Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 13 de junho de 2024

Estudo também conclui: é mito que as mulheres deixam de se interessar pelo sexo depois da meia idade

Domingo 21/05/23 - 12h45


De acordo com uma pesquisa americana que acompanhou mais de 3,2 mil pacientes por cerca de 15 anos, é um mito que as mulheres perdem o interesse pelo sexo depois da meia idade. Cerca de um quarto das mulheres avaliam o sexo como muito importante, independentemente da idade.

O estudo mostrou que um número substancial de mulheres ainda valoriza muito o sexo, mesmo quando envelhece, e que isso não é anormal.

Fatores como conversas abertas sobre sexo com o parceiro e relações sexuais satisfatórias e agradáveis contribuem para a avaliação do sexo como importante ao envelhecer.

Estudos anteriores sugeriram que as mulheres perdem interesse pelo sexo com o passar da idade, mas especialistas em saúde da mulher contestam essa ideia.

O estudo de 2020 utilizou uma análise diferente que permitiu rastrear o desejo de uma mulher ao longo de 15 anos.

A pesquisa identificou três caminhos distintos em relação à importância do sexo na vida das mulheres. Cerca de um quarto das mulheres continuou a valorizar muito o sexo ao longo dos 40, 50 e 60 anos.

Um quarto das mulheres valorizava menos o sexo na meia idade, e a maioria das mulheres (48%) valorizava uma vida sexual saudável quando entraram na menopausa, mas gradualmente perderam o interesse ao longo dos 50 ou 60 anos.

Diversos fatores podem afetar o interesse sexual de uma mulher, incluindo condições médicas relacionadas à menopausa, alterações hormonais, condições físicas, aspectos mentais e emocionais, o relacionamento com o parceiro e fatores sociais.

Mulheres que tiveram experiências sexuais satisfatórias antes da meia idade e que possuem níveis mais elevados de escolaridade, menos sintomas depressivos e mais estabilidade socioeconômica são mais propensas a valorizar o sexo ao envelhecer.

Esses achados desafiam o estereótipo de que todas as mulheres perdem interesse pelo sexo na meia idade e destacam a importância de considerar os fatores individuais e contextuais que influenciam o desejo sexual das mulheres ao longo da vida.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais