Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

"Forte chuva, seguida de ventania intensa que atingiu a região" mobilizou o Corpo de Bombeiros em função de árvores caídas, obstruindo rodovias

Quarta 06/12/23 - 8h03

Três ocorrências envolvendo " forte chuva, seguida de ventania intensa que atingiu a região" na tarde noite desta terça-feira, provocando chamados ao Corpo de Bombeiros:


1) Na noite desta terça-feira, 05 de dezembro, por volta das 18:00, uma guarnição de salvamento foi acionada para atendimento de ocorrência envolvendo o corte de uma árvore caída próximo ao km 10 da MGC 135, local conhecido como “Comunidade das Cabeceiras”, obstruindo parcialmente a pista de rolamento.


   No local tratava-se de uma árvore de grande porte com aproximadamente 6 metros de altura, a qual caiu sobre a via, possivelmente, em virtude da forte chuva, seguida de ventania intensa que atingiu a região.

Quando a guarnição chegou no local o fluxo de veículos estava em meia pista e o risco de acidente era iminente.

   Diante do exposto, após prover a segurança da pista com posicionamento de cones de sinalização, a guarnição devidamente equipada e utilizando as duas motosserras disponíveis realizou a supressão total da espécie e posteriormente a liberação da via.

***

2) Na noite desta terça-feira, 05 de dezembro, por volta das 18h10min, uma guarnição de bombeiros foi acionada para atendimento de ocorrência envolvendo o corte de duas árvores caídas próximo aos KM´s 25 e 30 da MGC 308, local conhecido como (rodovia de acesso a Juramento), obstruindo parcialmente a pista de rolamento.

   No local tratava-se de árvores com aproximadamente 3 e 5 metros respectivamente, que cairam sobre a via, possivelmente, em virtude da forte chuva, seguida de ventania intensa que atingiu a região.

Quando a guarnição chegou no local o fluxo de veículos estava em meia pista e o risco de acidente era iminente.


   Diante do exposto, após prover a segurança da pista com posicionamento de cones de sinalização, a guarnição devidamente equipada com facão e motosserra disponíveis realizou a supressão total das plantas e posteriormente a liberação da via.

***

3) Na noite de terça-feira (05/12/2023), o 8° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, em Januaria, foi acionado via 193 para atendimento de ocorrências envolvendo quedas de árvores, em virtude da chuva acompanhada de fortes rachadas de ventos que ocorreram na cidade no início da noite da data supracitada.

Dos atendimentos dois foram de maior proporção sendo que, no primeiro acionamento, uma guarnição deslocou até o bairro Teixeira Bastos, onde uma árvore de pequeno porte, veio a se desprender do solo, caindo sobre os cabos de alimentação que partem do poste de energia para o padrão de entrada da residência, atingindo também um veículo que estava estacionado próximo ao local.

Ressalta-se que no veículo não havia vítima e quando a guarnição BM chegou no local populares já haviam retirado o carro que estava sob a árvore. Sendo assim, a Cemig foi acionada para da suporte ao ocorrido, e após sinalizarem o local os militares efetuaram o corte da árvore.

O segundo acionamento se deu no bairro São Francisco, onde uma árvore de aproximadamente 10 metros se rompeu e atingiu a fiação elétrica, arrebentando o poste de energia que também caiu sobre a rua. Além de obstrução total da via o ocorrido deixou vários bairros sem energia elétrica.

Diante do exposto, após o desligamento da rede pela concessionária de energia elétrica, a guarnição devidamente equipada e utilizando-se das técnicas de salvamento terrestre realizou a supressão da árvore. A sinalização do local foi mantida até que a equipe da CEMIG realize os reparos necessários na rede elétrica.

Além desses atendimentos, os militares realizaram outros cortes de árvores na região , porém de menor magnitude, apenas liberação de vias. O Corpo de Bombeiros orienta para, durante ventanias e/ou fortes chuvas, nunca se abrigar debaixo de árvores, postes, fiação e torres de transmissão. Caso esteja dirigindo estacione em um lugar seguro longe de árvores, especialmente as de grande porte. E em caso de emergência ligue 193, o amigo certo nas horas incertas.

***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais