Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 24 de fevereiro de 2024

Ministério da Saúde torna vacina contra covid obrigatória para crianças de 6 meses a 5 anos

Terça 31/10/23 - 14h37

O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação contra a covid se tornará anual para grupos prioritários e será incluída no calendário nacional de imunização para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Inicialmente, as ações de imunização eram conduzidas de forma excepcional devido à emergência sanitária.

Em 2021, a campanha se baseou na disponibilidade de vacinas e nas necessidades mais urgentes.

Entre 2022 e 2023, após a vacinação da população adulta com as duas doses iniciais, foram disponibilizadas vacinas infantis, doses de reforço e uma versão atualizada para maior proteção contra a variante Ômicron.

A partir de 2024, a vacinação ocorrerá anualmente para grupos prioritários, semelhante à campanha de vacinação contra a gripe.

A data de início da campanha anual ainda não foi especificada, mas a imunização estará disponível automaticamente para os grupos prioritários 12 meses após a última dose.

Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, mencionou que a OMS definiu grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde, e que o Brasil ampliou esse grupo para incluir populações vulneráveis, como ribeirinhos, indígenas, pessoas com deficiência permanente e moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência.

***

A partir de agora, as notícias enviadas através do WhatsApp serão atualizadas apenas pelo canal abaixo 👇🏻.

Inscreva-se tocando abaixo

Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais