Divulgado nesta quarta-feira, último dia do ano: 46 mil presos deixaram as cadeias na "saidinha de Natal de 2025". Equivale a 6% do total
Quarta 31/12/25 - 6h39Mais de 46 mil presos foram beneficiados com a liberação temporária de Natal no Brasil este ano, o que representa cerca de 6,5% da população carcerária em regime fechado, semiaberto ou aberto. O número é 11,5% menor que o registrado no ano passado.
Na região Sudeste, São Paulo foi o estado que mais liberou detentos: 31,8 mil pessoas deixaram temporariamente as unidades prisionais, o que equivale a 15% da população carcerária paulista.
Já Minas Gerais, assim como Mato Grosso e Rio Grande do Sul, não informou o número de presos liberados.
Em outros estados, a proporção se manteve em patamares similares. No Pará, 2,4 mil presos (15% do total estadual) receberam o benefício. Em Santa Catarina, foram 2,1 mil (7%). Sete estados não concedem saidinhas: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Apesar de o Congresso Nacional ter aprovado uma lei em maio de 2024 que proíbe as saidinhas, a nova regra só se aplica a crimes cometidos após sua entrada em vigor. Portanto, a maioria dos presos que cumpria pena antes dessa data ainda tem direito ao benefício, que tem duração de sete dias. Os dados sobre quantos não retornaram às prisões só devem ser divulgados em janeiro.


