Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 24 de fevereiro de 2024

Tempestade desta madrugada movimentou os Bombeiros para atender inundações nos bairros Tancredo Neves, Vila Regina e Village do Lago. (Chuva foi de 33mm nos estúdios da Rádio 98FM). Temperaturas máximas deverão seguir acima dos 30 graus

Terça 31/10/23 - 6h31

A tempestade nesta madrugada em Montes Claros, depois de 1h, causou inundações em bairros da parte leste da cidade e movimentou o Corpo de Bombeiros:


(Divulgação Bombeiros)

   Na madrugada desta segunda-feira, 31 de Outubro, por volta das 02:40, duas equipes Bombeiros do Sétimo Batalhão foram acionadas no bairro Tancredo Neves para o atendimento de ocorrência envolvendo inundação de residências em virtude da forte chuva torrencial que caiu durante a madrugada.

   No local, pelo menos 15 residências foram inundadas, onde a água chegou a uma altura de aproximadamente 0,6 metros, causando transtorno e prejuízos para alguns moradores.

   Diante do exposto, a guarnição devidamente equipada com os EPI’s específicos de salvamento, a saber, cordas, coletes de salvamento aquático, roupas e botas de neoprene, foi realizado trabalho de desalagamento de algumas casas com a utilização de bomba de sucção, sendo a defesa civil informada de toda a situação, para que possa comparecer ao local com intuito de efetuar uma melhor avaliação de eventuais danos nas residências.

No local, não houveram vítimas.

***

Na madrugada desta segunda-feira, 31 de Outubro, por volta das 02:10, duas equipes Bombeiros do Sétimo Batalhão foram acionadas no bairro Vila Regina para o atendimento de ocorrência envolvendo o salvamento de duas pessoas com deficiência física, presas no interior de sua residência, que se encontrava inundada pelas águas das chuvas.

   No local as guarnições precisaram efetuar entrada forçada para adentrar na residência, uma vez que as vítimas não tinham condições de deslocarem até a porta da casa, pois além de acamadas, a casa se encontrava com uma lâmina d’água de aproximadamente 01 metro de altura, inviabilizando qualquer deslocamento das vítimas, assim como o iminente risco de afogamento destas.


***

   Na madrugada desta segunda-feira, 31 de Outubro, por volta das 03:20, uma equipe de salvamento (PEMAD) foi acionada no bairro Village do Lago 2, para o atendimento de ocorrência envolvendo inundação e colapso de estrutural parcial de residência em virtude da forte chuva torrencial que caiu durante a madrugada.

   No local, um lote vizinho a casa da solicitante foi inundado pelas águas da chuva, que em virtude da pressão e peso do líquido, acabou se rompendo e veio a atingir a sua residência, porém, sem causar nenhum dano estrutural na edificação.

   Diante do exposto, a guarnição repassou todas as orientações pertinentes para a solicitante e reportou o fato a defesa civil para que o referido órgão compareça no local com o intuito de realizar uma melhor avaliação em todo o cenário.

No local, não houveram vítimas.

***

Nos estúdios da Rádio 98FM Montes Claros, na Vila do Rádio, Alto dos Morrinhos, a chuva acumulada nesta madrugada foi de 33mm.

Pela última previsão, a temperatura prevista para M. Claros, hoje, se mantém a mesma antevista pela meteorologia: entre 23 e 34 graus.

Apesar da forte chuva, acompanhada de raios e relâmpagos, e ventos, as mínimas para os próximos dias devem seguir em torno dos 20 graus, com máximas de 33, quarta e quinta, 31, de quinta a domingo,, e de 30 graus, de segunda a quinta da próxima semana.

Ouvintes relataram aos estúdios da 98FM chuva principalmente em Vila Nova, Santa Bárbara e região do Riachão, próximo a Mirabela.



A PREVISÃO

A Região Sudeste está sob a influência de ar quente e úmido, resultando no desenvolvimento de nuvens carregadas em toda a área.

Existe a possibilidade de chuvas intensas em todos os estados, com um aumento no risco de tempestades devido à chegada de uma frente fria nas regiões central e sul de São Paulo, além do interior do Rio de Janeiro.

A maioria das áreas no Sudeste experimentará períodos de sol intercalados com pancadas de chuva e trovoadas durante as tardes e noites.

Nas regiões oeste e sul de São Paulo, a chuva poderá começar já na madrugada e pela manhã.

O dia será caracterizado por temperaturas elevadas em toda a Região Sudeste, proporcionando uma sensação de abafamento.

***

Jornal Estado de Minas, de BH:

Temporal em Montes Claros inunda casas e pessoas são resgatadas

Choveu forte na madrugada desta terça-feira (31/10) na cidade do Norte de Minas
Bel Ferraz

Um temporal causou estragos e deixou pessoas ilhadas em Montes Claros, no Norte de Minas, na madrugada desta terça-feira (31/10). O Corpo de Bombeiros foi acionado ao menos 12 vezes para ocorrências relacionadas a chuva. Pessoas foram retiradas de dentro de casas inundadas e há registro de desabamento.

No bairro Village do Lago 2, os bombeiros atenderam uma ocorrência envolvendo inundação e colapso estrutural parcial de residência. No local, um lote vizinho à casa da solicitante foi inundado pelas águas da chuva. Por conta da pressão e peso do líquido, a estrutura de um muro acabou se rompendo e atingiu a casa vizinha.


A Defesa Civil municipal foi acionada. Ninguém se feriu.

No bairro Tancredo Neves, ao menos 15 casas foram inundadas. A água chegou a uma altura de aproximadamente 0,6 metros, causando transtornos e prejuízos para alguns moradores.

O Corpo de Bombeiros fez o trabalho de desalagamento de algumas residências com a utilização de bomba de sucção. A Defesa Civil foi informada sobre a situação e fazer a avaliação de eventuais danos nas residências. Ninguém ficou ferido.

No bairro Vila Regina, duas pessoas com deficiência física, que ficaram presas no interior de uma residência inundada, foram resgatadas pelos militares. A casa estava com uma lâmina d’água de aproximadamente um metro de altura.



Com a ajuda de equipamentos específicos, os bombeiros conseguiram acessar as vítimas, que se encontravam em um canto da residência sobre um colchão. Elas foram retiradas com segurança e sem ferimentos.

***


Jornal O Tempo, de BH:

Temporal em Montes Claros tem desabamento, casas inundadas e pessoas retidas

Cidade registrou forte chuva durante a noite e a madrugada
Lucas Gomes

O final da noite de segunda-feira (30 de outubro) e início da madrugada desta terça-feira (31 de outubro) foi de temporal em Montes Claros, no Norte de Minas. O Corpo de Bombeiros foi acionado 84 vezes na cidade nas últimas horas, mas nem todas chamadas por conta de chuva.

Entre as ocorrências de destaque atendidas pela corporação estão um desabamento parcial, resgate de pessoas retidas e casas inundadas.

Por volta de 02:40, duas equipes dos bombeiros foram acionadas no bairro Tancredo Neves para o atendimento de ocorrência envolvendo inundação de residências. No local, pelo menos 15 residências foram inundadas, onde a água chegou a uma altura superior a meio metro, causando transtorno e prejuízos para alguns moradores. Foi realizado trabalho de desalagamento de algumas casas com a utilização de bomba de sucção. A Defesa Civil foi acionada para avaliar os riscos aos imóveis.

Cerca de trinta minutos antes, a corporação já tinha sido acionada no bairro Vila Regina para o atendimento de ocorrência envolvendo o salvamento de duas pessoas com deficiência física, retidas no interior de casa, que estava inundada. As equipes precisaram efetuar a entrada forçada na residência, já que as vítimas não tinham condições de deslocarem até a porta da casa, pois além de estarem acamadas, o imóvel tinha cerca de 1 metro de água.

Com a ajuda de equipamentos específicos, os bombeiros conseguiram acessar as vítimas, que se encontravam em um canto da residência sobre um colchão, tentando se protegerem da inundação. Elas foram retiradas com segurança e sem ferimentos.

Por volta de 3h20, no bairro Village do Lago 2, o Corpo de Bombeiros foi chamado para inundação e colapso de estrutural parcial de residência em virtude da forte chuva que caiu durante a madrugada. No local, um lote vizinho à casa da solicitante foi inundado pelas águas da chuva. Por conta da pressão e peso do líquido, a estrutura de um muro acabou se rompendo e atingiu a casa vizinha. Ninguém se feriu.


***

A partir de agora, as notícias enviadas através do WhatsApp serão atualizadas apenas pelo canal abaixo 👇🏻.

Inscreva-se tocando abaixo

Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais