey Silva (17) participaram da 1ª etapa. Para eles, de certa forma, o adiamento do PAES por causa da pandemia, teve alguns pontos positivos, já que a primeira etapa trouxe o conteúdo que viram no ano passado, quando cursaram a 1ª série do ensino médio.

PAES EM NÚMEROS
Candidatos: 6.562 inscritos
Abstenção: 10,47%
Total de vagas: 720
Vagas no campus-sede: 478
Vagas nos demais campi: 242
Cursos: 63 (graduação e tecnólogos)
Divulgação do Gabarito: 20 de dezembro/2021
Divulgação dos pontos máximos e mínimos: 12 de janeiro de 2022
Divulgação do resultado final: 1º de fevereiro de 2022
Site: https://www.paes.unimontes.br/

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais