Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 24 de fevereiro de 2024

300 militares norte-americanos já executam manobras conjuntas com o Exército do Brasil na Amazônia. Acordo seguirá até 2028

Terça 07/11/23 - 7h01

Os militares dos Estados Unidos, em conjunto com o Exército Brasileiro, deram início à segunda fase da operação "Core 23" na Amazônia, marcando a primeira vez em que essa operação envolve exercícios na região.

A cerimônia de abertura ocorreu na 22ª Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá, no dia 6 de novembro, e as atividades estão programadas para continuar até 16 de novembro.

O evento de abertura incluiu uma formatura e um painel sobre "A Mulher nas Forças Armadas", que discutiu a participação das mulheres no Exército.

Nesta fase, um exercício operacional ocorrerá nos municípios de Ferreira Gomes e Oiapoque, com ações como assalto aeromóvel utilizando helicópteros do Exército Brasileiro e operações na selva, especialmente em Clevelândia do Norte, em Oiapoque.

A sigla "Core" significa "Exercício Combinado de Operação e Rotação", resultado de um acordo de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê uma série de exercícios conjuntos até 2028.

Cerca de 300 militares americanos participam desta operação, que visa compartilhar experiências, técnicas e procedimentos de defesa entre as tropas dos dois países, fortalecendo a interoperabilidade e o desenvolvimento da doutrina militar terrestre.

Esta é a terceira edição do exercício, com as edições anteriores realizadas no Brasil em 2021 e em Louisiana, nos Estados Unidos, em 2022.

A operação envolve aproximadamente 1.200 militares do Comando Militar do Norte.

A "Core 23" será encerrada em 16 de novembro na Companhia Especial de Fronteira (CEF), em Oiapoque.


***

A partir de agora, as notícias enviadas através do WhatsApp serão atualizadas apenas pelo canal abaixo 👇🏻.

Inscreva-se tocando abaixo

Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais