Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 24 de julho de 2024

Roberto Campos destaca que o Brasil - pela primeira vez - tem inflação menor do que a média do mundo desenvolvido, e comemora crescimento econômico

Terça 06/06/23 - 7h23

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o Brasil apresenta índices de inflação mais baixos do que a média dos países do mundo desenvolvido, o que é uma situação inédita na história brasileira.

Ele destacou que a inflação é prejudicial para a transferência de renda, afetando principalmente aqueles que não conseguem se proteger do aumento dos preços.

Campos Neto defendeu a manutenção da inflação em níveis baixos, e observou que a redução dos núcleos da inflação ainda é lenta no Brasil.

Ressaltou que a queda da inflação no país está acompanhada de uma revisão positiva do crescimento econômico.

Ele afirmou que essa combinação indica uma melhora, e não piora, da situação econômica.

Campos Neto também abordou a taxa básica de juros, conhecida como Selic, que está em 13,75% atualmente. Ele refutou o argumento de que juros altos beneficiam apenas os investidores e afirmou que a alta taxa de juros é resultado do alto endividamento do governo. O presidente do BC brincou ao dizer que a discussão sobre a Selic se tornou tão popular quanto a seleção brasileira na Copa do Mundo, com todos tendo uma opinião sobre o assunto. Ele considera importante o debate sobre juros, pois permite ao Banco Central explicar seu trabalho.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais