Papa Francisco é taxativo e encerra a questão: "eu não concordo em permitir que o celibato seja opcional". "Roma locuta" é lembrada
Terça 29/01/19 - 11hO papa Francisco rejeitou o questionamento do celibato dos padres feito por alas da Igreja Católica e afirmou que essa condição não pode ser "uma opção".
CASAMENTO
"Pessoalmente, acho que o celibato é um presente para a igreja. Em segundo lugar, eu não concordo em permitir que o celibato seja opcional", declarou o papa, questionado sobre o possível casamento de padres ou a ordenação de homens casados dentro do rito romano da Igreja Católica.
AMAZÔNIA
No entanto, Francisco considerou "algumas possibilidades para lugares muito remotos", mencionando as ilhas do Pacífico ou a Amazônia quando "existe uma necessidade pastoral". "É algo em discussão com os teólogos, não é uma decisão minha", acrescentou cautelosamente.
ENCERRA
No mundo inteiro é conhecida a expressão, milenar: "Roma locuta causa finita". Significa que o Papa quando decide encerra a questão. Seu poder pessoal é soberano e absoluto sobre toda a Igreja.