Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 19 de janeiro de 2025
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Retrato de Melo Viana

Manoel Hygino (Jornal Hoje em Dia, 01 de julho de 2007)

Anuncio o lançamento de “Jornal Amoroso”, edição vespertina, de Pedro Rogério Moreira, pela Thesaurus, de Brasília. O autor é um dos escritores da conceituada grei mineira, que tão bons frutos ofereceu a Minas e ao Brasil.
Houve tempo, e o próprio Pedro Rogério comenta, que tantos eram os parentes na Academia Mineira de Letras, que os maliciosos diziam que, com mais “propriedade”, deveria o sodalício chamar-se Academia Moreira de Letras.
Foi graças a um Moreira, o Vivaldi, que a entidade conquistou expressão maior, em termos de independência, inclusive com relação à sede, reivindicação de todos os intelectuais do Estado. Fazia gosto e merecia solidariedade o seu esforço peregrino para conseguir realizar o projeto pelo qual tanto se esforçaram seus antecessores na presidência, sem lograrem o bom sucesso.
Vivaldi foi pertinaz na luta por seus desígnios. Refiro-me à Academia e, também, à sede do Tribunal de Contas do Estado. Que, se é hoje o que é, e está onde está, muito deve a seu denodo. Sou testemunha pessoal.
O livro de Pedro Rogério, outro Moreira na Academia, deve ser lido, com o mesmo interesse com que o foi o “Jornal Amoroso”, o anterior, a que recorro para consulta. Porque o bom livro não é para se ler às pressas e ser empoleirado na estante da biblioteca.
Livro, como ensinou Eduardo Frieiro, com sapiência, é o nosso amigo, a que se deve buscar nas horas incertas, como ensina a máxima latina. Assim, tenho quase todas as obras de Vivaldi comigo e, já agora, também, os de Pedro Rogério e do irmão, José Maria, autor de útil trabalho sobre Roma, um guia inteligente, seguro e bem elaborado à disposição de quem deseja conhecer efetivamente a capital dos romanos.
Pois Pedro Rogério dedica um dos capítulos de seu livro a um personagem muito mineiro e cuja vida está ali bem exposta, para conhecimento dos brasileiros, tão pouco familiarizados com a história de Minas e de seus grandes homens. Falo de Melo Viana, nascido em Sabará e que alçou importantes cargos na vida política e administrativa brasileira.
Os montes-clarenses temos especial e natural interesse sobre Melo Viana, protagonista de um dos episódios mais marcantes na campanha política de 1930. Foi quando Washington Luís quis eleger seu sucessor, Júlio Prestes, pela Concentração Conservadora, enquanto as oposições se batiam por Getúlio Vargas.
Em 6 de fevereiro de 1930, quando a noite descia sobre a princesa do sertão mineiro, houve uma escaramuça entre partidários dos dois grupos, resultando em muitos mortos e feridos. Tornou-se acontecimento de repercussão nacional, porque os ânimos se acirraram em face do pleito que se aproximava.
No tiroteio na Praça João Alves, este uma das mais fortes lideranças da Aliança Liberal, Melo Viana recebeu um tiro, que até hoje merece dúvidas e reparos dos que descreveram o episódio.
A verdade é que a passagem de Melo Viana por Montes Claros se inseriu definitivamente na sucessão. Assis Chateaubriand, líder dos Associados, em artigo duro, classificou o tiroteio como uma “Emboscada de Bugres”.
Era, então, Melo Viana vice-presidente da República, e já ex-presidente de Minas. Restou na lembrança dos aliancistas uma imagem quase negativa, embora Melo Viana não tivesse responsabilidade nos trágicos acontecimentos.
Pois em seu livro, no capítulo em causa, Pedro Rogério transcreve um conceito do ex-presidente estadual, que ajuda a compreender sua posição sobre fatos de seu tempo e sua posição na vida pública:
“A autoridade não deve ser a tirania. A autoridade é um mecanismo dinâmico que, nas democracias, não pode dispensar o contrapeso da soberania da Nação, exercida por meio de leis, para moderar-lhe o impulso dominante, que é, fatalmente, arbitrário”.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima