Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 20 de junho de 2024

Matriz cultural de Minas, e especialmente do Norte de Minas, cidade a 315 km de M. Claros já teria transferido 20% de sua população para "tentar a vida" nos Estados Unidos, diz rede de TV

Quinta 21/09/23 - 15h42

A Rede Record divulgou a seguinte informação:


"Quem anda pelo Serro, a 325 km de Belo Horizonte, encontra facilmente moradores que conhecem duas coisas: uma venda de queijo e alguém que nasceu na cidade, mas foi “tentar a vida” nos Estados Unidos.

A emigração para o país norte-americano é um processo que se popularizou na terra do queijo Minas e já acendeu alerta da prefeitura, que desenvolve ações para evitar o êxodo.

A administração local calcula que 20% dos serranos vivem atualmente nos Estados Unidos.

Ou seja, são aproximadamente 4.280 pessoas que deixaram a cidade que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem 21.419 habitantes."


***

A cidade do Serro (originariamente Serro Frio da Vila do Principe) fica a 315 km de Montes Claros.

O Serro já foi sede da comarca que reitorava diversas cidades do norte de Minas Gerais, incluindo Montes Claros.

A importância histórica, humanística e jurídica do Serro é incontestável para toda a Minas, notadamente para a sua região norte e central.

É uma cidade síntese, histórica para Minas, e sua igrejinha de Santa Rita, no topo de extensa escadaria, é a imagem por excelência da mineiridade.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais