Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 15 de junho de 2024

Calote na dívida interna dos Estados Unidos pode lançar mais incerteza na economia mundial. Prazo para acordo entre democratas e republicanos está terminando

Segunda 22/05/23 - 8h13

A possibilidade de um calote da dívida dos Estados Unidos está gerando preocupações sobre o impacto na economia mundial.

Caso os EUA não cheguem a um acordo sobre o aumento do limite da dívida, especialistas alertam que a crise financeira resultante seria muito mais grave do que a crise de 2008. Isso afetaria não apenas os EUA, mas também o resto do mundo.

Se o teto da dívida não for elevado, o governo dos EUA ficará sem recursos para pagar suas obrigações, interrompendo pagamentos de benefícios sociais e apoio às pessoas, o que afetaria o consumo e a capacidade das pessoas de pagar suas contas, prejudicando a economia.

Estima-se que a economia americana poderia encolher até 6,1% se não houver um acordo sobre o teto da dívida.

Um calote provavelmente levaria os EUA à recessão e teria efeitos significativos no comércio global, pois os EUA são um dos maiores parceiros comerciais do mundo.

Além disso, o valor do dólar americano cairia drasticamente, causando incertezas e aumentando os preços das commodities, como petróleo e trigo, afetando o custo de vida de milhões de pessoas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais