Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 23 de novembro de 2024

Todos salvos: mais 4 meninos e o treinador foram retirados da caverna, hoje (2 com sintomas de pneumonia). Um médico ainda está lá dentro. "Javali," de 14 anos, apátrida, vira estrela mundial

Terça 10/07/18 - 7h

Mergulhadores retomaram hoje a 3ª etapa da missão para resgatar os últimos 4 meninos e seu técnico presos em caverna no norte da Tailândia desde 23 de junho.
2 MENINOS
A operação começou nas primeiras horas desta terça (no horário tailandês) e 3 meninos já foram retirados. Agora restam mais 1 menino e o treinador.
INTERNADOS
Nos 2 primeiros dias de operação, 8 meninos foram retirados do local – 4 ontem e 4 domingo. Eles estão internados, mas passam bem, apesar de apresentarem problemas pulmonares.
COMPLEXA
A operação de resgate é complexa e perigosa: as galerias subterrâneas estão completamente escuras. O grupo precisa atravessar trecho inundado e, depois, percorrer outro com relevo bastante acidentado.
TÉCNICAS
Alguns dos meninos não sabem nadar. Todos precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas.
CHUVAS
O resgate é uma corrida contra o relógio, devido à expectativa de chuvas fortes nos próximos dias, que podem voltar a inundar perigosamente as galerias subterrâneas.
MAIS 1
(Atualização às 8h20m: Agora há pouco, foram retirados da caverna o último dos 12 meninos e o treinador. Só resta para ser resgatado um médico, que ajudou a examinar os jovens.)
VIDRO
Os pais ainda não se encontraram com os meninos e só podem vê-los através de um vidro. Os que estão no hospital provincial da cidade de Chiang Rai permanecem de quarentena. Depois de mais de duas semanas na caverna, seus sistemas imunológicos estão debilitados, e os médicos temem que o contato com outros seres humanos possa transmitir alguma doença.
DOIS
Dois dos meninos resgatados estão tomando antibióticos porque apresentam sintomas de pneumonia depois de 2 semanas na umidade generalizada da gruta.
ÓCULOS
Os garotos estão usando óculos de sol para que os olhos, privados de luz durante 2 semanas, possam se acostumar progressivamente à luz do dia.
COPA
Os meninos não poderão ir à final da Copa do Mundo na Rússia, dia 15, depois do convite da Fifa. "Não podem viajar, devem permanecer no hospital durante um tempo", declarou fonte do hospital.
MIANMAR
Um menino de 14 anos, franzino, passou a receber os holofotes internacionais. Foi ele (primeira foto, de mãos postas) quem estabeleceu contato, falando em inglês, com os mergulhadores britânicos que acharam o grupo.
SALVAÇÃO
Educado por professores cristãos na Tailândia, Adul Sam-on é apátrida, refugiado dos conflitos em Mianmar, mas, por falar inglês, virou o porta-voz da salvação. As imagens do menino agora correm o mundo, mostrando os seus bons e respeitosos modos.
10 HORAS
Cada viagem de resgate levou cerca de dez horas entre ida e volta. Hoje, os mergulhadores conseguiram fazer o trajeto mais rapidamente, já que haviam se habituado ao caminho. Os cinco remanescentes foram retirados da caverna em menos de nove horas.
PÂNICO
Havia preocupação de que os jovens tivessem ataque de pânico, principalmente nos trechos submersos, em condições de pouca ou nenhuma visibilidade, o que poderia causar esgotamento precipitado dos tubos de oxigênio.
SEDATIVOS
Para que o trajeto ocorresse de maneira mais calma, os socorristas ministraram tomar doses mínimas de sedativos leves aos meninos.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais