Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 18 de abril de 2024

"...foi realizado o combate direto as chamas, através de sopradores, bombas costais e abafadores. Também foi (...) empregado um maquinário agrícola...."

Sexta 08/09/23 - 7h44

Divulgado pelos Bombeiros:


Por volta das 16H00 min dessa quinta-feira (07/09/2023), o 8° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar ,em Januária, foi acionado via 193 para combate realizar incêndio florestal em uma propriedade particular, na Comunidade de Alto Grande, município de Pedras de Maria da Cruz.

Prontamente, uma Guarnição deslocou até às coordenadas 15°33´13.83" S 44°21´20.60" W, onde deparou com uma linha de fogo de aproximadamente 800 metros que propagava em uma área de vegetação rasteira composta por pastagem e porções de plantas nativas.

De acordo com o solicitante, o incêndio havia iniciado no dia anterior, mas somente na data de 07/09 ele acionou o Corpo de Bombeiros, visto que as suas ações de tentar controlar o incêndio não estavam sendo eficazes, e as chamas iam em direção a uma área de criação e manejo dos animais (bovinos e equinos).

Diante dos fatos, após estudo de situação e planejamentos das ações, foi realizado o combate direto as chamas, através de sopradores, bombas costais e abafadores. Também foi usado o combate indireto, sendo empregado um maquinário agrícola do tipo Trator, na confecção de aceiros, isolando a área não queimada dos focos de incêndio.

Após cerca de três horas e meia de combate, foi possível controlar e debelar as chamas. Foi consumido pelo incêndio uma área de aproximadamente 60 hectares incluindo pastos e mata nativa.

Até o presente momento as causas do incêndio não foram identificadas.

O corpo de bombeiros, destaca a importância da responsabilidade e do compromisso da sociedade para evitar os Incêndios Florestais. Portanto, a corporação orienta que nunca queime lixo, entulho, folhas secas próximo a áreas de vegetação, não limpe terrenos ou lotes com uso de fogo, e em caso de emergência ligue 193, o amigo certo nas nas horas incertas

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais