Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 1 de março de 2024

Segunda Lua Cheia de Agosto está 28.968 quilômetros mais próxima da Terra e se desvencilhou das nuvens de agosto, na noite de ontem, em M. Claros. Tão próxima, como ela, só em 2037

Quinta 31/08/23 - 6h41

Foi possível contemplar a segunda Lua Cheia de agosto, ontem, em M. Claros, quando as nuvens se dissiparam.

Nesta semana, outro evento celestial raro ocorrerá no céu.

A Superlua Azul, também conhecida como a segunda lua cheia do mês, ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que o habitual, o que a faz parecer maior e mais brilhante no céu.

Acompanhando o espetáculo lunar, o planeta Saturno também fará aparição notável.

Saturno estará em seu ponto mais próximo da Terra, proporcionando uma visão brilhante e próxima da lua cheia. Por volta das 21h42 de ontem, no horário de Brasília, Saturno foi visível cerca de 5 graus acima e à direita da lua.

Ao longo da noite, Saturno pareceu se movimentar em torno da Lua no sentido horário. Aproximando-se, eles apareceram separados por aproximadamente quatro larguras de lua cheia.

O fenômeno ocorre porque Saturno alcançou a oposição, onde a Terra se posiciona entre Saturno e o Sol, fazendo com que o planeta fosse visível em seu ponto mais próximo de nós.


A lua está a cerca 357.344 quilômetros de distância, aproximadamente 28.968 quilômetros mais perto do que sua distância média.

A superlua tem possível efeito sobre o furacão Idalia, pois sua proximidade à Terra influencia as marés, intensificando a tempestade.

A gravidade da superlua exerce maior influência sobre os oceanos devido à sua proximidade.

A segunda lua cheia de agosto coincide com o festival hindu Raksha Bandhan, que celebra os laços entre irmãos e irmãs.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais