Ei-la. Assim como está, só em 2037
Sexta 01/09/23 - 9h19
(Notícia publicada originariamente, com imagens, no @montesclaroscom - Clique aqui para ir e seguir o @montesclaroscom no Instagram)
Segunda Lua Cheia de Agosto está 28.968 quilômetros mais próxima da Terra e se desvencilhou das nuvens de agosto, na noite de ontem, em M. Claros. Tão próxima, como ela, só em 2037
Quinta 31/08/23 - 6h41
(Originariamente publicado no montesclaros.com)
Foi possível contemplar a segunda Lua Cheia de agosto, ontem, em M. Claros, quando as nuvens se dissiparam.
Nesta semana, outro evento celestial raro ocorrerá no céu.
A Superlua Azul, também conhecida como a segunda lua cheia do mês, ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que o habitual, o que a faz parecer maior e mais brilhante no céu.
Acompanhando o espetáculo lunar, o planeta Saturno também fará aparição notável.
Saturno estará em seu ponto mais próximo da Terra, proporcionando uma visão brilhante e próxima da lua cheia. Por volta das 21h42 de ontem, no horário de Brasília, Saturno foi visível cerca de 5 graus acima e à direita da lua.
Ao longo da noite, Saturno pareceu se movimentar em torno da Lua no sentido horário. Aproximando-se, eles apareceram separados por aproximadamente quatro larguras de lua cheia.
O fenômeno ocorre porque Saturno alcançou a oposição, onde a Terra se posiciona entre Saturno e o Sol, fazendo com que o planeta fosse visível em seu ponto mais próximo de nós.
A lua está a cerca 357.344 quilômetros de distância, aproximadamente 28.968 quilômetros mais perto do que sua distância média.
A superlua tem possível efeito sobre o furacão Idalia, pois sua proximidade à Terra influencia as marés, intensificando a tempestade.
A gravidade da superlua exerce maior influência sobre os oceanos devido à sua proximidade.
A segunda lua cheia de agosto coincide com o festival hindu Raksha Bandhan, que celebra os laços entre irmãos e irmãs.