Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 17 de junho de 2024

Igualdade entre Dia e a Noite, que se verificou às 3h49m da madrugada deste sábado, marcou o início da Primavera, entre nós. Sempre é bom saber mais

Sábado 23/09/23 - 7h06

Neste sábado (23), no hemisfério sul da Terra, onde está o Brasil, tem o início da primavera com o equinócio, ocorrido às 3h49, e fechando o inverno.

No hemisfério norte, é o equinócio de outono, marcando o início dessa estação.

Nos equinócios, que ocorrem duas vezes por ano, o dia e a noite têm exatamente 12 horas de duração cada.

O fenômeno não é tão perceptível nas regiões próximas à linha do Equador, onde os dias e noites têm sempre cerca de 12 horas.

Contudo, em lugares mais próximos aos polos, como o norte do Canadá, a Noruega e a Rússia, o equinócio é marcado pela igualdade de tempo entre o sol e a escuridão, originando o nome "equinócio" da palavra latina "equinoxium," que significa igualdade entre dia e noite.

A inclinação de 23,5 graus do eixo da Terra em relação à sua órbita em torno do Sol é o que gera as estações do ano, resultando em maior ou menor exposição à luz solar em diferentes partes do planeta.

As diferenças entre o dia e a noite no equinócio podem variar ligeiramente dependendo da localização geográfica, devido à complexa medição do nascer do sol e à refração da luz na atmosfera.

Para obter uma igualdade completa entre dia e noite, é necessário esperar alguns dias ou até semanas após o equinócio, um evento conhecido como "equilux," cujo momento exato depende da latitude do local.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais