Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 15 de junho de 2024

Após encontro em Brasília, 4 ex-ministros de Hugo Chávez divulgam carta aberta a Lula

Quinta 01/06/23 - 7h01

Quatro ex-ministros venezuelanos, que faziam parte do governo de Hugo Chávez, divulgaram uma carta aberta criticando as declarações de Lula sobre a situação da democracia na Venezuela.

Eles pedem que Lula e o governo brasileiro sejam solidários com uma saída democrática para a crise política, econômica e humanitária no país.

Os ex-ministros Rodrigo Cabezas, Héctor Navarro, Ana Elisa Osorio e Oly Millan afirmam que sempre foram militantes da esquerda democrática e progressista, e pedem a Lula que seja solidário com as vítimas da crise venezuelana, incluindo os milhões de venezuelanos que foram forçados a migrar.

As críticas surgiram após o encontro entre Lula e Nicolás Maduro, em que Lula afirmou que a Venezuela é vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo.

Houve reações negativas às falas de Lula, inclusive no encontro de presidentes sul-americanos convocado por ele.

Os ex-ministros de Chávez questionam a postura ditatorial do governo de Maduro, que busca se manter no poder a qualquer custo e elimina o Estado de Direito e a separação dos poderes.

Eles mencionam a existência de presos políticos, cancelamento de licenças de rádios e bloqueio de sites de notícias, além de violações generalizadas dos direitos humanos.

A carta destaca a necessidade de uma saída democrática para a crise venezuelana e pede que Lula e o governo brasileiro a causa.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais