Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - quinta-feira, 21 de outubro de 2021

WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar, numa provável pane mundial. Telegram também balança, e ações despencam. (Na hora, M. Claros já voltava à temperatura de 36 graus, depois aumentada para 37ºC, às 14h)

Segunda 04/10/21 - 12h55

Bem no momento em que M. Claros entrava em mais uma tarde de 36 graus (depois, de 37ºC, por volta das 14h), com umidade do ar em 17h, na hora aconteceu:

O WhatsApp, entre outros, caiu ainda há pouco.

O site Down Detector, que junta dados sobre a instabilidade em serviços da internet, recebeu mais de 8.000 notificações.

Há muitos relatos de falha também no Instagram.

Usuários do WhatsApp, do Instagram, do Messenger e do Facebook relataram que os serviços deixaram de funcionar por volta do meio dia.

O WhatsApp afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade”, e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação.

Após a queda do WhatsApp, as pessoas começaram a utilizar o aplicativo Telegram, que também apresentou instabilidade, em função da quantidade de acessos.

Já por volta das 14h, o Instagram, o WhatsApp e o Facebook informaram em nota:
"Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldades para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes"

Especialistas dizem que a mensagem "5XX Server Error" - que frequentemente aparece - significa que o problema está sendo ocasionado por falha nos servidores do serviço.

Na prática, o erro ocorre quando o servidor não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir o que ele está querendo acessar.

No caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto no Facebook e Instagram os apps simplesmente deixaram de carregar os conteúdos.


A queda dos serviços, que prosseguia já depois das 16h, trouxe consequências financeiras globais: as ações do Facebook, na Nasdaq, em Nova York, caíam mais de 5%.

Os papéis caíam 5,45%, enquanto a bolsa Nasdaq caía 2,3%.


***


Em resumo, o que aconteceu foi:


- Os primeiros do apagão começaram a aparecer pouco antes das 13h (horário de Brasília).

- Falhas nas redes não são raras, nem frequentes.

- Nesta segunda de muito calor em M. Claros, durou sete horas.

- O Facebook disse que a falha foi causada por "mudança de configuração defeituosa".

- Mark Zuckerberg, sexto homem mais rico do mundo, perdeu algo como US$ 5,9 bilhões.

- Houve queda de quase 5% no preço das ações de sua empresa na Nasdaq, a bolsa de tecnologia de Nova York.

- Zuckerberg perdeu uma posição no ranking de bilionários do mundo da Forbes, passando a ocupar o 6° lugar na lista, com US$ 116,8 bilhões.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais