Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 15 de junho de 2024

Bancos são cada vez mais usados e alertam para golpes e fraudes por via digital, como o PIX. Veja o que é preciso saber, para evitar altos prejuízos

Terça 16/05/23 - 6h43


O aumento do uso de serviços bancários digitais, como o PIX, durante a pandemia levou a aumento significativo nos golpes e fraudes financeiras.

Além do uso de softwares maliciosos instalados nos celulares dos usuários, os golpes também envolvem técnicas de engenharia social, em que criminosos manipulam e enganam as pessoas para obter acesso a senhas e informações pessoais.

Um dos golpes mais recentes é conhecido como "golpe do falso policial", em que os criminosos se passam por policiais e afirmam que a conta da vítima foi invadida, pedindo que cortem o cartão, mas preservem o chip.

Outro golpe é o "golpe do vírus do PIX", em que os fraudadores se passam por funcionários bancários e enviam links maliciosos para instalar aplicativos que dão acesso aos dados do celular da vítima.

Outros golpes incluem o "golpe do falso emprego", em que criminosos se passam por agências de emprego e pedem transferências em PIX para falsos exames médicos, e o "golpe do falso brinde/falso presente de aniversário", em que os golpistas oferecem presentes e cobram uma taxa, desviando a atenção da vítima para obter sua senha.

Também existe o "golpe do falso investimento", em que os criminosos criam perfis falsos de corretores ou funcionários de instituições financeiras para oferecer investimentos com altos retornos e pressionam a vítima a fechar negócio rapidamente.

É importante não fornecer informações pessoais ou senhas por telefone ou em links suspeitos, verificar a autenticidade de chamadas e mensagens, manter o sistema operacional do celular atualizado e utilizar soluções de segurança digital confiáveis.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais