Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 25 de julho de 2024

Duas datas: 3 de julho de 1957 e 16 de outubro de 1932. Com intervalo de 25 anos, nas duas, M. Claros comemorou o seu primeiro centenário. (O segundo centenário será em 16 de outubro de 2032, em 8 anos)

Quarta 03/07/24 - 8h49

Duas datas e suas comemorações, registradas no livro Efemérides Montesclarenses


3 de Julho de 1957:

- Comemora-se, nesta cidade, o centenário da elevação da Vila de Montes Claros de Formigas à categoria de Cidade de Montes Claros.

Às 4 horas, alvorada pela centenária banda de música Euterpe Montesclarense, estando também presente, executando dobrados e marchas, a banda do Batalhão Militar de Belo Horizonte.

Às 7 horas, missa campal no largo da Matriz;

às 8,30 horas, sessão cívica na Câmara Municipal, com a presença do dr. Bias Fortes, Governador do Estado;

às 10 horas, recepção ao dr.. Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Aeroporto local;

às 11 horas, inauguração do Colégio São José, dos Irmãos Maristas, no bairro Roxo Verde;

às 15 horas, inauguração do Parque da Exposição Agro-Pecuária;

às 8,30 horas, encerramento do Congresso do Algodão;

inauguração da Exposição de Trabalhos Religiosos que Irmãs do Colégio Imaculada Conceição, de Montes Claros, organizaram, sob a direção do padre Paulo Emílio Pimenta de Carvalho;

às 21 horas, queima de fogos artifício;

às 22 horas, baile de gala nos salões do Clube Montes Claros, coroação da Rainha do Algodão e bailes populares.



***


16 de outubro de 1932:


1932 - Comemora-se o centenário da instalação da Vila de Montes Claros de Formigas, com várias festas e solenidades.

Às 5 horas, alvorada e passeata da tradicional banda de música Euterpe Montesclarense, pelas principais ruas da cidade, acompanhada de grande massa popular, sendo, na ocasião, queimados diversos morteiros, em vários pontos da cidade.

Às 10 horas, missa campal na Catedral, ainda em construção, oficiada pelo cônego Marcos Van In, cantada, com a assistência pontifical de S. Exc. Revma. Dom João Antônio Pimenta, Bispo Diocesano, tendo tocado a banda de música Euterpe Montesclarense, sendo queimadas várias girândolas.

Após a missa, a grande multidão se dirigiu à Praça Francisco Sá, a fim de assistir à inauguração do monumento daquele grande benfeitor de Montes Claros. E’ trabalho do escultor Zaco Paraná. Mede, ao todo, 6,50 metros de altura e é constituído pela estátua de corpo inteiro, todo êle de bronze, medindo 2,60 metros de altura, sôbre o pedestal de granito, onde existem quatro placas de bronze.

Na da frente, lê-se: “A Francisco Sá, o Norte de Minas. 14 de setembro de 1930”, e mais “...e, em uma tarde como esta, muito tempo depois, as gerações que a esta geração sucederem, diante do seu monumento, repetirão ainda: Êste foi o nosso melhor amigo” - reproduzindo um trecho do discurso do dr. Carlos Sá, filho do homenageado, na solenidade do lançamento da pedra fundamental do monumento ora inagurado, na tarde de 1.º de setembro de 1926.

No lado oposto, lê-se “Gratias tibi agit respublica. I-IX-MCMXXVI”. As placas laterais têm gravuras em relêvo, uma com pontes, estradas de ferro, canais e aviões; outra, com a efígie de Caliope, e dois versos de HoráciO

Decende coelo, et dic age tibia
Regina, longum Calliope melos.
Horat. OD. IV. L. III

alusivos aos dons oratórios do homenageado. No ato inaugural, falou Dom João Antônio Pimenta.
Às 13 horas, realizou-se a inauguração do edifício da Prefeitura Municipal, todo remodelado, havendo bênção do prédio oficiada pelo cônego Marcos Van In.

Seguiu-se a sessão do Conselho Consultivo da Prefeitura Municipal, tendo o Prefeito Orlando Ferreira Pinto convidado o Sr. Bispo para Presidente de Honra. Falaram, na ocasião, o Prefeito Municipal, Orlando Pinto, os Conselheiros João Martins da Silva Maia, o dr. João Antônio Pimenta de Carvalho, e ainda o Juiz de Direito da Comarca, dr. José Bessone de Oliveira Andracle, representando o Presidente do Estado.

Tomaram ainda parte na Mesa o tte. Antônio Teixeira, Delegado de Policia, representando o Secretário do Interior e a professôra Lília Câmara, como representante do Prefeito Municipal de Bocaiúva.

Na ocasião, foram inaugurados no salão nobre da Prefeitura, os retratos do dr. Olegário Maciel, Presidente do Estado, e do dr. Orlando Ferreira Pinto, Prefeito Municipal de Montes Claros.

Deu-se, às 15 horas, a inauguração do Matadouro Municipal, mandado construir pelo Prefeito Orlando Pinto, sendo efetuada a bênção do edifício pelo cônego Marcos Van In.

Seguiram-se outras solenidades, como o auditorium das alunas da Escola Normal Oficial, uma parada de alunos de todos os estabelecimentos de ensino, retreta na praça Dr. Chaves e Te Deum, às 20 horas, cantado solenemente pelo cônego Marcos Van In, na antiga Catedral.

Terminaram as festas comemorativas com a recepção dada no salão nobre da Prefeitura Municipal, ao povo e à sociedade de Montes Claros, seguindo-se o baile oferecido pela Municipalidade à sociedade montesclarense.

- O Grupo de Escoteiros da cidade forma a “Associação dos Escoteiros Antônio Figueira”, em homenagem ao fundador de Montes Claros.


***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais