Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 13 de junho de 2024

Após derrota nas eleições parlamentares da Europa, Macron dissolve Assembleia Nacional e chama eleições antecipadas na França para 30 de junho

Domingo 09/06/24 - 17h01

O presidente da França, Emmanuel Macron, dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleições legislativas antecipadas após pesquisa de boca de urna indicar que seu partido, Renascimento, seria derrotado nas eleições parlamentares europeias deste domingo (9).

A pesquisa mostrou que o partido União Nacional liderou com 31,5% dos votos, mais que o dobro da participação do Renascimento, que ficou em segundo lugar com 15,2%, seguido pelos socialistas com 14,3%.

Em um discurso após a divulgação da pesquisa, o líder da União Nacional, Jordan Bardella, pediu a dissolução do parlamento francês, classificando a diferença de votos como uma "desaprovação contundente" para Macron, marcando o início da "era pós-Macron".

Pouco depois, Macron anunciou a dissolução da câmara baixa e a realização de novas eleições legislativas, com o primeiro turno em 30 de junho e o segundo em 7 de julho. Ele afirmou confiar na capacidade do povo francês de tomar a decisão mais justa.

No sistema francês, as eleições parlamentares elegem os 577 membros da Assembleia Nacional, enquanto as eleições presidenciais, que não estão agendadas novamente até 2027, são separadas. Nas últimas eleições legislativas de 2022, a coalizão Ensemble, que inclui o Renascimento, não conseguiu maioria geral.


***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais