Biden fala em treinar pilotos dos caças F-16 para "luta de longo prazo contra a Rússia". Que responde: "enormes riscos para si mesmos, caso os caças sejam entregues à Ucrânia
Domingo 21/05/23 - 9h27Ele fez esses comentários durante uma reunião do Conselho Russo de Política Externa e de Defesa. Grushko afirmou que os países ocidentais estão seguindo um caminho de escalada e que isso representa riscos significativos para eles mesmos.
Ele também mencionou que a Rússia levará esses fatores em consideração em seus planos e possui os meios necessários para alcançar suas metas.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou aos líderes do G7 que os EUA apoiarão um esforço conjunto com aliados e parceiros para treinar pilotos ucranianos em aeronaves avançadas, incluindo os caças F-16.
Biden reverteu suas objeções anteriores ao fornecimento dos caças, acreditando que isso ajudará a equipar a Ucrânia para uma luta de longo prazo contra a Rússia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apresentou a proposta de adquirir caças ocidentais como uma questão de sobrevivência para o país, que está enfrentando a invasão russa em grande escala há mais de um ano.