Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 17 de junho de 2024

IBGE divulga que desemprego subiu a 8,6% no trimestre encerrado em fevereiro

Sexta 31/03/23 - 12h36

Aumentou o desemprego no trimestre encerrado em fevereiro após seis trimestres consecutivos de quedas significativas, fortemente influenciadas pela recuperação do mercado de trabalho no pós-pandemia.

O aumento pode indicar o retorno à sazonalidade típica do mercado de trabalho, visto que na série histórica da pesquisa, todos os trimestres móveis encerrados em fevereiro foram marcados pela expansão do desemprego, exceto em 2022.

Em relação aos ocupados, houve uma queda de 1,6%, representando retração de 1,6 milhão de pessoas no mercado de trabalho.

O percentual de nível de ocupação atingiu 56,4%, o que representa uma queda de 1 p.p. em comparação com o trimestre anterior.

A população ocupada apresentou comportamento inverso à desocupada, sendo que nos primeiros meses do ano há um movimento praticamente conjugado de retração da população ocupada e expansão da desocupação.

Isso se deve tanto às dispensas dos trabalhadores temporários, que geralmente são contratados no final do ano, quanto à maior pressão do mercado de trabalho após o período de festas.

Entre as categorias que mais perderam postos de trabalho estão os empregados sem carteira no setor público (-14,6%), os empregados sem carteira no setor privado (-2,6%) e os trabalhadores por conta própria com CNPJ (-4,8%).

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais