Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 19 de junho de 2024

Lançado nesta segunda-feira o edital para contratar 5.970 médicos para 1.994 municípios, com salário mensal de 12,3 mil reais

Segunda 22/05/23 - 6h52

O governo federal lançou nesta segunda-feira (22) o edital para o Programa Mais Médicos, oferecendo um total de 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios brasileiros.

As inscrições começarão na sexta-feira (26) e serão aceitas até o dia 31 de maio.

A prioridade inicial será dada aos médicos brasileiros formados no país, mas também serão convocados médicos formados no exterior, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, para preencher as vagas remanescentes.

O edital tem o objetivo de preencher as vagas ociosas dos últimos quatro anos, sendo que mil delas são destinadas à região da Amazônia.

Cada médico selecionado receberá uma bolsa-formação no valor de R$ 12.386,50 mensais, válida por 48 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

A expectativa do governo é realizar a seleção em junho e que os profissionais comecem a trabalhar nas regiões designadas ainda no mesmo mês.

A seleção será feita por meio da avaliação do currículo dos candidatos, com pontuações atribuídas a cada formação adicional ou experiência anterior dos médicos. Cada candidato poderá alcançar um total de 90 pontos.

O governo tem como meta ter 28 mil médicos atuando no programa até o final do ano.

O novo edital traz algumas novidades, como a ampliação do tempo de contrato para quatro anos, a possibilidade de licença-maternidade de seis meses e licença-paternidade de 20 dias, além da oferta de especialização em Medicina da Família e Comunidade e a oportunidade de realizar mestrado em Saúde da Família.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais