Putin volta a dizer que poderá usar armas nucleares se a Rússia se sentir ameaçada
Quinta 06/06/24 - 7h14Em entrevista a editores seniores de agências internacionais em São Petersburgo, Putin destacou que a doutrina nuclear da Rússia permite o uso de armas nucleares em resposta a diversas ameaças.
Ele questionou a crença ocidental de que a Rússia nunca utilizaria essas armas.
Afirmou que a Rússia não tem planos de atacar membros da Otan.
A doutrina nuclear russa, publicada em 2020, permite o uso de armas nucleares em resposta a um ataque com armas de destruição em massa ou armas convencionais que ameacem a existência do Estado.
Putin rejeitou as alegações ocidentais de que a Rússia empregaria armas nucleares, lembrando que apenas os EUA usaram tais armas em guerra, ao atacar Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Também criticou a decisão de aliados de permitir que a Ucrânia use mísseis avançados para atacar território russo, alertando para uma possível resposta assimétrica de Moscou.
Mencionou que o uso de mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA poderia levar a uma resposta mais severa da Rússia, incluindo a possibilidade de enviar armas semelhantes a outras regiões do mundo.
O líder russo ainda enfatizou que um conflito direto entre Rússia e Otan seria um passo em direção à Terceira Guerra Mundial e criticou a percepção de que a Rússia pretendia atacar a aliança militar ocidental.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui